Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

SCO manda recado e a comunidade Linux responde

Notícia publicada por brain em setembro 10, 2003 10:10 AM | TrackBack


Lucar (oniac@ig.com.br) disse: " Vi essa matéria no site da Info e achei que seria legal enviar para comunidade. 'O CEO da SCO Group, Darl McBride, publicou uma carta aberta à comunidade do software livre no site da empresa. Entre outras coisas, o executivo diz que os profissionais desta área devem policiar suas atitudes como colabores e ativistas. (...) McBride diz que a SCO 'irritou algumas pessoas na comunidade do código livre ao levantar problemas óbvios de propriedade intelectual que existem no atual modelo de desenvolvimento do Linux', referindo-se ao processo de três bilhões de dólares aberto pela empresa contra a IBM. E que considera o debate sobre o assunto 'saudável e benéfico'."

O que ele não explica é como um sistema desenvolvido de forma aberta, onde todo mundo pode ver o código-fonte, pode estar violando seus direitos. E se está, por que ele não indica qual é o código ofensor? Os principais mantenedores do Linux já afirmaram em mais de uma ocasião que basta comprovar que algum código do Linux viola os direitos da empresa, e ele será imediatamente retirado. Mas a SCO não apenas não indicou o código ofensor, como diz que não o fará. Aliás, na única vez em que tentou, os dois trechos de código citados acabaram sendo comprovados como provenientes de outra fonte - e quem estava violando direitos, no caso, era a SCO ;-)

A resposta da comunidade Linux não se fez esperar, também na forma de uma carta aberta, mas esta assinada por Eric Raymond e Bruce Perens. A carta aponta as mentiras e contradições da "proposta de negociação" da SCO e sugere mais uma vez que eles digam quais as linhas de código que consideram como infrações, ou que fiquem quietos ;-)

Ou como diz o EAC (carara@ig.com.br) a propósito da cobertura do Terra, "Depois de espalhar as plumas do travesseiro em uma tempestade torrencial a SCO tenta apanhar, uma a uma , as plumas para refazer o travesseiro. O que resta saber é se a SCO conseguiu atingir os seus objetivos, ou de outro$, com o barulho que fez em torno do Linux, da comunidade open source e da licença GPL, visto que estes últimos continuam indo de vento em popa."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» irado furioso com tudo () em 10/09 14:16

o post abordou, muito que ligeiramente, a verdadeira motivação da SCO: levantar um problema, mesmo que inexistente, para assustar as emprêsas que eventualmente poderiam estar interessadas no Linux. Os TI-manager's são assustadiços, e tenho já lido na imprensa leiga que a Miko$hit está usando êsse argumento (o processo) CONTRA o Linux.


» jcarlos () em 10/09 14:22

legal, vamos sair fazendo um monte de afirmações sem comprova-las... "a sco usa codigo do linux" "o linux usa codigo da microsoft" grande porcaria.. posso sair fazendo um monte de afirmaçõe sem provar... unica coisa q eu nao tenho nome como a sco..
pq o juiz nao da um basta e manda provar o tal codigo roubado do linux? essa ladainha já de enchendo o saco legal....


» Augusto Campos () em 10/09 14:59

Irado, quanto tempo :)


» Pacozila () em 10/09 15:30

Enquanto isso seus executivos continuam a vender suas ações da SCO...


» Jimi () em 11/09 18:52

E se isso tudo for apenas para testar a força do Software Livre. Queimar uma espresa a beira da falencia para saber como a comunidade e distribuições comerciais se defendem.
Já houve alguma outra ação desse nivel relacionada ao Linux ? Pergunto.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.