Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Ano novo, layout novo

Notícia publicada por brain em janeiro 3, 2004 07:19 PM | TrackBack


A chegada de 2004, oitavo ano de existência do br-linux.org, trouxe a oportunidade para uma mudança radical no visual. As dezenas de comentários da notícia anterior sobre este assunto mostram que de modo geral as mudanças agradaram, exceto no quesito cor de fundo, em que há uma polarização bastante nítida entre os partidários de fundo claro e de fundo escuro.

As mudanças ainda não estão completas, mas resolvi seguir a filosofia do livro A Catedral e o Bazar ("release early, release often") e colocar no ar antes de estar satisfeito, para que vocês me ajudem a apontar o que funciona e o que não.

O site agora está mais leve e claro, com novas cores, fontes e um esquema de 3 colunas. Carrega mais rápido, e a nova seleção de cores considera aspectos de ergonomia, acessibilidade e inclusão digital.

Abaixo vou expor as explicações sobre o que mudou, e até apresentar alguns truques - inclusive sobre como acessar aquela horrível janela popup dos comentários, para quem for fã dela.

O que mudou

Eu sei que todo mundo tende a rejeitar mudanças - mesmo quando elas são para melhor, elas deslocam o equilíbrio das coisas, e ninguém gosta disso. Portanto, vou explicar com detalhes tudo o que mudou, para que vocês tenham mais trabalho para achar justificativas para me explicar por que o fundo preto era melhor, e popups são essenciais.

a) Fundo branco e letra escura: Esta foi uma decisão difícil, porque eu (e a maior parte de vocês está no mesmo barco, tenho certeza) estou acostumado com o fundo preto e letra branca, característico do br-linux desde 1996. Mas com o passar dos anos a gente vai aprendendo mais coisas, e hoje sei que a Ergonomia determinou cientificamente que "a leitura de texto com letra escura e fundo claro é mais confortável que a de texto claro com fundo escuro" (confira), que pessoas com problemas de acessibilidade (pessoas com dificuldades visuais, por exemplo) enxergam melhor o contraste sobre fundos claros, e que monitores, placas de vídeo e impressoras problemáticos, antigos ou simplesmente ruins tornam um inferno a vida de quem tenta ver sites com cores de fundo escuras.

Portanto, em nome da ergonomia, da acessibilidade e da inclusão digital, o fundo escuro ficou para trás, e agora temos um fundo branco.

b) Nome do site:Talvez vocês já tenham percebido, ou talvez não. Mas agora o nome deste site é simplesmente br-linux.org. Nada mais de discussões sobre o uso de nomes em outros idiomas, ok?

c) Links diretos para comentários: Agora, ao clicar nos links do quadro "Comentários recentes" (da página principal) ou nos do índice de comentários (que muita gente nem sabia que existia), você é levado diretamente para o comentário selecionado, e não para o topo da lista de comentários daquela notícia.

d) Fim da janela extra de comentários: antes cada notícia tinha um índice individual contendo sua íntegra e mais os comentários, e outro só com os comentários. Isso é confuso, e agora todos os links irão levar ao índice contendo a íntegra e os comentários.

e) Sumiço do popup de comentários: lembram daquela janela popup que aparecia quando você clicava no link "Comentários" de uma notícia qualquer? Popups são desagradáveis, e eu sumi com ela. Claro que vai ter gente que vai jurar morrer de amor por janelas popup, e para estes eu ensino o truque para ver a janela de popup: se você não pode viver sem ela, clique no sinal de pipe (aquela barra vertical) ao lado esquerdo dos links de comentários.

f) Nova seleção de fontes: testei com todos os browsers que tinha por aqui, livres e proprietários, inclusive alguns que nem eram para Linux. Parecem funcionar muito bem em todas as resoluções usuais (800x600, 1024x768 e superiores). Se você tiver algum problema com as fontes, entre em contato comigo!

g) Três colunas, para dar destaque a mais elementos simultaneamente, como fazem o Slashdot, Linux Today, Newsforge, Linux.com e a absoluta maioria dos sites baseados em phpnuke e postnuke.

h) Novo design dos índices auxiliares, inclusive o mensal, o das notícias individuais, o dos comentários e o de resultado de procuras. A ênfase é a clareza e a velocidade de carregamento.

i) Inclusão do formulário de busca em todos os índices.

j) reorganização dos links da lista "Visite também". Agora está em ordem alfabética, e saíram 11 links ultrapassados.

k) Novo quadro "Notícia em destaque", permitindo que uma notícia antiga (que eu escolho) permaneça na página inicial como manchete mesmo que ela não seja a mais recente.

l) Volta o ícone do pinguinzinho na barra de endereços (cortesia do Renato Aquino), inclusive nas páginas internas.


E era isso! Aguardo seus comentários, lembrando que visualizações alternativas do conteúdo estão disponíveis para todos os cancerianos (e outras pessoas com resistência a mudanças) na barra lateral.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Claudio () em 03/01 20:22

Gostei do novo layout! Sobre o icone na barra de enderecos: estou usando Firebird 0.7, e o icone aparece na tab, mas nao na barra de enderecos. Acabei de entrar no slashdot, e o icone aparece nos dois lugares.

Parabens pelo site!


» anom () em 03/01 20:29

Aleluia, vai prevalecer o branco! :) Em nome dos usuarios que esfregavam os olhos depois da leitura so posso agradecer. hehehe


» Eros () em 03/01 20:30

Não há dúvidas de que o fundo branco com fontes escuras cansa muito menos as vistas para ler. Parabéns pela mudança de layout!


» Evandro Guglielmeli () em 03/01 20:42

Brain,

realmente o fundo branco ofusca um bocado, embora eu prefira páginas claras.

Por que você não tenta usar um cinza bem claro, já que você não está usando as tradicionais cores à prova de browsers (o cinza dos quadros nas colunas laterais não é browser-proff), experimente algo como #fafafa (ou qualquer coisa na ordem dos f's).

Vai ficar bem claro mas não terá tanto brilho (que é o que provoca o ofuscamento).

E já que você parece não estar com intenção de usar o velho preto para as letras, escureça um pouco a fonte; meus olhos 4.6 estão tendo algum trabalho para separar as letras do fundo ;-)

O resto, sem comentários... apenas excelente.
Parabéns!

Evandro Guglielmeli


» Augusto Campos () em 03/01 20:53

Ok Evandro: letras #000000 nas notícias, e caixas cinzas com cores padronizadas!


» Juliano Dorneles () em 03/01 22:59

Realmente, layout muito mais profissional ...

Tu está de parabéns !!!


» CarlosE () em 03/01 23:12

Gostaria que fizesse um link para voltar a página principal na imagem do pinguin, escrito br-linux.org fica mais prático e rápido.


» Fernando Tauscheck () em 03/01 23:30

Finalmente agora posso ler as notícias sem ter qua aumentar as fontes. Adorei no novo Layout. Um dica que pode ser bem útil. Fazer como no Site do KDE. Liberar uma opção pra cada usuário salvar um cookie com um arquivo css especício... Assim poderemos ter sites em bco/preto e preto/bco sem mudar nenhuma linha de código... Eu que tenho quase 5º de astigmatismo, preto c/ letras brancas são um sofrimento hehehe.
Parabéns pelo trabalho.
Obs: Os comentários não vão mais abrir em uma pequena janela? É só uma dúvida, achei até interesante a nova filosofia hehehe
Parabéns...


» Augusto Campos () em 03/01 23:38

Boa lembrança, CarlosE. Pode deixar que vou fazer. Fernando Tauscheck, bem se vê que você comentou (perguntando sobre a pequena janela) antes de ler a parte da notícia que ensina como fazer para aparecer a pequena janela ;)


» Ranieri () em 04/01 00:10

Como eu faço para visualizar o site como era antes, você disse que ia deixar disponivel essa opção para quem não gostasse de mudanças, cade o layout antigo???


» Ranieri () em 04/01 00:14

Ja achei como visualizar no modo antigo, valeu


» Fernando Tauscheck () em 04/01 01:51

Realmente, gostaria de pedir desculpas... Só li o texto depois de postar a msg...


» Marcos de Souza (mds) () em 04/01 02:11

Horrivel janela de popup dos comments? :( eu era fã, pois abira o coment de uma noticia e eu podia ficar lendo as outras :) agora tenho q clicar com o botaum direito e dar open in new window (se eh q funfa hehe)!

Apesar da mudança, o sussesso continua :). Pra mim não "muda muito essa mudança" hehe! Mas ficou fera :)


» Marcos de Souza (mds) () em 04/01 02:15

hahha! Agora que li sobre o pipe! MUITO SHOW :) Parabéns, desse geito vc consegue agradar gregos e trorianos :-).


» FAS () em 04/01 02:33

Estranho, a exibição com esta fonte está horrível no Mozilla Firebird baixado do site www.mozilla.org.br.
Esse mozilla não tem anti-aliasing e as letras estão saindo um pouco falhadas, dificultando a leitura das notícias e comentários.
Já no konqueror da distribuição que uso, Mandrake 9.1, está tudo ok pois ele utiliza o recurso de AA do Kde. Alguém está tendo esse problema ou será que sou só eu.
Augusto dá uma verifica, se possível baixa o firebir de lá. Valeu.


» FAS () em 04/01 02:39

Está dando problema em todos os blocos onde a família de fonte está configura para:
font-family:palatino, verdana, etc.
Acho que o problema é a família palatino.


» CBral () em 04/01 11:44

Eu gostava do fundo branco mais esse ficou melhor, so uma coisa acho que não ficou legal as noticias em destaque com fundo cinza, acho que elas tb em fundo branco e detro de tipo uma tabela fica legal.


» Rodrigo Schmidt Nürmberg () em 04/01 12:43

Valeu Augusto pelo pipe e agora quando clico na parte de comentário a página se adequa ao tamanho da tela, o que não ocorria antes como ja tinha reportado. A única coisa que estragou a aparência do layout novo é a foto do velho. Brincaderinha


» Jair () em 04/01 12:50

Ah! Ótimo! O fundo escuro era uma tristeza :-)

Jair,


» Roger de Almeida () em 04/01 13:10

Augusto,
Lendo o conceito sobre a relação fundo-claro / letra-escura que você mencionou, pesquisei alguns sítios de notícias - jornais de alguns países. Entretanto, esses mesmos sítios, utilizam contrastes para que a tela não fique totalmente branca, o que ofusca a visão. A primeira página do br-linux.org é um exemplo. As colunas com o fundo mais escuro, contrastando com a do fundo branco.

Todavia, a página com os comentários, não é assim. Na minha opinião, ela deveria ter o mesmo leiaute da primeira. Desse modo, ficaria mais fácil de navegar - opções nas colunas laterais e os comentários no meio - e a reboque, facilitaria a leitura pelo uso dos contrastes.

[]
Roger


» Fuma () em 04/01 13:17

É, cara de inicio foi um choque, chei até que tinha acessado o site errado !
Mas gostei, ficou bem interessante !!


» Alex () em 04/01 14:55

Ficou ótimo, mas o fundo branco cansa muito a vista ! ! ! ;-)


» Jack () em 04/01 16:29

Ficou muito bom. Parabéns Augusto!!!


» lilux () em 04/01 19:52

MUITO BOM!!!!
TA tao bom que até parece que fui eu quem fez a página

:) (apesar de eu estar usando o computador do meu cunhado eita.. com IExplorer... mas vo da uma ajeitada aki hehehe...)


» Rafael () em 04/01 20:26

O fundo branco ficou melhor em relação ao fundo anterior, mas o tipo e tamanho da fonte ficaram horríveis, pois estão pequenas e muito serrilhadas.


» Válter Júnior () em 04/01 22:45

TAMANHO DA LETRA - muito pequena, tenho que colocar o mozilla para visualizar 120% para poder ler ainda com certo incomodo, estou utilizado mozilla 1.7a no Slack 9.1 KDE 3.2 beta 2

Fora isso está ótimo o site, parabéns!!!!!

Válter Júnior


» Allyson () em 05/01 08:56

Feliz Ano Novo a todos!
O novo layout do site ficou muito bom, apesar de eu preferir o fundo escuro.

Infelizmente algumas fontes utilizadas não ficaram boas no Mozilla (v. 1.3, fontes sem AA) que uso no trabalho. Um exemplo é a fonte usada no texto dos comentários, que está um pouco cansativo para ler.
Em casa no meu Firebird (0.7, fontes com AA) está tranqüilo.

T+


» Charles () em 05/01 10:57

Não seria o caso do site seguir os padrões da W3C e fazer algo tableless? ;-)


» Leonardo S. R. () em 05/01 11:07

A seção "Visite também" poderia ser sub-dividida por assuntos, assim teriamos uma ideia do que encontrariamos nos sites.


» Linuxandro () em 05/01 11:20

Aprovado!

Ótimo layout, muito bom!
Cansa muito menos as vistas além de dar uma impressão de que o site não está morto nesse aspecto.


» ars351 () em 05/01 11:31

quatro palavras:
augusto é O CARA.


» BIll () em 05/01 19:41

Caro Algusto.

Só tive um problema com o novo layout. As fontes ficaram realmente muito ruins! Poderia ser mantido o padrão de fontes do site antigo!

Abraços,


» Fernando () em 06/01 05:47

Tenho browser configurado p/ usar minhas cores, pq nao usa este artificio... tentei passa p/ cinza o background, mas nao consegui... pq nao usa esta funcao q todo browser tem? =P


» andarilho () em 06/01 10:21

O site, a meu ver, ficou muito melhor agora (visualmente, em conteúdo sua qualidade sempre foi excelente). Muito bom mesmo.

Agora, Augusto, me diz uma coisa... Já pensou em fazer mini-diretórios? Tem link pra burro lá na página principal, não? Bem que podiam ser agrupados em "Software Livre", "Linux", "Desenvolvimento" e coisas do tipo.

Bom ano novo para todos (mudando sempre pra melhor)!


» Augusto Campos () em 06/01 13:29

Fernando, veja ali na barra lateral esquerda do site o link para a versão que permite usar a formatação do browser do usuário...


» mandark () em 07/01 19:07

Ficou otimo no Mozilla.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.