Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Lançado o banco de dados Firebird 1.5, evolução do Interbase 6

Notícia publicada por brain em fevereiro 26, 2004 09:42 AM | TrackBack


hamacker (hamacker@bol.com.br) enviou este link para o site do Firebird e acrescentou: "Atenção usuários de banco de dados, especialmente aqueles que utilizam o Firebird (evolução do Interbase 6 opensource). Já está disponivel a versão final do Firebird 1.5, cujos releases candidates chegaram até o 9. Enfim a versão final. Veja as novidades, faça o download... e se necessário informe-se sobre o que é o Firebird."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» hamacker () em 26/02 16:22

Se alguem quiser alguma comparacao do firebird com mysql ou outros rdbms, poderá acompanhar a discussão sobre o firebird que saiu no slashdot em :
http://developers.slashdot.org/article.pl?sid=04/02/23/201230&mode=thread


» rodrigo () em 26/02 17:07

Pelo o que vi na discussão , o pessoal está um desatualizado.
O mysql aceita sub queries na versão 4.1 .Em desenvolvimento.
A partir do versão 5.0 teremos Stored Procedures .
O que gostaria de ver é um comparativo em relação a perfomace.


» Guaracy () em 26/02 19:35

Se a única preocupação for performance, seria o caso de verificar o Prevayler ou algo do gênero. Mas, para que a comparação possa ser mais fiel aos recursos de cada um, seria interessante fazê-lo com a versão 5.0 e de preferencia que os testes não sejam apenas no desktop mas com 5,10,20,50, 100 usuários.


» Dyego Souza Dantas Leal () em 27/02 08:39

Bem...

Utilizo mysql 4.x em minhas aplicacoes a +/- 3 anos... venho acompanhando com muita safistafacao o avanco do MySQL com tabelas InnoDB, Hoje as tabelas InnoDB dão ao MySQL suporte a transacao , integridade referencial ( incluindo cascade update e cascade delete ) , side cursor , subtransacoes , hot backup , row level locking , crash recovery, table space, DBFileSystem...

Tudo isso sem degradar a performance... , em maquinas windows voce pode utilizar até 64 GB de ram para o servidor do banco...

Na versão 4.1 estão disponiveis "multiplos tablespaces" , similar ao Oracle...

No comeco eu tive muitos problemas com o MySQL+MyISAM , caia a luz ... puft... corrompia indice , perdia dado... a minha opiniao do MySQL com tabelas MyISAM para aplicações comerciais é: INVIAVEL, jah com InnoDB nunca mais perdi 1 byte :) , a unica vez que perdi TUDO foi quando queimou o HD de um cliente meu , porem ele tira um servidor replicado :)

Se voce quer velocidade e simplicidade , ao mesmo tempo robustez... fique com o MySQL e nao vai se arrepender....


Porem , se vc precisa de stored procedures , triggers e views , fique com o PostgreSQL , com o firebird... pois o MySQL 5.0 tem um suporte "primario" em stored procedures , ou seja... vai demorar para amadurecer e ter todas as funcionabilidades que outro SGBD tem...

A questão é que a maioria das pessoas nem sabe o poder ou a utilização de uma stored procedure e já mete o pau no banco... no final acabao usando o fejão com arroz do BD...

Certa vez um colega meu meteu o pau no MySQL prq nao tinha stored procedure... porem fui ver a aplicacao dele... e nem indice nas tabelas nao tinha... HEHE...

O que eu acho que aleijava muito o MySQL era a questão dele nao ter subquery... ou derived tabled ... isso realmente enchia o saco :/ mas agora com a 4.1 esta tudo BEM melhor :)

O negocio é sempre analizar caso a caso antes de dar a palavra final sobre qual o melhor banco para determinada aplicacao...

Se alguem tiver alguma duvida na utilização do MySQL me avisem , terei o maior prazer em responde-los :)



» hamacker () em 27/02 10:02

Performance ?
Rapaz nao faz isso não, o Firebird voa.
Ele bate de longe o MSSQL que tenho aqui, para comparar a performance com o MySQL teria de haver uma mesma aplicacao MySQL e outra Firebird e comparar para ver. Mas nao dá para comparar na minha opniao até que o MySQL possua SPs, Triggers, Views, UDFs, Roles,... para ter uma comparação mais justa.
Mas o principal calcanhar de aquiles do MySQL na minha opniao é a licenca, principalmente aqui no brasil onde muita gente usa o mysql para aplicacoes non-gpl e deveria pagar pelo produto e no entanto nao paga achando que ser livre=gratis.
Tá lá na licenca do mysql :
http://www.mysql.com/products/licensing.html
Onde diz claramente que é necessario uma licenca comercial ($$$) para uso e distribuicao em aplicacoes nao opensource baseados em mysql.


» Dyego Souza Dantas Leal () em 27/02 11:23

Bem , eu firmei uma parceria com a MySQL AB a uns 2 anos... e compro licencas do MySQL a 33 dolares ( MySQL PRO com InnoDB, se for o standard eh 12 dolares ;) ) , meus clientes nao reclamao de pagar 33 dolares por servidor :))))

E sinceramente... vc precisa analizar bem o Mysql + InnoDb , ae vc vai ver o que eh voar :)


» hamacker () em 01/03 09:25

Tenho o mysql aqui, pelo menos para 2 produtos : PHPNuke e o hore+imp(webmail). Mas além do MySQL tenho tambem o MSSQL e o Firebird. Mas também conheço de perto o Sybase e Oracle, as diferenças entre todos estes é muito grande, e não é que não gosto do MySQL, eu gosto dele, mas para algumas tarefas especificas. Gosto pra caramba do Oracle, mas infelizmente nem todos os clientes podem pagar pelas suas licencas e suporte anual. O interessante é que não gosto do MSSQL porém devido aos paus que ele dá, mas isso tambem faz parte da fonte de minha receita. Quanto ao MySQL não torço para continue como está, eu gostaria que ele evoluisse para ter os recursos que os outros possuem e fazer frente a outros RDBMS. Do jeito que está, eu ainda não posso desenvolver aplicações com ele porque tenho necessidade de recursos ainda não presentes. Isso não é critica desleal, alguns precisam tomar cuidado, banco de dados não é religião, time de futebol, ... é ferramenta e cada ferramenta serve para um proposito.


» Bruno () em 12/03 00:26

A discrusão está muito interessante, porem como não tenho grande conhecimento no assunto e estou tentando aprender algo, alguem poderia expor as diferença entre PostGreSQL e o FireBird


» Rafael () em 22/05 14:52

Estou fazendo um tcc sobre Banco de Dados. Alguém conhece alguma comparação confiavel sobre performance e recursos dos bancos?
Se alguém puder me ajudar, obrigado.


» Eduardo Silva dos Santos () em 29/07 23:57

FireBird é muito bom, o único problema é por não ser case-insensitive e accent-insensitive, alguns falam pra mudar o Collate o CharSet mas nada funciona, se vc busca "joao", o "joão" com acento não retorna, esse pra min é a principal deficiência do firebird. se alguém tiver alguma sugestão.


» Thiago Melo de Paula () em 01/11 14:12

Rafael,

também estou fazendo TCC sobre Banco de Dados e achei os seguintes sites com comparativos:
http://www.geocities.com/mailsoftware42/db/
http://www.ic.unicamp.br/~celio/livrobd/docs/benchmark.html


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.