Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Fedora e mais Fedora (e um pouco de Red Hat) [atualizado]

Notícia publicada por brain em maio 19, 2004 10:55 AM | TrackBack


"O Fedora Core 2 foi oficialmente lançado nesta terça-feira (18/05). Em uma mensagem à lista fedora-announce, Elliot Lee anuncia algumas das principais características desse novo release de um projeto que merece toda atenção da comunidade: - Kernel 2.6 - GNOME 2.6 & KDE 3.2.2 - Xorg 6.7.0 O download pode ser feito via bittorrent ou a partir de um dos mirrors disponíveis." A contribuição vem de acacs (augusto.cezar at defenselayer.com), acompanhada deste link para maiores detalhes.

O InternetNews tem uma breve análise das novidades, incluindo a presença da extensão SELinux, desenvolvida pela agência nacional de segurança dos EUA.

Enquanto isto, a Red Hat (que é a empresa por trás do projeto comunitário Fedora) anunciou a contratação de um advogado ex-IBM para auxiliá-la no combate jurídico contra a SCO.

Atualização: William da Rocha Lima avisa, em seu estilo peculiar, que "Christian Tosta o desenvolvedor do Alfandega Firewall, escreveu uma análise sobre o Fedora 2. Um dia após o lançamento oficial.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» William da Rocha Lima () em 19/05 00:19

Estarei publicando entre hoje ou amanha uma analise sobre o Fedora 2, escrita por Cristiano Tosta.

Até,


» Wconserta () em 19/05 09:32

Estou terminado de baixar o ultimo iso , mais pelo teste que fiz da versões beta este fedora esta muito bom


» Welington R. Braga () em 19/05 10:06

É impressão minha ou a Fedora está sendo a pioneira em lancar uma distro com novo kernel, novo gnome e um novo X ?!


» William Copia da Rocha Lima () em 19/05 11:07


Estarei copiando um artigo este final de semana.

www.plagioIT.com.br


» Cesar Cardoso () em 19/05 12:28

O Mandrake 10 trouxe antes o kernel 2.6, não sei quanto ao novo GNOME. Mas certamente é a primeira distribuição lançada que não vem com o XFree86, graças à ressucitação da infame cláusula de propaganda pelos seus desenvolvedores.


» anom () em 19/05 13:36

Mandrake 10: gnome 2.4, a quem interessar.


» nelsonvn () em 19/05 13:51

Eu não curto muito Fedora/Red Hat, mas vou baixar só pra ver como é o novo Gnome e o novo Xorg, compensa! :)


» Ricardo Rabelo Mota () em 19/05 14:23

Não reproduz mp3 e mpeg. Eca. Que cocô! Mais trabalho para deixá-lo redondo. Agora, Sr. William, para deixar comentários como esse seu, o silêncio é a melhor solução.


» Lordello () em 19/05 14:47

O Mandrake não é uma versão final!!!
Não é Mandrake 10, é Mandrake 10.0, ele ainda é considerado uma distro cooker.
Claro que ele está funcionando muito bem, eu rodei ele aqui e tive muitas surpresas positivas... mas não testei o tal famoso suporte a câmeras digitais.


» andreas () em 19/05 15:15

Tem certeza que o Selinux está ativado por padrão? Que eu me lembre, está disponível, mas não ativado por padrão...


» darkside () em 19/05 15:19

Vejamos, não tem suporte a som/video, suporte a firewire não existe, não tem drives 3D de vídeo (Nvidia/ATI)...
Mas engraçado o SELinux que para um usuário normal não vai trazer muitos benefícios está integrado..

E eles chamam isso de Desktop?

Agora me mostrem um servidor que precise de aceleração 3D? ou então que toque vídeos e música..

Tá na cara que isso é apenas um grande RC da RedHat para suas versões enterprise..

Não que por esses motivos seja uma má distro, tem ainda uma grande tradição da RH mas pra mim isso nao serve como Desktop. Até o slackware trás suporte a esses dispositivos (fora os drives) .


» SdnNv () em 19/05 15:43

Desktop é o Mandracoso mesmo... com kernel 2.6.3 e acpi ativado, até meu notebook centrino funcionou... ainda vou testar o modem (agere) com o pacote ltmdm... valeu... experimentem o Mandrake 10 que não vão se arrepender...


» Ricardo () em 19/05 16:05

Mais uma gloriosa versão sem supporte a mp3, vídeos... etc.
Jogos? Nem se atreva a falar nada que lá vem pedrada de todos os lados?
Que tipo que pessoa chamaria isso de desktop?
O que é mais interessante é que tem gente que finge que não sabe o que significa a palavra desktop. Desktop além de tudo é a liberdade de vc jogar um joguinho se estiver a fim, ouvir uma mp3 para relaxar, instalar um programa sem ter que ficar garimpando na internet um pedaço do programa de instalação que ficou faltando na rpm.
Desktop é simplicidade... vc quer... vc tem.


» Clovis Sena () em 19/05 16:33

bom dia,

>Mais uma gloriosa versão sem supporte a mp3, vídeos... etc.

enquanto nao se resolverem as questoes legais, sem chance...

ja basta a SCO querendo processar todo mundo!!! nao eh nada interessante, arriscar o pescoço sem necessidade, ja que os usuário pode muito bem baixar da internet...que por sinal nao é crime..

por outro lado, se vier numa distro, ai vai aparecer alguma entidade querendo processar a empresa por causa do mp3 ou da libdvdcss...


>Jogos? Nem se atreva a falar nada que lá vem pedrada de todos os lados?

nao é função de nenhum sistema operacional oferecer jogos...geralmente sao de empresas de terceiros.
Peca aos fabricantes de seus jogos favoritos que portem versoes para o linux e para de ficar chorando.

por default, somente uns joguinhos bem basicos mesmo, igualzinho ao windows.

> Que tipo que pessoa chamaria isso de desktop?

Eu! :-)

Se o conceito que voce tem de desktop ( ou mesmo de computador) é de uma máquina para escutar mp3 e jogar, entao voce nao passa de um Zé Mané!

Os recursos da máquiona estao sendo desperdiçados, ao ser usados exclusivamente nestas funções! Compre um mp3 player, ou mesmo um radio portatil que é melhor... e uma Xbox, para os jogos!


>Desktop é simplicidade... vc quer... vc tem.

OK, agora foi demais! Instale um windows 98/2000/xp/ a partir do cd original...e depois veja O QUE TAMBEM ESTA FALTANDO...se voce parar um minuto para fazer um pequeno levantamento, vera que boa parte dos softwares que voce usar, teve que instalar depois.

sempre eh preciso adequar a máquina e o software ao requisitos do usuário...isto em qualquer sistema!


» Joao Amaral () em 19/05 17:07

fiquei curioso quanto ao uso do xfce4, que tal algumas screens do xfce4???


» Wconserta () em 19/05 17:31

bem o fedora não é para desktop de iniciante em linux, pois ele ainda tem falhas neste quesito , a unica distro que se da bem nisso é mandrake e kurumin,

fedora como era o redhat até a vensão 9 é versão livre da redhat e claro ele usarão assim como antes com o redhat 8 e 9 para a versão paga , porem eu ainda prefiro muito mais um fedora do que slack e suse, pois para server a distro é muito estavel e sem complicação para instalar banco de dados com um oracle da vida


» darkside () em 19/05 17:43

Questões legais, se isso é inteiramente verdade pq distros como debian, slackware, mandrake, conectiva, Linspire, tem suporte?
E olhe a sede da Linspire eles não teriam os mesmos problemas legais? E outra a TechLinux comprou os direitos a RH como sendo a maior deve ter fundos para isso, ou então ela não se preocupa com usuários domésticos pq eles não pagam pelo Fedora, e particularmente acho muito importante isso em desktop, mas num servidor vc não precisa disso.

Não é função de nenhum SO incluir jogos, mas é algo muito agradavel, um usuário doméstico apreciaria muito mais 100 joguinhos doq 100 programas para servidor.. em 4 cds acho que cabem alguns joguinhos mas pra que? um servidor não precisa de jogos..

Se nós quissemos um desktop que para deixar do nosso jeito fosse preciso puxar milhares de softwares de terceiros eu ainda usaria windows, mas como eu quero um desktop integrado com tudo que eu precise eu uso Linux. Pena que a RH não acredita nisso.


» Cat-Ham () em 19/05 18:25

Estou com problemas no artsd eu tenho essa msg
ALSA lib pcm_hw.c:494:(snd_pcm_hw_start) SNDRV_PCM_IOCTL_START failed: Broken pipe
Estou sem som no KDE :( alguém sabe como resolver esse problema ? Minha placa é uma Audigy. Baxei o Fedora core 2 só para avisar.


» anom () em 19/05 23:15

Posso estar enganado, mas há repositorios com suporte a mp3 e video (mplayer). E tudo disponivel via apt-get (http://www.freshrpms.net). Eu acho que vale a pena experimentar para ver se está estavel e tudo. Deixar de conferir por causa de programecos que podem ser facilmente encontrados na internet é besteira. Tambem ja usei rpm para NVIDIA no Fedora Core 1 (não a uso atualmente, mas achei os rpms). O que apcontece é que no caso da NVDIA a Fedora 2 paga o preco por ter um kernel muito recente e incompativel com a ultima versao do driver. Li numa lista que a NVIDIA disse que nao trabalha com versao beta e so resolveria o problema quando releases oficiais problematicos surgissem. Como o Fedora 2 saiu, talvez assim eles resolvam o problema.
Vou tentar utiliza-la pela boa quantidade de pacotes bem atualizados. Espero que a establidade esteja boa. Se estover, o resto é bobabgem, pelo menos para o meu PC. Não posso falar do PC ou notebook dos outros.


» Rodrigo® () em 20/05 00:08

Não sou usuário do Fedora/Red Hat então não posso opinar diretamente sobre essa distribuição, o máximo que posso fazer é desejar boa sorte :)
Agora quanto a afirmação que o kernel usado por eles é muito recente e por isso não existe disponivel um rpm do driver da NVidia...
Baixei ontem um deb do kernel 2.6.6 instalei e, apesar de não ter um pacote para o driver, baixar o installer da NVidia e instalar o driver definitivamente não foi dor de cabeça alguma... acho que o pessoal do fedora, principalmente por se tratar de uma distro da comunidade atualmente (ao menos é o que é dito) poderiam muito bem empacotar o driver de video... Ao menos que estejam com problemas com algum patch aplicado no kernel do fedora... se for isso desculpem a bola fora :)


» William da Rocha Lima () em 20/05 03:23

Caro Augusto Campos,

Grato pelo jeito Peculiar "Impulsivo e estouvado, ingênuo e humilde"

Até,


» gentoo user () em 20/05 08:15

o gentoo já tem esse kernel, esse gnome, esse kde e esse x a algum tempo :)

A tem tb driver da nvidia
xmms
totem
mplayer
mplayer-plugin pro mozzila
flash-plugin - mozilla
java-plugin - mozilla
firefox

ê fedora, pode ser bom pra servidor pra pra desktop, me desculpe...


» Samoied () em 20/05 09:20

Meu Deus! RH sem mp3 desde a versão 8 , e isso é muito bom.
Tá na hora desse pessoal que fala tanto de SL virar o rosto e ver o OGG.
Ter suporte a placas 3D, java e flash no browser, MP3, não é uma questão de trabalho, é uma escolha do projeto Fedora, um comprommisso com as Tecnologias Livres. Vcs deveriam admirar uma atitude dessa e não ficar falando mal...
Se estiverem com dúvidas vejam o site do fedora.
Já ia esquecendo: segurança é muito importante no desktop sim.


» anom () em 20/05 09:35

Justamente por ser uma distro dita ser da comunidade (na verdade eu acho que é uma distro da RedHat) é mais um motivo para não ter um driver fechado. Quanto a sua informação de ter instalado no kernel 2.6.6, isto pra mim é uma grata surpresa. Há varios relatos de problemas inclusive com o motivo do probelma ser um patch introduzido no kernel do fedora que, segundo eles, estaria disponivel no stock kernel a partir da versao 2.6.6. Aí vai alguns link relacionados:

http://www.redhat.com/archives/fedora-test-list/2004-April/msg01182.html
http://www.nvnews.net/vbulletin/showthread.php?t=26745&page=1&pp=15


» Cat-Ham () em 20/05 12:02

Aqui eu instalei o driver da Nvidia sem problemas no Fedora Core 2 quando tava com kernel 2.6.5, atualizei para o 2.6.6 e tb não tive problemas no linux.


» André S. () em 20/05 14:14

Eu só não consegui instalar os drivers da radeon no 2.6.6, no 2.6.5 funcionou normal...


» Rodrigo® () em 21/05 00:18

Não concordo quanto a não incluir suporte a placas 3D ser uma vantagem, ou o fato da distro ser da comunidade (teoricamente não acompanho o projeto pra ver dizer com certeza como é na prática) uma vantagem...
Concordo quando falam em apoiar o soft livre, mas sem extremismos e sem fechar os olhos para tecnologias fechadas que, no momento tem qualidade excelente...
o driver genérico nv tem aceleração 3D? não... para um usuário desktop isso é importante?? É sim, muitos querem jogar também, e outros tantos só querem saber disso :)... MP3 acho a mesma coisa... sem desmerecer o formato ogg, mas comparem a facilidade de se encontrar uma musica em mp3 com a de se encontrar uma em ogg que vocês vão ver uma diferença significativa...
Apoio ao software livre, sim!!!! mas sem extremismos e sem esquecer que mais importante do que a licença é o soft cumprir bem o seu papel... e nesse caso, drivers 3d mesmo que de código fechado e mp3 *****ainda***** são alternativas melhores ou ao menos mais viáveis para um usuario desktop que seus "equivalentes" livres


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.