Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Reclamar adianta, e com instrumentos certos mais ainda.

Notícia publicada por brain em março 2, 2004 11:58 AM | TrackBack


Vinicius Medina (vmedina(arroba)click2.com.br) enviou este link para a versão em português brasileiro da mensagem aos webmasters e acrescenta: "Existem certos sites que não são bem exibidos, ou não são exibidos , no Mozilla. O que muita gente acha é que o Mozilla é o culpado. Porém o problema reside nos sites que não está alinhados com os padrões da W3C muitas vezes por puro desconhecimento de parte do webmaster. Está carta é feita para estes webmasters, guiando eles aos lugares nos quais eles podem achar estas informações, de forma que todos saiam ganhando. O webmaster aprende os padrões, e o usuário pode desfrutar da página no seu Mozilla."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Pacozila () em 02/03 12:41

Bom, eu já reclamei algumas vezes do site do TJ do Rio de Janeiro www.tj.rj.gov.br, que na página consulta processual o programador esqueceu de pôr o ";" depois de  . Só que o IE assume o ";", então os caras acham que o problema é do meu navegador... Já expliquei, inclusive o que é W3C e reproduzi um trecho do site do W3C onde este ensina a usar o  , mas até hoje nada. É triste, muito triste saber que eu pago o salário de gente tão obtusa e incompetente.


» Pacozila () em 02/03 12:45

Augusto,

A Engine comeu as aparições de &_n_b_s_p tanto com o ponto-e-vírgula no final como sem...

Então reproduzindo o meu post:

Bom, eu já reclamei algumas vezes do site do TJ do Rio de Janeiro www.tj.rj.gov.br, que na página consulta processual o programador esqueceu de pôr o ";" depois de &_n_b_s_p. Só que o IE assume o ";", então os caras acham que o problema é do meu navegador... Já expliquei, inclusive o que é W3C e reproduzi um trecho do site do W3C onde este ensina a usar o &_n_b_s_p_;, mas até hoje nada. É triste, muito triste saber que eu pago o salário de gente tão obtusa e incompetente.


» vmedina () em 02/03 12:55

Pacozila, tente enviar essa carta pra eles, e abra um chamado no bugzilla também. Quem sabe com eles tendo acesso ao documentos listados eles não corrigem.


» Marcos de Souza () em 02/03 13:22

Não seria uma boa o mozilla assumir algumas particularidades do IE? Acho que isso atrairia muito mais os usuários fãs (leia-se dependentes) do IE.


» vmedina () em 02/03 13:29

Augusto
Obrigado por ter publicado.
Este é a minha primeira contribuição a um projeto. Espero que facilite a vida de quem for reclamar e a dos webmasters que, por desconhecimento, escrevem páginas fora do padrão da w3c e dos outros. Se alguem achar algum erro de português na carta me avise. Revisamos bem antes de pedir pro pessoal do Mozilla publicar. Pra quem quiser avisar sobre algo errado isto está em um bug do bugzilla. Veja em:
http://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=232372
[]s


» Thomas () em 02/03 13:37

"Não seria uma boa o mozilla assumir algumas particularidades do IE?"
Eu não penso assim. Isto seria a confirmação da estratégia da MS de extender e dominar.
O ideal mesmo é a conscientização dos webmasters. Desta forma qualquer pessoa com um navegador concordante com o W3C poderá navegar sem problemas.


» vmedina () em 02/03 13:41

Eu acho besteira Marcos. O Mozilla tem um grande papel no reforço dos padrões da W3C. Fica mais facil quando você compara isso com o TCP/IP. Antes dele não havia padrão e todos faziam o protocolo como queriam. Hoje em dia cerca de 90% dos usuários usam o padrão do TCP/IP. O uso desse padrão é que possibilitou a criação da Internet. O que esse outro "padrão" criado pela MS tem como objetivo a incompatibilização, para que somente o navegador dela saia vitorioso e se mantenha no monopólio. Você acha que vale a pena compactuar com isso?


» Andrei Drusian () em 02/03 14:24

Realmente seguir o W3C é o melhor caminho.
Quando escrevi os códigos do LinuxBSD.com.br, não me preocupei em seguir os padrões, mas depois de alguns estudos e discussões com amigos que programam seguindo os padroes, resolvi esperimentar.

A partir da versão phpLinuxBSD $v2.9 quase todo Layout do site passa a ser desenvolvido utilizando técnicas de Tableless + CSS, seguindo os padrões W3C. Visando manter maior compatibilidade, velocidade e dinamismo.

Se você nunca programou seguindo os padrões, ouça o meu conselho: aprenda, pois é muito mais facil, o site fica muita mais rapido, bonito e dinamico, alem da programação ser mais gostosa de fazer..

Um ótimo site de referencia para começar os estudos é o www.tableless.com.br

Abraços


» Adriano Bonat () em 02/03 20:38

Venho pôr aqui mais um descaso com a utilização das recomendações da W3C.
Nós, usuários da Claro (operadora de telefonia celular), além de não podermos mais fazer ligações no período da noite aqui no RS (não sei nos outros estados) devido a uma promoção mal pensada (ligação gratuita das 19-07h para novos usuários), os usuários de outros browsers não podem acessar o site da Claro (www.claro.com.br) pois a mesma utiliza VBScript, impossibilitando o acesso.
Procurei um meio de reclamar via site, porém o mesmo não possui um simples "Fale conosco" em que se possa escrever e indicar um email para resposta.
Liguei para seu tão falado 0800. Não há nenhuma opção para reclamação, escolhi falar com um atendente, então este desde o início muito estúpido, apenas falava que o serviço estava disponível para todos. Tentei lhe explicar que usava outro browser, chamado Mozilla etc. Ignorou-me, dizendo que a parte técnica não lhe interessava!
Pedi para falar com algum responsável técnico, mas ele disse que não existe acesso a estas pessoas, que ele que repassaria o acontecido, porém pense, como relatar o acontecido se:
1. o atendente não entende bulhufas, acha que o IE é o único meio de acessar a "Internet";
2. Ignora os detalhes técnicos que tentei passar para ele escrever no relato da reclamação.

No final ele fez uma entrada de reclamação, me forneceu um número para eu então, em até 5 dias, saber o que resolveram, ou não.
É absurdo o mal atendimento que se tem nesses atendimentos via telefone (outro tópico que a gurizada certamente deve ter muito o que falar).

Revoltado com o descaso de uma empresa de tecnologia com a tecnologia,
-Adriano.


» Cliente_insatisfeito () em 02/03 20:58

> Revoltado com o descaso de uma empresa de tecnologia com a tecnologia

Os desenvolvedores precisam pôr na cabeça de uma vez por todas que eles não escrevem sites para os browsers, mas para os usuários. Não é meu browser que é cliente da empresa e paga as mensalidades em dia. Sou eu.

Uma coisa que já deu certo para mim uma vez foi procurar o ombudsman da empresa e escrever uma carta educada, mas direta e sem rodeios, expondo toda a minha indignação com problemas técnicos inadmissíveis produzidos por eles.

Não só o problema foi resolvido, como uma meia-dúzia de gerentes médios me ligou pedindo mil desculpas e se colocando à disposição. Claro, o ombudsman é freqüentemente um profissional ligado à diretoria. As reclamações dirigidas a ele são tratadas pelo alto escalão e aí a cobra fuma.

Se pelos canais competentes seu problema não for resolvido, e a empresa não tiver ombudsman, mande uma carta para o presidente da empresa. Você não tem nada a perder.


» Henrique Vicente () em 02/03 22:27

Olá, sobre o que Marcos de Souza postou:
" Não seria uma boa o mozilla assumir algumas particularidades do IE? Acho que isso atrairia muito mais os usuários fãs (leia-se dependentes) do IE."

Não seria boa alguma tanto para os usuários do Mozilla, tanto para os usuários do M$IE, tanto para os usuários de opera... pelo simples fato de que para as coisas serem compativeis tem que ter algo intendível entre elas, então o que eu quero chegar é, isso seria prejudicial para quem use outros browsers além do IE e futuramente para os usuários de aparelhos como telefones celulares que naveguem na internet...
o que eu recomendo é seguir o padrão do W3C e usar XHTML+css para fazer as páginas, eu uso assim e já tive o problema contrário, muitas páginas que eu faço tive que fazer outro css(arquivo onde fica guardado os "detalhes do design" da página) poís não conseguia adaptar ao IE que é uma porcaria que parece não seguir nenhuma regra.


» Pacozila () em 02/03 23:40

Adriano,

A boa e velha carta impressa tem, às vezes, um efeito muito melhor que telefonemas ou e-mails. De preferência se você souber a quem mandar (vide cliente insatisfeito). Outra coisa que funciona muito é o poder do consumidor, não adianta nada esbravejar, gritar, ter um câncer e continuar pagando a conta no final do mês como um cordeirinho amestrado.

A tática mais correta (digo funcional) é ressaltar todos os pontos positivos do serviço, elogiando bastante, explicando todos os motivos que levaram você a escolher o serviço, mas (esse "mas" quebra qualquer um) que infelizmente existe um ou dois motivos (sempre em número muito menor que os pontos positivos) que são cruciais que estão levando você para a concorrente... Sendo educado e apontando que a culpa é sempre de "outros", nunca do destinatário (que é uma pessoa superprofissional, competente etc.), é tiro certeiro.


» Guilherme Yan () em 03/03 02:43

As páginas "bugadas" sempre vão existir. ;-)

OFF TOPIC, eu acho.
Uso o Opera no windows XP, quando ele está identificado como Opera, não consegue logar em nenhuma página de assinante da Folha de São Paulo.
Quando mudo a identificação para IE, ele loga na hora.


» domus () em 03/03 09:17

Henrique Vicente:


Recentimente andei sabendo que o opera e o Konqueror, incluiu diversos suportes ao Jscript (javascript) da MS no seu renderizador, portanto é facil perceber que muitas paginas rodam no opera e no konqueror e no mozilla (gecko & cia) nao, portanto o meu aopio é maior para o mozilla, nao quero desqualificar nenhum broswer, mas prefiro o padrao aberto, alem do W3C que o konqueror e opera suportam muito bem, mas suportar o jscript da MS, é um tanto polemico, nao sei ate onde isso pode ser benefico ou nao, mas encaro os recursos do mozilla como mais promissores

abraços


» Válter Júnior () em 03/03 09:30

Acho que devemos criar um site cujo o título deveria ser "a lista negra da internet" informanado aos usuários todos os serviços, provedores e sites que desrespeitam os interesses de nossa comunidade.

Válter


» Gilberto Martins () em 03/03 10:50

Guilherme Yan:
Isto mostra que a referida página está condizente com o IE apenas, não com o padrão mundial.

Valter Júnior:
Excelente idéia. Isto deveria ser criado e *muito* divulgado entre os nossos conhecidos.

Enquanto continuarmos calados em relação a esta imposição da MS estaremos longe de viabilizar o acesso completo ao software livre. Se queremos ser livres, que comece pelo fim da opressão.


» Marcelo () em 04/03 01:22

Olá!

Bem, é óbvio que padrões existem para serem seguidos e a W3C está aí pra isso. Isso não se discute. Mas e sobre os padrões não ditados pela W3C? Com relação aos scripts no cliente, por exemplo, Javascript é um padrão Netscape e o VBScript é Microsoft.

Porque o Mozilla e outros não passam também a interpretar o VBScript? Seria mais uma opção para script no browser, abrangeria mais sites e desenvolvedores.

Vocês já pensaram que o IE pode estar um passo à frente do Mozilla, Opera e cia justamente por interpretar duas linguagens de script no cliente, da mesma forma que o Gnu/Linux trabalha com vários tipos de partições e não somente a vfat? Estar no padrão é um pré-requisito, mas certamente que adicionais como estes contam muito para o usuário final, não acham?

Sucesso a todos!


» Renato Carvalho () em 07/07 15:45

Email para reclamacoes sobre o site da claro só exibir corretamente no M$-Internet Exploder:

atendimentosp7@bcp.com.br


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.