Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Notícias de Manaus, e enquete

Notícia publicada por brain em agosto 8, 2003 02:25 PM | TrackBack


Como vocês sabem, estou em Manaus participando de um seminário, e por esta razão não tivemos muitas notícias publicadas aqui. Mas fiquei feliz ao perceber que as poucas notícias publicadas geraram grande número de comentários. Daqui a meia hora apresentarei minha última palestra (que vai ser sobre técnicas avançadas de controle de acesso à Internet em redes corporativas), amanhã volto para o Sul, e a semana que vem começa com notícias em ritmo normal no site - inclusive com uma revisão de tudo o que vocês sugeriram ao longo desta semana e eu não tive nem tempo de ler e analisar com cuidado.

Outra novidade prevista para segunda é o surgimento de um novo patrocinador (surpresa) aqui para a área de notícias.

Aproveito a ocasião para uma pesquisa ampla: o que vocês acham que o br-linux precisa oferecer a mais do que temos hoje, para se tornar ainda melhor? Respostas aqui nos comentários, ou usando o formulário de contato ali do lado direito da página ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Carlos Araujo () em 08/08 14:56

Aproveitando a deixa do Augusto, que aliás está aqui "perto" de casa,provavelmente provando de uma costela de Tambaquí, a seguir algumas sugestões:

Sugestões para o BR LINUX

1.Novas Areas
1.1 Uma seção Desktop e Usabilidade...essencialmente voltada para o usuário "nãp geek";

2.Ferramentas Linux
2.1 Seção voltada não apenas para notícias mais "Como Fazer" ou botar a mão na massa no ambiente Linux

3.Uma seção do tipo Empresas, com relatos e indicações de ferramentas para as empresas, sobretudo as pequenas

4.Uma seção "lúdica" do tipo "conte sua história" para quem quiser escrever seus relatos, histórias da quotidianidade com o o mundo Linux.

Desculpem a tripa...espero que as sugestões sejam úteis.


» carlos () em 08/08 15:04

o site já é tão completo que fica difícil realmente imaginar algo para melhorar o que já é muito bom...


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 08/08 15:20

Reitero uma sugestão anterior: uma área de aplicações de software livre de uso comum, para confrontar com as aplicações proprietárias de mesma finalidade e mostrar alternativas. E para isso, claro, um sistema estilo wikiwiki pra edição dessas páginas, abrindo a colaboração a todos que quiserem.

Na deixa em que fiz esta sugestão, você propôs que eu mesmo implementasse, mas não tenho os recursos. No entanto, colaboro com o que for possível, inclusive sugestão de possíveis softwares.


» Lewis () em 08/08 15:55

Como o Carlos Araujo:

Uma seção "lúdica" do tipo "conte sua história" para quem quiser escrever seus relatos, histórias da quotidianidade com o o mundo Linux.

E enquetes.


» Jair () em 08/08 16:01

Hoje é minha primeira visita neste site e vcs estao de parabens!


» AngusYoung () em 08/08 17:05

Patola, apoio sua idéia!
Uma lista dessas é uma mão na roda tanto para iniciantes como para "veteranos".


» Pacozila () em 08/08 17:34

Estou com o Carlos Araujo, se você está por aí e não está degustando um Tambaqui, tá dando muito mole.

Penso que já existem extensas listas de equivalência SL x proprietário, talvez fosse mais útil colecionar casos de uso. Algo como a empresa Tal adota xxx, yyy junto com zzz como solução de e-mail corporativo e mensagens internas. De preferência com o mapa da mina, scripts inclusos e comentários. Isso facilitaria mais a migração que listas de difícil digestão.


» jcarlos () em 08/08 17:39

acho que pra melhorar o site os artigos poderiam estar organizados por tipo (servidores, aplicativos, etc..) e ir aparecendo novas seções conforme necessario... quando o volume de artigos for muito grande vai ficar um pouco trabalhoso localizar as coisas (apesar da opção de procura no site)...
eu só achei organização por data nos novos artigos..


» Darth () em 08/08 17:45

Eu acho que o site é bem completo, mas seria legal ter uma area so sobre aplicativos. Oque é bem interessante pra muita gente, mas se mistura com as noticias. tipo com sujestão de aplicativos por categoria, e se possivel com o tutorial de instalação e informando sobre as dependencias, acho que seria uma mão na roda, pricipalmente para os novatos.


» Luciano Giordani Bassani () em 09/08 02:05

A possibilidade aplicar um tema diferente, que não tenha um fundo preto! Eh, eh, eh, eh...

Brincadeira... risos...


» Jimi () em 09/08 09:44

Que tal um calendario de eventos permanente, como um mural. Digo isso porque fiquei sabendo do congresso do software livre, e dos eventos de informatica em SC, pela TV ou pelo ICQ. Aqui no Site foi noticiado em Junho uma vez. Na universidade, no curso de informatica não há um aviso se quer mesmo . Observei que muitos interessados não sabiam de nada.
Os responsaveis ou interessados poderiam anunciar os eventos, com antecipação. Teriamos um calendario anual, pois alguns eventos são programados com grande antecipação.


» aijá () em 09/08 10:02

O site está bom.

Estou acessando há poucos meses. Acho que é um desafio manter a atratividade para experientes e novos, e vejo que isso é feito. Se for criada uma nova seção, como a sugerida pelo Pacozila, que seja uma seção que não faça a separação de informações novos/experientes.

Ou seja, às vezes, quem já sabe usar bem os comandos do linux perde a ótica do que incomoda os novos. Isso não é didático. E o contrário também acontece. Já foram feitos comentários aqui sobre assuntos que eu nunca tinha ouvido falar, nem mesmo tinha lido a respeito, o que me incentivou a querer aprender. Se tivesse um "para experts" talvez eu criasse uma barreira mental.

Não sei se eu expressei bem o que queria dizer. É que já trabalhei com educação e observei que uma grande dificuldade é que há muitos que tem muito conhecimento técnico, mas perdem a ótica (o modo de ver as coisas) dos novos.

Mas neste site sempre tem tido pessoas dispostas a colaborar. Nada a reclamar.

T+


» eu () em 09/08 10:08

Um servico de redirecionamento de emails, todos
teriam um @br-linux.org e que os emails seriam redirecionados para a conta do cara.


» cszf () em 09/08 10:37

Acho quue a sugestão de uso de aplicativos ppara desktop seria muito interessante. Aqui se vê muito estes assuntos misturados com aplicativos que só interessam aos administraddores de rede, por exemplo, ou a programadores ou ..., enfim, acho que me fiz entender. Como sugestão de aplicativos, eu gostaria que o Patola, que canta e decanta as maravilhas do lopster, fizesse um guia de instalaçãoo e uso deste aplicativo. Consegui instalar, mas fazê-lo funcionar nunca consegui.
Quue tal, Patola?
Um abraço a todoos!


» retar () em 09/08 14:18

Voce é retardade entao. So pode.

Fazer guia de instalacao e uso ?

Chego denovo a conclusao que vc tem problemas mentais.

Sabe ler documentacao do programa nao antes de ficar perguntando ?

Ta tomando seus remedios direitinhos ?


» jcarlos () em 09/08 15:23

ñ sei se uma sessão de aplicativos é realmente necessário... a fleshmeat.net já tem um repositório vasto /c varios aplicativos, descrições e home page /p kda um deles.. em alguns casos na propria pagina da freshmeat já tem até screenshot deles... acho que tutoriais de uso/configuração etc.. em portugues seria mais util...
ai vc pode vir e me falar que a freshmeat.net ta em ingles... bom.. as descrições dos programas geralmente são curtas.. ñ precisa de mto trabalho pra traduzil-las... e os sites de downloads como www.superdownloads.com.br e www.gratis.com.br já criaram sessões /p linux.. eh questão de tempo essas sessões crescerem...


» EdCrypt () em 09/08 17:15

Apesar de bem completo, acho que falta um forum de flames. Sempre que alguem achar que seu comentário vai gerar muita discordia, teria ali um espaço...


» Pacozila () em 09/08 20:57

Então deveria ter um forum destinado somente a mensagens referentes ao Patola.

Augusto Campos, tome vergonha e troque esse nome de "Linux in Brazil" para "Linux no Brasil" , ta parecendo q vc é mais um dos baba ovos de gringos. Valorize seu idioma e patria cara. LINUX NO BRASIL ! BRASIL COM S !


» Luciano Giordani Bassani () em 09/08 21:17

Achei a sugestão do Jimi ótima!

Acho que está faltando mesmo um lugar onde fosse possível "agendar" e ver os eventos relacionados ao software livre.


» jcarlos () em 09/08 21:28

concordo com o Pacozila, LINUX NO BRASIL fica melhor... o site contem informações sobre linux em português, portanto linux no brasil tem mais a ver...

linux in brazil parece nome de filme gringo..rsrs.. (nessa eu viajei legal.. hehehe)

mas sério mesmo... ñ vejo motivos /p o nome do site ser em inglês...


» Carlos Araujo () em 09/08 22:09

Sem ser xenofobo, seria interessante a retirada do IN BraZil, jah somos demasiadamente colonizados, ademais,temos tantos valores culturais pra nomear de modo legal nossas coisas !!

abcs.Carlos


» anonimo () em 10/08 00:21


Não vejo necessidade de aportuguesar o nome do site. Pizza (italiano), habeas corpus (latim), e assim por diante, cada idioma, grego, francês,teve sua influência...

Ou você prefere chamar rato, como em Portugal, ao invés de mouse, ou motorista, e não driver?

Um detalhe: nos outros países acontece a mesma coisa. Alguns resistem, como a França, em que não se usa e-mail, e sim courriel, mas no geral isso não acontece.

No brasil, teriam de ser mudadas muitas palavras...


» anonimo () em 10/08 00:26

Não vejo necessidade de aportuguesar o nome do site. Pizza (italiano), habeas corpus (latim), e assim por diante, cada idioma, grego, francês,teve sua influência...

Ou você prefere chamar rato, como em Portugal, ao invés de mouse, ou motorista, e não driver?

Um detalhe: nos outros países acontece a mesma coisa. Alguns resistem, como a França, em que não se usa e-mail, e sim courriel, mas no geral isso não acontece.

No Brasil, teriam de ser mudadas muitas palavras...


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 10/08 02:45

anonimo, mas nesses casos citados houve uma razão clara - as palavras vieram dessas línguas; 'pizza' foi inventada e popularizada pelos italianos, 'habeas corpus' vem do direito romano e por aí vai. Mas pra que ter um título em inglês para um sítio que se destina a um povo que fala português? Não acha incoerente?

Eu voto pela transformação do sítio para "Linux no Brasil". Acho, sim, que vale a pena valorizar um pouco mais a nossa língua.

P.S.: cszf, meu maior problema é encontrar tempo, mas posso ver se faço nesse domingo. Sobre o lopster, devo dizer que também cheguei a fazer a experiência de ficar 3 semanas com o mldonkey pra poder ter um bom critério de comparação. Voltei para o lopster, mas tenho uma série de dicas e considerações sobre ambos os programas agora. Outra coisa que consegui fazer, e pelo que vi na internet não é muito difundida, é configurar minha nvidia pra aparecer na televisão, tanto como 'clone' da minha tela atual como em outro display, ambos usando twinview. Acha que devo escrever sobre isso?


» Everson () em 10/08 10:53

Galera,

Sempre acesso esse site, uma referência brasileira em Linux na minha opinião, e que me ajudou a ter grande simpatia pelo pinguim.
O que eu acho interessante, é que as empresas brasileiras que fazem software comercial para Linux deveriam unir o útil ao agradável, divulgando seus softwares no Linux in Brazil, e ajudando a manter esse site, patrocinando-o.
Assim, tomaríamos conhecimento de alternativas linux em softwares comerciais (controle de vendas, estoque, folha de pagto, etc...), pois os softwares comerciais para plataforma windows são extensamente divulgados, e o Linux in Brazil ganharia um reforço para sua manutenção.

Um abraço,

Everson


» e-mala () em 10/08 11:51

Sugestões para o BR LINUX:
- Trocar o insuportável e inlegível fundo preto;
- mudar o nome para "Linux no Brasil" é uma boa idéia.


» Ismael Alberto Schonhorst () em 10/08 12:34

Eu gostaria de sugerir que no site tivesse uma area para iniciantes, eu a vários anos atrás fui um e sei como é, poderia ajudar muito aos novos usuarios Linux.


» Spook () em 10/08 15:25

Enquetes, que é sempre bom e uma área dedicada a programas livres que tenham a mesma proposta que programas proprietários, como foi já citado...


» Pacozila () em 10/08 17:25

Só fazendo uma retificação, o comentário sobre a mudança de nome não foi meu. Só o do Tambaqui. Falando nisso, um cadastro de usuários, totalmente opcional, que daria direito a um redirecionamento de e-mail (nick@br-linux.org), opção de escolher as cores do site e exclusivo direito de postar comentários com aquele login (ou pelo menos aparecer um "logado" ao lado do post). Isso evitaria 4500 Críticos, 8237 Patolas etc.
O mais importante desse processo expansionista é manter a qualidade do que já está no ar. Meça as pernas antes de dar o próximo passo.


» Caodorna () em 10/08 17:32

LINUX NO BRASIL na cabeça e todos linuxers tem que ter um br-linux.org . :)

LINUX NO BRASIL !!!!!!!! BRASIL COM SSSSSSS


» cszf () em 10/08 17:38

Caro Patola, é claro que você deve escrever também sobre suas experiências sobre Nvidia. Aliás também tenho um controlador gráfico desta marca.
Também tentei o mldonkey sem sucesso. Tenho certeza que eu artigo sobre o lopster, mldonkey e controladora gráfica Nvidia seriam tremmendamente apreciadas. Quanto ao lopster, há muito pouco sobre o funcionamento dele. A docummentação não é nada esclarecedora. Não consegui fazer funcionar o mldonkey. Acho que o problema está na lista de servidores e na minha falta de tirocínio. Ajude-me a abandonar o Rwindows, por favor !!! desde já agradeço.
Um abraço.


» Tiago Cruz () em 10/08 18:15

Gosto da idéia de um cadastro totalmente opcional, como existe hoje em vários sites por aí... assim os anônimos poderiam contribuir e/ou comentar numa boa!

Se o usuário 'logado' tivesse a opção de alterar cores e etc, seria melhor ainda. Para mim, o fundo preto é bonito e não é ilegível :-)

Sou a favor do Linux no Brasil :-)

Será que rola uma enquete com votações? =)

Abraços


» buro () em 10/08 18:46

Esse cara ( cszf (vang@it.org) ) é retardado.
Nao sabe nem colocar pra funcionar o lopster e mldonkey.

Fica no windows cara... vem pro linux nao... com essa sua burrice.


» jcarlos () em 10/08 19:02

anonimo, quanto ao mouse a mania já pegou... mas se vc for pensar, nos EUA as 2 coisas tem o mesmo nome... se vc conversar /c um americano e o contexto ñ for espeficado provavelmente ele ñ sabe se vc esta falando do bicho, ou do equipamento...quanto a motorista, vc poderia chamar driver de piloto(da a ideia de que ele ta pilotando o hardware)... no linux drives são chamados de modulos.. nomes em portugues em informatica facilitam na compreensão do que servem (as coisas ficam mais intuitivas)... mta gente ñ entende mto de computador por ñ saber o significado dos nomes.. assim como eu ñ entendo mto de biologia por ñ conhecer o significado de tdos os nomes.. em tdo caso outro uso do ingles é no maketing (propaganda).. mta gente compra camisetas e outras coisas só por ter frases em ingles.. e mtas vezes nem sabem a tradução das frases... acho que o idioma ingle ta subvalor... bom deixar essa discussão pra lá pq ñ é o foco... a questão é... não vejo nenhuma razão para chamar o site de Linux in Brazil.. acho que deveriamos chamar de Linux NO BRASIL... e não termos preconceito a nosso idioma


» Semaforo () em 10/08 21:05

> Esse cara ( cszf (vang@it.org) ) é retardado.
> Nao sabe nem colocar pra funcionar o lopster e mldonkey.

> Fica no windows cara... vem pro linux nao... com essa sua burrice.

> Postado por buro (buro@bur.com) em agosto 10, 2003 06:46 PM

Infelizmente ainda existem linuxers com esse tipo de atitude depolorável, como se todo mundo tivesse a obrigação de saber tudo.

Pro cszf eu sugiro a utilização do fórum, onde ele pode tirar suas dúvidas sem ser ofendido.

E minhas desculpas ao outros por estar mordendo a isca...


» Pacozila () em 11/08 00:31

Melhorando a idéia do redirecionador de e-mail: Penso que uma página com um formulário como esse dos comentários seja suficiente. O usuário estaria acessível (com um clique) e protegido, ao mesmo tempo o tráfego de correspondência pelo site se resumiria ao primeiro contato.

Quanto às cores, para mim estão ótimas, a idéia da personalização é para agradar a todos. Seguindo a linha "gregos e troianos" talvez o nome "BR Linux" acabe com os bairrismos.

A idéia de enquetes com votação também me agrada, desde que tenha espaço para comentários como as notícias.


» Rafael Goulart () em 11/08 08:46

Em complementação às idéias do Carlos Araújo e do Patola, acho muito relevante uma área para comparativos entre alternativas SL x Proprietários, no formato wiki. Isto permite comentários e complementações. E a atualização fica mais fácil, pois a cada nova versão (ou novo aplicativo surgido) pode-se adicionar as novas características.

Quanto à alegação de que já existe este tipo de lista, sim - mas não no formato wiki, onde cada um pode "defender" e argumentar sobre a sua solução, colaborando para uma decisão (pesquisa) mais precisa de quem vai partir para a migração.

Complementando, pode-se agregar relatos de migração/tutoriais, que irão ajudar ainda mais neste quesito (claro que já existem alguns...).

Nunca é demais falar em migração - afinal, é o primeiro passo da maioria das empresas.


» Wagner71 () em 11/08 09:30

Esta é a minha primeira mensagem, mas eu venho acompanhando o Linux-BR há alguns meses. Na minha opinião é uma das melhores páginas brasileiras sobre Linux. Meus parabéns aos responsáveis por este excelente trabalho!!


» aijá () em 11/08 09:53

Corroboro os dois últimos comentários, do Pacozzila e do Rafael Goulart, menos as enquetes.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.