Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

kNX Client e FreeNX na LinuxTag

Notícia publicada por brain em junho 28, 2004 01:00 PM | TrackBack


Adilson Oliveira (adilson@noSPAMmachine.com) disse: "Desenvolvedores e entusiastas dos projetos KDE e Knoppix integraram a tecnologia de compressão e aproveitamento de banda NX da NoMachine ao ambiente KDE e de quebra, criaram um servidor NX GPL chamado FreeNX. Esta tecnologia permite que sessões Unix, Windows e VNC sejam transmitidas via links lentos e/ou de alta latência, independente da estrutura de servidores ou clientes. Os componentes principais da tecnologia NX são livres sob a licença GPL, os clientes são gratuitos e apenas o servidor tem um custo. Mas com os softwares acima, uma estrutura baseada na tecnologia NX totalmente livre pode agora ser montada. Para mais informações, em inglês, visite a notícia original."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Dyego Souza Dantas Leal () em 28/06 13:24

Seguinte...

Deixa eu entender direto... esse FreeNX eh um servidor estilo "Terminal Server" ou um servidor gordo estilo "VNC" ?

Se for terminal server... e for GPL , a MS tah ferrada com a solucao "Terminal Services"


» tsbega () em 28/06 14:07

Terminal server gpl já existe o ltsp

veja alguns exemplos com fotos

esse é o meu
http://kurumin.com.br/forum/viewtopic.php?t=16592
E este o to Thomé
http://kurumin.com.br/forum/viewtopic.php?t=25048
ambos com kurumin

e mais
www.linuxjournal.com/article.php?sid=7418

www.linuxjournal.com/article.php?sid=7419


» Henrique Vicente () em 28/06 16:22

Acho que o que tá faltando é no mercado venderem terminais leves(novos, não esses pcs usados) que poderiam ser mesmo plataformas pcs com uma memória flash com alguns mb suficiente para se instalar um sistema de boot... ah, vocês entenderam o que eu disse... e claro, que desse suporte a multimidia.. :)
poderia resultar em um bom aumento na adoção do GNU/Linux se a Microsoft não fosse atrás com algo parecido... já imaginou...
um cybercafé com 15 computadores normais se cada um custar 1500 significa 22,5k só de pcs mais um servidor... hubs... ficaria uns 25 mil...
já com isso um servidor bom seria uns 3k, mais uns 800 por cada cliente com mouse, teclado, caixa de som.. uns 12k, no final uns 16k... e sobraria 9k :) então talvez até fosse melhor monitores LCD por gastarem menos espaço, energia...


» Augusto Campos () em 28/06 16:43

Existem thin clients para vender no nosso mercado. Tem os da FIC, por exemplo: http://www.fic.com.br/

Mas não sei se estão na faixa de preço que você mencionou.


» Dyego Souza Dantas Leal () em 28/06 16:50

Eta tsbega,

Leia direito... o Terminal Server de que estou falando eh um Servidor que faca a mesma coisa que o TERMINAL SERVER da MS faz no windows 2003 RODANDO no windows 2003 , assim se vc tiver um programa da MS que nao tenha portabilidade no linux... vc poderia instalar esse FreeNx e rodar um terminal server para este programa da MS sem ter que pagar licencas TCAL...

Free...


» Anakin () em 28/06 17:09

Eu achei o preco na pagina http://www.fic.com.br/
fica em 300U$,uns 900R$, nao e muito diferente de pegar um duron sem hd,processador 1,6GHZ,128MB ,sem cd-rom e drive.Nesse caso ele nao teria memoria flash,mas da pra usar o boot remoto, e vc nao fica preso a um so fornecedor de hardware, e com um processador 5 vezes mais rapido e mais memoria.


» Henrique Vicente () em 28/06 19:26

Realmente por esse preço não dá, e isso deve ser sem contar com os impostos...(com certeza)... então realmente só vale apena se for ver a economia de energia e nem sei, porque um negoço desse não deve ficar tão bom se tiverem muito e não usarem um switch... acho que eles estão precisando de algum empurrão(concorrência) para baixarem os preços :) e um duron desses acho que dava para dividir até com dois ou três usuários(dependendo de quantos slots tiver a placa mãe, se vinher com vídeo onboard...)... ai podesse instalar mais monitores, mais placas de sons... pode ou eu tou enganado? :)


» Adilson Oliveira () em 28/06 19:53

Ok, vamos a um curso rápido de NX.
NX é uma camade software que é usada em conjunto com outros servidores, sejam eles Unix, Windows ou VNC, para permitir que os serviçoes destes sejam disponibilizados de forma transparente e eficiente aos clientes que podem ser PCs, thin clients, pocket PCs, etc, rodando alguma forma de Unix (Linux inclusive e principalmente) ou windows.
Isso é feito usando o protocolo X mas com uma série de otimizações como compressão, cache e eliminação de round trips (X request/X response).
Assim, uma máquina windows pode abrir sessões remotas unix, outras windows ou VNC ou ainda uma máquina unix pode abrir sessões unix, windows ou VNC.
As sessões Windows e VNC são feitas tunelando-se os protocolos RDP e RFB nativos destas via o NX aumentando-se muito sua eficiência.
O NX *não* é um servidor de terminais, no sentido estrito da palavra mas um otimizador e facilitador que funciona em conjunto, inclusive, com servidores de terminais. A combinação LTSP e NX é show de bola.
Nada impede de usá-lo assim quando se trata de máquinas unix na verdade, pois ele permite que sessões unix remotas sejam abertas.
No caso específico do Windows Terminal Server, ele não elimina a necessidade de uso do mesmo até porquê o produto roda em Unix (normalmente Linux ou Solaris). O que ele faz é tornar o serviço WTS extremamente eficiente.
Na verdade qualquer coisa pode ser envidada pelo túnel como impressão, som, etc, mas mas no caso dos protocolos suportados nativamente como RDP e RFB, um trabalho extra é feito para que estes sejam afinados ao máximo para maior eficiência.
Como diz na notícia, todo o núcleo da tecnologia envolvida é GPL e os clientes para as diversas plataformas são gratuítos mas não abertos enquanto o servidor é fechado e vendido (barato, na verdade).
O que foi feito com o kNX e o FreeNX foi a criação de versões livres dos dois componentes fechados, o que é perfeitamente de acordo com a política da empresa pois estes componentes fechados são algo como ferramentas de administração e controle baseados nos componentes abertos de modo que não há qualquer "segredo". O que as ferramentas comerciais fazem pode ser reproduzido e a prova disso são os programas noticiados acima.
Ufa :)
Qualquer dúvida a mais, entrem no site da NoMachine.


» Adilson Oliveira () em 28/06 19:55

O problema do custo alto dos thin clientes é um só: escala.
Como se vende muito menos deles do que PCs, o preço é salgado.
Isso só vai mudar quando começarem a ver as vantagens do método e começarem a deixar de entregar PCs para os usuários o que eu, pessoalmente, acho que não é necessário em 90% dos casos.


» Eu () em 28/06 21:08

"fica em 300U$,uns 900R$, nao e muito diferente de pegar um duron sem hd,processador 1,6GHZ,128MB ,sem cd-rom e drive.Nesse caso ele nao teria memoria flash,mas da pra usar o boot remoto, e vc nao fica preso a um so fornecedor de hardware, e com um processador 5 vezes mais rapido e mais memoria."

Processador mais rápido, no caso, não serve para nada, já que no cliente só vai rodar o servidor X. Em sistemas desse tipo, o gargalo é o servidor. Eu tenho uma rede com LTSP, em que os clientes são pentiuns 90 e pentiuns 100, com um servidor P4 3.2 GHz. Se eu colocar uma máquina rápida como cliente, digamos um outro P4 3.2, o usuário dela vai obter a mesma velocidade, já que os programas são rodados no servidor.

Agora, NX até outro dia não era um sistema de proteção, que marcava áreas de memórica como não executáveis? Quando li a notícia fiquei confuso. Esse pessoal tá precisando variar os nomes dos produtos.

Se bem que com nomes de duas letras as possibilidades de nomes não são muitas.


» Eu () em 28/06 21:09

Ah, droga, esqueci:

"Não alimente os trolls"


» Charles Bambineti () em 28/06 21:45

Alguem sabe se daria de fazer varios terminais em uma unica maquina, tipo um monitor ligado da placa onboard, teclado e mouse na ps/2, mais dois terminais ligados numa placa de video offboard e teclados e mouse ligados na usb ??

Acho que seria uma solução interessante...


» Augusto Campos () em 28/06 22:06

Dizem que sim: http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/001899.html


» flaviothunder () em 28/06 22:08

Charles Bambineti : existe uma empresa que comercializa um sistema deste, onde uma CPU era compartilhada com 2 teclados e 2 monitores (acho que eram só 2), só não lembro o nome dela nem o link, pelo que lembro eles têm o sistema pra Linux (ponto positivo) e Windows e que o sistema era bem fechado também (ponto negativo).
Se alguém lembrar o nome desta empresa ou de outra similar seria legal postar aqui.

Sucesso


» Henrique Vicente () em 28/06 22:27

Eu já vi uma solução com quatro mas para windows e que custava uma fortuna injustificável que sairia o mesmo preço comprar 4 "pcs independentes"... ou até usar thin client...

eu acho que essa idéia de thin client deve ser levada à sério.. parece besteira mas com certeza isso ajuda a economizar muito dinheiro com energia... mão de obra... já que quanto menos pcs menor a chance de problemas... :) e também sobra mais dinheiro para comprar algum servidor decente e servidor de backup... pense em uma loja de departamentos com uns 30 terminais quanto isso pode economizar :)


» Adilson Oliveira () em 29/06 01:29

Este negócio de uma CPU com mais de um teclado eu conheço faz pelo menos uns 10 anos ou mais, ná época tinha alguns produtos para fazer isso em cima de DOS, tinha o Deskview (tremendo produto, diga-se de passagem) que tinha uma extensão pra isso e acho que o VirtuOS chegou a ter algo assim também. De qualquer maneira, o resultado era e é sofrível. Não compensa, eu acho.


» tsbega () em 29/06 10:24

olá Dyego , me desviei um pouco do assunto realmente, mas entendi sim oque quiz dizer....e lamento informar que seja qual for o software que fizer o serviço do TERMINAL SERVER da M$ a licença da M$ não permite isso.


» h4d3s () em 29/06 19:19

Uma pergunta
kNX Client e FreeNX seria parecido com as otimizações Citrix Meta Frame???


» Adilson Oliveira () em 29/06 21:56

Caro h4d3s (Hades?)

O conceito é mais abrangente que o Metaframe mas, basicamente, é isso mesmo.
Dê uma olhada na minha explicação mais acima.


» JUANRENAN () em 30/06 09:25

Gostaria de saber se há como otimizar o ltsp para rodar uma maior número de máquinas, ouvi dizer que ele não suporta muitos clientes, mesmo com um bom servidor. A algum tempo atás eu vi um tutorial que ensinava por exemplo um pentium 4 como servidor e 1 gb de memória suportar mais de 100 clientes, parece que tinha umas modificações ao compartilhamento de arquivos. Não lembro, alguém sabe onde está esse tutorial?


» Humberto Massa () em 30/06 14:30

Galera, eu não sei se foi falado aki, mas eu utilizei pessoalmente os produtos (proprietários) da NX antes de o kNX existir. É muito, muito (10x pelo menos) mais rápido do que VNC, RDP, Citrix, e differential-x-proxy. Eu aprovei 100%.


» Anderson () em 23/08 21:41

O amigo falou que uma maquina mais rapida como terminal ltsp nao ajudaria em nada, pois esta tudo rodando no servidor, mas como ja li, daria para mesmo se dando boot remoto, via ltsp fazer a maquina cliente executar certas aplicacoes localmente. se der acho muito bom isso, já que para dar boot remoto estou executando uma mini distribuicao do linux, posso muito bem executar algumas aplicacoes , sem onerar o processador do servidor. Se estiver errado me desculpem.


» Anderson () em 28/09 13:07

Ola pessoal, preciso de ajuda
atualmente adquiri 10 thinclientes da fic e um servidor dell (xeon 2gb ram hd 32 gb scsi) legal
instalei windows 2003 server, fiz teste da minha residencia (tanto linha discada como adsl) fiquei surpreso quanto a velocidade, a minha grande decepição foi quando fui rodar um aplicativo em clipper usado pela empresa, os thincliente consumiram 100% do meu servidor (100% do processador) minha rede parou , então notei que usar thinclient com terminal service e aplicação dos nao funciona


» Clipper () em 14/10 12:19

O problema é que aplicações Clipper em rede precisam transportar os bancos de dados para simples consultas. Isso congestiona a rede, etc...

Imagina, você vai consultar se seu CPF é válido, e ao invés da aplicação rodar no servidor, todo banco de dados de CPFs de todo Brasil ter que ser carregada pela rede...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.