Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Comparativo de 4 Live CDs internacionais

Notícia publicada por brain em janeiro 25, 2004 11:36 AM | TrackBack


As distribuições Live CD (capazes de rodar o Linux e seus aplicativos diretamente do CD, sem instalação) são a última moda, e este artigo do ExtremeTech (link alternativo) compara quatro delas: Knoppix, Feather Linux, Gnoppix e MEPIS Linux. O Knoppix ganhou a preferência dos editores. Alguém se candidata a comentar sobre como o Mandrake Move e os brasileiros Kurumin, Kalango (e outros) se comparam aos apresentados no artigo?

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Patola (Cláudio Sampaio) () em 26/01 04:18

Eu já testei Knoppix, Gnoppix e Kurumin. Não posso falar muito porque rodei os três em apenas três computadores (o meu de casa antigo, o meu do trabalho e o meu de casa novo). Mas no geral o Kurumin se mostrou o mais usável de todos (principalmente pelos vários menus com facilidades). Também foi o que apresentou melhor compatibilidade e detecção dos equipamentos. O Gnoppix por sua vez foi o pior no geral. Parecia ter mais bugs e não existe menu inicial pra escolher outra linguagem que não o alemão. Pior, eu tentei remasterizá-lo mas ele é muito diferente do próprio Knoppix (arquivos de nome diferentes, principalmente) e a remasterização não funcionou.

O Knoppix ficou no meio entre o Kurumin e o Gnoppix.

Dá pra entender por que o Kurumin ganhou na minha experiência. Primeiro porque tem compatibilidade com equipamentos usados no Brasil. Segundo, porque chega a ser impressionante a comunidade que se juntou em volta dele pra ajudar a melhorá-lo. Já viram em http://forum.kurumin.org o tanto de participantes e comentários? Apesar de um ou outro bug (ah, esses malditos módulos i810_audio e ac97_codec que impedem que o alsa levante...), estou impressionado com a qualidade final do produto.


» Alexandre () em 26/01 08:59

Na verdade estamos batendo distros baseadas na mesma tecnologia...
Seria interessante cruzar algumas q naum somente usassem o c-loop (é assim q se escreve?), mas tb as que usam outros modos de compactação (esses dias comentaram no forum do kurumin sobre essas distros, algumas chegam a uma compactação enorme - algo como 2Gb em 600, 700 mb)...
fora as, como o Augusto comentou, baseadas em "RH_like" (como o mandrake move) e Slacks...


» Jack () em 26/01 09:03

Eu concordo em gênero, númer e grau com o Patola. Também já tive a oportunidade de testar o Knoppix, o Gnoppix e o Kurumin e, sem sombra de dúvidas, o Kurumin tem um nível de maturidade superior aos demais.

Não se trata apenas dos assistentes de instalação, do visual interessante, o bom suporte a Língua Portuguesa ou a alta compatibilidade com hardwares comumente encontrados no Brasil. Além de tudo o que já citei, como muito bem lembrou o Patola, há um excelente suporte e uma comunidade efetivamente participante em torno da ferramenta. É de fato um orgulho nacional, tendo-se em vista as informações já cogitadas.

Parabéns ao Morimoto, Flávio e demais entusiastas do Kurumin!!!


Abraços!
Jack


» byce () em 26/01 10:04

É isso aí: Também já testei (praticamente) todas as versões do Kurumin, Três do Knoppix e o Gnoppix (que, o Patola tem razão, é bem mais "fraquinho" que os outros dois).
O Kurumin é uma distro fácil (a detecção de hw herdada do Knoppix ajuda muito), rápida e bonita (o trabalho de finalização do Morimoto merece um 10 com louvor). Certamente é responsável por disseminar o linux pelo Brasil.
Gostei do Knoppix por ser mais completa (compiladores, etc... pré instalados) - nada que o Kalango não possa suprir.
Falta apenas um meio de atualizar a distribuição inteira de modo prático e seguro - neste momento teremos a distribuição "perfeita" :)
Longa vida à criatividade brasileira!

byCE
-----------------------------------------


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.