Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Distribuições reagem em conjunto contra manipulação de pesquisa sobre segurança

Notícia publicada por brain em abril 7, 2004 10:45 AM | TrackBack


Dennis (spk82@hotmail.com) comenta: "Conforme essa notícia publicada no LinuxDicas, um recente estudo da Forrester Research concluiu que tanto o Windows como o Linux podem ser instalados de forma igualmente segura e que a Microsoft corrige problemas de segurança mais rapidamente. As 4 grandes distribuições respondem: Debian, Mandrake, Red Hat e SUSE uniram-se para dar uma declaração conjunta sobre a reportagem da Forrester entitulada 'Is Linux more Secure than Windows?' Confira a reposta tambem no LinuxDicas"

Segundo a resposta conjunta, a Forrester fez o estudo em cooperação com as distribuidoras de Linux, mas entre a fase da coleta de dados e a divulgação houve manipulação, ignorando discrepâncias estatísticas e selecionando apenas as agragações que interessavam para apontar para a conclusão desejada pelo instituto.

A resposta inclui, ao final, as conclusões de um estudo alternativo (e anterior ao da Forrester) que usa os mesmos dados para chegar a uma conclusão completamente oposta. Você sabia que em uma das distribuições Linux é possível demonstrar que 15% das vulnerabilidades são corrigidas no mesmo dia de sua divulgação?

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Patola (Cláudio Sampaio) () em 07/04 14:03

Engraçado, essa onda gigantesca de FUD contra o Software Livre - estudo da Forrester, a Veja, o Terra, o Luís Nassif e poderíamos incluir até mesmo a SCO nisso - me parece um sinal de desespero do grupelho do software proprietário. Especialmente, claro, da Microsoft, que parece estar por trás de muitas dessas notícias.

Ela está sendo oportuna, e agindo com uma estratégia muito eficaz. No Brasil, por exemplo, o momento não poderia ser melhor para ela, pois a Revista do Linux recentemente terminou, e a enxurrada de estudo de casos que ela oferecia era um grande contraponto contra coisas como "O TCO do Windows é mais baixo que o do Linux". Antes do término da Revista, a Microsoft não tinha cacife para falar muita besteira, pois o contra-argumento estava todo mês nas bancas acessível a todos.

POR ISSO precisamos de algum veículo de informação que combata esta campanha de manipulação. Isso é uma necessidade urgente da comunidade de software livre.


» Joao Emanuel () em 07/04 15:33

Concordo com você Patola mais uma empresa para a lista de FUDs sobre o GNU/LINUX, agora sobre uma revista com enfoque em aprendizado, não só sobre o GNU/LINUX, mas sobre informática é uma ótima idéia, acho que quando o projeto que estou participando estiver com as apostilas sobre GNU/LINUX, OpenOffice.org, redes, programação, entre outras quase prontas seria legal uma revista. Valeu Patola você me deu uma grande idéia. :)
Outra seria nós da comunidade criar uma revista primeiramente on-line e depois impressa, utilizando as mensagens das listas de discussão, como da GUS-BR, Linux-BR, LinuxChix-BR, dos fóruns on-line ou off-line, como o Fórum Internacional, o Fórum das LinuxChixs, entre outros, podemos também utilizar reportagens dos sites como o BR-Linux, Notícias Linux, Linux Security, Slashdot, Linux Today e outros, claro respeitando os direitos autorais, o que acha?


» Luiz Ricardo () em 07/04 16:23

Um grupo como a Microsoft, com bilhões de dólares em caixa, não vai querer perder sua posição no mercado assim tão fácil. Todos nós conhecemos os "métodos" usados por Gates e cia. para massacrar seus adversários. Acontece que eles nunca se depararam com um inimigo tão forte e tão numeroso.
A imprensa brasileira, na sua grande maioria, a grande imprensa e seus "conceituados" articulistas não são isentos. O sr. Luís Nassif é conhecido por suas posições contra a esquerda. Como já foi afirmado aqui ele identifica a esquerda com o Linux e daí bombardeia o Linux com as pesquisas financiades pela Microsoft.


» F () em 08/04 00:12

" um recente estudo da Forrester Research concluiu que tanto o Windows como o Linux podem ser instalados de forma igualmente segura"

De certa forma isso pode ser relativamente verdade, desde que levemos em conta o conhecimento de quem o instala.


» Alexandre Figueiredo () em 08/04 15:24

Eh! Alguem leu o meu artigo no [WebInsider]?
O que vocês acharam!?

[ ]s


» Klaatu () em 08/04 15:31

Boa tarde pessoal,
Gostei muito da idéia sobre a revista, eu estou atualmente escrevendo uma série de relatórios sobre a implementação de Linux em servidores de diversas unidades do exército, acredito que seria positivo para ilustrar como os sistemas baseados em linux proporcionam muitas vantagens e um TCO muito, mas muito mais baixo do que os sistemas da M$.


» Glauco () em 09/04 11:19

Só posso dizer: Klaatu barada niktu. :)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.