Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Lançado o Kalango 2.0

Notícia publicada por brain em abril 30, 2004 12:04 AM | TrackBack


O Leandro S. dos Santos (leandro arroba kalango.org) enviou este link para sua área de downloads e acrescentou: "Lançada a versão 2.0 do Kalango Linux, essa versão como de costume vem com muitas novidades e upgrades importantes, como por exemplo: kernel 2.4.25-klg, KDE 3.2.2, alsa 1.03, etc. Além da instalação do Gnome 2.4.2 e suporte a escrita em partições NTFS, essas são algumas novidades, o change-log completo você encontra no site. Essa é uma versão que realmente vale a pena baixar pela velocidade, apelo visual e facilidade de uso."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Israel () em 30/04 01:35

Quem disse que o linux não serve pra desktop??
Claro que pra jogo ainda não tá que nem o NT 5.x, mas não demora muito isso vai sê história.

Que bom que essas live-distros estão crescendo, na hora do sufoco eu tenho internet, música, office e etc em alguns minutos (depende da máquina).

Um caso de sucesso:
Ex.: Mexi nos arquivos que o XP usa pra monta a partição em c:, f@#$ né... (corrompi os as informações de volume sobre a partição NTFS).
Com o cd do Kurumin montei o /dev/hda1 e só alegria. E, emquanto eu não conssigo um outro hd com o Partition Magic 8 para salvar meus arquivos, eu uso o Kurumin e tenho acesso a eles, não fiquei sem micro...

Caro Augusto Campos, tive uma idéia.
Eu estou migrando pra linux (em casa) e nesse processo eu faço muitas experiências, pesquisa e estudos, mas tem coisas que só aprendemos (fixamos )só na base do tentativa e erro, apesar do linux (distros) estar cada vez mais fácil de utilizar, ainda não é tão simples rodar um unreal, instalar os modulos de uma ATI Radeon ou até conectar na internet (é claro que isso varia comforme o hardware que se tem).
Ok. Mas como podemos ajudar e, melhor ainda, emcorajar os recém-chegados a "forungar" numa distro?
Mostrando casos de sucesso com usuários domésticos e/ou em pequenos escritórios.
Com a crescente facilidade de utilização das distros e relatos de casos de sucesso tudo isso em sites bem conhecidos e com uma boa divulgação, muitos irão se sentir mais seguros na hora de instalar uma distro no micro de casa.

Particularmente achei uma boa idéia, não registrei ela na GPL, mas quem quizer melhorar e/ou distibuir, fiquem à vontade. Pode parecer uma idéia meio boba, mas eu gostaria de ler esse tipo de informação num site, poderia me ajudar a migrar + rápido e com + segurança para o Linux

Obrigado pela atenção.



» Douglas Augusto () em 30/04 05:10

E por que não veio com o quérnel 2.6.x e Gnome 2.6?


» Luciano () em 30/04 08:26

Deve ser porque o suporte a softmodens no 2.6 ainda nao está como no 2.4.

O Gnome 2.6 deve ser porque ainda nao esta disponivel nos repositorios do debian.


» apropux () em 30/04 09:21


O litrix Linux é uma distro em Live CD que vem com kernel 2.6, eu testei e esta ficando boa, precisamos contribuir também com este projeto.


» Augusto Campos () em 30/04 09:43

Israel: manda o material, que eu publico ;)


» Luciano Giordani Bassani () em 30/04 12:16

Quando resolvemos lançar o Kalango 2.0 nós avaliamos a possibilidade de usar o kernel 2.6, mas daí levaríamos muito tempo para "arredondar" a distribuição, sem falar no problema com os softmodens, que a grande maioria ainda não é suportada pelo Kernel 2.6. Como já era complicado conciliar as inovações que o Kalango 2.0 teria absorvendo o projeto Kurumin+GNOME, optamos pelo Kernel 2.4.25, sem mencionar a nossa preocupação com possíveis incompatibilidades com dispositivos de hardware, como por exemplo, os usuários de placas mãe PC-Chips que tem problemas com algumas versões do Kurumin.

Quanto ao GNOME, nós já haviamos feito um trabalho de compatibilização do Kalango com o GNOME 2.4 que levou alguns meses. O GNOME 2.6 foi lançado posteriormente e ainda não entrou no repositório Debian Unstable e nem foi bem testado também.

Contudo, já estamos começando a trabalhar na futura versão do Kalango, que deverá vir com o Kernel 2.6 e o GNOME 2.6, mas isso depois de alguns bons meses de testes e adaptações, sem pressa, pq nosso objetivo maior é a qualidade da distro.


» Ricardo () em 30/04 13:17

O link de download não funciona.
Alguém poderia enviar um que funciona?


» Flavio Moreira () em 30/04 13:28

BitTorrent
http://www.progdan.no-ip.org:6969/


» Sílvio Gonçalves () em 30/04 14:03

Por isso é que aprendi a gostar do Linux.
Um sistema em que todos tem a oportunidade de contribuir para sua evolução.
A todo instante vimos notícias de Fabricantes de Hardware e de outros sistemas que decidiram investir em produtos para Linux.
Neste rítimo de evolução, mais breve do que muitos pensam, teremos o Linux atendendo a todas as necessidades de seus usuários.


» Savago () em 30/04 16:31

Amigos

Acabei de baixar o Kalango e estou postando a partir dele. Gostaria de fazer algumas observações sobre o mesmo, para tanto prefiro dividir por tópicos:

1) Coisas boas
**Gnome: achei um excelente acréscimo, é bom que a comunidade brasileira passe a receber suporte a este desktop também. Penso que o KDE é ótimo, mas software livre requer liberdade de escolha.
:-)

**Suporte Nvidia: apesar de ter seus problemas (ver mais embaixo), é bem vindo ter aceleração já disponível no cd-rom. Uma excelente iniciativa.

**Xmms: se nota atenção aos detalhes por parte dos desenvolvedores do Kalango, o skin do xmms é muito bonito (lembra mac).


2) Bugs
**Nvidia: apesar de ter instalado o módulo no kernel, e até a tela da Nvidia aparecer na inicialização do X client, aplicativos opengl não funcionam adequadamente. Vejam a saída destes comandos no terminal:

//----------------------------------------
knoppix /ramdisk/home/knoppix $ -> lsmod | grep nvidia
nvidia 1541280 10 (autoclean)
knoppix /ramdisk/home/knoppix $ -> glxinfo
name of display: :0.0
Segmentation fault
knoppix /ramdisk/home/knoppix $ -> glxgears
Segmentation fault
knoppix /ramdisk/home/knoppix $ ->
//----------------------------------------

**Teclado abnt2: apesar do applet de escolha de teclado estar disponível no painel inferior, no meu teclado a tecla "|" (localizada ao lado da tecla "shift") não funcionou. O teclado americano não suporta acentos também.


3) Sugestões
**Xmms: pouca gente conhece, mas ele tem alguns plugins muito legais. Recomendo o volnorm (normaliza o volume entre músicas diferentes), xmmplayer (permite utilizar o motor do mplayer em conjunto com o xmms), coverview (analisa a música reproduzida e busca as capas dos discos na web), kjofol (suporte a alguns skins muito loucos).

**OpenOffice: poderia incluir o pacote com o help do mesmo (é meio frustante clicar no Ajuda->Indice e não aparece nada!)

**Locales: espaço precioso está sendo disperdiçado com inúmeros locales no sistema. Vejam abaixo:
//-----------------------------------------------
> locale -a | wc -l
233
//-----------------------------------------------

**Temas: questão de gosto.... mas acho que poderia utilizar algum dos temas vetoriais (ex: Nuvola) com ícones diferentes (ex: geramik) para compatibilizar com o "jeitão" do KDE.


Por enquanto é isso, conforme for me ocorrendo mais coisas eu posto depois. Caso tenha curiosidade, estou desenvolvendo nas horas vagas uma derivação do morphix (www.morphix.org) com ênfase no gnome (gostaria de trocar idéias sobre o gnome, pois é um desktop que gosto muito).


Na época que o Prometeus (do forum do Kurumin) desenvolveu o "Gnometeus" (Gnome + Prometeus) eu comecei desenvolver estas experiências.


Atenciosamente


Savago


» O Pregador () em 30/04 19:32

Como anda esse suporte a ESCRITA em NTFS ???

Li uma vez + acho que entendi errado... O Captive

(usado para escrita em NTFS) só escreve na versão

NTFS do XP ??? (não tenho o link comigo...)

Queria escrever em win2000. Escreve ???


Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor !


» Port () em 30/04 21:07

Não existe a palavra 'Kalango' e sim 'Calango' .

Por que esse 'k' no nome ?

Pra ficar com ares de gringo ou é por não querer valorizar nossa lingua ?


» Guilherme Yan () em 30/04 22:28

» Postado por: Port em abril 30, 2004 09:07 PM, 200.227.148:
Não existe a palavra 'Kalango' e sim 'Calango' .
Por que esse 'k' no nome ?
Pra ficar com ares de gringo ou é por não querer valorizar nossa lingua ?

Acredito que seja o K de Kurumin que é o K de KDE.


» Israel () em 01/05 00:58

Savago.

É disso que eu tô falando (ver 1° post).

Devemos compartilhar nossa experiência e não deixar de reportar os bugs para os desenvolvedores...

:D


» bebeto_maya () em 01/05 04:44

__O alfabeto Latino comporta as letras K,Y e W. Então não vejo nada de errado no Kalango, é uma deformação auto-consentida da língua, para acrescentar uma lógica de marketing.Só o português do Brasil que baniu as referidas letras acima, numa atitude bem cretina e burra, principalmente nos dias de hoje,


» djalmir () em 01/05 14:59

Qual a diferença entre o kalango e o kurumin? Conheço o kurumin, mas estou por fora do kalango.


» Newton Filho () em 01/05 21:26

Estou tentando baixar o Kalango, porém, no site
http://www.progdan.no-ip.org:6969/, consegui baixar o arquivo kalango2[2].0.iso.torrent. Nao consegui gerar o cd imagem. Ele me apresenta uma mensagem dizendo que o tamanho do bloco informado nao corresponde ao tamanho da imagem. Eu esperava um grande arquivo. mais so consegui baixar um com apenas 24k. Preciso de ajuda.


» Flavio Moreira () em 01/05 23:29

Isto é um arquivo bittorrent ....

Não sabe o que é BitTorrent ? :

Instruções do BitTorrent

::: Se você estiver utilizando o Windows, clique aqui para baixar o programa BitTorrent.(2.71Mb)
http://prdownloads.sourceforge.net/bittorrent/bittorrent-3.3.exe

::: Instale o BitTorrent e depois clique no Link acima para fazer o Download. Observe que ele baixa primeiro um pequeno arquivo, e logo depois inicia o Download.

::: Se você estiver utilizando o Kurumin, ele já possui o BitTorrent instalado por padrão. Para baixar o arquivo clique:
"Menu K > Internet > Baixar arquivos via BitTorrent (wizard gráfico)"
Quando o programa abrir digite o endereço acima.

::: Se não sabe nada sobre o Bittorrent leia este tutorial escrito por Carlos E. Morimoto do Guia do Hardware sobre o assunto :
http://guiadohardware.net/artigos/259/

::: Não se esqueça de conferir a integridade do arquivo com o md5summer. E não utilize CD-RW para gravar, eles não são confiáveis, principalmente para um arquivo deste tamanho.

(copiado no TonyWalker - KuruminGames)


» Flavio Moreira () em 01/05 23:50

ou ainda

wget -c http://www.flaviao.brturbo.com/kurumin/kalango/kalango2.0.iso

(demora um pouco para começar a baixar, depois vai rápido. Se estiver "congestionado" tente em outro horário)


» Ainda () em 02/05 10:07

Ainda não concordo com esses nomes, "Kurumin" , "Kalango" .

É Curumin e Calango , não existe estas palavras aí em cima.

Novamente os brasileiros dão uma lição de como não valorizar a lingua da patria.


» Augusto Campos () em 02/05 10:23

Eu acho que você tem toda a liberdade de lançar uma distribuição e colocar o nome que você quiser. Que tal Lusíadas? Ou Machado de Assis Linux?

Nomes são apenas isso, nomes. O uso de uma letra comumente associada a uma tecnologia ou a um produto no qual o sistema se baseou é comum, e por isso o K é recorrente em projetos com uso intensivo no KDE (daí o Knoppix, e seu descendente nacional Kurumin), o G é comum em projetos baseados no GNOME, o conjunto "Tk" ocorre em projetos que usam este toolkit, etc.

Quando você fez seu primeiro comentário aqui nesta discussão, também escolheu um pseudônimo ("Port") que não existe no nosso idioma, com uma terminação que também não ocorre em português. Tenho certeza de que é apenas um nome, e que você não quis fazer nenhum desrespeito à lingua portuguesa quando o escolheu. Deve ter até alguma razão para explicar, como ser uma contração do nome do nosso idioma, ou algo assim. É um nome, e nomes tem esta natureza.

Lógico que você tem toda a liberdade e a base para achar estes nomes ruins por diversas razões. Você pode afirmar que eles deixam de valorizar o alfabeto oficial brasileiro, ou que numerologicamente eles são uma ofensa ao seu time de futebol. Liberdade também é isso.

Abraços
Augusto


» Kamões () em 02/05 14:22

Que nome legal para um nome de grupo de usuários :

OS Linuxíadas


» André () em 02/05 21:28

Eu usei o Kalango 1 e gostei, achei a distro muito bem acabada e com poucos bugs. Só não funcionou o som (AC97) em nenhum micro que instalei, espero q tenha sido corrigido nessa versão.


» Flavio Moreira () em 02/05 23:51

Agora também na Jbrasil

http://www.jbrasil.com/kurumin/kalango/


» Wconserta () em 03/05 08:37

Pessoal esta de nome de distro , ja é assunto velho e não é só com a distro brasileira ve o caso do fedora (eu uso nos meus server mais que o nome é ridiculo isso é) mandrake outra que não tem nada ver fora os lindows enfim o pessoal em geral coloca o nome que quiser , agora do kurumin kalango eles tentaram seguir o knoppix que nem outras distro que é em cima do mesmo


» Davi Dalben () em 03/05 11:57

1 - Complementando o comentário do Augusto, mais que de "KDE", "Knoppix" vem do nome de Klaus Knopper, o autor da distribuição;

2 - Este fórum está melhor que o do próprio Kalango. O link "oficial" não funciona na minha rede de jeito nenhum. Nem o bittorrent. Mas aqui encotrei dois "mirrors" e já baixei.

Parabéns à comunidade br-linux!


» Andre () em 07/05 09:54

Baixei o Kalango 2.0 para tentar
usa-lo em um notebook HP NX9005, cujo
gerenciamento de energia eh feito por ACPI.
Buenas, apos eu dar enter na tela
de boot (mesmo passando alguma instrucao
sugerida tipo fb800x600) a tela escurece
e nada mais aparece... Quem puder dar
uma maozinha, agradeco. Andre.

(O Kalango 1.0 instala
mas nao tem kernel com o tal suporte acpi)


» Marcelo () em 09/05 11:36

baxei o Kalango 2.0 e não consigo instalar o modem Lucent o CCK não habilita o modem.


» semdono () em 12/06 15:14

instalei o kalango no meu micro ( placa asus, athlon 1.7, ati rage, etc ) funcionou tudo!!!! menos o modem agere ( aquele q tem um relezinho na placa). notei q o SO configurava o modem e só não fazia funcionar o bendito relê. então liguei (soldei, rsrssr ) os contatos direto e deu sinal de linha mas não durou muito tempo.
por acaso alguem tem um modem prá doar?
obs> parabens pelo kalango!


» Emerson () em 14/06 10:30

Eu estou utilizando o Kurumin em casa e na escola (sou professor de web design) e tem feito um sucesso grande nos dois ambientes. Motivo: é uma distro Linux que realmente atende às necesidades de desktop e ajuda a fazer a transição dolorosa do windows para um sistema livre, sem precisar aprender a "recompilar o kernell" :-) Vou experimentar o Kalango tbem.
Gostaria de fazer duas perguntas: Tem como utilizar correção ortográfica em português do Brasil no Open Office? E no Lyx?
É isso. Liberdade é legal.


» semdono () em 27/06 03:00

nunca pensei que o linux chegasse a um grau tão grande de facilidade de uso e instalação. ainda me lembro de como foi meu sofrimento para fazer o conectiva 3.0 funcionar.
estou postando essa mensagem usando o kalango: todos recursos estão funcionando 100% exceto, a minha placa de captura (ati rage fury) que, ainda hei de fazê-la funcionar!
muito bom mesmo!!!!
parabens à toda comunidade linux pelo sucesso!


» Renato () em 01/07 10:44

a unica coisa q se pode valorizar da patria eh o "K"alango linux, a lingua a escrita a patria em si eh desprezivel


» Renato () em 01/07 10:44

a unica coisa q se pode valorizar da patria eh o "K"alango linux, a lingua a escrita a patria em si eh desprezivel


» Richardson Lima () em 18/08 01:41

Olhá só alguem pode me ajudar?
istalei o Kalango no HD e alem de ñ cosegui fazer o LILO gerenciar o win e o linux, ñ consigo mas entrar nos HD`s e nos Driver´s de CD-rom e RW , mas quando eu usei ele direto do CD tudo isso funcionou mas pq agora com ele instalado no HD , ñ consigo acessar os Devices , e tem tbm a onde do lilo como configuro ele !!!
Me ajudem!


» Peter () em 17/09 12:48

Este Kalango. eu to achando mnt show. pena q ele nao aceita direito odrive de som na placa mae Net Gate, ,, mas tipo eu sou o cara mais anti wiindows do mundo... trab com info... e desaconselho totalmente meus clientes a usarem o windows.. isso para os mais experientes.,, e aconselho o Kalango.. q ta rodando uma maravilha


» Júnior () em 24/09 14:36

AE sera que alguém pode me ajudar? tipow, meu windows deu pau eu queria montar partição ntfs em linux (redhat7.3(valhala)), mas não consigo pq o kernel 4.0 não dá suporte...
alguém sabe se eu posso encontrar algum programa que monte sem ter que recompilar o kernel...?
tipow, valeu desde ja e se pudesse me enviar por e-mail a resposta pq eu não posso ficar procurando essa página pois navego muito pouco por semana a ponto de só dar pra ler meu e-mail...

Obrigado desde já!!!
Júnior Gonçalves - hipernetjr@yahoo.com.br


» Júnior () em 24/09 14:36

AE sera que alguém pode me ajudar? tipow, meu windows deu pau eu queria montar partição ntfs em linux (redhat7.3(valhala)), mas não consigo pq o kernel 4.0 não dá suporte...
alguém sabe se eu posso encontrar algum programa que monte sem ter que recompilar o kernel...?
tipow, valeu desde ja e se pudesse me enviar por e-mail a resposta pq eu não posso ficar procurando essa página pois navego muito pouco por semana a ponto de só dar pra ler meu e-mail...

Obrigado desde já!!!
Júnior Gonçalves - hipernetjr@yahoo.com.br


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.