Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Nova safra de sites nacionais sobre Linux

Notícia publicada por brain em fevereiro 27, 2004 02:24 PM | TrackBack


Neste começo de 2004 tenho recebido um volume maior que o usual de pedidos para incluir links para novos sites de Linux na seção "Visite também", ali no canto inferior esquerdo da capa do br-linux.org, o que mostra uma saudável renovação, ainda mais considerando os recentes episódios de websites de nossa comunidade abalados com a exposição de sua participação intencional em esquemas de fraudes e plágio de softwares e documentos produzidos pela própria comunidade livre.

Entre os sites da nova safra, me chamaram a atenção dois em particular, e achei que poderia oferecer a eles mais do que um link ali na barra lateral. Portanto, não deixem de fazer uma visita ao Aplinux e ao Linux Temple e deixar seus comentários com sugestões para as respectivas equipes!

Claro que há vários outros sites nacionais, novos e velhos, que também merecem sua participação e colaboração. Siga os links da seção "Visite também", e explore-os!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Moreira () em 27/02 15:13

Muito Legais esses sites... achei umas dicas linux no aplinux que são muito boas... A proposito, Augusto, O que é preciso para se ter um link na area Visite também ??? Gostaria de colocar o gnubh entre os links... Mande-me um email !!!


» Augusto Campos () em 27/02 15:50

É só pedir pelo formulário de contato, Moreira! Normalmente passa por uma avaliação antes de eu colocar o link, mas no teu caso o formulário é só para eu não esquecer.

Se quiser retribuir inserindo um link ou um banner do br-linux.org na capa do seu site, agradeço - mas não é obrigatório.

abraços
Augusto


» Tiago Cruz () em 27/02 16:28

Eu gostei mais do aplinux

03) Migração Windows 2000 para LINUX
Autor: Tiago Cruz Data: 20/02/2004

Mas não sei porque :-)


» Toskinha () em 27/02 16:42

É... tá ficando difícil...

http://toskinha.homelinux.org:8888/fotos/figuras/aplinux.jpg


» Carlos Araujo () em 27/02 16:42

Fui dar uma olhada no aplinux e não conseguir ver a seção de notícias..devido a:

Microsoft OLE DB Provider for ODBC Drivers erro '80004005'

[Microsoft][Driver ODBC para Microsoft Access]Erro geral Não é possível abrir a chave 'Temporary (volatile) Jet DSN for process 0x7d8 Thread 0x868 DBC 0x209809c Jet' do Registro.

/index.asp, line 169


» Eri Ramos Bastos () em 27/02 16:43

Hummm...
http://www.aplinux.com.br/:

Microsoft OLE DB Provider for ODBC Drivers erro '80004005'

[Microsoft][Driver ODBC para Microsoft Access]Erro geral Não é possível abrir a chave 'Temporary (volatile) Jet DSN for process 0x7d8 Thread 0x770 DBC 0x209809c Jet' do Registro.

/index.asp, line 169


» Augusto Campos () em 27/02 16:45

Credo! Será que foi uma versão br-linux do "efeito slashdot", e o servidor MS lá não aguentou?

Mas não se espantem, não seria o primeiro site brasileiro de software livre hospedado em tecnologia MS.


» William da Rocha Lima () em 27/02 16:48

Apesar de ser hospedado em Microsoft, tem bastante artigos interessantes.

Vale apena....


» Rafael Schleuss () em 27/02 16:49

Eh, fico feliz com a noticia de que a cada dia que passa temos mais portais sobre linux.

Só que é extremamente decepcionante você entrar
no site e se deparar com um portal linux
rodando em plataforma rWindows e ainda por cima com um mensagem dessas "Microsoft OLE DB Provider for ODBC Drivers erro '80004005'".


» Eri Ramos Bastos () em 27/02 16:54

flame

pelo menos não usa aqueles horríveis php-sei-la-o-que da vida

/flame

O engine do site foi desenvolvido. Isso é raro hoje em dia.


» Fernando Seno () em 29/02 18:31

Ola pessoal da comunidade Linux

Parabéns Augusto pelo excelente trabalho

gostaria de fazer um pequeno salve ao meu site linux na rede, que teve problemas com um antigo servidor de hospedagem, ficou um tempo fora do ar, mas agora está online novamente, na url www.linuxnarede.com.br

Um abraço a todos que colaboram para que a comunidade linux cresça :)


» Realmente necessário?? () em 01/03 04:51

+-----------------------------------------------+

Pergunto para vocês amigos:
Ter site sobre Linux e software livre está na moda???

Pois toda vez que surge um eu fico me perguntando se realmente ele é necessário.
Analizem meu ponto de vista! os caras vão lá constroem um site legal, bolam um logo, juntam uma equipe, e não fazem nada proprio, nada inovador, simplismente eles vão na net e copiam artigos de outros sites.
Conclusão?

Hoje em dia você entra em um site Linux, praticamente entrou em todos, pois uns copiam dos outros.
Fico me perguntando quando esta palhaçada vai ter fim???

Pô se o cara paga um dominio, paga hospedagem, constroi uma engine, pq não desenvolvem seus proprios artigos? porque não seguir um caminho proprio, com as proprias pernas... tá loco!

Poucos, mas pouquissimos sites da comunidade linux hj eu dou valor, estes por seguir com suas proprias pernas, desenvolvem seus proprios artigos, trilham um caminho totalmente independente. Entre eles posso citar, o PiterPunk, LinuxBSD, DicasLinux, OpenbsdBR, Free.BSD... estes na minha opinão são uns dos melhores sites nacionais, pois o pessoal se preocupa em não postar material proprio e de qualidade.. não aquela coisa batida de ficar copiando uns dos outros..

Me pergunto quando isso vai parar? é moda?

Desculpem o desabafo.

+--------------------------------------------+


» Concordo () em 01/03 08:28

Realmente, acho que o povo pensa que ter site sobre Linux é sinônimo de status de bom sysadmin.

Meu bookmark de sites sobre Linux no Brasil e na minha opinião os principais produtores de conteúdo na área são os seguintes:
- brlinux.org: é o top em notícias sobre Linux.
- www.linuxsecurity.com.br: especializado em notícias sobre segurança, também produz muitos artigos interessantes. Feito em engine :(
- www.vivaolinux.com.br: só tem artigos, muitos artigos por sinal. Acho que é engine própria!
- www.underlinux.com.br: tem muita notícia que você vê no br-linux.org (repetição), mas também tem lá uma boa produção de conteúdo. Feito em engine.

Fora os que você citou, que são muito autênticos, porém não tem a rotatividade destes.


» Augusto Campos () em 01/03 08:45

Não sei se é porque estou neste barco, ou por alguma razão, mas meu ponto de vista é diferente.

Eu não espero que estes novos sites já nasçam perfeitos e dignos de acompanhamento diário. Mas torço para que de cada 10 que nascem, 1 complete um ano maduro o suficiente para ser consideradoparte atuante da comunidade Linux, tanto quanto os demais sites mencionados acima.

Esta renovação é necessária, não apenas para substituir aqueles sites que se perderem no caminho, estagnarem ou desaparecerem, mas também porque a diversidade é a chave para a resistência de qualquer ecossistema!

Outra coisa, usar engines prontos não é vergonha nenhuma, na minha opinião. Uma das bases do software livre é o reuso das ferramentas disponíveis. Mas customizar e configurar pobremente o seu engine é que dá pena às vezes né? Tanto site que parece que saiu da mesma forminha de fazer empada...

Abraços
Augusto


» Alexandre Pedroso () em 01/03 09:58

Olá pessoal,

O site foi desenvolvido para
fornecer conteúdo LINUX para profissionais e para atingir esse objetivo,
não importa qual a tecnologia utilizada. Não estamos muito interessados em
provar que o LINUX é melhor que o Windows ou visse e versa. Queremos,
simplesmente, divulgar um bom material de LINUX.

Augusto, muito obrigado pelo espaço fornecido e concordo plenamente com você. A renovação de publicações LINUX é muito importante para que haja continuidade. As pessoas que, verdadeiramente, são da comunidade LINUX e entenderam esse paradigma, compartilham seu conhecimento e seus artigos sem picuinhas ridículas e comportamento proprietário, afinal isso é que é LINUX!!! Um abraço a todos e muito obrigado pelos elogios.......


» timb () em 01/03 10:10

Gostei do Aplinux, so não gostei mais porque ele é feito em ASP e roda no IIS , em uma maquina Windows. poderiam ter usado o famoso time LINUX + APACHE + MYSQL.


» Moreira () em 01/03 10:53

Bem, realmente, o que aconteçe muito é isso mesmo. A grande maioria dos sites linux nacionais, se valem do material de outros sites para se popular. Mas analisem a coisa do meu ponto de vista:

Ja viram o quanto é duro voce administrar um site, que tem que ser atualizado praticamente todos os dias? Principalmente quando esse site não é a sua atividade financeira?

Em segundo lugar, geralmente esses sites novos, foram criados para atender uma comunidade especifica, para se tornar um ponto comum entre os membros de tal comunidade. Porém, alguns tem um alcance maior, que obriga aos administradores a tomar uma atitude dessas, enquanto não possuem autonomia propria para estarem criando seus proprios artigos.

Espero que compreendam.


» Revolta () em 01/03 21:31

Vamos parar de criticar e vamos ajudar

Primeiro, se vc entra em um site e as noticias são as mesmas, são porque as fontes são as mesmas caramba, o errado é ficar falando que só os sites top de linha e que já conquistaram seu espaço estão certo e os que estão ai tentando ajudar a comunidade, como os tops, estão copiando, vamos analisar direito isso pow.Quanto a artigos, ex: se vc posta artigos de sites linux, vc nao tem ele como um rival na luta pelas visitações de usuários, vc está é ajudando a difundir a comunidade como um todo, essa rotatividade sem esquecer é claro as devidas fontes e autoria é um mal para vcs ????????

Desculpa mais estou cansado, so adminstrador de um site linux, e nao engressei e me aventurei a pagar um host e perder noites e horas de meu tempo trabalhando em levar algo para a comunidade, para ver uns puta nó cego dizer que só sites que já tem seu espaço ganho com esforço claro, merecem destaque e visitas diarias.

Tem administrador de site ai, que acha que criou o the best dos sites, mas que não para nem pra olhar sites que nascem forte no proposito de ajudar a comunidade, e que as vezes não deve nada a sites tops.

Parem e obse


» Revolta () em 01/03 21:31

Vamos parar de criticar e vamos ajudar

Primeiro, se vc entra em um site e as noticias são as mesmas, são porque as fontes são as mesmas caramba, o errado é ficar falando que só os sites top de linha e que já conquistaram seu espaço estão certo e os que estão ai tentando ajudar a comunidade, como os tops, estão copiando, vamos analisar direito isso pow.Quanto a artigos, ex: se vc posta artigos de sites linux, vc nao tem ele como um rival na luta pelas visitações de usuários, vc está é ajudando a difundir a comunidade como um todo, essa rotatividade sem esquecer é claro as devidas fontes e autoria é um mal para vcs ????????

Desculpa mais estou cansado, so adminstrador de um site linux, e nao engressei e me aventurei a pagar um host e perder noites e horas de meu tempo trabalhando em levar algo para a comunidade, para ver uns puta nó cego dizer que só sites que já tem seu espaço ganho com esforço claro, merecem destaque e visitas diarias.

Tem administrador de site ai, que acha que criou o the best dos sites, mas que não para nem pra olhar sites que nascem forte no proposito de ajudar a comunidade, e que as vezes não deve nada a sites tops.


» Danilo () em 05/03 12:14

Para mim ate hoje, um dos grandes obstaculos da comunidade linux, os chamados "admFODOES" que entendem sabe la quanto da familia UNIX, e que pensam que linux é para poucos, que so os "caras" é que possuem autoridade para falar sobre o assunto, que escrevem artigos, materias, e tudo mais. A internet e a comunidade linux sao mais do que abertas, mas democraticas. Parem com essa hipocrisia de "so eu posso porque entendo mais", e passem a contribuir com aqueles que estao iniciando. Procurem ajudar ao inves de somente criticar, e achar que "sou um extra terreno superdotado". Se eles respitam o movimento linux, qual é o problema entao?


» Samuel - Castilho-SP () em 23/08 15:38

Na minha opnião o Linux foi formado por comunidades, enfim houve esse crescimento através muitas vezes desse sites que nos auxilia dia apos dias, para aqueles que são leigos no assunto se torna interessante e para aquele que tem um conhecimento que pode estar repassando o seu conhecimento para aqueles que necessitam, acho isso um progresso aberto ao software livre.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.