Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

INSS desenvolve software para administrar filas

Notícia publicada por brain em abril 1, 2004 09:13 AM | TrackBack


"Diante do problema das filas nos postos de atendimento, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desenvolveu um software livre chamado Sistema PHILA. Além de outras funções, o sistema facilita o fluxo de pessoas dentro da agência, monitora o atendimento em tempo real e fornece à administração estatísticas confiáveis para uma melhor gestão e atendimento. Uma das novidades é o uso de novas tecnologias, como a do Open Source, que é a atual tendência no desenvolvimento de programas computacionais. O próprio Governo Federal já baixou instrução a este respeito, determinando a ampla utilização dessa tecnologia, por ser dinâmica e econômica. A composição da arquitetura do PHILA tem como base operacional o Linux Conectiva 8, o servidor Web Apache, o servidor de Banco de Dados MySQL e os scripts desenvolvidos em linguagem PHP, sigla da qual foram aproveitadas as letras 'ph', para formar a denominação PHILA, denotando, inclusive, o verbete em língua portuguesa 'FILA'. Dessa forma, o Sistema é composto totalmente em código aberto e disponibilizado via Web, o que significa a eliminação da instalação de qualquer programa auxiliar proprietário nas máquinas de ponta (PCs), tanto nas agências - operação dos atendentes e gerentes - quanto para os administradores sediados em Brasília." A contribuição vem de software livre (softlivre@org.br), acompanhada deste link para maiores detalhes. Notícia assim inusitada publicada no dia primeiro de abril certamente vai gerar muita reflexão ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Márcio Inácio () em 01/04 09:40

Po! ai não vale, acabei de mandar uma notícia sobre o assunto, e quando atualizo a página já tem uma notícia sua sobre o assunto, heeh, parece que você foi mais rápido do que eu! []'s.


» Duda Nogueira () em 01/04 13:35

Poxa! Bacana isso! Fico feliz em saber que temos um governo que não só cogita como está empenhado em realizar uma verdadeira migração do sistema público em diversos âmbitos para o ambiente "dinâmico e barato" do software livre ao contrário de outros, que compravam a licensa do windows sem nem pestanejar...

Estamos ganhando e muito com isso. O Brasil é o país do LINUX! Parabêns aos Geeks infiltrados no governo ;)


» TUX () em 01/04 15:53

Pessoall,

Este mesmos recurso utilizando uma aplicação proprietária (Ex> Q-Matic da Bank Solutions), custa os olhos da cara.
Já ví o sistema Phila rodando numa agência do inss. Cumpre perfeitamente o papel de um software proprietário.

Parabéns à todos da previdência (Inss/Dataprev)

TUX


» tux-gov () em 02/04 10:43

Não quero parecer crítico demais, uma vez que já é muito bom que utilizem software livre, mas quando é que vamos ver o governo abraçar de verdade o software livre. A intenção é apenas ser usuário? IRPF, PHILA, outros, gostaria era de ver essas soluções sendo distribuídas com uma licença de software livre, ver os projetos evoluindo e até aceitando contribuições externas. Da maneira que está faz parecer que o problema é apenas custo. Prefiro algo mais ao exemplo do que tem sido feito na Alemanha.

Para dar o benefício da dúvida e não ser injusto, se alguém souber onde estão disponíveis os fontes desses projetos do governo me avise. Além disso, é preciso dizer que o que tem sido feito até aqui merece aplausos sem sombra de dúvidas, mas é preciso que se avance.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 02/04 11:37

Onde baixa o bichinho? Não é software livre? Ou era zoeira de primeiro de abril mesmo? Juro que essa notícia me confundiu.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.