Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Versão preview do Gimp 2

Notícia publicada por brain em janeiro 9, 2004 12:05 PM | TrackBack


O Slashdot publicou (e o Paulo Junqueira me enviou) um texto sobre a versão preview do Gimp 2. Eu já venho usando a versão 1.3 (que é a série de desenvolvimento do Gimp 2, e vem como opcional no SUSE 9) há algum tempo,e realmente é surpreendente.

Gimp 2

Tem screenshots aqui e aqui.

Para citar poucos exemplos do que melhorou, agora os painéis de seleção e ajuste de ferramentas estão muito mais flexíveis (e acessíveis), e a inclusão de texto nas imagens é como todos esperam que seja: você pode editar o texto mesmo após incluí-lo, e é possível editar múltiplas linhas simultaneamente, por exemplo. Segundo o Slashdot, haverá também suporte a cores CMYK, algo que vai deixar muito feliz o pessoal que gera saída gráfica.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Ricardo Sandrin () em 09/01 13:53

O GIMP atingiu a idade adulta, daqui para frente creio que teremos um aplicativo invejável aos olhos de usuários do Adobe Photoshop e outros.

Até!


» Paulo Zambon () em 09/01 14:04

Eu, por curiosidade, estive olhando a quantidade de filtros quem vem por padrão no Gimp 1.3.23 e tive a surpresa de contar com cerca de 100 filtros, fora os "script fu", que somando dariam mais 57. Brincadeira!


» Welington R. Braga () em 09/01 14:37

Não sou fanático por edição de fotos e pra dizer a verdade nem gosto muito disso, mas as poucas vezes que me arrisquei a usar o gimp meu maior incomodo foi a organização de janelas. Acho que se ele usa-se um esquema MDI com as imagens em "sub-janelas" dentro da janela principal, como na maioria dos softwares comerciais seria mais feliz!


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 09/01 15:11

Algum profissional de artes gráficas poderia dizer se o comentário do Ricardo Sandrin sobre o GIMP novo é correto? Ele realmente está concorrendo "à altura" do Photoshop com essa nova versão ou é só mais um dos usuais exageros sobre a qualidade de certos softwares?

aCiDBaSe, cadê você?


» cWaGnEr () em 09/01 15:58

Creio que a qualidade de um software pode ser medida pela necessidade do usuário.

O GIMP é, de longe, um dos melhores programas de edição/retoque de imagens que eu conheci, e provavelmente o melhor para Linux.

Ele conta com diversas características que o deixam bem próximos de outros da sua categoria como o já citado Adobe PhotoShop entre outros. Módulos plugáveis, edição por camadas, entre outras...

Eu não quis entrar no mérito de comparar outros programas pois acho que não é o caso, mas no que se refere a edição de imagens, o GIMP é uma referência em software, seja ele livre ou não.


» RJP () em 09/01 16:07

cWaGnEr disse: "O GIMP é, de longe, um dos melhores programas de edição/retoque de imagens que eu conheci, e provavelmente o melhor para Linux."
Bem, tirando os forks (como o Cineview), existe outro programa que faça isso? :-) E se existe, alguém o usa? :-))))
Vida longa ao GIMP. Eu mexi no 1.3 esses dias p/ clarear uma foto, e notei q muitas coisas trocaram de lugar c/ ele. Tive alguma dificuldade em acertar alguns detalhes no dito cujo, mas eu gostei: O painel de botões tem + recursos, dá p/ grudar as janelas umas nas outras, tem um menu de edição na janela q vc tá editando a imagem... Eu gostei.
Só tem uma coisa, já saiu versão nova do plug-in do xsane p/ o GIMP? Pq aqui em casa (scanner Artec SCSI, Fedora Core 1 e gimp 1.3.alguma-coisa), nem a sopapo. E pelo q vi, não fui só eu q tive esse problema, usuários de outras distros tb tiveram.


» Peter Parker () em 09/01 18:19

Também gostaria de um comentário de algum heavy-user de edição de fotos. Comentários (pelo menos até as versões anteriores) do tipo "o GIMP é melhor que o Photoshop" só queimam o filme de quem não o conhece... é melhor ser sincero nestes quesitos.


» marsguo () em 09/01 18:35

o gimp é realmente excelente, mas já é apelação falar que é melhor que o photoshop. devemos levar em conta que o photoshop é um software muito mais maduro e é o numero 1 no mercado, não é porque o gimp é o melhor para linux que vai superar o photoshop...acho que ele esta no caminho em breve eles devem estar pau-a-pau. o ideal é que o gimp tentasse o máximo possível COPIAR as funções do photoshop, para que possamos assim conquistar de vez os usuario win/photoshop.


» atha lybah-man () em 09/01 19:57

Posso contribuir para a discussão, mas começo assumindo: há muito tempo não uso o GIMP pq, apesar dos 'n' plugins para fazer 'n' efeitos, o Gimp não tinha (tem?) uma ferramenta primordial para quem retoca imagens: um densitômetro (a paleta Info no PS).

Essa paleta mostra o valor do pixel no espaço cromático escolhido, seja RGB, CMKY, L*a*b, e mostra tb outro valor, que pode ser de outro espaço cromático ou, muito conveniente, o valor do pixel após a aplicação de determinado acerto na curva cromática ou aplicação de efeito, o que possibilita ao técnico acostumado com essas medições a calibrar uma imagem sem se influenciar pelo que vê na tela.

Outra característica *extremamente* útil do PS é que qdo vc usa a ferramenta Curvas (crtl-m) para acertos finos em determinadas regiões da imagem, o densitômetro continua funcionando !!!

Após essa ferramenta e suas funcionalidades, + trabalhar com CMYK e controle sobre as formas de separar os filmes de impressão (UCR / GCR / Pantone), o GIMP poderá bater de frente com o PS, porque o resto já está implementado.


» joselito () em 09/01 22:57

Só de alguem cogitar a comparação entre o GIMP e o Photoshop já é um grande passo para o time que desenvolve o GIMP e para quem acredita que o ideal no mundo da informatica é ter opções de escolha.
O GIMP pode não estar a altura de um software muito bom e que vem evoluindo há muito tempo como o Photoshop da Adobe.
Mas a principal questão é que o GIMP já satisfaz quase todas as necessidades de quase todos nós.Espero que um dia esse "quase" não exista mais.



» Ricardo Sandrin () em 10/01 19:45

Olhem bem, não houveram comentários onde foi dito 'o GIMP é melhor que o Adobe Photoshop', ou vice e versa, acho que esta seria uma visão um tanto quanto inflamada, não? Creio que, ambos aplicativos tenham seus altos e baixos, mas é importante salientar que o GIMP vem se tornando uma ótima opção para quem adora brincar com imagens (como eu), um profissional e um artista gráfico.

Até!


» Henrique Vicente () em 10/01 20:33

O Gimp com certeza é melhor que o Photoshop e Fireworks, tanto que é atualmente usado junto ao blender3d na elaboração de filmes entre outros, se ele é mais fácil ou difícil de utilizar aí é outra história que eu não conheço.


» LION () em 10/01 22:39

Bom, o grande problema com o GIMP em relação ao photoshop sempre foi o CMYK, como citado pelo atha lybah-man o densitômetro, o tratamento a texto que o PS começou a usar desde a versão 6, as configurações de opacidade muito confusas no GIMP (coisa que as opções de mesclagem da camada se mostra muito eficiente), mas acho que no caminho que vai o GIMP não falta muito pra ela ser a 1°, mas que é a 2° com certeza ...
Falta detalhes bem cosméticos tipo a tecla "espaço" pressionada faz o ponteiro virar a ferramenta "mão" ... muito útil com a imagem em zoom para ver diferentes pontos da imagem ...
O zoom do GIMP é mais eficiente que o do PS
As opções de pincéis do GIMP são ligeiramente superiores a do PS...


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 12/01 20:07

Bom, independente de o GIMP ser melhor ou pior que o Photoshop, com certeza ele não faria isso aqui:

http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI252017-EI553,00.html

Vantagens do software livre... Liberdade de expressão é tudo.


» Matheus Pacheco () em 17/01 14:47

existe um site que está se fortalecendo na troca de informações e aprendizado.Visitem o site www.gimp.com.br, lá pretendemos formar uma comunidade brasilera sólida sobre gimp.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.