Notícia publicada por brain em abril 11, 2003 08:02 PM
Rafael Goulart (rafael@fasb.edu.br) avisa: Foi liberada a primeira versão alpha da há muito esperada versão 4.1 do MySQL. Esta é a primeira versão com suporte nativo a subselects. A previsão é que na versão 5 já exista suporte a outras caracaterísticas muito cobradas, como stored procedures e triggers, entre outras. A grande expectativa é que o MySQL consiga implementar estas características sem peder em desempenho (no que é conhecido por ser o banco mais veloz - mas aí os críticos dizem: também, sem foreign keys, views, stored procedures, triggers). Vejamos no que dá.
Porra! Até o access tem subselects!
Quando o MySQL tiver 99 % do que o PostgreSQL tem, posso até pensar em dar uma testadinha... ;)
Se o PostgreSQL atende bem às tuas necessidades, não precisas nem testar as alternativas. Mas esse tipo de comentário não acrescenta muito à discussão não... Não precisas trocar de banco, nem anunciar que estás mais satisfeito com o que usas atualmente, ok?
Eu usava pgsql, contudo estou reconstruindo um projeto pra utilizar mySQL por causa de sua velocidade, apesar de sua limitação em relação a features
Não é só por comparar, mas o MySQL tem muito mais documentação disponível. Quando precisei de documentação do PostgreSQL, foi mais difícil encontrar. Penso que isto influencia bastante. Não sou especialista em BD's, e gosto dos dois, mas certa vez, onde eu trabalho, este detalhe da documentação foi crítico, e não consegui convencer algumas pessoas a abandonar o MS SQL. Se o MySQL incorporar mais características e continuar sendo rápido, acredito que se tornará ainda mais utilizado.
Aos criticos do MySQL :
1 - Sim o MySQL já tem suporte a FK´s
desde a versao 3.23
2 - Sim o MySQL já suporta transação
desde a versao 3.23
3 - Sim o MySQL já suporta TableSpace
desde a versao 3.23
4 - Sim , o MySQL já suporta Subslect
na sua versao 4.1
5 - Sim , o MySQL já tem stored procedures
na versão 5.0 , que já está disponivel
para download em seu CVS e está marcada
como Development.
Aos criticos sem causa do mysql desejo pedir
que pelo menos deem uma lidinha antes de criticar
, fora que quem ganhou como banco de dados mais veloz em 2002 foi o MySQL 4.0.1 e o Oracle 9i.
Aos "protetores" do PostgreSQL peco que parem
com esta mania de perseguicao , de achar que os
usuarios do MySQL querem converter voces...
Abraços,
Quando mandei a notícia, já vi que poderia gerar alguns flames.
Eu já programei em Access, MySQL, Interbase/Firebird, e hoje estou estudando o Postgres para um projeto específico. Tenho preferência pelo MySQL, mas tenha certeza de que ele não chegou aonde está se não fosse um "concorrente", por assim dizer, como o Postgres, que é excelente. Daqui a algum tempo, devem possuir características semelhantes, e então as diferenças ficaram nos detalhes, e no gosto do usuário - que também conta. O importante, isso sim, é que temos escolha.
Aos usuários do Postgres, parabéns pela escolha. O mesmo a quem escolha MySQL, ou Firebird. Cada qual possui seus pontos fortes.
[]s,
Rafael Goulart
Pois é Rafael.... Pra que serve um tópico que não pode ser discutido ?!?!?
Gosto muito do Linux-br, mas parece que o Augusto teve aulas no FBI depois do PatolaGate...
Fiz um comentário descontraído e minha intenção não foi ofender: O MySQL tem seu lugar, assim como o Post, Firebird, DB2, etc...
O problema é simples: O MySQL busca incorporar os recursos que o Post tem, enquanto este procura melhorar a velocidade e robustez para competir com o primeiro! Eles mesmo ficam se batendo!!
Pessoas que estão em dúvida sobre qual BD escolher vêem em tópicos como este uma referência para análise. Se só agora o MySQL está suportando SubSelect, é necessário que os desavisados ou indecisos possam saber das alternativas open-source já calejadas em pontos como esse.
Portanto, se num tópico sobre PostGreSQL apenas os usuários hedonistas deste software puderem opinar, pra que serve a discussão ?!?!?!
Abraços,
Chamk, você pode fazer na boa tudo isso que comentou. Mas dizer "Quando o MySQL tiver 99 % do que o PostgreSQL tem, posso até pensar em dar uma testadinha... ;)" não é isso :)
Tudo bem....
Formularei melhor meus comentários.
Mas continuo afirmando: fiz um comentário descontraído. Você mesmo foi bem sisudo em sua resposta e concluiria da mesma forma: "não é isso :)"
Abração e estamos aí... :)
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.