Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Carta de Coordenador do Comitê Técnico de Implementação do Software Livre à revista Veja

Notícia publicada por brain em abril 5, 2004 10:17 AM | TrackBack


Saiu na Veja uma resposta "oficial" às críticas ao software livre publicadas na edição da semana passada (sobre as quais já comentamos anteriormente). "Abaixo, carta enviada à revista Veja por Sérgio Amadeu da Silveira (presidente do ITI) que saiu na edição desta semana. 'Computadores - Em relação à reportagem 'Uma pedra no caminho de Gates' (31 de março), o software livre é um novo paradigma tecnológico que vem sendo adotado mundialmente. O crescimento do uso do sistema operacional Linux, tanto na área governamental como na privada, tem sido apontado nas últimas pesquisas sobre a questão. Alguns aplicativos em código aberto dominam amplamente o mercado mundial, como o servidor de web chamado Apache, que é utilizado em mais de 70% dos sítios e está presente, por exemplo, na Casa Branca, no Deutch Bank e no Ministério da Cultura. O cenário internacional aponta nessa direção. Sistemas e aplicativos em software livre já fazem parte da prefeitura de Munique e da região da Extremadura na Espanha, entre outros. Grandes organizações da área de TI, como IBM e Novell, também apostam na alternativa. O governo brasileiro assumiu o desafio de garantir a propagação livre do conhecimento, geradora de emprego e renda, além de permitir a diversidade de fornecedores. Até o f im deste ano, os ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Minas e Energia e das Relações Exteriores mudarão para o código aberto. Sérgio Amadeu da Silveira Coordenador do Comitê Técnico de Implementação do Software Livre Brasília, DF' " A contribuição vem de Rogério A. de Sousa (rogerio_as (at), acompanhada deste link para maiores detalhes.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» rafa () em 05/04 10:44

que texto mal elaborado. falou, falou, falou e... não disse nada.
software livre é ou não é mais caro?
segundo a veja e a "resposta" do amadeu, continua sendo mais o caro, pois a primeira afirmou isso e o segundo não desmentiu.


» Augusto Campos () em 05/04 10:53

Se você acha que quando ele:

- coloca o software livre em perspectiva;
- comenta os casos de sucesso; e
- informa que até mesmo o governo nacional está migrando para esta alternativa

ele não está dizendo nada, acho que você precisa rever seus conceitos.

Acho que como ocupante do seu cargo não cabe a ele rebater pesquisas de mercado ou anúncios de preço, mas na minha opinião ele respondeu bem à matéria original, que tentava indicar que o software livre nem era mais considerado como um concorrente de peso nesta arena...


» jcassale () em 05/04 11:46

Nossa!!! Quem é esse rafa. Tá doido??? Pensa antes de falar bobagens.


» hamacker () em 05/04 12:12

Cade o link da veja, a pagina principal do vejaonline nao diz nada a respeito.


» Rogerio A. de Sousa () em 05/04 15:12

o acesso a matéria é retrito a assinantes. Não sou mas consegui de uma pessoa que é.


» Rafa () em 05/04 16:09

augusto, os itens que você levantou são tão etéreis quanto as informações que o amadeu jogou na "resposta".

"- coloca o software livre em perspectiva": isso é vago demais. colocar o software livre em perspectiva? como assim? o que é isso?

"- comenta os casos de sucesso": seria legal ele listar os FRACASSOS, então? ora, se é a posição dele, nada mais óbvio, APESAR de que, você sabe, augusto, não são exatamente casos de "sucesso". são inovadores e ousados, que apontam para o sucesso da adoção desse modelo de software - e que eu acredito que darão muito certo, vida telecentros de sp; mas em relação ao "sucesso de custo", por exemplo (e foi onde a veja pôs o dedo na ferida), o linux perde, pois a oferta da microsoft para munique foi até mais barata, você sabe.

"acho que você precisa rever seus conceitos": sugira aí um modelo de revisão de conceitos. tem algo para 24 horas? alguns livros pra indicar? não seria, ALIÁS, a mudança dos meus conceitos na realidade um modo de me conformar com qualquer argumento de alguém que peide em favor do software livre?

vocês podem não gostar que eu critique um bastião do software livre nacional. PORRA, o amadeu é O CARA e MERECE todo nosso apoio. mas eu SEI da lavada que o cara da microsoft, eduardo campos (gerente de estratégia de mercado da ms brasil), dá a CADA debate com alguém do software livre.

o que gostaria de ver nos defensores governamentais do software livre é uma retórica apurada como os da ms, um profissionalismo que CONCORRA de igual pra igual com esses engravatados diplomados de sapato caramelo.

o amadeu poderia escrever a MESMA coisa, mas com um texto mais apurado e objetivo, mais "jornalístico". e não sugiro, aqui, que leiam o "manual de redação da folha" para conseguir um texto melhor, mas sim o "a arte da guerra", do sun tzu.

eu tou do lado de vocês, não se preocupem.


» Toskinha () em 05/04 16:54

Rafa:
É muito facil. Compare os preços que eles dizem que é mais barato. Por exemplo:
- Veja o preço de um windows para desktop usuário e uma distribuição linux. Não sei qual eh o ultimo, XP? Quanto está? Mesmo em promoção, que parece ser 200 e poucos reais, é mais caro que de graça.
- Veja o preço de distribuições para servidores. Veja inclusive o preço da RedHat que agora é paga, porem compare equivalentes. O preço mais caro da RedHat é um suporte vitalício, com atualização de pacotes e um grande número de usuários. Fora isto, cote o preço de lisenças por exemplo de um servidor de mail: porém não esqueça, como estas avaliações tipo a da Veja, que apenas o servidor sem clientes não adianta. Sempre será mais caro do que de graça. E mesmo que opte por pagar *pela distribuição* da RedHat, o servidor de mail sendmail/qmail/postfix continua sendo de graça.
- Veja o preço de treinamentos Microsoft e Linux. Levando em conta que a maioria dos treinamentos microsoft são na verdade treinamentos em Word, e linux vc aprende sobre sistema, segurança, serviços básicos. Então o correto seria comparar um curso de Word/Office com um de OpenOffice e um de Adm Microsoft com Adm Linux.
- Pesquise o preço de um profissional certificado Microsoft e um certificado Linux (infelizmente somos muito mais baratos).
- Para não deixar dúvidas, pesquise suporte. Mas pesquise nas empresas de serviços, quanto cobra uma empresa para prestar suporte telefonico, in loco, pesquise por número de usuários, por suporte 8x5 ou 24x7. Mas como eu disse antes, compare equivalentes: estas avaliações de suporte para NT 8x5 e Linux ultima versão 24x7 não preciso comentar né.
Enfim, se este cara detona qualquer um do software livre, eu preciso ver. Já vi debates em que os caras da MS foram simplesmente ridicularizados. Mas o contrário pode acontecer também. Engraçado, isto me lembra várias religiões em que dizem que os debates acabam quando se diz de qual igreja um ou outro é. Acabam porque venceram o debate ou porque se sabe que não dá pra discutir racionalmente?
E se o Amadeu merece ou não merece, escreveu ou nao escreveu... eu concordo que ele não disse nada. Mas, politico... vc esperava o que :)


» Augusto Campos () em 05/04 17:02

Rafa, eu acho que ele fez bem o papel dele. E fico feliz que a Veja topou publicar, ainda que na seção de cartas.

Acho que alguém dessa área no mercado (por exemplo, da ABRASOL) poderia ter se manifestado abordando os pontos que você mencionou. Mas não acho que ele tenha feito pouco. Ele fez a parte dele.

E se você acha que eu fui pouco específico, é uma opção sua.

Abraços
Augusto


» rafa () em 05/04 17:21

toskinha, eu não disse que é mais caro, e nem acho que software livre seja mais caro na GRANDE maioria dos casos (talvez em alguns, ultraespecíficos, seja mesmo mais caro, quem sabe?). quem disse isso foi a veja, e foi esse ponto que levantou polêmica. só achei a resposta do amadeu MUITO fraca pra um ataque MUITO direto: afinal, é ou não é mais caro? se ele teve oportunidade pra responder isso e não respondeu, infelizmente perdeu a oportunidade. preferiu ser diplomático e acabou sendo insosso, sem conteúdo e vago. pra classe média rede globo que lê semanalmente a revista, o software livre é mais caro, pois a veja disse e o cara do software livre não desmentiu, no mínimo disse que é melhor segundo umas pesquisas aí recentes, que eu não sei bem quais são e de onde vem. preenchendo este cadastro, por exemplo, você verá um estudo de novembro de 2003, feito pela usp, onde o tco do windows em servidores é menor que o do linux, ou seja, mais barato. esse estudo está sendo usado pela ms na campanha get the facts. a revista informationweek, que sempre tem matérias a esse respeito (linux x windows), traz na primeira folha de cada edição um anúncio inteiro da ms, e geralmente contra o linux. foi nesse anúncio que fiquei sabendo desse estudo da usp, que, CLARO, pode ser lido TANTO por um lado quanto pelo outro. mas parece que só o anúncio da ms sabe usá-lo em prol de interesses óbvios...

augusto, parabéns pelo excelente trabalho em defesa do software livre. sou seu fã.
:-)


» Rafa () em 05/04 17:22

ops, achei que os comentários aceitassem html. aqui vão os links que citei acima:

http://www.informationweek.com.br/bancadadeteste/windowslinux.asp
http://www.informationweek.com.br/iwdaily/artigo.asp?id=48370
http://www.microsoft.com/brasil/getthefacts/analyses.asp


» Leidson (PopolonY2k) () em 05/04 20:13

Rafa,

Uma pergunta para você !!
O Seu Windows XP ou seja qual for é oficial ?
Você pagaria mais de R$500,00 em uma cópia de WinXP ?? Com todos os problemas que sabemos que tem ?

Quanto ao custo do Software Livre X o proprietário, acostumamos (eu não !! ainda bem) a baixar megabytes e mais megabytes de atualizações no WindowsUpdate (e similares) toda semana ou as vezes todos os dias, bem facinho né (que comodidade) ? E quem paga a conta ?? O fabricante do software ?? Não, é você (usuário) que liga seu micro (gasta energia elétrica de sua casa ou empresa), liga seu Speedy ou linha discada (uff pior ainda) e baixa os benditos megabytes para seu computador ?? E o suporte (já pago na aquisição do produto), aonde fica ????

Faça uma ampla revisão do que é software proprietártio e você vai ver que está sendo lesado todos os dias.

A propósito desde 1996 não preciso de antivirus na minha máquina por motivos óbvios é claro!!! Pra mim não se preocupar com problemas banais (como os casos de virus) é fazer economia de TEMPO e principalmente DINHEIRO (pois tempo é dinheiro também como todos sabemos) e principalmente não precisar do terrível suporte técnico de empresas como a própria Microsoft (por acaso sua empresa já precisou de algum suporte deles ?? Quando precisar você vai mudar seus conceitos também sobre essa questão do suporte).

Ah, lembrando que não sou contra empresas como Microsoft, Sun e IBM's, muito pelo contrário, só não podemos ficar mais na dependencia tecnologica dessas empresas que a cada dia que passa ficam mais ricas, mais poderosas e menos comprometidas com a qualidade de seus produtos pois a necessidade de fazer dinheiro rápidamente as leva a produtos cada vez de menor qualidade.

Leidson Campos Ferreira
PlanetaMessenger.org


» Deyson Thomé () em 05/04 20:43

Prezados companheiros do brlinux.
O linux chegou até aqui por motivos muito claros,
eficiência em primeiro lugar, mas de certo, a excelente raiz social e humana e o fator custo x benfício, tiveram uma importância significativa.
Exemplo : Estou montando uma Lan para acesso a internet e para divulagação do Linux em Vassouras, 100% GNU/LINUX, se não fosse assim, ficaria na impossibilidade, pois os custos de um sistema proprietário, Windows, inviabilizaria meu projeto.
A M$ está atacando o Linux com propagandas sobre o custo de migração de windows para Linux, alegando que o Linux é mais custoso, de outro lado, empresas de porte como a Varig, Casas Bahia, Carrefour, Grupo Pão-de-Açúcar e outras tantas, estão migrando e apresentando os resultados da migração na prática, a M$ apresenta apenas teses
enomendadas para tentar amparar suas mentiras, obtidas é claro, a custa do que ela ainda tem muito, $$$$. Outro triste caminho adotado pela gigante da falcatrua foi a ação da SCO (Sujos, Corruptos e Ordinários ) que agora tenta amedrontar os usuários do Linux, como a SCO consegue forças ? e dinheiro para as ações, mesmo
estando mentindo e já tendo pratcamente perdido a causa, continua a investir ? Sabe porque ????
Por que não é a SCO. Essa é só fachada , é a testa de ferro da poderosa M$$$ . Que possui importantes ligações com o atual governo do Bush, O Louco. E deve possuir um dos lobbies mais fortes em inúmeros governos fora dos EUA, principalmente nos paises em desenvolvimento.
Voces leram a reportagem sobre custos de sistemas Win x Linux da PC Master nova ? O cara da M$ foi entrevistado por e.mail, não sei se isso pode se chamar entrevista, ele escreveu o que quiz, não foi interpelado cara-a-cara talvez para não ficar em maus lençóis sem ter o que responder, só escreveu um monte de bobeira sem chegar a lugar nenhum, só faltou dizer o dia em que o Tio BIll iria ser canonizado. O engraçado é que o cara enfatizou o baixo custo do semi-gratuito Windows e a reportagem seguinte apresenta o excelente resultado obtido pelas Casas Bahia com a implantação do Linux, tanto no reaproveitamento eficiente das máquinas existentes e a revelação da espetacular economia da empresa que já teria economizado 13 milhões de reais após a implantação do Linux. Essa revista vale conferir, ficou até engraçado, foi muito legal.


» Danilo Tostes () em 06/04 08:39

Salve pessoal !!

Realmente fica complicado ler algo do tipo em uma revista como a Veja, eu pessoalmente ja li outras materias escabrosas. Enviei tambem uma carta de repudio essa semana e acredito que está na hora da comunidade não aceitar esses absurdos e reclamar realmente, o mais importante nessa hora é que todos os usuarios comprometidos com o soft livre moste sua indignação. Engraçado que o que foi escrito na veja e praticamente o que a microsoft vem alardeando com sua campanha comtra o linux ..

Será que é falta de informação do jornalista ou uma tentativa de manipulação por parte deles ??

fico na duvida !! e prefiro ler Caros amigos do que a Veja.


» Marcos Alexandre () em 06/04 10:28

Só um comentário: para quem trabalha na área de educação, o Windows sai por 250 reais. E quando eles soltam uma versão nova do Windows, a MS tem uma promoção que a empresa que desenvolver um produto pro SO novo ganha (eu disse ganha) licenças de Windows e Office. Lá na minha empresa ganhamos 5 licenças de cada. E, querendo ou não, isso atrasou bastante nossos planos de portar os aplicativos para Linux.


» Apenas uma opinião () em 06/04 14:16

Sr. Marcos Alexandre

Se na próxima atualização do Windows você não desenvolver um software (ou atualizar) então você terá que pagar como todo mundo.

Você está pagando para trabalhar. :)

Não entendi seu argumento.

Calma, de brinde você ganha grandes chances de se infectar com vários tipos de vírus, fica livre de suporte eficiente e ainda terá que comprar todo e qualquer software que você for utilizar, como Office, por exemplo.

Opa! Você tem 5 máquinas. Então ainda está faltando licença para as outras 4, mais não vamos debater isso.

Por final você usa uma tecnologia feita fora do eu pais de origem levando assim todo o lucro para fora de sua nação e indo contra o governo federal que apóia o software livre.

Good future for its company,
By Microsoft


» CaFeCrAfT () em 06/04 18:16

Resumindo!..
E como se fosse pegar um emprestimo, tem mil facilidades depois você vai ver os juros comendo a sua grana!..


» Deyson Thomé () em 06/04 23:09

A pessoa que já entendeu a questão, faz como o pessoal do serviço publico americano, exército inclusive, devolve !!!. Afinal se é oriundo de uma empresa suja como essa, não devemos usar, daqui a pouco será legal aceitar ajuda de traficantes. Não dá mais para ficar em cima do muro. Já não dá mais...


» Cassio Eskelsen () em 06/04 23:43

Esse esquema da M$ aí é pega-trouxa... eles te deixam um ano com tudo na faixa. 5 licença de qualquer software deles (menos jogos, grrrrr).

Aí,findo um ano, você precisa ser um Certified Partner.. eu calculei aqui o custo da brincadeira e dá em torno de 5 conto pro ano. Para uma empresa pequena é muita grana.

Nós estamos saindo dessa roubada mês que vêm.
Estamos migrando aos poucos para linguagens cross-platform.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.