Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Slackware Zine #1

Notícia publicada por brain em janeiro 16, 2004 11:32 AM | TrackBack


toledo (toledo@core-dumped.org) disse: "Torna-se público hoje um projeto totalmente voltado para o Slackware Linux. Trata-se de uma zine de artigos totalmente técnicos, tendo sua periocidade bimestral. Para saber mais: www.slackwarezine.com.br"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» gar0t0 () em 16/01 12:21

=) Visite.. vale Muito a pena =)

[]´s


» Piter PUNK () em 16/01 12:22

Para quem está tendo problemas com www.slackwarezine.com.br, use diretamente o endereço:

http://200.204.182.230/slackwarezine/

Deve demorar alguns dias até o DNS se propagar...


» danjovic () em 16/01 12:41

Ótima notícia para começar o ano! Parabéns aos autores pela iniciativa!!!


» Manoel Pinho () em 16/01 12:54

Embora não use mais o Slackware atualmente eu achei excelente a iniciativa e o teor da zine. Os artigos estão muito bons e várias coisas ditas lá podem ser aplicadas a qualquer distribuição.


» Evandro Guglielmeli () em 16/01 21:25

Piter, aqui funcionou maravilha! DNS ok!

Pinho, (NO FLAMES, PLEASE) quanto a utilidade das informações é a vantagem de usar uma distro onde você aprende Linux (e não a distribuição... hehehe).

PS: Estou baixando o zine para ler agora e, se tiver alguma área para artigos amadores, bem amadores, talvez eu até possa ajudar nas próximas edições ;)


» Froger () em 16/01 21:27

Realmente o pessoal tá de parabéns... Lembro de uma zine muito boa ITJOURNAL... bem parecida e não sei qual foi seu fim... parece uma obra competente da mesma equipe...


» Renato Murilo Langona () em 17/01 00:00

Mais uma excelente iniciativa! Meus parabéns! Está leve, de fácil leitura e com assuntos bem variados dentro do que se propuseram a repassar.


» FatTux () em 17/01 11:28

Parabéns pra moçada, sou fã do Slack e achei uma grande iniciativa da parte deles. Espero ver muitos outros números do Slackware Zine, e se possível, contribuir também!...


» gutZ () em 17/01 11:47

Parabéns, tive algo bom pra ler enquanto a patroa tava vendo novela na sexta.

:)

Vocês estão de parabéns, espero que o projeto vá adiante por muito tempo.


» Manoel Pinho () em 17/01 12:38

Evandro,

Eu sou receptivo a qualquer distribuicao e o Slackware foi minha primeira distribuicao linux (em 1996). O meu primeiro free Unix foi o FreeBSD, por incrivel que pareca. Troquei pelo Slack porque era muito mais amigavel do que o FreeBSD :-)
Naquela epoca eu nao sabia muito Unix e troquei depois pelos Red Hats e Conectivas para usar melhor e aprender mais.
Hoje eu quero aprender mais e ja me aventuro pelo Debian, Knoppix/Kurumin, Gentoo, FreeBSD, etc.
Posso ate a voltar a usar o Slack, que ainda uso de vez em quando em maquinas mais modestas, mas eu nunca diria que usar outras distribuicoes significa necessariamente que vc saiba menos linux.
O Gentoo, por exemplo, e' bastante mais radical e profundo para se instalar do que o Slack. Compilar programas a partir dos fontes tambem nao e' exclusividade do Slack. Estou cansado de fazer isso em varias distribuicoes quando nao acho pacotes ou quando preciso de mais funcionalidades/otimizacoes.
Cada distribuicao tem vantagens e desvantagens e temos que respeitar todas.


» FatTux () em 18/01 15:28

Não concordo muito com a história de "com o Slack você aprende Linux, com as outras distros você aprende a distro". Slack é uma distro como qualquer outra, talvez o maior destaque dele seja o fato de ser a distro mais antiga e de ter os seguidores mais fiéis (junto com o Debian).

Gosto muito do Slack (é o Linux padrão das minhas máquinas) mas sempre fuço um pouco com outras distros. O que eu percebo dessa experiência é que não é fácil migrar de distro, as abordagens de cada uma são muito diferentes (SysV x BSD, gerenciador RPM x APT x outros, etc) e admiro quem consiga dominar umas três "filosofias" de distro (não é o meu caso).

Para quem quer ser mais radical, tem um lance mais brabo que o Gentoo, que é fazer tudo na unha. O artigo fica em http://gok.customer.netspace.net.au/power2bash/buildMin/buildMin.html

Abraços a todos.


» Mandark () em 18/01 19:08

Parabéns, ficou muito bom a Zine.

Uso Slackware e só não instalei outra distro ainda porque até o momento não tinha espaço no meu HD. Não estou falando que vou deixar de usar o Slack (que eu gosto muito), mas temos que experimentar outras distribuições e até outros OS. Tudo tem um lado bom. Nada é ruim por completo. O FreeBSD por exemplo, é muito bem falado no gerenciamento de banda (fazer controle de envio de dados em conexões mascaradas no Linux dá um puta trabalho). Ainda não testei o FreeBSD mas pretendo fazê-lo, já que controle de banda é um serviço importante no provedor Wireless que trabalho.

Uma coisa só que importa no final: o Software Livre. Vamos aproveitar o melhor de cada programa!

Se tivesse uma cabeça muito fechada, ainda estaria usando M$ Windows até hoje!


» Dyego Souza Dantas Leal () em 19/01 10:25

FatTux,

Concordo... comecei com slack ... e ele hj me deu TODA A BASE para resolver problemas em outras distros... porem nao uso ele hj em dia :) uso o Debian ( nao aguentava mais depender do patrick para atualizar meus clientes, as vezes um update demorava DIAS... ae larguei mão na versao 9.0 ).... o que eu gostaria mesmo de corrigir no seu comentario foi o :

RPM X APT ...

APT-GET nao eh um "SISTEMA DE PACOTES" ou um "GERENCIADOR DE PACOTES" , eh apenas uma ferramenta que usa o dpkg para gerenciar dependencias e downloads... tanto que foi "portado" para RPM :)

entao seria...


RPM X DPKG X...


;)
abraços...


» lewis () em 20/01 05:56

Dyego:

Fiz a mesma escolha q vc, atualizar a distro sem apt ou coisa do gênero é coisa de maluco!!!

Mesmo assim, aprendi no slackware oq é Linux, e conheço pessoas que só sabem o q é Red Hat ;-) não que todos que usem Red Hat sejam assim!


» lewis () em 20/01 05:58

Hahaha, esqueci até de falar do zine.

Simplesmente Ótimo!


» Bruno Ricci () em 21/01 17:35

Parabens pela iniciativa!!!
Slack Rulez!!

[]´s

Bruno Ricci
--
SlackwareNaVeia.org


» Murilo () em 22/01 12:23

Baixei o Slackzine, e achei muito legal, parabéns pela iniciativa os artigos foram bons, quem sabe ela não fique maior nos próximos números (12 páginas é pouco) com a contribuição de outros usuários que tem suas experiências pra contar... Minha primeira distro foi Slackware 7.0 em 99 e apesar de ter dado umas pinceladas por outras, Slackware continua sendo a minha preferida. O espírito K.I.S.S. (Keep It Simple, Stupid), é um pensamento prático que é sempre mantido. Apesar de algumas facilidades das últimas versões (uso a 8.1), como o ALSA (tem um artigo falando sobre ela no Slackzine) o espírito é o mesmo. De Slackwer pra Slacker, os caras mandaram muito bem, esperem minha humilde contribuição pra breve...


» pe.jota-ro () em 08/10 21:39

oi sou novo por aqui queria uma ajudar pra mexer no sistema,,


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.