Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Terra: "Brasileiros são despreparados para lidar com spam"

Notícia publicada por brain em abril 20, 2004 10:41 AM | TrackBack


O Terra relata sobre pesquisa realizada pela Symantec durante 3 meses em 3 capitais do Brasil, que concluiu que a absoluta maioria dos usuários considera o spam um problema mas não toma medidas para se defender. A desinformação é a principal aliada dos spammers: segundo a matéria, "31% respondem às mensagens, solicitando a exclusão das listas de envio, exatamente como são solicitadas a fazer. 'Essa atitude só piora o problema, porque o usuário acaba confirmando para o spammer que o seu endereço é válido', explicou o analista sênior de suporte técnico da Symantec do Brasil, Lúcio Costa. 'Não responda mensagens suspeitas. Basta uma resposta para confirmar a precisão do seu endereço de e-mail, podendo resultar em mais mensagens que irão inundar a sua caixa de entrada', enfatizou."

Usuários de Linux não precisam depender de provedores ou de softwares comerciais para filtrarem o spam automaticamente em suas caixas postais: veja meu tutorial para instalar o SpamAssassin no Evolution ou no KMail, e o artigo do Antônio Carlos V. da Silva sobre controle de spam no Mozilla Mail.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» gar0t0 () em 20/04 11:21

Tem jeito de mudar isso..

é só querer =)

pro inferno com os spammers


» Theneus () em 20/04 11:53

O Mozilla Thunderbird tem um exelente anti spam nativo.



» Adilson Oliveira () em 20/04 15:24

Já seria de grande ajuda se ao menos os provedores, principalmente os ligados às empresas telefônicas, tomassem medidas contra spammers.
Eu envio reclamações (via SPAMCOP) de *todos* os spams que eu recebo. E aqui no Brasil quase nunca vejo alguma atitude principalmente da Telefônica, Telemar, Brasiltelecom e de sites que hospedam spammers.
Se estes provedores e os up-links deles tomasses alguma atitude, muitos dos problemas com spammers, ao menos os nacionais, seriam resolvidos até porquê existem leis que podem ser aplicadas e jurisprudência na aplicação destas.


» Adilson Oliveira () em 20/04 16:18

Ia me esquecendo, houve uma época onde o Movimento Brasileiro Anti-Spam conseguiu ser atuante e causar uma celeuma das boas como quando foi incluído no RLB o UOL.
Depois de problemas relacionados com o IG e o Comitê
Gestor que não vêm ao caso no momento, o grupo acabou se dispersando mas era um movimento realmente efetivo.


» Décio Manoel () em 20/04 22:16

Augusto,

Há algo para o Sylpheed ? (SpamAssassin)


» Capitão Panaka () em 21/04 09:51

Olhem isso aqui: http://spamwar.cerealkiller.org

No fundo, faz falta alguma coisa como aquele Museu do Spam, era bem-humorado e informativo.


» Augusto Campos () em 21/04 10:52

Décio, não sei. Mas imagino que sim.
Augusto


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.