Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Dissertação de mestrado sobre o uso de software livre nas empresas

Notícia publicada por brain em maio 21, 2004 10:14 AM | TrackBack


Amir Mostafa Saleh (amirsaleh at ventosolar com br) enviou este link e acrescentou: "Está disponível o texto completo da dissertação de mestrado 'Adoção de tecnologia: Um estudo sobre o uso de software livre nas empresas', defendida na FEA/USP em abril de 2004. Esse trabalho procura identificar os fatores pelos quais o uso de softwares livres é expressivamente menor o de softwares proprietários nas empresas brasileiras, fornecendo parâmetros que orientem ações daqueles que desejam atingir esses mercados. Abaixo está o resumo do trabalho. "

"O software livre tem sido, nos últimos anos, objeto de atenção por parte dos profissionais e da imprensa especializada em informática. Na bibliografia sobre o assunto, é possível verificar que existem, e estão disponíveis, softwares livres com sofisticação suficiente para atender a grande parte das demandas empresariais. Verifica-se também que podem existir vantagens concretas em sua utilização, principalmente no que tange a redução de custos. No entanto, a participação de mercado desses programas é muito pequena, e está restrita somente a nichos específicos. Esta dissertação procura identificar, através de metodologia qualitativa e do uso do Modelo de Aceitação de Tecnologia (MAT), os fatores pelos quais o uso de softwares livres é expressivamente menor que o uso de softwares proprietários nas empresas brasileiras. Para a condução da pesquisa, o universo de empresas foi limitado àquelas que possuíssem de 30 a 160 teclados, e nelas buscou-se conhecer as percepções acerca do software livre, de modo a trazer à tona os fatores que levam à situação de mercado descrita. Como resultado, foi possível perceber que a baixa participação atual dos softwares livres pode ser explicada como a conjunção de dois fatores principais: necessidade de usufruto de externalidades proporcionadas pela rede dominante; e pelos altos custos de troca de gerados por questões de aprisionamento à tecnologia existente."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» java2 () em 21/05 11:59

Primeiramente parabéns, percebo que a comunidade é formada por excelentes técnicos, programadores, suporte e etc... Mas estava faltando algo sério e completo não focado apenas na área técnica e financeira, sobre a adoção de software livre nas empresas.


» Roberto Valle () em 21/05 13:33

Muito boa a dissertação. Mostrou os pontos com equilíbrio e sensatez. É um documento que todo pessoal de TI deveria ler.


» rafa () em 21/05 21:14

belo trabalho. excelente.


» Paulo Zambon () em 21/05 21:15

Também gostei. Estou pensando até em imprimir e ler nas horas vagas. Parabéns!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.