Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

SCO anuncia que desiste de novas aventuras legais

Notícia publicada por brain em agosto 10, 2004 10:52 AM | TrackBack


Marcio Katan (marcio_katan-arroba-bol.com.br) enviou este link para a matéria do JB e acrescentou: "Foi publicada nesta segunda-feira no caderno Internet do Jornal do Brasil uma matéria com o título 'SCO desiste denovas aventuras legais'. Segundo o editorial, a empresa não pretende mais investir em processos judiciais contra usuários do sistema GNU/Linux, e sim em novos produtos UNIX e no desenvolvimento de uma nova geração de servidores com código aberto." tiro no péNão é propriamente uma novidade, mas como não havíamos mencionado o fato, fica o registro. Analistas internacionais vêem no anúncio uma tentativa de resposta aos que criticaram a empresa por abandonar sua linha de produtos e tornar-se uma empresa cuja expectativa de rendimentos depende principalmente de processos - e questionaram o que aconteceria quando estes processos chegarem ao fim que todos acreditam que ele terão.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Helvécio Guimarães () em 10/08 11:06

Agora é correr atrás do prejuizo.

Aposto que não consegue, vai a falência logo logo.

Ou alguém absorve.

Enquanto isso os Advogados enchem os bolsos.

Abraços
Helvécio


» Dyego Souza Dantas Leal () em 10/08 11:08

* violento *


» Denisbr () em 10/08 11:41

Acredito que a SCO tenha gastado muito dinheiro com esses processos e viram que não teriam muito sucesso seguindo adiante.
Sinceramente, se a SCO pretende desenvolver Servidor em formato aberto, desejo Boa Sorte, afinal todos tem uma chance de recomeçar.


» Anderson Valentim () em 10/08 11:56

Era uma vez um poderoso sistema operacional chamdo UNIX .....


» Anderson Valentim () em 10/08 11:58

Era uma vez um poderoso sistema operacional proprietário chamado UNIX que depois .....


» Leonardo Maia () em 10/08 12:14

Acho que a SCO realmente tentou se divulgar através desses processos infundados contra o GNU/Linux. Parece que o tiro saiu pela culatra, já que ela conseguiu ganhar a inimizade de milhões de pessoas. Se reerguer agora vai ser muito difícil.


» SmileyByte () em 10/08 12:44

Pela culatra não, no pé :-)
Adorei a "ilustração" da notícia, resume bem a situação da SCO...


» Gafanhootoo () em 10/08 14:40

O anúncio descuidado, quase um FUD, das prováveis licenças que o linux pode confrontar fica agora explicado com este anúncio da SCO.
O seguro iria perder o objeto.


» psantos () em 10/08 14:54

Sai SCO entra patentes de software. Que coincidência a ocorrência simultânea destes dois fatos não?


» Pierre () em 10/08 15:12

Psantos,

Mas como já foi comentado aqui no Br-Linux, as patentes não irao afetar apenas o Software Livre, mas o proprietario também.

Um abraço.

Pierre


» rivo () em 10/08 15:14

acho realmente que iamos perder muito caso a sco morresse e leva-se o unix junto, se esqecem qe ele deu vida a outros s.o´s , e alias o linux tb deve ter um pouco do unix nele. (obs.: aos fanaticos nao disse qe o linx tem linha de codigo do unix).


» Ronaldo Yoyart () em 10/08 15:40

Antes do Linux, o UNIX com suas variantes, éram sinônimos de estabilidade e velocidade, atributos, que poderiam ser explorados de forma adequada para ganhar mais dinheiro (mercado), ou mesmo desenvolvida novas ferramentas e redução de custos para plantaformas x86, junto com parcerias importantes como IBM (AIX), HP (HP-UX), no desenvolvimento de drivers e a aplicações populares, mas ninguém fez isso (SCO).

A Novell antigamente com sua visão umbigocentrica, achava que seu servidor de arquivos Netware (que apartir da versão 4 ou 5 tinha núcleo UNIX), era estavel e que por si só podia viver da fama (alien poderoso), esqueceu de manter o desenvolvimento e de ferramentas que pudessem deixar ele (o Netware) sempre estavel e com novos recursos (venderam o UNIX para SCO), este furo de cobrar os kits para desenvolvimento e bibliotecas, e de manter uma arquitetura fechada, o mataram, porque ninguém desenvolvia nada para netware, agora ela corre atrás do preju, com a Suse e Ximinan, e pelo visto aprendeu que para conquistar é preciso dividir.

Pior mesmo que a Novell foi mesmo a SCO com sua falta de visão para os negócios (Incopetencia) e política estrativista, não souberam ver que o vento estava soprando para outro lado, e mesmo assim ficaram remando contra a maré e o vento, e não se ajustou as mudanças. Esta foi a SCO, que não acordou, ou acordou agora no fim da festa, mas como ela não fez amizade com ninguém e ficou roncando anquanto o pessoal jantava, ela não vai participar da Quadrilha, e nem ficar com ninguém (Feia e Chata ninguém quer).

Tomara que derrubem ela, e ainda por cima chutem a boca dela, porque lugar de incompetente é na sargeta.

Morra, mooorra SCO, Mooorrraa !!!!


» Henrique Ruiz Poyatos Neto () em 10/08 16:02

Apenas acho hipocrisia uma empresa que contesta a constitucionalidade e validade da licença GPL, anunciar, tempos depois, um projeto em código aberto. Se escolherem a própria como licença então, aí sim, ganha o troféu cara-de-pau :P


» psantos () em 10/08 16:47

Pois é, Pierre
"Dizem" que o kernel do Linux infringe 283 patentes de software.
Neste momento, quem está auditando o kernel do Windows?


» Trombel () em 10/08 18:49

Espero que a SCO volte a desenvolver o Caldera OpenLinux. Foi uma das melhores distribuições que já pude testar. Eu a compraria. Nada contra a empresa.
Qualquer um tem o direito de defender seus direitos ou pretensos direitos diante da Justiça. Mesmo quando a má fé é evidente. Espero que a empresa tenha vida longa e que volte ao Linux, além de seus produtos tradicionais Unix. Mas que o McBride deveria ir para o olho da rua, isso deveria. Será difícil recuperar a antiga credibilidade da SCO e da Caldera. Estão em frangalhos.


» Henrique Vicente () em 10/08 20:08

Trombel, pensa um pouco o que essa empressa já fez.. é melhor ela ficar longe da informática.. de todo mundo.. daqui a trinta anos se ela existir quem saiba ela não estará sendo controlada por pessoas com outras idéias, mas nesse momento ela continua sendo controladas pelos mesmos sem-vergonhas que fizeram a sacanagem que fizeram..


» anonymous () em 10/08 22:45

Nem li nada, só achei hilariamente correta a imagenzinha para o caso!


» nelson_pivete-13a () em 10/08 23:37

A SCOria está agonizando! Morrendo aos pouquinhos!!! E ela vai morrer com ódio da IBM e do Linux, ela não esquecerá esses nomes nem depois que ela estiver no inferno!!!


» nelson_pivete-13a () em 10/08 23:38

Ae psantos:
"Sai SCO entra patentes de software."
aí depois:
"Sai patentes de software, entra Microsoft pra valer!"
aí sim o bicho vai pegar!!!


» Leidson (PopolonY2k) () em 11/08 00:34

Nelson pivete escreveu,

"Sai patentes de software, entra Microsoft pra valer!"
aí sim o bicho vai pegar!!!

Nelson, vai pegar nada, a Micosoft tá morrendo de medo de entrar nessa briga de peito aberto, por isso manda as SCO's da vida.

Leidson
PlanetaMessenger.org


» Luciano () em 11/08 00:52

A melhor atitude, em minha opinião, é não baixar a guarda, porque aquele senhor chamado Darl McBride demonstrou ser uma pessoa extremamente reacionária, um ultra-conservador. Pode ser tudo conversa para boi dormir.
E não se pode deixar de considerar a compra da SCO pela M$ num futuro próximo, o que poria o Unix e o System V nas mãos dos nossos piores inimigos...


» n0z3y () em 11/08 08:52

a coisa tá começando a esquentar ...


» Darl McBride :-P () em 11/08 14:40

Esmolas!!!
Donatores, esmooooolaaaas!!!!!!!!!!!!!


» Paulo Costa () em 13/08 10:06

Henrique, o próprio mercado de informática é muito seletivo e já está fazendo a sua seleção com a queda de faturamento da SCO, quanto à M$ comprar a SCO Luciano, quem garante q ela já não é dona da maioria das ações através de laranjas??? Ou quem sabe a IBM compre a SCO e o System V e abre o seu código??? (Esse é o meu sonho...)


» Certo () em 13/08 10:16

Bom gente! A SCO tentou criar uma ambiente bem interessante no mercado, ou seja, tentou ridicularizar a criação de um SO que está bancando de frente a monopolia da MS.

Vamos voltar um pouco no tempo... Quem não se lembra do episódio do Sr. Micro$oft criar o Ruindows (versão 3.0) na IMAGEM do Mac? Não seria interessante o pessoal da Apple entrar na jogada das patentes e acabar com essa palhaçada da Micosoft?

É isso aí!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.