Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Gerando Imagem de disco em servidor Windows usando partimage

Notícia publicada por brain em abril 1, 2004 09:29 AM | TrackBack


O Djames Suhanko (djames.suhanko at itelefonica.com.br) escreveu um artigo sobre o uso do partimage, um software livre com funções similares ao Ghost da Symantec. Veja abaixo a íntegra do texto.

Gerando Imagem de disco em servidor Windows usando partimage
Por: Djames Suhanko (djames.suhanko at itelefonica.com.br)

O ghost é um software utilizado para gerar imagens de sistema para futuras reinstalações ou instalações em série, de forma que, da maneira que fora feita a instalação do sistema, com programas, drivers etc, tudo estará devidamente configurado ao restaurar essa imagem de disco. Alguns fatores acabam desfavorecendo este software, como por exemplo, a incapacidade de gerar imagens de disco de sistemas Linux, além de haver a necessidade do lado-servidor do programa. Dessa forma, o programa se restringe a sistemas operacionais proprietários.

Em Linux, a opção existente para esse trabalho é livre e seu nome é "partimage". Tanto em sistemas Linux quanto em alguns sistemas proprietários, é possível gerar imagens de disco com a mesma facilidade, ou até mais facilmente do que no ghost. Apesar de toda essa vantagem, o programa ainda tem um lado negativo em sua forma natural; também existe o lado servidor para funcionamento em rede, além de que o serviço nfs deve estar devidamente configurado. Assim sendo, dificilmente (ou talvez de forma alguma) pode-se usar o programa para gerar imagens de disco em servidores Windows, mas fugindo um pouco aos padrões do programa, é possível gerar as imagens em rede, em servidores Windows; e o melhor - sem a necessidade de um programa do lado servidor. Essa solução é feita através do compartilhamento SAMBA.

O processo é simples, bastando dar um boot na máquina com um CD live (tal como kurumin, knoppix, RescueCD ou outro que possua as devidas ferramentas e suporte a SAMBA). Ao fim da carga do sistema, cria-se um diretório onde será montado o compartilhamento, enquanto que do lado servidor, há a necessidade apenas de compartilhar uma pasta, a qual receberá as imagens.

Um exemplo:
O servidor se chama server01
O diretorio compartilhado se chama imagens
O diretório a criar no sistema live se chamará porta e estará localizado em /

Criamos primeiramente o diretório:
mkdir /porta

Montamos então o compartilhamento:
smbmount //server01/imagens /porta -o guest

Isto montará o compartilhamento como convidado, mas pode-se por exemplo, acessar como um usuário:
smbmount //server01/imagens /porta -o username="Administrador" password="senhasecreta"

No site do Morimoto (www.guiadohardware.info) há uma dica de como gerar um CD com a imagem dentro, junto ao kurumin, para em apenas um boot automatizar a tarefa de restauração de imagem, porém isso limita-se ao espaço disponível no CD. Fazendo-o em rede, o tamanho da imagem não será importante, limitando-se ao espaço livre no disco rígido. Sendo assim, criar um CD que automatize a tarefa e que esse CD faça-o em rede passa a ser uma solução extremamente interessante, bastando criar alguns scripts e inseri-los na inicialização do sistema live, ou ainda de forma interativa, criar um programa que sirva de interface com o usuário, de forma que o usuário possa escolher o nome do servidor, a pasta a compartilhar, o nome da imagem a gerar ou restaurar.

No primeiro passo desse meu projeto, criei um programa em C para a tarefa proposta, colocando-o em um CD "bootável" com kurumin. Não é um código "limpo", mas solucionou meu problema.

Para o próximo nível, estou desenvolvendo um Linux com suporte a samba para rodar a partir do disquete, onde o primeiro será o boot do kernel e o segundo disco será o que restáura ou o que gera a imagem, para servir de restauração ao clientes da empresa em que trabalho, de forma a ser totalmente automático, sem que o usuário precise "pensar".

Essa é uma das grandes vantagens de se usar Linux; liberdade de criar, apoiando-se nas ferramentas existentes. :-)

Autor: Djames Suhanko (djames.suhanko at itelefonica.com.br)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marcelo () em 01/04 10:09

Gostei muito desse Partimage
mas esbarrei em um problema ..
faço backup das particoes , especifico as imagens
ele cria varios arquivos .000 .001 , ou seja a imagem de uma particao nada cabe so em um cd ..
para restaurar deu boot pelo cd do system rescue cd
uso a opcao : fb800 cdcache ( iso coloca todo o cd do partimage na memoria )
ejeto o cd do partimage
e coloco o cd da imagem a ser restaurada ...so que esse cd so tem um pedaco da particao ...com o extensao .000 , mas como fazer para ele pedir o outro pedaço DA particao que esta no outro cd ?

marcelo Silva


» Felippe Mercurio () em 01/04 20:47

Gostei muito deste programa, uso o Ghost para fazer imagens e restaurá-las, e com certesa migraria para o Partimage se fosse tão simples quanto o Ghost, achei que o método via CD usado no Partimage é um tanto quanto complicado e desfavorável (pelo menos para o meu caso) pois é preciso um cd em cada máquina para rodar o programa cliente.
A idéia de fazer uma versão em disquete é muito boa e acho que os desenvolvedores desse sistema podiam pensar em fazer uma versão parecida com o Ghost e não apenas em uma forma automatizada e padronizada para uma situação.

Fica dada a idéia e peço a vocês que se desenvolverem algo do tipo, por favor informem ao BR-Linux.


» morvan () em 02/04 08:41

djames, tenho um artigo neste site intitulado "Facilitando o Suporte com o PartImage". dê uma olhadela no artigo, tem pontos não abordados pelo seu artigo, o que é bacana, pois, a partir de perspectivas distintas, abordamos tão importante assunto para a comunidade. só uma coisa, a meu ver, precisa ser melhorada no partimage: mesmo com o cache de disco devidamente habilitado, a lentidão ainda é palpável. vou inclusive sugerir, no site do partimage, uma mexidela neste aspecto. quanto a você, parabens pelo artigo.


» morvan () em 02/04 08:41

djames, tenho um artigo neste site intitulado "Facilitando o Suporte com o PartImage". dê uma olhadela no artigo, tem pontos não abordados pelo seu artigo, o que é bacana, pois, a partir de perspectivas distintas, abordamos tão importante assunto para a comunidade. só uma coisa, a meu ver, precisa ser melhorada no partimage: mesmo com o cache de disco devidamente habilitado, a lentidão ainda é palpável. vou inclusive sugerir, no site do partimage, uma mexidela neste aspecto. quanto a você, parabens pelo artigo.


» Djames () em 02/04 12:12

Olá Morvan !
Li seu artigo, extremamente interessante. Escrevi esse artigo justamente para dar mais um ponto de vista dos recursos que temos com partimage. Obrigado pela gentileza em relação ao meu artigo e parabéns a você também pelo seu trabalho.
Felipe,
Seria um CD para cada máquina no caso de não se estar produzindo em série, mas nesse caso o ideal é realmente ter a imagem em disco e fazer pela rede. Quanto a ser parecido com o Ghost, complica um pouco, mas realmente é uma idéia excelente ! Tentarei fazer se possível e falarei com o Augusto a respeito.
Abraços !


» JP () em 02/04 12:28

Djames, gostaria de agradeçer pela dica, muito útil, testei - copiando/restaurando a partição para/de uma máquina Windows com o smbmount - e funciona que é uma maravilha. Somente encontrei um probleminha na limitação de 2 GB das partições, mas foi solucionado utilizando a opção de split em vários volumes do partimage. Abraços e parabéns pelo artigo!


» x0 () em 02/04 13:23

Aee galera,

Existe uma ferramenta free que cria imagens 'gzipeds', ela se chama G4U

Ghost 4 Unix

Funciona em qualquer sistema operacional:
Basicamente é necessario um servidor de FTP que suporte arquivos > 1,0 gb

Realmente funciona !!!


» JP () em 02/04 13:56

x0, eu conheço o g4u e já utilizei, é muito bom tb.

Também já utilizei o udpcast - http://www.udpcast.linux.lu/ - ótimo para clonar máquinas com a mesma configuração de hardware. Esse eu recomendo tb.


» JP () em 02/04 14:01

Ops! Esqueci de falar que no site do udpcast, tem uma ferramenta online para gerar o seu bootdisk personalizado também, o que dá a vantagem de poder escolher os módulos que serão carregados. http://www.udpcast.linux.lu/cast-o-matic/


» Sandro () em 31/08 09:52

Olá galera, blz, gostei muito do partimage , mas me parece q o meu problema e quase igaul ao dos outros colegas, pra mim dar boot por cd, ta meio dificil e pela rede eu perco no tempo, gostaria de saber se ja algo em diskete por ai, para poder ta rodando o boot pelo mesmo....


Grato

Att Sandro


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.