Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Lançamento do FAMELIX

Notícia publicada por brain em maio 21, 2004 10:07 AM | TrackBack


Armando (asnunes2003@yahoo.com.br) enviou este link para a página do projeto e acrescentou: "FAMELIX Sistema Operacional GNU/Linux: Trata-se de um projeto de criação de uma interface amigável, que será utilizada sobre sistema operacional GNU/Linux, junto com modificações de algumas versões de GNU/Linux existentes no mercado mundial. Sendo assim, FAMELIX é o desenvolvimento de uma versão personalizada do GNU/Linux, para atender inicialmente as necessidades da FAMEG mas que já tem despertado interesse da comunidade em geral. Por possuir arquivos de instalação e configuração modificados e personalizados, é certo dizer que a distribuição FAMELIX trata-se de uma nova opção de GNU/Linux. Sua aparência se aproxima da Interface do WindowsXP, sem ser idêndica. Contudo, grande parte das funcionalidades existentes no ambiente KDE (muito semelhante ao Windows), foram adaptadas para transformar o ambiente de trabalho o mais amigável possível"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Flavio Moreira () em 21/05 10:22

Para download (bittorrent):

http://www.progdan.no-ip.org:6969/
http://200.178.123.125/teste/famelix-1.0.c.iso.torrent

Apostilas :
http://www.jbrasil.com/kurumin/fameg/


» windowsxp () em 21/05 10:46

Acho tão melhor a interface do KDE/Gnome do que a do WindowsXP, mas gosto não se discute é válido para um eventual usuário que vem do windows XP. Mas de um usuário que vem do Win98 a interface do XP e tão ou mais "complicada" que a o KDE/Gnome. Um exemplo que eu tenho foi a alguns dias. A avó da minha esposa troucou o seu P233 por um P4 com XP. Coitada da velhinha está completamente perdida. :-)


» penetro () em 21/05 11:13

Concordo com o que foi dito acima. Pro XP ficar usável você tem que fazer ele funcionar todo no modo clássico, e retirar tudo quanto é frescura visual dele.
Sou muito mais o KDE/Gnome mesmo! são muito mais simples de usar. De administrar a máquina entao, nem se compara!!! Administrar uma máquina linux é muito mais simples do que uma com XP. Aliás... se vc nao for ADMIN nem dá pra usar o XP decentemente... eu bem que tentei por uns 4 meses, mas não deu... imagina um usuário que está aprendendo agora a mexer com computadores... este sim fica perdido...

noves fora, e apesar de nao gostar nem da interface nem do visual do XP, entendo que tem gente que gosta. Por isso fica aqui o meu incentivo ao projeto.


» Flavio Moreira () em 21/05 11:27

Esse tipo de abordagem, tentar fazer algo com o o usuário já esteja acostumado, é ótima para diminuir a resistência inicial - "quebrar o gelo" - na introdução de "um novo conceito". Depois os usuários vão se ambientando e partindo para novas experiências no mundo livre.

Lembrem-se que,reza a lenda, a interface gráfica foi copiada pela Mico$oft da Apple que por sua vez copiou da Xerox ... depois cada um tomou o seu caminho ...


» windowsxp () em 21/05 11:28

Humm tem outra que eu me lembrei agora, isso aconteceu om "heavy users" ao menos na teoria todos formados em "ciência da computação" e fazem análise a alguns anos. Uma simples troca de configuração de teclado gera stress. O óbvio seria poder trocar o teclado entre ABNT e US-Internacional no icone de hardware e periféricos, mais não é um mísero botão nas configurações regionais, sei que também faz sentido, mais um duplo link para a mesma configuração deveria existir nas duas opções. Não foi a primeira vez que já tive que me descolocar para arrumar essa configuração de colegas analistas aqui da empresa.


» santo () em 21/05 12:10

Migrar um usuario do win 9x ou Me para o XP é realmente um parto tanto é que nos ultimos anos foi a melhor oportunidade que eu tive para convencer alguns usuários a migrarem para o linux bastou o argumento "Se você vai ter que aprender tudo denovo então aprende o kde" os que optaram por ficar no XP eles ainda hoje vivem (e ja faz mais de um ano que eles estao usando o "SUPER INTUITIVO XP") me perguntando "como eu faço aquilo do Me no XP?" é obvio que eu respondo mas sempre falo "Se migrou para ficar cheio de duvidas porque nao migrou para o linux eu tambem te responderia", mas isto não tem jeito porque muitos usuários não tem vontade propia eles simplesmente seguem a manada e se a manada usa windows eles usam windows se a manada cair no buraco eles tambem caem.


» Manoel Pinho () em 21/05 12:52

Quem quiser pegar outra distribuição qualquer e colocar o KDE com esse aspecto peegue oss seguintes programas/arquivos:

1) Tema redmond XP:

http://www.kde-look.org/content/show.php?content=1499

(quem quiser um tema parecido com o win9x há também este:

http://www.kde-look.org/content/show.php?content=12598 )

2) Karamba/Superkaramba

http://karamba.sourceforge.net/
http://netdragon.sourceforge.net/
http://www.kde-look.org/index.php?xcontentmode=38

3) Fontes M$

http://corefonts.sourceforge.net/

O supermount já existe no Mandrake 10 e no CL10 por default.

Me desculpe a crítica, mas por que não contribuir com ícones mágicos para a instalação desses programas no Kurumin em vez de criar uma nova distribuição ?

Estamos começando a ver um monte de distribuições derivadas do Kurumin e acho que elas poderiam tentar ajudar tornando o Kurumin mais modular, oferecendo então módulos opcionais que fizessem essas coisas. Isso evitaria o retrabalho e a tarefaa pesada de maanutenção de uma distribuição.

Existe um projeto chamado Morphix

http://www.morphix.org/modules/news/

que faz isso com o Knoppix (o pai do Kurumin)

Por que não fazer o mesmo com o Kurumin ?


» Flavio Moreira () em 21/05 13:01

Nem vimos ainda como é o Famelix - nem sei se é integralmente baseado no kurumin - parece ser mais knoppix do que kurumin ...

(eu tenho o arquivo completo mas estou atuando como seeder do bittorrent e não vou instalar nas próximas horas)

Quanto a deixar o visual do kurumin igual ao XP ou mesmo a montagem automatica, tem diversos topicos no forum do kurumin falando disso a muito tempo (como fazer) ...

nao vejo problema algum em cada instituição ter seu proprio remaster ... veja por exemplo que muitas coisas apresentadas no kalango, foram depois incorporadas ao Kurumin :-)

... tudo é um processo ... ;-)


» Cadu () em 21/05 13:15

Até que é interessante o que eles conseguiram fazer com o KDE. Isso *talvez* ajude os usuários a migrarem para o Linux.

Porém, há um problema muito grave nessas "aberrações cromossômicas" que conseguem fazer com o KDE, Gnome ou outro ambiente gráfico: As pessoas nunca vão se desligar da suposta "facilidade" de softwares proprietários. Vão achar que Linux é igual a windows, quando na verdade NÃO É.

Na minha opinião, a melhor maneira de migrar uma empresa para o Linux, não é gastando dinheiro para simular um falso windows no Linux, mas sim, oferecendo um programa de treinamento aos usuários para adequação à interface do KDE, Gnome ou qual a empresa preferir.

Por um lado, utlizando interfaces idênticas ( ou semelhantes ) a do windows, as pessoas não deixam de estar presas a Microsoft. Mostrar um Linux parecido com o windows e dizer que agora sim está fácil de usar é como dizer que o Linux só fica fácil de usar se for como o windows.

Podemos mostrar que existem ambientes gráficos fáceis de usar ( tão fáceis e funcionais quanto o windows ) sem precisar rebaixá-los à interface do windows.


» RC Lages () em 21/05 13:44

Conheci o FAMELIX numa recente palestra que fiz em Floripa, onde o Prof. David Emmerich Jourdain o apresentou, inclusive me cedendo um CD. A iniciativa é válida para facilitar o processo de migração de usuários e foi essa a questão que hoje faz a FAMEG ser uma faculdade quase 100% livre. O risco que vejo é que estão usando ícones do IEca e OutLoco idênticos aos do XP, o que pode gerar processo se a M$ ficar sabendo. Certamente a FAMEG não teria argumentos para se defender nessa hipótese. Pretendo alertar o Prof. David quando nos encontrarmos no 5°FISL dias 2 a 5 de junho, em Porto Alegre. O legal de tudo isso é o processo de ganho dos estudantes ao projeto fazendo que eles, no interir de SC, sejam colocados no mesmo nível de atualização técnica que os desenvolvedores dos projetos originais nos quais o FAMELIX se baseou. E' muito legal ouvir seus depoimentos e ver a empolgação com essa quebra de paradigma que o Software Livre trouxe para o meio acadêmico de Guaramirim. Gostaria de ver mais disso nas ditas grandes universidades brasileiras, mas aí o poderio M$ se mostra além dos interesses de formação técnico-profissional. De qualquer forma, parabéns ao Prof. David, à sua equipe e à FAMEG.


» Manoel Pinho () em 21/05 14:37

A verdade é que a maioria dos usuários realmente leigos têm dificuldades com qualquer tipo de sistema operacional (mesmo o windows) e com o uso de computadores em si. Essas pessoas normalmente se adestram em seguir todos od dias o mesmos passos para rodar sempre os mesmos aplicativos e se enrolam se qualquer coisa não funcionar como o usual. Instalar programas ou o próprio sistema nem pensar.

Para essas pessoas, ensinar a usar linux será tão difícil quanto ensinar a usar o windows. Ter ou não a aparência do XP não facilitará muito mais a tarefa..

O mais difícil é convencer os pseudo-heavy-users do Windows, aquelas pessoas que estão mal-acostumadas a instalar tudo que é tipo de joguinhos e programas de revista e piratas de camelôs ou baixados pela internet. Essas pessoas não cogitam usar qualquer sistema diferente do Ruindows porque não roda o joguinho XXX ou então não roda o Córel-Drau ou Fótoxópi (como eles normalmente pronunciam). Para elas, um linux com cara de XP não é nem um pouco mais atrativo. Um linux normal com o vmware e winex (para rodar o Uíndows e seus aplicativos e games) seria muito mais interesssante para elas. Estou cansado de me deparar com esses tipinhos em fóruns de informática.


» Flavio Moreira () em 21/05 15:35

Prá mim é mais um projeto como qualquer outro ... vou baixar , dar uma olhada ... e ver se tem alguma inovação - alguma outra implementação - etc ...

Não pretendo ficar filosofando se é bom ou ruim ser parecido ...

Just for Fun ...

... esse pessoal leva tudo muito a sério :-P ;-)


» windowsxp () em 21/05 15:55

Contordo com o Flávio, nesse mundo do software livre, já que tudo é livre mesmo use a seu bel prazer, se servir para você ótimo, se não servir ache um que sirva ou "crie" um que sirva :-)

"... esse pessoal leva tudo muito a sério :-P ;-)"

isso ai :-)


» Job () em 21/05 18:17

Achei excelente a iniciativa, poucas das ditas "grandes" universidades tem projetos desde genero.
O SL proporciona muito mais conhecimento do "os outros", pois o aluno pode ver e mexer no código.
Com certeza, alguem que pode trabalhar com o um sistema operacional acessando as fontes e mexendo,
vai ser um profissional com base bem maior, mesmo que va trabalhar com outros SOs.

AH! Foi assim que o Linus começou, mas o prof. Minix era muito fechado quanto a licença, (viava o Stallmam).


» Milton Ferreira da Silva () em 21/05 19:33

Não estou conseguindo baixar. Alguem tem outro link para informar. Quero ver essa distro com cara de Xp.


» Flavio Moreira () em 21/05 20:10

Havia dado uma instabilidade no "tracker" do bittorrent mas já foi solucionado


» Flavio Moreira () em 22/05 08:55

BitTorrent
http://www.jbrasil.com/kurumin/fameg/famelix-1.0.c.iso.torrent

HTTP
http://www.jbrasil.com/kurumin/fameg/famelix-1.0.c.iso

MD5SUM
http://www.jbrasil.com/kurumin/fameg/famelix-1.0.c.iso.md5sum.txt


» Carlos E. Morimoto () em 22/05 14:22


Tentar clonar a interface é a abordagem errada. O grande problema não está na interface, está nos aplicativos e na configuração do sistema.

Os usuarios tem dificuldades no Linux por que a configuração do sistema funciona de forma diferente e os aplicativos são diferentes. A maioria dos usuários e técnicos que trabalham com Linux subestimam o problema, achando que criar uma interface igual à do Windows vai fazer os usuários migrarem em massa.

Uma boa distribuição para desktops precisaria ter respostas fáceis, do tipo que qualquer pessoa pudesse seguir sozinha para perguntas como:

Como conectar na Internet?
Como instalar novos programas?
Onde configuro a impressora?
Por que o som funciona neste programa e não funciona no outro?
Por que a impressora que adicionei no KDE não funciona no OpenOffice?
Por que o meu modem não funciona? Como instalo?
Como consigo instalar o Quake 3 e o Diablo 2?
Por que minha placa de vídeo está com o 3D desabilitado?
Onde altero a resolução de vídeo?
Como faço para sincronizar os dados com meu Palm?
Como instalo meu scanner?
Onde mudo a velocidade do cursos do mouse?
Como faço para acessar a página do meu banco que usa Java?
Como faço para entrar naquele site que usa animações em flash?
Por que não consigo assistir os vídeos do TV Terra nem do BBB?
Como faço compartilhar arquivos com o micro do quarto que roda Windows?
Quero instalar o Linux na minha empresa, como faço para rodar meu sistema de controle de caixa?
Como faço para converter um arquivo Wav em Mp3?
Como faço para tirar cópias de um CD de música?
Como gravo um VCD?
Como faço para assistir um DVD protegido?
Como faço para assistir esse vídeo em Quick Time que não abre nem no Totem nem no Xine?
Por que o transmissor Bluetooth do meu notebook não funciona? Como faço para usá-lo?

Digo isso por que nenhuma distribuição que conheço (incluindo o Kurumin naturalmente) chegou ao nível de propor soluções faceis para todos estes problemas e outros que um usuário típico enfrenta.

Simplesmente clonar a interface, sem resolver estes problemas estruturais é bobagem.


» jcassale () em 22/05 15:26

Será que o windows responde facilmente a essas questões à qualquer tipo de usuário ???


» Arkhanjo () em 22/05 16:01

Concordo com o Morimoto,

Ao invés de evidarmos esforços em deixar um gerenciador de janelas com a aparência do sistema operacional mais conhecido pela maioria dos usuários de computadores do mundo, seria mais produtivo resolvermos os problemas que o Morimoto elencou.

Da mesma forma que o visual do Win95/98/Me/2000 e XP no GNU/Linux não resolve/ataca o problema, discussões sobre a melhor distro muito menos.

Tínhamos que nos unir em volta dos problemas que o Morimoto elencou e de outros que são conhecidos pela comunidade e atacá-los, para solucioná-los de uma vez por todas.

Entretanto, o GNU/Linux já possui recursos que não há e nem haverá(por um tempo) no WinXP. Um exemplo claro disso é o bloqueador de pop-up que é default em vários browsers livres(também para win) há muito tempo e só agora no Service Pack 2 do Windows XP a Microsoft irá oferecer esse recurso. Claro, esse é apenas um exemplo, simples é verdade, do que a Comunidade Linux é capaz. Essa Comunidade é formada por gente de vontade, raça e determinação... que não para de resolver um problema porque a empresa atrasou o pagamento ou o salário não agrada mais... fazemos isso porque é nosso filosofia de vida!!!

Temos que criticar sim, mas uma crítica construtiva, feedback positivo...para que o criticado possa melhorar seu trabalho/atividade. Criticar só por criticar não vale a pena.

Parabéns para o FAMELINUX! Kurumin! Debian! Slackware! Conectiva! Mandrake! BR-Linux.org! E todas as distros e iniciativas que fazem parte dessa Grande Família!!!

Grande abraço a todos e bom fim de semana,

Arkhanjo,
Campinas-SP


» Manoel Pinho () em 22/05 16:21

Concordo plenamente com o Morimoto.

O engraçado é que essas perguntas que ele disse também não são respondidas no Windows.

Então qual é a diferença ? A diferença é que quando o zé da silva ( o joe user brasileiro) compra a sua impressora, scanner ou outros tipos de hardware os drivers e programas necesssários vêm junto. Se também viessem drivers e programas para linux eu creio que 90% dos problemas desapareceriam também.

Outra coisa: para evitar que os usuários zé da silva se enrolem com permissões, portas bloqueadas com firewall e etc o que faz a M$ ? Escancara a segurança do sistema, colocando por default os usuários agindo ccomo administradores (nos windows baseados no NT como o XP), desligando o firewall (e agora com o Windows XP SP2 ela vai ligá-lo por default, depois de tantos vírus e worms), cria os "ambientes de rede" onde os computadores ficam entulhando a rede com pacotes broadcast, etc.

Um fator complicador que não tem muito como se evitar é a distribuição de programas livres pelo ccódigo-fonte. O Windows não tem esse fator, Já viu algum programa de Windows mandar o cara compilar o programa no Visual C++ ? Mas essa "dificuldade" é na realidade uma enorme vantagem para o linux.

O que falta mesmo é o mínimo de educação do usuário de computadores. Desde que essas malditas interfaces gráficas e a distribuição de programas binários com instaladores do tipo Installshield viciaram as pessoas os usuários de computador são cada vez mais superficiais e acomodados. Eu posso até compreender essas atitudes em usuários leigos mas acho inadmissível isso em pessoas que se dizem "profiçionais" de informática.


» ATF () em 22/05 16:52

Gostei do "profiçionais" do Manoel Pinho!
Não adianta brigar para termos soluções imediatas. A única providência realmente garantidora de um futuro melhor , como já falei, é:

"Software" Livre nas escolas do ensino fundamental. Antes que acabem com as escolas!



» jcassale () em 22/05 17:33

Se o Serra for prefeito, esqueçe.


» andermaxe () em 22/05 19:29

Postado por: Carlos E. Morimoto em maio 22, 2004 02:22 PM, 200.103.136:

Tentar clonar a interface é a abordagem errada. O grande problema não está na interface, está nos aplicativos e na configuração do sistema.


Os usuarios tem dificuldades no Linux por que a configuração do sistema funciona de forma diferente e os aplicativos são diferentes. A maioria dos usuários e técnicos que trabalham com Linux subestimam o problema, achando que criar uma interface igual à do Windows vai fazer os usuários migrarem em massa.


Uma boa distribuição para desktops precisaria ter respostas fáceis, do tipo que qualquer pessoa pudesse seguir sozinha para perguntas como:


Como conectar na Internet?
Como instalar novos programas?
Onde configuro a impressora?
Por que o som funciona neste programa e não funciona no outro?
Por que a impressora que adicionei no KDE não funciona no OpenOffice?
Por que o meu modem não funciona? Como instalo?
Como consigo instalar o Quake 3 e o Diablo 2?
Por que minha placa de vídeo está com o 3D desabilitado?
Onde altero a resolução de vídeo?
Como faço para sincronizar os dados com meu Palm?
Como instalo meu scanner?
Onde mudo a velocidade do cursos do mouse?
Como faço para acessar a página do meu banco que usa Java?
Como faço para entrar naquele site que usa animações em flash?
Por que não consigo assistir os vídeos do TV Terra nem do BBB?
Como faço compartilhar arquivos com o micro do quarto que roda Windows?
Quero instalar o Linux na minha empresa, como faço para rodar meu sistema de controle de caixa?
Como faço para converter um arquivo Wav em Mp3?
Como faço para tirar cópias de um CD de música?
Como gravo um VCD?
Como faço para assistir um DVD protegido?
Como faço para assistir esse vídeo em Quick Time que não abre nem no Totem nem no Xine?
Por que o transmissor Bluetooth do meu notebook não funciona? Como faço para usá-lo?


Digo isso por que nenhuma distribuição que conheço (incluindo o Kurumin naturalmente) chegou ao nível de propor soluções faceis para todos estes problemas e outros que um usuário típico enfrenta.


Simplesmente clonar a interface, sem resolver estes problemas estruturais é bobagem.
-----------------------------------------
Realmente, este é o ponto chave! CRIAR SOLUÇÕES PARA O USUÁRIO! esta sim é a melhor maneira de transformar o sistema e o usuário em um só!
Fazendo do ambiente um lugar onde o usuário se sinta a vontade. Obrigado pela dica Morimoto, aproveitamos um belo trabalho seu, talvez seja por isso que o FAMELIX hoje já está tão bom.

Porque não importa a distro, amamos o Linux.


» Rodrigo Klein () em 22/05 20:30

Bom buscamos com o FAMELIX adaptar uma interface igual ao Windowns pensado sempre no usuário final pois esse é objetivo do projeto mais ainda estamos na verção 1.0 b ta saindo agora a verção 1.0c falta bastante coisa para adaptar no FAMELIX Principalmente "respostas faceis" como ja disseram mais nosso intuito é proporcionar a todos os usuários do Linux um sistema cada ves melhor e pensando sempre em quem menos sabe mecher com Linux ... Por falar em Kurumin o FAMELIX possui essa distro isso não é imprecionante :)...


» Caracoles () em 22/05 22:02

Windowns
verção
mais (mas)
ves
mecher
imprecionante

Socorro ... vocês estão na Faculdade ?

Impressionante ! :-0


» andre () em 22/05 23:01

As características q o Morimoto citou são mesmo importantes, mas acho que fundamental mesmo só em desktops. Como atualmente várias distros já caminham bem nesse sentido, tendo um nível de facilidade e intuição bastante bom, acho que já podemos até comemorar, pois não há muita coisas que impeça o linux de rodar nos desktops corporativos.
Qt ao kurumin acho que vai bem mesmo em micros domésticos. :-)

Caracoles:
Aproveita e dá uma corrigida no meu texto.


» André () em 23/05 00:30

fundamental >> fundamentais :-)


» Carlos E. Morimoto () em 23/05 08:54


Outro erro comum entre os desenvolvedores das distribuições: Focar no "desktop corporativo" e no governo. Isso resulta em distribuições fracas em desktops, como o Red Hat eo Sun Java Desktop, que no final não conseguem penetração nem entre os usuários domésticos, nem no "desktop corporativo".

Os usuários corporativos são os que menos contribuem no desenvolvimento do sistema. Eles instalam, corrigem os problemas internamente e depois que está funcionando "cagam e andam". Os orgaos governamentais sao piores ainda.

Em geral as empresas contribuem comprando caixinhas e suporte, mas isso é mais válido nos EUA e Europa, aqui no Brasil estão mais interessados em cortar custos mesmo.

Quase todas as contribuições que recebi até hoje no desenvolvimento do Kurumin foram feitas por gente que usa o sistema em casa. em geral estas pessoas que incentivam a implantação nas empresas onde trabalha. Mas sempre parte "de baixo", o próprio usuário sugere e incentiva o uso do Kurumin, não "de cima" como uma decisão da empresa como um todo.


» Anderson A. Gesser () em 23/05 10:17

Vou ser claro, uma boa dica para desenvolvedores é sempre valorizar o lado humano da coisa, imaginar-se como um usuário final "aquele bem leigo e chato" e assim resolver as necessidades do mesmo. Morimoto levantou a questão governamental, bom temos o Kurumin digamos com uma "versão personalizada" criada especialmente para o governo, oque tudo isso tem haver? Simplesmente que deve-se especializar em algo, algo próprio, com isso o trabalho será muito melhor desempenhado. E já está mais do que claro para todos o principal foco do Famelix é o usuário final.

sem mais...


» Prof. David E. Jourdain () em 23/05 18:09

Colegas da comunidade livre. Como um dos profs. que provocou esta situação toda (o projeto FAMELIX), gostaria de me justificar, até por crer que a comunidade livre assim deve ser tratada e merece esclarecimentos.

Quando iniciamos as atividades na FAMEG, a totalidade dos cursos era, tão somente, para formar administradores, contadores e professores. Nossa região possui um parque fabril que, a cada dia se informatiza. Contudo, muitas empresas, que não querem colocar o "Outro" sistema, dizem serem levadas a isso por que a chamada "curva de aprendizagem", para o trabalhador migrar do "outro" para o linux, ainda é grande.

Não cabe, honestamente, para mim, justificar aquilo que nós sabidamente conhecemos. A superioridade de um sistema livre, por diversos fatores. Contudo, este nosso usuário (e seu patrão também) quer abrir o gerenciador de arquivos, tenha o nome que tiver, e encontrar no diretório raiz o "Meu Computador", e não "/", ou "pasta raiz".

Quem instalará o sistema, a conhecida "equipe de suporte", sabe que não está instalando o "outro", e sim mais uma variante do nosso linux. Então, problemas sobre "como" e "onde" instalar este ou aquele aplicativo ou dispositivo, será tão somente responsabilidade deles.

Como em muitos comentários já postados, em diversos sites, o objetivo inicial era (e ainda é) atender nossa demanda local de usuários que não querem passar muito tempo aprendendo um novo sistema e oferecer a oportunidade aos meus acadêmicos de se envolverem em um desenvolvimento presencial, não somente virtual. Se atender a comunidade livre, ficarei feliz também. Creio que muito de vocês já sentiram "na pele", tentar ensinar o nosso sistema a um usuário apenas acostumado ao "outro" e ouvir o comentário: "- É tão diferente, né? Acho que prefiro o "outro!". Foi com o objetivo de minimizar o impacto de migração que a FAMEG acreditou e ainda acredita que pode e deve desenvolver este projeto. Se, ao final da relação com o FAMELIX, o usuário entender que, pouco importa a distro linux, importa a liberdade, acredito ter atingido meu objetivo.

Quanto as dificuldades para tornar mais simples a instalação de dispositivos e aplicativos, vou ajudar meus acadêmicos e também esperar que eles ajudem a comunidade livre, assim como espero conseguir ajuda desta mesma comunidade. Contudo, sem cobranças, sem exigências, com bastante liberdade.

Como Flávio Moreira postou anteriormente:
"diminuir a resistência inicial - "quebrar o gelo" - na introdução de "um novo conceito". Depois os usuários vão se ambientando e partindo para novas experiências no mundo livre."

Esta é a intenção. Trazer para o mundo livre. Sei que pode não ser fácil mas, não custa tentar!!


» fabio () em 24/05 18:45

eu disidi instalar o linux no meu pc.E adorei só tenho um problema e não sei como resolvelo eu tenho um emprego onde utiliso muito o office sera que isiste uma forma de instalar o office 2003 no linux?


» Marcos () em 24/05 23:06

SOU USUÁRIO WINDOWS HÁ MAIS DE 10 ANOS E POSSO CONFESSAR, É MUITO DIFÍCIL MIGRAR PARA O LINUX, TALVEZ NÃO DEVIDO AO AMBIENTE EM SÍ, MAS DEVIDO AS INÚMERAS UTILIDADES QUE ELE POSSUI. TENTEI INSTALAR O KURUMIN (É SIMPLIFICADO MAS TEM MUITAS BOBAGENS QUE NÃO USAMOS), KNOOPIX, KALANGO MAS NÃO OBTIVE SUCESSO, TODOS ELES NÃO ME INTERESSARAM. AGORA, INSTALEI O FAMELIX EM MEU COMPUTADOR, E POSSO GARANTIR, EU, UM USUÁRIO LEIGO DE LINUX, ADOREI ESSE SISTEMA, ELE RESPONDE A TODOS OS MEUS INTERESSES, FÁCIL DE INSTALAR, CONFIGURAR, É EXTREMAMENTE RÁPIDO, NÃO HÁ COMO FICAR COM DÚVIDAS NESSE SISTEMA, ELE POSSUI TODAS AS CONFIGURAÇÕES DE MANEIRA FÁCIL E CLARA, O MEU MODEM LUCENT, RODA TRANQUILO NELE, BASTA EU ACESSAR UM ÍCONE NO MENU INICIAR, ACHEI ISSO SHOW, ENQUANTO QUE NO WINDOWS, TENHO QUE TRABALHAR UM MONTE ENCIMA DISSO NO FAMELIX, É SÓ CLICAR UM BOTÃO, O SISTEMA DE INSTALAR NOVOS PROGRAMAS É MUITO LEGAL, ELE É AUTO-EXPLICATIVO.

BAIXEI TAMBÉM O SEU MANUAL E FOI O QUE MAIS ME CHAMOU A ATENÇÃO, COMO SOU UM USUÁRIO DO WINDOWS, NO MANUAL, MOSTRA COMO FAZER NO WINDOWS XP, E DEPOIS COMO FAZER NO FAMELIX, MEUS PARABÉNS, SRS. BRUNO E ANDERSON, ESSE MANUAL FOI MUITO BEM BOLADO, QUEM CONHECE O WINDOWS E INSTALAR O FAMELIX, TERÁ TUDO BEM EXPLICADINHO NO SEU MANUAL.

GOSTARIA DE PARABENLIZAR O PROF. DAVID, PELA INICIATIVA E PELO BELO SISTEMA APRESENTADO.
ESSA É A MELHOR DISTRIBUIÇÃO QUE JÁ USEI E NÃO TROCO TÃO CEDO POR OUTRA. PARABÉNS

MARCOS ALBERTO SCHOPF


» Rafael Kafka () em 27/05 19:38

Baixei o Famelix e pude confirmar que é baseado no Kalango, inclusive no Script de instalação o nome sugerido é o do Kalango.A interface gráfica do XP irá aproximar usuários do Ruindows que muitas vezes testam o Linux, gostam, mas que preferem a interface citada.Tenho uma vizinha que testou o Kurumin Kacike 2.21, adorou, mas disse que preferia a interface do XP, apesar de eu considerar o KDE no Kurumin muito bonito e tentar convencê-la disso.Pois bem, agora ela não tem mais desculpas, se livrará do ex-namorado hacker que a está infernizando e entrará para a comunidade.Estou citando esse exemplo para os que acharam a utilização de uma interface semelhante ao XP como uma espécie de blasfêmia, lembrem sempre do que o Morimoto diz, "Sistemas operacionais são ferramentas, não são religiões"
O importante é aproximar as pessoas do Linux, de que forma for.

Consegui dar o boot com um disquete, acessando a pasta Knoppix, demorou um pouco no meu K6-500 mas entrou.Gostei, creio que será bom para usuários leigos que gostam do XP e para os usuários pseudo-avançados que tem a mesma preferência, digo pseudo porque ninguém se torna um usuário avançado no Ruindows.O problema é que fiz duas tentativas de instalação, na primeira ativando o DMA e na segunda não ativando.Infelizmente, durante o boot, após a instalação, uma mensagem de erro se referindo ao hdc se repetiu.Pior, quando reiniciei o pc ocorria um travamento durante a detecção dos hds o que acabava quando eu desligava o pc e religava.Infelizmente, vou ter que apenas acessar via disquete de boot, como se estivesse usando um live cd.Quem sabe na próxima versão esse problema seja resolvido.
Reitero meu apoio a todas as iniciativas para democratizar e popularizar o Linux, ninguém tem o direito de querer que todos tenham as mesmas preferências, isso inclui o respeito a todos, a quem roda Slack em modo texto e a quem tem o Lindows, o Famelix ou algo equivalente.União é a palavra essencial para a comunidade.

Obrigado pela atenção,

Rafael Kafka


» Alan () em 28/05 09:57

Concordo em gênero, número e grau com o Morimoto!

Falta padronização nos aplicativos e configurações para o uso do Linux em desktops.

Torço enormemente pelo sucesso do Linux! E esperro que logo esses questões estejam resolvidas.


» Alexandre Strube () em 01/06 10:39

Acabei de baixar e dar uma olhada no famelix. O visual de janelas e icones ficou legal, mas aquela barra de tarefas do karamba nao ficou legal. Ao inves de limpar o visual da barra do kde, o pessoal de guaramirim a removeu e colocou um bitmap de 1024x768 no lugar, com cinco ou seis icones, e um relogio. Nada bom.


» pseudo-heavy-users () em 03/06 11:32

ô manoel, pega leve aí...
Devagarzinho a gente vai aprendendo. Quebrar a aversão inicial pela temida tela BSD do linux (B=black), acho que foi uma grande ajuda.
Obrigado pessoal da comunidade GNU pelas distro que facilitam o uso do computador. (Não seria este o objetivo?)
Um abraço.


» Thomas () em 03/06 13:51

Não sei se a barra do KDE conseguiria ficar idêntica à barra de tarefas do XP. Acho que por isso utilizaram o Karamba. Eles já avisaram que tinham alguns hacks feios para fazer isto... hehehe
Só o chato é não ter os botões com os aplicativos abertos ( pelo menos no meu não aparece ). Se o usuário minimizar o programa ele "some", gerando pânico nos Winusers...


» skienen () em 20/06 21:04

O FAMELIX é uma nova distribuição LINUX que está trazendo consigo muitas inovações, seu intuito é ser o mais acessível possível ao usuário final. O projeto FAMELIX toma por base algumas ferramentas como Debian, Knoppix e Kurumin. O sistema vem sendo desenvolvido por um grupo da FAMEG, que tem como idealizador do projeto o professor David Emmerich Jourdain. Este grupo não está apenas preocupado em deixar o visual das janelas e os seus ícones mais parecidos com o XP. Somos 40 universitários reunidos e separados em 8 grupos de desenvolvedores com um objetivo em comum: inserirem-se no mundo Linux e permitir que o maior número de pessoas e empresas façam o mesmo. O projeto quer tornar o uso do Linux fácil: instalação simples, detecção de hardware mais fácil, painel de controle mais amigável, manuais completos e com linguagem acessível.
O projeto quer primar pela seriedade e pelo respeito ao usuário livre. Somos novos neste mundo e sabemos que temos muito a aprender, mas queremos colaborar e a melhor forma é fazer algo de concreto e com qualidade.

Para saber mais sobre o projeto, manuais do próprio e ver algumas screenshots do sistema acesse o link da faculdade que abrigou e idealizou este projeto: http://www.fameg.edu.br

Grato


» Clodoaldo () em 09/09 00:15

Gostaria por gentileza que alguem me esclareça a respeito da compatibilidade de Hd super ata no linux pois tenho em minha maquina, e quando instalo o linux nao reconhece o hd super ata... oque fazer ? espero respostas ! infohouse@linkway.com.br


» EDUARDO () em 23/09 23:29

Sou usuário de Windows e fazem dois anos que tento migrar para o linux,a dificuldade de se instalar periféricos e um pacote que tivesse compatibilidade com o office foram umas das coisas que mais me desanimaram, Na minha opnião a interface parecida com o XP do famelix, ajuda e muito !!!
porque perder tempo pra falar disso ou daquilo que ficou mais parecido ou menos !!!


» Manaças () em 29/09 09:10

Bom dia pessoal,

Sou usuário do windows, e me interessei nesta
versão de Linux, o FAMELIX, mas tentei baixar da
página da faculdade e não consigo, por acaso
alguem pode me ajudar neste sentido, de me indicando um outro endereço para download.

Obrigado


» Elieze Lima () em 30/09 11:25

Prezados senhores,
estou fazendo pesquisa para montagem de um trabalho acadêmico e gostaria de saber maiores informações sobre retrabalho.
-Como eliminar retrabalho

-Dados estátisticos no Brasil e/ou no mundo

-O que o retrabalho mais afeta nas organizações

Contando com a colaboração se possível, agradeço

Elieze Lima


» Elieze Lima () em 30/09 11:25

Prezados senhores,
estou fazendo pesquisa para montagem de um trabalho acadêmico e gostaria de saber maiores informações sobre retrabalho.
-Como eliminar retrabalho

-Dados estátisticos no Brasil e/ou no mundo

-O que o retrabalho mais afeta nas organizações

Contando com a colaboração se possível, agradeço

Elieze Lima


» Elieze Lima () em 30/09 11:25

Prezados senhores,
estou fazendo pesquisa para montagem de um trabalho acadêmico e gostaria de saber maiores informações sobre retrabalho.
-Como eliminar retrabalho

-Dados estátisticos no Brasil e/ou no mundo

-O que o retrabalho mais afeta nas organizações

Contando com a colaboração se possível, agradeço

Elieze Lima


» Elieze Lima () em 30/09 11:26

Prezados senhores,
estou fazendo pesquisa para montagem de um trabalho acadêmico e gostaria de saber maiores informações sobre retrabalho.
-Como eliminar retrabalho

-Dados estátisticos no Brasil e/ou no mundo

-O que o retrabalho mais afeta nas organizações

Contando com a colaboração se possível, agradeço

Elieze Lima


» Anônimo () em 08/10 02:23

depois deste spawn


» fabiano carrer () em 08/10 18:04

è tipow assim faz poouci tempo que eu tenho i famelix e eu queri asaber como que se conecta a internet atraves dele podem me conseder esse favor? obrigado !!! fabynhow@hotmail.com


» jaime dias () em 03/11 14:13

ola,
ainda naum testei o fame naum, mas existe algo (non free) chamado freedows, que vai por ae...
estou em fase de testes para migracao do sistema aki da empresa para linux.
tamos olhando o knoppix, kurumin e vamos olhar este tambem...mas tarde devemos customizar mais, para dar a cara da empresa no os.
gostaria de saber se naume existiria interesse em juntar toda esta turma para fazer uma unica distro, com facilidades de customizacao, utilizando um cvs (vide www.sourceforge.net).

antecipadamente grato e continuem rulando! ;o)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.