Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Instalação do kazaa

Notícia publicada por brain em julho 11, 2003 11:15 AM | TrackBack


Patola (Cláudio Sampaio) disse: "Segundo a Revista do Linux, um brasileiro desenvolveu um script para instalar automaticamente o Kazaa no GNU/Linux, bastando ter apenas o wine instalado com o modo fake_windows configurado. A página do script é klitelinux.vilabol.uol.com.br (redireciona para a página do projeto na sourceforge)."

O Emerson, do grupo de software livre da UFSC, acrescentou: ""Gostei da iniciativa do criador do script, porém o mesmo não pode ficar armazenado no http://codigolivre.org.br, já que lá somente podem ficar armazenados projetos livres. O script do K-lite linux nada mais é do que o KLite++ para windows, juntamente com as dlls [proprietárias] de algum Windows (98, p.e.) Entendo a boa intenção do projeto...mas o mesmo está distribuindo software não licenciado (alguns chamam de software pirata) e pior em um sitio onde somente são permitidos softwares livres."

A notícia não é nova, mas como não havia aparecido aqui ainda, acho que merecia a citação. Não tenho como verificar o acréscimo do Emerson, mas imagino que logo alguns de vocês irão acrescentar comentários elucidativos...

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Rodrigo F. Sacht () em 11/07 11:23

nao vejo necessidade disso. Eu uso o ML Donkey e funciona perfeitamente bem... a versao 2.5 que e a atual se conecta com praticamente todas redes (Fastrack, edonkey, openNap, gnutella, bitorrent e ate umas outras que eu nem conhecia), e nativo do linux...

pode ser baixado no seguinte endereco

http://savannah.nongnu.org/projects/mldonkey/


» Emerson () em 11/07 11:33

Olá,

Sim a notícia não é nova...já foi muito comentada no fórum deste site e lá mesmo eu postei um comentário a respeito.

"Gostei da iniciativa do criador do script, porém o mesmo não pode ficar armazenado no http://codigolivre.org.br, já que lá somente podem ficar armazenados projetos livres. O script do K-lite linux nada mais é do que o KLite++ para windows, juntamente com as dlls [proprietárias] de algum Windows (98, p.e.)"

Entendo a boa intenção do projeto...mas o mesmo está distribuindo software não licenciado (alguns chamam de software pirata) e pior em um sitio onde somente são permitidos softwares livres.

[ ]'s
Emerson
GUFSC - Grupo de Software Livre da UFSC
http://www.softwarelivre.ufsc.br



» Eduardo Piva () em 11/07 12:37

Concordo com o Rodrigo, o mldonkey já está evoluido o suficiente para abandonar os clientes p2p do windows. Utilizo as redes do edonkey e fasttrack sem o menor problema.

[]s.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 11/07 12:44

Desculpem pela postagem - eu não sabia que isso já tinha sido discutido no fórum. Quanto a alternativas, o mldonkey é legal, lmule/xmule também, mas acho que nada ainda bate o lopster. Simmm, esse cliente das redes opennap pra GNU/Linux (e agora com versão pra Windows) mata a pau! Acessando 10 a 13 redes opennap simultâneas consigo ter minha banda de download 90% ocupada 90% do tempo. E lá eu consigo achar raridades e coisas que eu não acho nem na rede do kazaa...

Vez por outra eu tento algo com o mldonkey, há uns dias atrás tentei com o xmule, mas não rolou. Continuo usando o lopster... pra mim, pelo menos, não tem comparação!


» Caliman () em 11/07 13:36

hehehe ao menos divulgou um pouco o mldonkey que estah excelente e ainda tem muita gente que nao conhece. :)


» Marcello () em 11/07 14:00

Cláudio, tentei usar o Lopster, mas não entendi como ele funciona.
Tem alguma página como o www.sharereactor.com (xmule/lmule) pra se pegar links ou ip de servidores?


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 11/07 14:28

Marcello, tem sim, o napigator.com, mas o lopster já pega a lista de servidores automaticamente de lá.

Vá na aba 'servers', clique com o botão direito do mouse e selecione 'refresh list'. Vão aparecer várias redes...

A propósito, use somente lopster 1.2.0 ou mais novo. O 1.0.1 e semelhantes não têm alguns recursos importantes.


» Eduardo Piva () em 11/07 15:20

Ocupo grande parte da minhabanda de downloads com o mldonkey também, e estou satisfeito com ele principalmente porque o mldonkey funciona como um daemon, e é possivel acessar ele via uma interface WEB (ou outros GUIs). A vantagem da interface WEB é poder gerenciar / adicionar downlaods enquanto na minha casa, enquanto estou no trabalho / faculdade, e ai qdo eu chego em casa ta recheado de coisas para assistir e se testar.

qual é a interface deste lopster, alguem tem mais informações?

[]s!


» Marcos de Souza () em 11/07 17:01

Não home page LinuxSingle, mais precisamente na url http://linux.novatrento.net/artigos_ler.php?art_id=47 está disponível um artigo do Insider sobre como instalar e configurar o Kazaa sem WINE (usando gift)!


» Manoel Pinho () em 11/07 18:41

O meu tutorial (que está disponível em http://mpinho.cjb.net), segundo o próprio autor do script, foi usado como ponto de partida. Quando conheci o script, eu mandei um email para o autor dizendo que ele não poderia distribuir as DLLs e ele me disse que não iria se importar com isso.

Eu até entendo o lado dele, embora não concorde. Ele quis é facilitar a isntalação do Kazaa. Até hoje ainda recebo emails de pessoas me perguntando sobre detalhes do tutorial que, realmente, é complicado pois envolve muitos passos. Seria muito mais fácil para mim criar um .tar.gz do diretório ~/.wine e distribuir por aí, mas eu preferi evitar problemas.

Eu mesmo hoje em dia já não uso mais o Kazaa e sim o lmule e lopster. O mldonkey eu já cheguei a instalar mas não consegui baixar nada da rede Fasttrack por ele. Não sei se foi problema na rede ou ignorância minha no uso.


» Cabral () em 11/07 20:23

Para que o kazaa + wine se um racker alemão já fez engenharia reversa no protocolo fast-track e montou um plug-in para o giFT?

Deu um trabalho para compilar o plug-in e o giFt pois são projetos ainda em desenvolvimento, disponiveis somente em CVS, mas estou utilizando eles aqui em casa sem problemas já a 4 dias.

Estou muito feliz com o trio giFT, giFT-FastTrack(plug-in) e o Apollon(interface KDE para o giFT).

Os links:
giFT:
Apollon:
giFT-FastTrack:

Dica 1 e a mais importante!: LEIA O INSTALL.TXT E O README.TXT que vem dentro dos diretórios, tanto do giFT quanto do giFT-FasT-Track.

Dica 2: Baixe o tarball e altere no arquivo $~gift-fasttrack/giFT-FastTrack/src/fst_download.c
todas as referencias a "udata" para "data"

Dica 3: instale todos os arquivos possiveis para compilar o giFT e o giFT-FastTrack. É fácil saber pois depois do ./configure é só verificar as bibliotecas que deram o resultado "... não" e dar um apt-get install.

Espero que alguem mais consiga.

Alguem conhece algum tutorial que encine como fazer um pacote RPM em portugues? talves eu anime estudá-lo para empacotar o giFT e o giFT-Fast-Track que já está funcionando no meu computador e disponibilizá-lo.....

Abraços...


» Cabral () em 11/07 20:25

Os Links não sairam....
giFT: http://sourceforge.net/projects/gift/
giFT-FastTrack: http://cvs.berlios.de/cgi-bin/viewcvs.cgi/gift-fasttrack/
Apollon:http://sourceforge.net/projects/apollon/


» Mudal () em 12/07 00:17

Gostei do Patola agora... parece que a mentalidade dele mudou para a melhor.
"ontinuo usando o lopster... pra mim, pelo menos, não tem comparação!.."

:-) Isso aí, vivendo e aprendendo!.


» Marcello () em 12/07 05:56

Olá Cláudio (Patola) funcionou realmente o Lopster do jeito que você indicou. Obrigado pelas dicas. Estou usando também o Limewire pra redes peer-to-peer e tem funcionado bem. Só precisa do Java instalado.


» Alex-Gurgel () em 12/07 07:00

Ta'... Depois de tantasinformacoes vou experimentar o lposter. Tomara que rode no SuSE pois o conjunto Kazaa+Wine esta redondinho !


» Marcello () em 12/07 08:36

Testa o GIFT também....roda muito bem aqui....pena que não tem um frontend legal.
Mas pra linha de comando é show com a interface ncurses.


» Cabral () em 12/07 16:31

Marcelo, voce já esperimentou o Apollon? é um front end gráfico muito bom para KDE. Esta versão permite até configurar os parametros do giFT e dos plug-ins através dele....


» Alexandre () em 13/07 12:09

Tah ae, mais um "problema" em se migrar para o linux foi solucionado... pq hj contamos com várias opções boas para p2p... mas ainda faltou uma, q pra mim é a melhor o DC++ http://dcplusplus.sourceforge.net/ com ótima interface em qt, vários hubs, e música da melhor qualidade... inclusive em mpc!!!
Testem, vale a pena


» Carlos E Gorges () em 13/07 18:27

O giFT suporta a rede do kazaa perfeitamente além de outras ...


» salmer () em 15/07 00:51

nenhum


» rodrigo () em 30/07 15:54

tenho um problema na instalação giFT,
se vc poder me ajudar, ficarei grato..
na compilação do giFT-FastTrack, aparece um erro
de "libFastTrack.la", na qual o pkg-config, ñ consegue compactar, pq falta essa lib.
esse lib é instalada pelo FastTrack ou tenho que adicionala....


» vigalhaes () em 16/09 10:57

quero ser usuário do kazaa


» vigalhaes () em 16/09 11:03

como faço para instalar o kazaa?


» Fernando Peres de Oliveira () em 06/06 18:59

Isso é bom mais quero baixar logo para meu computador o programa Kazaa logo por fovor


» paloma () em 28/08 15:01

oi quero baxar kazaa pra pod baxar muxika


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.