Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Sábado de manhã no IV FISL

Notícia publicada por brain em junho 7, 2003 12:56 PM | TrackBack


Acordar cedo numa manhã fria de sábado precisa de uma boa justificativa, mas as palestras de hoje estão fazendo valer o sacrifício - mesmo considerando que hoje o frio de Porto Alegre resolveu *mesmo* dar as caras.

A primeira palestra que assisti foi a de alta disponibilidade e load balancing, apresentada pela Sulamita Garcia (4Linux) e pelo Mario Bonilla (UYLug). Ela falou sobre replicação usando DRBD, monitoramento e intervenção automática em caso de falha através do heartbeat e do mon, e ele complementou sobre a distribuição de carga entre diversos servidores de modo transparente e sem acrescentar pontos de falha (SPOFs) adicionais usando o LVS. Para referência adicional ela mantém a página ha.underlinux.com.br

Em paralelo corria a apresentação do Rubens Queiroz (que vocês devem conhecer através da Dicas-L ou dos projetos Rau-Tu e Nou-Rau). O tema dele era o uso do software livre na Unicamp, e ele até falou sobre ele - mas o mais legal eram as dicas e os "causos" que ele usava para ilustrar as apresentações. Entre outras coisas, ele mencionou soluções baseadas no Antiword para ver os indesejáveis e aparentemente onipresentes documentos do MS Office até mesmo em modo texto, do WebCalendar como agenda corporativa e do Request Tracker como gerenciador de chamados de suporte.

Ele falou ainda do seu costume de pesquisar na Internet para ver se alguém já não fez antes as coisas que ele pensa em implementar, e falou da postura evangelizadora dos usuários que querem convencer os demais a largar todos os seus aplicativos HOJE e substituirem por Linux e OpenOffice - não é a melhor maneira de trazer novos adeptos. Ele pediu para ajudarmos a disseminar o seu artigo "Presente de Grego" - estou fazendo minha parte ;-) As palestras do Rubens Queiroz sempre são interessantes, não perca a oportunidade de assistir a uma delas quando puder, ou de tentar trazê-lo para eventos que você esteja organizando.

Em seguida vi o Júlio Neves falar sobre shell scripting. Ele criticou o uso indiscriminado de interfaces gráficas, dizendo (e eu concordo com ele) que existem aplicações onde a interface em modo texto é mais adequada - e isso não é nenhum demérito para o modo gráfico, que de fato é uma interface superior para a maior parte das aplicações. O Júlio disse que costuma usar o shell scripting para prototipação, e começou a fazer sua apresentação, 100% prática usando um terminal de texto. A parte que eu achei mais interessante foi quando ele disse que a programação shell é complicada só até o momento em que o aprendiz entende a diferença entre as aspas, a crase e o apóstrofe - a partir daí tudo é fácil.

O Gustavo Scotti estava apresentando o Tamanduá NIDS, um sistema de intrusion detection multi-threaded que (ao contrário do SNORT, por exemplo) opera na camada de sessão, analisando o fluxo de pacotes como um todo, e não cada pacote isoladamente. Parece bem interessante, verifiquem!

Encontrei o Cláudio Ferreira Filho entre duas palestras, parei para parabenizá-lo pela apresentação de ontem sobre o OpenOffice, e ele aproveitou para me informar que mantém dois outro projetos - o pgsqlbr e o mozbr, respectivamente sobre PostgreSQL e o Mozilla. Prestigiem! Ele deve ter pouco tempo livre ;-)

Aí visitei o stand da Tempo Real, desta vez com tempo, e vi um livro interessante - Perl for C Programmers (não tenho o link pra ele). Achei muito interessante porque é escrito pelo Steve Oualline, que eu considero um grande especialista em programação C - ele é autor do Practical C Programming, melhor livro introdutório de C para programadores experientes que eu já li. Aproveitei para pegar o meu exemplar do Linux Performance Tunning and Capacity Planning, que também parece bem bom. Dêem uma olhada! E se comprarem via os meus links, um percentual vem para a manutenção do Linux in Brazil ;-)

Visitei também o stand do Grupo de Usuários Slackware, falei rapidamente com o Buick Sk e ganhei um CD de instalação do Slackware 9. Quando eu instalar eu conto pra vocês ;-)

Para completar, assisti à palestra do James McQuillan, criador do LTSP, sobre sua ferramenta. Ele contou sobre o que o motivou a criar o sistema, a redução de custo e de investimento obtida por clientes dele e muito mais. O LTSP parece mesmo uma solução sólida para terminais remotos. Já comentei que o Kurumin novo tem suporte ao LTSP? Uma dica interessante da palestra foi que a memória conta muito mais que a velocidade da CPU para a performance do servidor LTSP - considere isto ao dimensionar seu equipamento!

Esta foi a minha manhã no FISL. De tarde conto mais!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» eu () em 07/06 15:32

Mulher ou é gostosa ou é boa de trabalho, e no caso da Sulamita ela é boa de trabalho, parabens !

Eu já tempos ja tinha ouvido falar do tamandua nids , me estranha que so agora alguem venha a noticia-lo assim.

E concordo com a posiçao do Julio Neves, viva o modo console!


» Flavio Moreira () em 07/06 16:14

O que voce falou, mesmo com boa intenção, é tudo o que uma mulher que trabalha com linux NAO quer ouvir :

http://br.linuxchix.org/encouragewoman/x168pt.html


» eu () em 07/06 20:24

Putz, cheio das regras de boas maneiras, um ex:

A mulher que vc contratou para fazer backup de arquivos muito importante esqueceu de fazer o backup e por algum motivo os arquivos foram perdidos: vc fala:
- Poxa, eu pedi para vc fazer o serviço... com maior delicadeza para nao ofender.

Já no homem acontece o seguinte:

- Seu f.d.p eu mandei vc fazer a porra do negocio , e agora seu f.d.p como que fica a parada ? Arruma um jeito ae senao vc nao recebe este mes sua bicha enrustida.


» Flavio Moreira () em 07/06 21:53

Ha Ha Ha ,,,, é bem assim mesmo ... tem os dois lados da moeda ... Eu já tive estagiária de informática (fazia ciencias da computacao) e eu perguntei qual a versão do Windows que ela tinha instalado no micro de casa ... ela me respondeu "É 98 ou Me, mas não tenho certeza - deve ser o win2000 mesmo ..." . Se fosse homem, com uma resposta destas ... (censurado) .


» diogo () em 07/06 22:00

ow pessoal.. alguém aí sabe de vídeos pra download das palestras que aconteceram no IV FISL?
Se alguém ae souber avisa a gente que nao pode ir pra poder dar uma olhadinha como estava lah... :)


» Flavio Moreira () em 07/06 22:53

Eu fiz algumas fotos no sabado :
Veja no Forum do Kurumin :
http://www.guiadohardware.info/forum/viewtopic.php?p=5279

Quanto aos videos é só perguntar para o Mario Teza


» Roger de Almeida () em 08/06 14:39

Seria uma boa se alguma revista (pcmaster, revista do linux e etc) colocasse em seus cds, as palestras deste evento.

Abraços
Roger


» sdf () em 08/06 19:09

O Patola foi no FISL ? Caso sim, teve apedrejamento publico dele la ?

Lembrando!, toda vez que vc visitar uma site porno nao esquecer de cadastrar o email do Patola la, ele deve odiar receber emails de mulheres, mas nao cadastre em sites gays, pq senao ele vai ficar seu fã ou melhor, virar sua dependencia.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.