Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Pesquisa sobre custos de informática

Notícia publicada por brain em maio 8, 2003 12:37 PM | TrackBack


Arlan Souza (arlanlucas@bol.com.br) avisa: Uma pesquisa publicada ontem e divulgada hoje pela InfoWorld aponta que os gastos com software podem ser reduzidos significativamente com o uso de software. O estudo, que envolveu grandes empresas alemãs, indica que a economia pode ser de 20 ou incríveis 30% para empresas de grande porte que substituam seus servidores e suites ofices por equivalentes de software livre. Para micros e médios, no entanto, a redução menos vistosa.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Patola (Cláudio Sampaio) () em 08/05 15:25

* Sendo feita na Alemanha, país que implementa GNU/Linux em larga escala, é sempre bom lembrar que certa parte dos custos pode estar disfarçada; por exemplo, pode ser que a mão-de-obra em GNU/Linux seja relativamente mais barata, já que é bastante disseminado lá (ou não?).

* Por que as companhias pequenas economizam menos? Não entendi e a reportagem não explicou o motivo (nem os números exatos da pesquisa, com pormenores). Imaginava eu que com as políticas de licenças de lotes em que o custo de uma licença particular diminui de acordo com o número de licenças compradas, fosse o inverso. Nas implementações que fiz para uso doméstico (amigos, parentes, etc.) me pareceu que a economia foi muito grande, provavelmente mais de 30%, apesar de não ter feito a contabilidade exata.


» SdnNv () em 08/05 21:03

Se na Alemanha o custo é mais reduzido face à oferta de mercado, no Brasil, o custo é puxado para baixo também, não tanto pelo mercado, mas pela pirataria combinada com impunidade. Lá na Alemanha o sujeito que comercializa software pirata é tratado como criminoso, por isso não compensa; aqui, pode até montar uma barraquinha na frente de uma delegacia que nem está nem aí. Por isso que o custo de uma solução GNU é mais alta que uma solução pirata de software proprietário. Assim, o profissional especializado em GNU tem que se sujeitar a um preço mais baixo, senão a empresa fica na pirataria mesmo.


» Marcos de Souza (mds) () em 08/05 23:56

"Uma pesquisa publicada ontem e divulgada hoje pela InfoWorld aponta que os gastos com software podem ser reduzidos significativamente com o uso de software."


... ficou meia estranha essa frase!! acho que faltou a palavra LIVRE ai no meio :P


» Arlan Souza () em 09/05 10:10

Oppss! Você tem razão. Isso é o que dá escrever e não reler.

Em vez de "com o uso de software", leia "com o uso de software livre".

Em vez de "ofices", leia "offices".

Em vez de "redução menos vistosa", leia "redução é menos vistosa".


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.