Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Microsoft libera um projeto no SourceForge

Notícia publicada por brain em abril 6, 2004 09:07 AM | TrackBack


"Segundo o slashdot.org, a Microsoft liberou o código do WiX sob a licença CPL [Common Public License, da IBM]. As razões da liberação estão no blog do autor do projeto." A contribuição vem de depassagem (de@passagem.br), acompanhada deste link do Slashdot para maiores detalhes.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Ricardo () em 06/04 13:40

E aquele Unix Services for Windows, não vinha com um gcc? Eles não deveriam liberar também os fontes desse gcc, pelo menos?


» Cassio Eskelsen () em 06/04 16:10

"Wixxx maria!" :-P


» Henrique Vicente () em 06/04 16:55

Estaria a M$ querendo se aproveitar de desenvolvedores do software livre? Ela fazendo programas assim (que não 'importam tanto') e liberando sob uma licença dessas estaria aproveitando que muitos programadores podem pega-la e melhorá-la... uma coisa que a M$ nunca fez com os seus programas.


» Leidson (PopolonY2k) () em 06/04 20:50

Srs,
Não seria mais um artificio da Microsoft esse em abrir o código de uma tecnologia patenteada para no futuro cobrar pelo seu uso, dos milhares projetos open espalhados pelo mundo que fariam uso de tal tecnologia ???


Leidson Campos Ferreira
PlanetaMessenger.org


» Cassio Eskelsen () em 06/04 21:50

Leidson,

Um amigo meu puxou esse tal de "Vichhh!" e disse que é bem tosco... acho que é alguma coisa meio deixada de canto que a M$ só liberou pra se fazer de boazinha.

Abraços

Cássio


» Deyson Thomé () em 06/04 22:55

Será que tem gente que vai botar a mão em códigos da
Microsoft? A M$ está investindo na SCO para que a mesma atromente o Linux, se ganhasse a causa, como patrocinadora de tudo, tornaria-se a dona dos códigos e os destruiria. Uma empresa que sempre age de modo desonesto jamais iria fazer nada no sentido
de auxiliar algo tão oposto a ela como o é O Software Livre e o Linux. A Micro$$$ é a vilã e isso não é ficcção, o Deus deles é o dinheiro, e só,
é por ele e através dele, que eles agem.


» Marcos Alexandre () em 07/04 19:07

Eu não vejo como algo tão conspiratório. Pra mim a MS está usando isso pra estudar melhor como funciona o desenvolvimento em código livre. A melhor forma de combater o inimigo é conhecendo ele melhor.
E o Wix é algo quase inútil pra ela.


» Humberto () em 09/04 04:34

A questao eh a licenca, dependendo da licenca a M$ pode cobrar ou processar usuarios no futuro


» Demerson () em 12/04 07:40

Pelo amor de Deus, vamos ler a notícia de novo, licença GPL!


» Augusto Campos () em 12/04 08:47

Não é GPL não, é CPL. Mas é uma licença livre.


» Rodrigo Fonseca () em 12/04 11:34

Muito cuidado com isso, a MS não dá ponto sem nó. Alguém aqui se lembra quando ela resolveu liberar o código do Windows CE ("Shared-Source")????

Não era bom nem mesmo BAIXAR o código. Espere alguns anos e vcs vão ver a MS entrando com algum recurso para receber sobre qualquer software baseado em seu código. Não interessa se é tosco, alguém vai melhorar, muitos vão usar, criar outros projetos e aí já era, eles vão alegar que a "base" de tudo é da Microsoft.

Eu não sei se tem alguma coisa a ver mas acho esta atitude muito suspeita, ainda mais agora que (não são minhas palavras) "o mercado de TI está virando as costas para a Microsoft":

http://www.theinquirer.net/?article=13350

Este artigo foi traduzido e está disponível em:

http://www.dicas-l.unicamp.br/dicas-l/20040215.shtml
Leiam com MUITA atenção.

A Microsoft sempre foi uma empresa que nunca fez nada para ninguém, será que ela está mudando agora? O que tem por trás disso?


» Leidson () em 21/04 19:48

Não se esqueçam, o código pode estar liberado sob licensa livre, mas a PATENTE da tecnologia não tem nada a ver com o código.

Leidson


» Leidson () em 21/04 19:49

Concluindo o post anterior,

A licensa do código é open, mas e a Patente sobre a idéia ??? É open tb ???

Leidson


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.