Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Um ano da ação da SCO contra a IBM - e nós trouxemos as velinhas!

Notícia publicada por brain em março 10, 2004 10:08 AM | TrackBack


1 anoHá uma semana, no dia 6 de março, completou um ano a ação que a SCO moveu contra a IBM por supostas infrações contra seus direitos através da participação da IBM no desenvolvimento do Linux e que geralmente é vista como o início da fase aguda sua campanha de mídia contra o Linux.

Entretanto, como já foi dito em várias ocasiões, a ação foi um tiro no pé. Passado um ano e vários vexames, as ações da SCO (que subiram de maneira explosiva logo após a ação) já começaram a encolher, o mercado continua acolhendo entusiasticamente o Linux, a acusação original contra a IBM teve que ser retirada (e substituída por outras de mérito ainda mais duvidoso), há suspeitas de envolvimentos escusos de outras empresas no financiamento da campanha, e pela primeira vez os executivos da SCO preferem sumir do que fazer pronunciamentos bombásticos para a empresa.

Para comemorar um ano de insucesso da SCO na sua tarefa de reduzir o impulso do Linux, a edição de hoje do br-linux é especial, e teremos mais 3 notícias comentando a análise deste tema na imprensa internacional.

Veja também o link para a nossa notícia original sobre o processo, ainda com o layout escuro. Parece mentira, mas há um ano atrás uma notícia explosiva como esta gerava menos de meia dúzia de comentários;-)

Aliás, esteja à vontade para manifestar sua opinião sobre a situação da empresa aqui nesta notícia - respeitando os demais leitores e o termo de uso do site, é claro!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Adilson Oliveira () em 10/03 10:36

Olha a patrulha novamente :) Tem um "explusiva" ali no meio.


» Augusto Campos () em 10/03 10:50

Obrigado!


» vmedina () em 10/03 11:54

1 ano da SCO tentando atrapalhar o Linux.
1 ano da SCO tentando descobrir quais são os códigos que ela acha que foram copiados.
1 ano da SCO aparecendo como uma péssima companhia e perdendo clientes.
1 ano da SCO processando a IBM pela posse de algo que ela tem que discutir na justiça com a Novell.
1 ano sendo massacrada em todas as publicações e sites.
1 ano sem definição nehuma para ela.
1 ano de um processo que só assustou meia duzia de pessoas.
1 ano perdido para SCO.


» CBral () em 10/03 14:18

http://quotes.nasdaq.com/Quote.dll?page=multi&mode=stock&symbol=SCOX

Podemos ver por esse link, no dia 17 de fevereiro as acoes valiam $ 27,50, no da de hoje ta na casa de $ 9,42 se quiser ficar rico essa e a hora de compra, ou quebrar de vez.


» Rodrigo Romano () em 10/03 15:21

O melhor eh grafico dos ultimos tres meses .Olha
que so hoje eles cairam 7.8% .
Olhe o grafico :

http://quotes.nasdaq.com/quote.dll?page=charting&mode=basics&symbol=SCOX`&selected=SCOX`


» rodnak () em 11/03 04:25

O processo provocou pelo menos uma vítima: o UnitedLinux (www.unitedlinux.com).
O site deles parece abandonado, a última notícia foi postada em 22/04/2003, e no fim da página ainda podemos ver o logotipo da sco e das outras três empresas envolvidas no consórcio: Conectiva, SuSE e Turbolinux.


» Augusto Campos () em 11/03 09:16

Nós já cobrimos o fim do UnitedLinux. Aparentemente a SCO não foi o único prego no caixão do consórcio... Veja: http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/001719.html


» Fabio Lopes () em 11/03 09:30

Manda a sco fazer um so legal, para podermos copiar algo.
Boa merda de santa cruz com 500 anos e unixware outra bosta..huahahaahhahhahahaa....


» Rodrigo Romano () em 11/03 10:36

O interessante é acompanhar o grafico comparativo das ações da SCO e com as notícias plantas por ela.
O legal ontem eles cairam 7% e hoje continuam no mesmo ritmo .
O que eles vão plantar na impressa para elevar as ações?


» Paulo () em 12/03 08:27

Dúvida...
Caso a SCO venha a falir, quem passaria a deter os direitos do Unix original???
Será que a IBM, maior interessada no assunto, não compraria logo a massa falida e com isso também os diretor da patente???
Ou será que a M$ vai dar esta cartada final???


» Augusto Campos () em 12/03 09:06

Paulo, há uma disputa interessante sobre quem realmente detém os direitos sobre o Unix hoje em dia.

Uma parte deles (as definições que permitiriam construir sistemas operacionais compatíveis com ele, como é o caso do Linux) indiscutivelmente pertence ao Open Group.

Da outra parte (o direito autoral sobre o código fonte) há dúvida - a Novell diz que pertence a ela (e mostra o registro e os contratos a quem quiser ver), e a SCO diz que é dela (possui um registro também, mas não mostrou contratos relevantes - só alguns não muito convincentes). A disputa está no tribunal.

Mas caso acontecesse o que você mencionou, a IBM (ou qualquer outra empresa) não poderia ir lá e decidir comprar a massa falida assim. Nestes casos há uma norma de liquidação, privilegiando alguns credores. No Brasil eu acho que se paga primeiro o Estado, depois as dívidas trabalhistas, e assim por diante - no caso norte-americano eu não sei.

De qualquer forma, acredito que não seria interessante para a MS acabar sendo a detentora do código do Unix, pois se ela já enfrenta acusações de prática monopolística sem tê-los, imagine se os tivesse!


» Manoel Pinho () em 12/03 10:08

Para entender mais a origem das relações incestuosas entre a SCO e a M$:

http://www.ugu.com/sui/ugu/show?I=xenix.history&F=1111111111&G=Y

Xenix is Unix -- or at least one flavor of it. In the late 70's, Microsoft licensed the Unix sources from AT&T and ported them to a number of platforms. In those days, AT&T would license the Unix software but not the Unix name, thus each company had to invent their own name. Microsoft picked Xenix. Microsoft did not sell Xenix to end users. Instead, they licensed the software to OEMs (Intel, Tandy, Altos, SCO, etc.) who provided a finished end-user package. Microsoft no longer supports Xenix, and in fact never even offered a 286 or 386 version. Several Unix implementations for the PC architecture have been tried with varying levels of success. SCO Xenix for the PC/XT was one. Nearly all of the PC/XT implementations were clunkers, because the machine lacked the hardware necessary for robust Unix operations. The PC/AT offered hardware memory protection, and SCO Xenix/286 took advantage of it. SCO Xenix/386 added demand paged virtual memory. These added features made multiuser PCs viable, and SCO Xenix popular. SCO Xenix starts with a Unix System III base, throws in several Berkeley enhancements, and adds features to obtain conformance to the System V Interface Definition (SVID). Today, the bulk of the code is from System V. Xenix/386 even has capabilities to execute Unix programs. It differs, however, in many of the SVID `optional' areas people tend to expect of a full System V. SCO Xenix lacks a real `inittab', for example. You need to go to a real System V, such as SCO Unix, for all these features.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.