Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

HP anuncia que faturou US$ 2,5 bi com Linux em 2003

Notícia publicada por brain em janeiro 16, 2004 11:28 AM | TrackBack


Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) mandou o link para a Info que diz: ""Só com a venda de PCs e notebooks com Linux e de serviços e soluções para a plataforma a receita da HP no ano passado ultrapassou os 2,5 bilhões de dólares. Há um ano, a expectativa da companhia era alcançar uma receita de dois bilhões de dólares com o portfólio Linux, como disse a CEO Carly Fiorina na LinuxWorld Conference and Expo. "2003 foi um ano-chave para o Linux na HP. Nossos negócios nesta área cresceram 40%", declarou, em comunicado, o presidente para a divisão de Linux da HP, Martin Fink. No terceiro trimestre de 2003, quando o mercado mundial de servidores Linux estava avaliado em 743 milhões de dólares, o IDC deu à HP a liderança no setor, com 28,1% de participação mundial. A companhia disse que espera novo crescimento para 2004, mas ainda não divulgou suas estimativas. "

Ele mesmo comenta: "Vamos ver se com esses indicadores concretos de que pelo menos as grandes empresas de hardware podem lucrar muito com o linux elas se interessem mais e comecem a ter coragem em enfrentar a Microsoft também na área dos desktops."

O que mais me chama a atenção é que a HP, além de faturar com o Linux, também contribui abertamente com o software livre com frequência.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Avelino de Almeida Bego () em 16/01 11:59

Acredito que isso venha a se tornar corriqueiro.

Abraços.


» Welington R. Braga () em 16/01 12:13

E depois dizem que softwre livre não dá dinheiro. Alguém poderia mostrar isso pra Microsoft, SCO e a cabanda toda!?


» Paulo Junqueira () em 16/01 13:13

Vale lembrar que em 2002 o lucro foi de US$ 1 bi, ou seja, em 2003 o lucro foi 150% maior!!

Todos aqui na HP estão animados com 2004. Todos acreditam que as vendas de máquinas com Linux serão ainda maiores.

No caso de servidores, a vantagem do Linux é clara, pois a HP os fornece, com suporte, com Linux instalado e sem cobrar pelo Linux. O custo diminui muito ao adquirir um servidor com Linux ao invés de HP-UX ou Windows.

Estive em Houston no final do ano e vi a linha de montagem dos servidores 9000 e superDome. Não deixei de perguntar sobre a quantidade de servidores que saem com Linux. Pra minha surpresa, eles estavam montando um 9000 pra Amazon.com com Linux (que máquina!!). O responsável da área me disse que os pedidos com Linux aumentaram muito, mas não pelo preço, mas sim pelas características do Linux.


» Manoel Pinho () em 16/01 13:29

Vou ficar muito feliz o dia em que puder comprar um notebook ou desktop HP com linux pré-instalado, ou mesmo sem sistema nenhum, e todos os produtos HP tiverem drivers oficiais para linux.


» Zyk () em 16/01 13:56

"Só com a venda de PCs e notebooks com Linux..."

Não sabia que tinha notebooks da HP com Linux preinstalado... E eu aqui fazendo simpatias, rezas e contorcionismo para que notebook funcione 100% com Linux... Onde é que eu encontro esta maravilha para comprar? E qual distro ele roda? Será um da própria HP?


» Augusto Campos () em 16/01 14:17

Acho que no Brasil ela não vende, Zyk. Mas no exterior sim: http://www.infoworld.com/article/03/05/23/HNthailinux_1.html


» Paulo Junqueira () em 16/01 15:17

Esses números são de servidores com Linux, não PCs e notebooks.


» Bogdano () em 17/01 00:31

"""Só com a venda de PCs e notebooks com Linux e de serviços e soluções para a plataforma a receita da HP no ano passado ultrapassou os 2,5 bilhões de dólares."""


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.