Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

75% das WLANs invadidas são usadas para spam? Não é bem assim...

Notícia publicada por brain em abril 11, 2003 07:50 PM

Segundo este artigo do NewsFactor, a empresa Z/Yen montou duas redes wireless com o objetivo de monitorar quem tentaria invadi-las. Ao final do estudo, concluiu-se que apenas pouco menos de 1/4 das conexões registradas foram intencionais, e dentre estas, 71% foram utilizadas para enviar e-mails (não necessariamente spam). Fazendo as contas, 17,75% das conexões foram para enviar e-mail, lembrando que estes dados foram coletados apenas em duas redes, cuja localização não consta no texto original. Algo assustador nisso? No fato em si não, mas de fato parece ser uma boa oportunidade para os spammers ficarem ainda mais anônimos e difíceis de detectar.

O chato desta história é o carnaval que o site de uma revista nacional de informática montou, com a matéria "Redes wireless são invadidas para spam", publicada ontem. Olha o primeiro parágrafo: "Perto de 3/4 das redes sem fio invadidas mundialmente são usadas para o envio de spams. A conclusão é de um estudo realizado pela consultoria de segurança americana Z/Yen e publicado no site inglês Vnunet. "

Como diria minha prima adolescente, fala sério né? Além dos números completamente errados, como chegar a uma conclusão sobre o spam em todas as redes mundiais partindo de um estuido que detectou conexões de e-mail (não necessariamente spam) em apenas duas redes?

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» danieldefloripa () em 11/04 22:52

Parei de assinar a tal revista quando notei que, nove em dez edições eram baseadas em algum "número" besta. "756 downloads...", "835 links úteis...", "617 dicas para o Word...". Quantidade não é qualidade. E eles sempre precisaram botar quantidade - um número - na capa. (casualmente, vi de relance a capa da edição nesse mês e não tinha número besta nela - eis a exceção que faz a regra).


» Augusto Campos () em 11/04 22:59

As matérias da revista impressa eu até acho bem legais, considerando que ela é uma revista para um público amplo, e não exclusiva para Linux. São esses "chutes" do site que que incomodam :)


» danieldefloripa () em 14/04 16:31

Eu não disse? Hoje tive a oportunidade de ler com atenção a capa impressa da revista, e tá lá: "As 100 empresas mais ligadas do Brasil" Huahuahuahua! Tem coisa mais besta? Deve ser muito boa pros executivos que tem idéia de como lidar com o pessoal do "CêPêDê"...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.