Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Análise do "Guia de Certificação Linux"

Notícia publicada por brain em julho 20, 2003 03:57 PM | TrackBack


Conforme prometido semanas atrás, publiquei na seção de tutoriais a minha análise do livro "Guia de Certificação Linux", que aborda a preparação para os exames de certificação da Conectiva e do LPI no Brasil. Se você está pensando em se certificar ou renovar sua certificação, dê uma olhada!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» trombel () em 20/07 19:08

Tenho o livro Linux+ Study Guide 2002 (consegui via Kazaa). Trata-se de um livro que se propõe a preparar candidatos para a certificação ComTIA. Embora esta certificação seja considerada bem mais simples do que a LPI ou a Conectiva, o livro trata o assunto com seriedade. O livro tem mais de 700 páginas. Para se publicar um livro técnico de computação nos EUA, o autor,em geral um profissional experiente na área é muito auxiliado. O autor muito provavelmente é um excelente técnico, mas não necessariamente, um bom escritor. A editora sabe muito bem deste fato. Ao longo do trabalho de fazer o manuscrito do que vai ser um livro, este manuscrito é visto e revisto por um editor técnico, por um editor que conhece didática(que, eventualmente o fará reescrever trechos ou capítulos inteiros, se necessário for), por um grupo de pessoas que vão revisar e consertar as impropriedades da língua (erros de inglês), e erros de digitação, além dos erros técnicos propriamente ditos. Há toda uma "entourage" que acompanha o trabalho do autor, tudo com o objetivo de fazer chegar ao consumidor um produto de qualidade, que valha o preço pago pela obra. Infelizmente não temos toda esta estrutura aqui no Brasil. Os autores são deixados por si, na suposição de que, por conhecerem o assunto, também serão capazes de desenvolvê-lo com a propriedade didática mínima de modo a tornar o assunto compreensível pelo público alvo.Tal, evidentemente, no mais das vezes, não acontece. Embora o autor seja até muito competente no assunto e, às vezes até também seja professor ou esteja acostumado a dar cursos, quando defrontado com o desafio de pôr no papel o que sabe, é comum vermos livros inapropriados por confusos, por inadequados, por agredirem a didática, etc. Cito um exemplo : comprei o livro Programação Shell Linux do Júlio Cezar Neves. O livro é bom e está-me sendo muito útil. No entanto, em termos de didática é um desastre. Para ilustrar, na página 55 (Passando e recebendo parâmetros), o assunto é apresentado de forma abrupta, desajeitada e inesperada, exigindo que o texto seja treslido e grande atenção. A partir dali, o assunto é desenvolvido com a desenvoltura do Júlio, que domina o assunto, mmas ele esquece que o pobre leitor não é tão competente assim e precisa de mais ajuda e informação para conseguir acompanhar o assunto sem sobressaltos. Estes problemas não existiriam se o Júlio tivesse esta importante equipe de apoio. Assim , chego à conclusão que comprar um livro de autor nacional é uma temeridade, pois falta-lhe o mínimo de apoio e orientação.
Quanto ao livro Guia de Certificação Linux, não o li. Conquanto os objetivos do livro sejam modestíssimos: ajuda " a suprir a grande carência de informações em português sobre os exames de certificação Linux disponíveis no Brasil", não se espera que um assunto assim valha um livro. Qualquer um pode compilar os conteúdos do exame e copiar algumas questões sobre o assunto das provas e fazer de um trabalho assim um "livro". Não requer conhecimento técnico algum. Até coisas básicas como apresentar as respostas das questões propostas no final do capítulo ou do livro não ocorreu aos autores do livro. Vê-se que são inexperientes demais quando se trata de escrever livros. Deste livro quero distância. Apesar de todas as dificuldades, espero que este texto não sirva de desencorajammento a quem quer se aventure a excrever livros neste país.


» Victor Zucarino () em 21/07 07:49

Isso é verdade mesmo, infelizmente no Brasil ñ existe uma conduta correta das editoras p/ q obras com qualidade técnica e didática cheguem até as lojas, pelo menos na nossa área (até onde eu sei todas são assim). Existem livros mt bons mas tb tem mt lixo. Ñ li o livro citado pelo Augusto, mas acredito q p/ se fazer um prova qualquer, seja eletrônica ou ñ, precisamos de conhecimento sobre o assunto e auto-confiança.


» preocupado () em 21/07 09:10

Eu adquiri o livro e realmente é fraco!!! Primeiro, as respostas são Colocadas juntas das questoes o que leva o leitor automaticamente a ler a resposta antes de ler a pergunta, isso é natural. Dessa forma ao invés de vc estudar, abaca decorando...!!!! Talvez uma palavra cruzada force o leitor a raciocinar e entender mais que o proprio livro!!!

Infelizmente, esse livro não é bom. Os autores são técnicos e não didáticos. Dai quem é leigo vai ler aquilo e acabar decorando!!! Em termos de cidadania acaba prejudicando, pois o candidato le aquele livo, acha que sabe e reprova....


» Tiago Cruz () em 22/07 11:07

Alguem sabem pelo amor de deus algum site que contenha alguma coisa sobre a prova da conectiva? algum exemplo de prova, algum simulado, testes algo por favor.

:-)


» Angelo Moreia () em 21/08 10:17

Olá, sou Ângelo Moreira

Estou me Informando para fazer uma boa certificação Linux, será que vocês poderiam me ajudar, a conquistar esté merito...


Obrigado..

Ângelo Moreira
Porto Velho - RO


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.