Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Nova Geek nas bancas

Notícia publicada por brain em maio 24, 2004 11:31 AM | TrackBack


Está nas bancas a nova revista Geek. O anúncio no site dela descreve assim: "É a primeira conexão com as grandes mudanças que estão por vir. Se você conhece a revista há pouco tempo, vai gostar ainda mais. Se você é um antigo fã, vai se surpreender." E de fato, é bem diferente e melhor que as Geeks anteriores: matérias mais aprofundadas, diagramação remodelada, papel de boa qualidade, e muito mais conteúdo. Continua sendo a Geek, mas parece ter superado sua longa crise da adolescência ;-)

Nos CDs encartados, há duas distribuições de Linux (Debian e o Slax, que é um CD bootável baseado no Slackware), e a tradicional seleção de softwares (para Linux e Windows) escolhidos pelos editores da revista. E tem até um artigo de minha autoria, com três páginas sobre bate-papo livre, incluindo o LICQ, o AMSN, o GAIM e o Kopete.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Geek () em 24/05 11:37

Será que nessa edição não tem artigos plágiadores....


» Bode () em 24/05 12:13

Eu sempre gostei do formato com crise de adolescencia, vou correndo agora comprar a minha Geek... Espero que nao me desapontem!


» kbdman () em 24/05 12:17

O que eu nunca gostei na geek é que ela sempre fala mal da microsoft, mas continua fornecendo programas para o windows e uma bela interface gráfica do cd.

Mas de qualquer forma, de vez em quando até que tem uns artigos bons... :)


» XMANUM () em 24/05 13:07

É sempre bom ter revistas que falem algo de Open source, mas estou notando que a quantidade de revistas falando sobre Linux está diminuindo, isso começou a acontecer quando a Rdl saiu de circulação, será que não teremos mais revistas exclusivas para o tema Open Source? Seria muito bom se alguém enxergasse a lacuna que surgiu no mercado editorial e criasse uma boa revista para os leitores da Comunidade!!!!


» depassagem () em 24/05 13:39

Será que nunca voltaremos a ter uma revista como a microsistemas de antigamente?


» penetro () em 24/05 14:00

Realmente eu, como leitor antigo da Geek, que conheci o linux através de suas páginas, e que acompanhei o seu crescimento, que lembro quando "criaram" o grupo editorial digerati (rev #7), realmente me surpreendi ao ver aquelas DUAS propagandas da microsoft bem no início da revista. Suponho que um dos motivos da revista demorar dois meses pra sair deve ter sido uma análise da quantidade de leitores que se sentiriam traídos e nao comprariam mais a revista.

Quanto às outras novidades, a única coisa que achei de nova foi o papel e a mudança de algumas seções de posição. Ainda bem uma das novidades não foi o ... preço novo, ehehehhe

Tomara eles não mudem a sua filosofia, que é o que realmente me faz comprar a revista.


» Penetro () em 24/05 14:04

Ahhh ia me esquecendo... Augusto, o seu artigo está muito bom! Mas acho que não faria mal se a revista tivesse colocado lá o nome do autor, o seja, o teu nome.


» Augusto Campos () em 24/05 14:09

Obrigado, Penetro. Eles optaram por colocar meu nome só no expediente, ao final da revista. Eu também preferiria o nome no cabeçalho do artigo ;-)


» Era do Bit Lascado () em 24/05 15:07


O nostalgico Penetro nos lembra da saudosa Micro Sistemas, e pra quem não conhece:

http://www.mci.org.br/historia/ms/ms.html


» ss_sputnik () em 24/05 16:45

Eu tinha a coleção completa da MicroSistemas. Ate minha filha achar... advinha o que aconteceu.


» SS_Sputnik () em 24/05 16:47

UMA CORREÇÃO. A coleção era da revista INTERFACE. a da MS tinha poucas. Pra quem conheceu sabe que a INTERFACE estava para a MicroSistemas o que a RdL está para a INFOEXAME


» Alex-Gurgel () em 24/05 16:48

Putz ! Microssistemas !! Realmente o que faz falta é uma revista que tivesse o mesmo estilo. E pensar que eu comecei no mundo da informática com ela e um TK-82C !!! E ainda tenho alguns textos dela, devidamente copiados !

Mas vamos ver se a Geek se recupera e entra na fase adulta. Providenciarei uma para mim.

P.S. Tem alguma coisa para os Palms no CD ?


» Alexandre Arruda Paes () em 24/05 17:01

Micro Sistemas tinha, entre outras coisas batutas, a eterna briga entre os MSX, Apple e TRS e Renato DeGiovanni.... Ele tem um site joinha sobre programação de jogos com Delphi: http://www.tilt.net


» XMANUM () em 24/05 17:09

Agora mexeram com meus mais nostálgicos sentimentos e me fizeram voltar a uma época boa, realmente a Microsistemas era demais, dez mesmo...

E que tal um conteúdo da microsistemas com o foco da Rdl, lembrem-se o que importa não é o que a Rdl era e sim a idéia que trazia---> Linux, Open Source, análise dos códigos e coisas boas como as que tinhamos na microsistemas artigos especializados e com várias informações úteis... Então é isso que perdemos ao longo do tempo, e que devia voltar às bancas...

Seria bom uma publicação com tudo isso que precisamos e gostamos, ao mesmo tempo que continue a divulgar os sistemas abertos...


» Luciano Giordani Bassani () em 24/05 17:54

"Micro Sistemas tinha, entre outras coisas batutas, a eterna briga entre os MSX, Apple e TRS e Renato DeGiovanni...."

Com certeza o TK 90x era muito superior! :oD

Pow, hoje em dia até as agendas eletrônicas tem mais que os 48KB de RAM de outrora... E pensar que quando me disseram que um PC XT podia ter 2 MB de RAM eu achava um absurdo desnecessário! :oD


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 24/05 19:16

Só falta agora alguém tocar na coleção de revistas "Input", com centenas de exemplos de programas (muuuuitos joguinhos) em BASIC para MSX, TK* e Apples!

Tinha aquele adventure em texto que ao chegar no final você tinha que puxar a descarga de um vaso... alguém chegou a digitá-lo inteiro e gravar pra fita cassete? EU SIM!


» johnny () em 24/05 19:18

"E pensar que quando me disseram que um PC XT podia ter 2 MB de RAM eu achava um absurdo desnecessário! :oD"
Ti Bil certa vez disse que "640 KB é toda RAM de que alguém precisa", pois era o que o MS-DOS conseguia reconhecer :).


» Douglas Augusto () em 24/05 20:09

Meu receio nessas revistas que carregam junto CDs de "brinde" é que o conteúdo seja prejudicado em favor dos CDs. Foi o que aconteceu com a Revista do Linux, chegando a um ponto de praticamente não haver conteúdo em papel.

No mundo Linux, em que co-existem diversas distribuições com diferentes formas de empacotamento, dificilmente um CD contendo aplicativos (em uma pacote específico) será uma opção interessante para o usuário.

Na época em que assinava a RdL, devo ter colocado por volta de 5% dos CDs na leitora de CD-ROM, e estes geralmente eram do tipo auto-inicializáveis (publicar CDs com este perfil pode ser uma forma de amenizar os problemas citados acima).

Nos CDs em anexo sempre incidem impostos (inclusive isto foi motivo da RdL deixar de circular com CDs em algumas regiões do país), bem como o custo da(s) mídia(s) e preparação do conteúdo dos CDs, então, dificilmente não será repassado algum custo para o leitor, que na maioria das vezes, servirá apenas como enfeite.

Particularmente prefiro uma revista puramente textual, é certamente menos custosa e tem menor risco de perder a qualidade do conteúdo.


» Pierre () em 24/05 20:24

Ai que saudades do meu xt, 256 kb de ram, usando supercalc, wordstar, framework e programando em basica, mas o sistema era o Sisne da Itautec e não o ms-dos da microsoft (risos).
Saudades.

Um abraço a todos.


» XMANUM () em 24/05 21:57

Concordo com o Douglas Augusto, acho que os conteúdos das revistas poderiam ser concentrados nas páginas, existe muito material bom para ser publicado e muita gente boa que pode contribuir com artigos de ótima qualidade, seria ótimo se tivessemos uma revista que publicasse bom material como nos tempos áureos do inicio da era dos bits, aliada a uma riqueza de detalhes técnicos, com uma pitada de análise de mercado corporativo, uma boa seleção de temas focando aplicativos e sistemas, uma abordagem isenta (isso é difícil), o de praxe -->Notícias ,porém focando análise de futuros panoramas tecnológicos nacionais e internacionais, pois as notícias imediatas só servem para sites e jornais, preview de novos recursos, possibilidades em diversos sistemas e aplicativos, dicas para as diversas áreas, Programação, redes, sistemas embarcados, gerenciamento, etc...

Emfim, uma revista tem que trazer informação útil, que deve ser o tipo de informação que contribui para o crescimento do conhecimento de quem lê, que esteja presente em nosso dia a dia, e que seja durável...

E por que não a revista da comunidade Linux do Brasil? Seria uma boa, não seria?


» Guilherme Yan () em 24/05 23:33

Os CDs são pro pessoal que não tem ADSL.


» Douglas Augusto () em 25/05 01:22

Para que um usuário possa usufruir do conteúdo do CD, tratando-se de aplicativos, é preciso que:

- o pacote seja de interesse (versão e o aplicativo em si);
- a forma de empacotamento seja a mesma da distribuição usada pelo usuário;
- o pacote traga as dependências. Mas aqui tem mais um problema: quais de fato seriam as dependências para o sistema 'x' do usuário 'y'?
- as dependências não sejam conflitantes (principalmente as versões) com os pacotes já instalados do sistema.

Alguns aplicativos que têm uma ligação mais estática, isolada, como o Mozilla, Opera, ou até mesmo o OpenOffice, podem ser viáveis para se distribuir assim em CDs, mas acaba sendo um grupo bastante específico. Cada vez mais as distribuições estão implementando gerenciadores de pacotes com atualizações online e específicas para a máquina, com uma relação bastante estrita dos pacotes instalados.

Para mim, se viesse um CD gravável (virgem) seria muito mais gratificante (e útil). :)


» Ark () em 25/05 08:06

Aos que tão chorando pela propaganda da MS na revista: parem de acessar o Slashdot. Todo dia tem um put@ banner da MS no topo.


» André Simões () em 25/05 09:05

Eu também não gosto deste sistema de encher um CD e a revista não render mais que 30 minutos de leitura.


» Manoel Pinho () em 25/05 09:38

Contanto que a M$ não interfira na linha editorial dos sites ou revistas, eu acho ótimo usar o dinheiro dela para apoiar a divulgação do linux e dos softwares livres. Afinal, quem for idiota de acreditar nas propagandas dela merece mesmo pagar bem caro pelas licenças.

Isso também só mostra o desespero do monopólio. As revistas estão começando a perceber que revistas falando de linux e software livre estão vendendo bem mais do que aquelas que falam das últimas frescuras do vaporware Longhorn ou de como fazer mala-direta no Word...


» Alexandre Arruda Paes () em 25/05 12:14

"Tinha aquele adventure em texto que ao chegar no final você tinha que puxar a descarga de um vaso... alguém chegou a digitá-lo inteiro e gravar pra fita cassete? EU SIM!"

Digitei esse é um outro fantastico, tipo arcade, parecido com Jungle Hunt... Era totalmente em Assembly para a maioria das plataformas cobertas pela INPUT. Lembro dos programas que envolviam física, como cálculo de trajetórias, órbita, etc.... bons tempos.


» Bode () em 25/05 14:14

Comprei a revista. Abro a primeira pagina, um anunciao da Microsoft comparando Windows x Linux. Na boa mesmo, a revista ficou legal e tudo, mas me decepcionou. Se come/=arem a agir com imparcialidade nas reportagens por causa dos anuncios da Microsoft, e melhor ficarem espertos pois brevemente teremos uma outra opcao, a COPYLEFT esta vindo ai... Ai a dor de cabeca vai ser um pouco maior do que apenas mudar o formato de uma revista....Como dizem...amadurecer ne...ah ta!


» Builder () em 25/05 21:32

Em uma das ultimas edições encontrei anúncios da Micro$oft na revista, o que me preocupou... Será que as matérias a respeito da Microsoft vão ter um sentido diferente ?


» Alan () em 26/05 17:27

é mas olhem o CD de tras pois nas bancas aki do RIO tem o DEBIAN 3.0 R1! o R2! e o SlackWare 8.1!!! Entao prestem atenção no CD extra!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.