Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Executivo da Sun se diz confuso com a proposta da IBM de abrir o código do Java

Notícia publicada por brain em março 4, 2004 11:22 AM | TrackBack


Wiliam Alves de Souza enviou este link do Portal Java e acrescenta: "A proposta enviada à Sun pela IBM para abrir o código fonte do Java e torná-lo open-source, não foi muito bem recebida. Uma das razões, segundo o vice-presidente executivo de softwares da Sun Jonathan Schwartz, seria que 'No mundo Java, nós temos uma motivação contrária [à do movimento Linux, na opinião de Schwartz], que é garantir a primazia da compatibilidade (de plataformas) ...'"

Schwartz não negou, entretanto, que as duas empresas irão se reunir para discutir a proposta. O artigo faz referência a esta matéria da InfoWorld que traz os detalhes. Nosso artigo anterior sobre o assunto também traz detalhes adicionais.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Rodrigo Romano () em 04/03 11:59

Jonathan Schwartz está confuso mesmo.
No mundo GNU sempre buscamos padrões.
Agora o Linux é um caso a parte , uma distribuição não ser compativel com outra não é problema .


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 04/03 12:14

Podiam falar pra ele do caso do Python, Perl, Ruby, etc... em que isso não aconteceu. Pelo visto esse mito de que colocar o java como código livre destruiria a padronização pegou mesmo.


» EAC () em 04/03 12:17

Ué,

Estão por que eles abriram o código do StarOffice ?


» Rodrigo Romano () em 04/03 13:56

Quem não gosta de padrões é a Microsoft.


» Alexandro () em 04/03 14:34

Pelo que eu entendi, a Sun não quer é deixar a especificação do Java Livre, não o código.
O que a Sun tem do Java é a especificação, a implementção (código) implementa quem quer, e já tem implementalções de código livre por ai.

Especificação é uma coisa, implementaçã(código) é outra.


» Marcos Fontana () em 04/03 18:55

E ai, o código livre Java poderia ser utilizado pela microsoft, apple? Quem faria as máquinas virtuais para estes SO's? Quem as manteria atualizadas? Eu é que não faria. Isso é a compatibilidade, não de distros mas sim de SO's!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.