Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

GNUSUS, promovendo o software livre no SUS

Notícia publicada por brain em abril 1, 2004 09:21 AM | TrackBack


Informa o Luiz Uhlig (luhlig at datasus.gov.br): "Já esta no ar o site GNUSUS, que nasce com a finalidade de facilitar a integração de profissionais que trabalham no Sistema único de Saúde (SUS), seja nas Secretarias de Saúde municipais, estaduais e no Ministério da Saúde, interessados na utilização de Software Livre, assim como proporcionar a discussão e implementação da " Construção da Política de Informação e Informática em Saúde do SUS.
Propostas:
- Promover a utilização de Software Livre no SUS;
- Atuar no auxílio a capacitação de profissionais do SUS em Software Livre;
- Criar uma rede colaborativa de desenvolvimento de software com ênfase em aplicativos necessários e gestão de serviços e sistemas de saúde do SUS;
- Colaborar na migração para Software Livre dos atuais softwares do Ministério da Saúde/Datasus.
- Colaborar na implementação de soluções baseadas em Software Livre.
"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Arlan Souza () em 01/04 10:11

Luiz, essa é realmente um boa notícia. Creio que o software livre tem muito a beneficiar o sistema de saúde do país, e a criação de grupos organizados, como o GNUSUS, faz com que a idéia e o fruto delas se estabeleçam e se tornem menos sucestíveis à mudança de governo.

A propósito, você poderia nos informar a quantas anda o HOSPUB, se já está rodando nos hospitais, se está sendo bem aceito, se está atendendo às necessidades, etc.?


» Fernando () em 01/04 11:31

Acho que isso ja uma boa politica, mas percebo que na pratica o DATASUS vem anquilando iniciativas locais ao contratar mininacionais como a PROCOMP que tabalha com TAS/WindowsCE em locais onde ja existem timas solucoes livres.


» Fernando () em 01/04 11:32

Acho que isso ja uma boa politica, mas percebo que na pratica o DATASUS vem anquilando iniciativas locais ao contratar multinacionais como a PROCOMP, que tabalham com TAS/WindowsCE em locais onde ja pre-existem otimas solucoes livres.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.