Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Helix Player abraça a GPL e é adotado pela Red Hat e pela Novell

Notícia publicada por brain em junho 28, 2004 11:24 AM | TrackBack


A Red Hat, a Novell/SUSE/Ximian e a Real anunciaram um acordo de desenvolvimento e distribuição de produtos. Pelo acordo, ambas as distribuidoras de Linux vão padronizar o Helix Player (que já tinha o código aberto e agora está adotando a GPL) como o principal framework multimídia de seus desktops, e vão distribuir o RealPlayer 10 com seus produtos.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marcelo Vivan Borro () em 28/06 13:31

Aparentemente está ocorrendo uma polarização em todos os fronts da informática...
Todos que pretendem desafiar a posição dominante do mercado, estão se unindo em torno do Software Livre...


» Wconserta () em 28/06 16:04

É uma boa noticial isso só espero que este player da real seja que nem o que elá fez pro Windows , é claro que para nós o melhor mesmo é xine ou mplayer pois da para ver wma divx mov enfim coisas que duvido que o da real ira dar suporte


» Henrique Vicente () em 28/06 16:26

Não entendi.. o real está sob GPl?


» Augusto Campos () em 28/06 16:45

Henrique: A Real anunciou que o Helix Player vai passar a ser disponibilizado sob a licença GPL. O link que consta na notícia explica os detalhes.


» Daniel Fonseca Alves () em 28/06 17:21

Mudando um pouco de assunto mas não fugindo muito a discussão, alguém já viu que o mplayer foi patenteado ?
http://www.mplayerhq.hu
Não sei por quem mas me parece que foi pelos próprios desenvolvedores.
Imaginem um software GPL patenteado pelo time de desenvolvimento, será a solução para os problemas de patentes ? Ou será mais um problema para o SL ?


» Lordello () em 28/06 17:25

Ae galera,

O RealPlayer e HelixPlayer para linux não tem nada a ver com o RealOne Player. O RealOne é uma suite multimídia pesada e no meu ver completamente inútil, boa apenas para usuário que quer ter todos os recursos em um só aplicativo. Ambos são baseados no GTK+ (mais um ponto pro GTK sobre o QT :-P) e são super leves. A única diferença entre o RealPlayer e o HeliPlayer, é que na versão comercial (RealPlayer) vem com suporte a realmedia, mp3, mpeg4 e algumas otimizações do stream rtsp. O HelixPlayer é uma versão opensource, portanto só abre formatos opensource, como ogg, theora, h261. Ambos funcionam com plugin pro mozilla, eu testei aqui e é excelente! Funciona melhor que o antigo RealPlayer 8 e 9.

Maiores informações:
https://player.helixcommunity.org/2004/unix/

Screenshots:
https://player.helixcommunity.org/2004/draft/screens.html


» Lordello () em 28/06 17:55

Daniel Fonseca Alves,

Dá outra lida amiguinho:
Your video player is... PATENTED (in the USA)

Patentiado nos EUA por causa de processos legais no Estado dos desenvolvedores do projeto, como eles não podem se mudar e não podem brigar contra as leis dos EUA, foi criada essa patente.
Coisas que só o mercado dos EUA fazem, como do libdvdread e libdvdcss, que não podem ser usados dentro dos EUA.
Falow!


» Matheus Villela () em 28/06 18:15

Não é só o Helix player que vai ser GPL, mas também o HELIX FRAMEWORK. Não se trata de somente um player a mais ;)

De qualquer forma os codecs continuarão proprietários.


» Zecamann () em 28/06 18:26

Amigo Matheus, o q acontece com os codecs? Eles lançam um produto novo (pago, é logico) e nós necessitamos da boa vontade de alguma alma caridosa que o isole e o deixe disponível pra download (veja: www.dvdbox.com).


» Zecamann () em 28/06 18:29

Desculpe, é www.dvdbox.org, mas tiraram do ar.


» Matheus Villela () em 28/06 18:52

Mas os codecs são gratuitos apesar de não serem opensource.


» Joao Emanuel () em 29/06 23:46

"É uma pena um projeto que seria legal vai ser destruído, pois tem a RH que é a pior inimiga do SL e a Novell que destrói tudo que toca, é uma pena mesmo." Isso é apenas uma provocação perante as pessoas que afirmam que a RH é inimiga disparada do SL e a Novell que irá acabar com o SL.
Bem provocação a parte é uma ótima notícia, pois o projeto é muito bom.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.