Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

OpenBSD recebe doação milionária

Notícia publicada por TaQ em abril 10, 2003 08:12 AM

Theo de Raadt, o hacker canadense fundador e coordenador do projeto do sistema operacional livre OpenBSD, recebeu uma doação de US$ 2,3 milhões do DARPA, centro de pesquisa e desenvolvimento do Departamento de Defesa dos EUA. Mais detalhes (curiosos: o Theo é radicalmente contra a guerra no Iraque e recebe a doação vocês viram de quem ehehe) no Terra.

Atualização (por brain): o Ovidio (r.ovidio@terra.com.br) tinha mandado uma contribuição sobre o mesmo assunto e o mesmo link, mas com redação diferente. Como são detalhes interessantes, publico junto com a do TaQ, acho que ele não vai ficar brabo ;-) Vamos à do Ovídio: Theo de Raadt, o hacker canadense fundador e coordenador do projeto do sistema operacional livre OpenBSD, recebeu uma doação de US$ 2,3 milhões do DARPA, centro de pesquisa e desenvolvimento do Departamento de Defesa dos EUA. Derivado do UNIX, o OpenBSD é considerado o sistema operacional mais seguro que existe. De acordo com o site canadense GlobeTechnology, o DARPA estaria interessado em comparar a segurança dos softwares proprietários e de código-livre. O OpenBSD, programado e checado pela comunidade de desenvolvedores, só teve uma falha de segurança nos sete anos de vida.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» TaQ () em 10/04 10:12

Uai, brain, ta tudo igual, voc* s* colocou mais texto que tem no link ... mas n*o to brabo n*o. :-)


» Ovidio () em 10/04 10:28

hehe, pode crer.


» TaQ () em 10/04 10:29

Olha que beleza aí em cima um comentário no Links, na pressa, sem configurar ele direito ehehe. :-)


» Augusto Campos () em 10/04 10:39

TaQ, é que ele já tinha mandado a sugestão de notícia ontem, aí me senti obrigado :)


» Ovidio () em 10/04 11:02

Ae Augusto, essa negócio de eu ter mandado ontem, ou antes dele, nem pega nada, já o que o que realmente vale é a noticia, independente de quem mandou ;-)

Eu mando essas noticias apenas para dar minha colaboração com site, se ela por ventura venha a ser publicado como foi agora, acho que não tem muita importância, pois o que realmente vale é a noticia ;-)

Ah, o que você acha de futuramente colocar um chat aqui no site? Acho que seria de grande serventia para todos os usuários.

Falow

Rodrigo Ovidio
Mandrake 9.0 / Kurumin


» bpl () em 10/04 11:52

Bem, considerando a segurança do openbsd, gostaria de uma opinião geral:
Em que situações (de serviços no estilo firewall ou um proxy) vocês trocariam o linux pelo openbsd ou algum outro SO da mesma linha (BSDs), ou até mesmo por outros SOs?


» decko () em 10/04 13:42

bpl

Bem, no caso de troca, eu apenas trocaria meu Debian(por favor, sem flames), com os programas que necessito em chroot, como o Apache, BIND, DHCPD, etc, se este micro tivesse que estar ligado diretamente a minha rede, banco de dados, e outros, sem passar por um firewall bem configurado.

Acredito que um linux, bem configurado, e o administrador bem atento, tem uma segurança legal, e não necessita trocar de sistema operacional.


» Raphael () em 10/04 15:46

Bom, O OpenBSD é realmente recomendado para quem quer usar um firewall, proxy, ou como um roteador. IPfilter é bem mais simples e interessante que qualquer sistema de filtragem que existe para Linux.

Agora, tem que se lembrar que esses "7 anos sem falhas de segurança" são relacionados a instalação padrão. Eles já tiveram buracos com o OpenSSH, e a instalação padrão do OpenBSD não inclui nem o X-Server, que é uma potencial brecha de segurança.

Assim, a segurança do OpenBSD está baseada em dois pilares simples, mas fortes: minimalismo de pacotes rodando, e paranóia total. Até "ls " é criptografado...

Até mais...


» Rogerio Brito () em 11/04 01:01

É verdade Raphael, a paranóia é grande. Só pra se ter uma idéia, vi não me lembro onde, uma entrevista do Theo em que ele descreve a rotina diária dele, e ele dizia que nessa rotina ele próprio pesquisa os códigos do sistema em busca de potenciais falhas, muitas foram descobertas por ele antes de a comunidade descobrir. O sistema de firewall foi criado do zero e substituiu o ipfilter na versão 3.0 do sistema, o atual é o pf (simples, não? inclusive pra aprender !!!) que quando sair a versão 3.3 (logo, logo) estará incorporando muitas outras finalidades que estavam dispersas em outras ferramentas ( desculpe, não sou um guru de openbsd, apenas um curioso pelo sistema, não saberia te dar muitos detalhes).
E além de tudo isso tem os ambientes chroot para alguns serviços + criptografia + paranóia e etc..
**Opinião pessoal abaixo**
O Theo diz enfaticamente que _não_ recomenda o uso do openbsd para desktop. Dito assim, tá ai a explicação de não se instalar o X ;^), afinal, uma vez configurado, esqueça ( só lembre na hora de atualizar).

Terminando...
Aqueles que gostam de aprender, recomendo baixa-lo e instala-lo num vmware da vida. Aprendi muito usando ele.
Chega :^)))))
Rogério Brito
(uso linux e o que vier !!)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.