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domingo, 2 de janeiro de 2005

Petição para a EA Games por jogos nativos para o Linux

Alexandre Oliveira (alexnewmail-pets@yahoo.com.br) enviou este link da petição e acrescentou: "Usuários do Linux criaram uma petição direcionada a EA Games, demandando... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 19:21

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Kid X () em 02/01 19:35

Tem também outra petição que fizeram para a EA, pedindo para que quebrem o absurdo acordo dela com a National Football League:
http://www.petitiononline.com/nfleacon/petition.html

Das duas petições, ela deve preferir à dos jogos nativos no Linux... Mas é um caso difícil...

» Comentário de Miguel () em 02/01 20:26

Essa petição é extremamente ingênua, essas pessoas tem uma visão fora da realidade do mercado de games, principalmente em relação a EA.

» Comentário de Dreams () em 02/01 20:50

Senhores,

O mercado de games é extremamente visado em lucros, e acho que nenhuma grande empresa criadora de games estaria interessada em fazer seus games senao para plataforma Windows.

Primeiro porque os games geralmente tem seu publico sendo usuarios de desktop que rodam Windows como sistema operacional. Lembrem-se que a fatia que o Windows tem em desktops em relação ao Linux é enorme ! Então uma empresa como a EA destinar pessoal,tempo,dinheiro para portar games exclusivamente para Linux não é algo rentavel, ainda.

E para empresas grandes começarem a pensar em alternativas, não adianta duas,três,mil pessoas enviando emails,cartas,... pra lá. Eles tem pessoal que trabalha na area de coleta de informações sobre os jogadores de games deles.

É empresa porra. Tem toda uma infraestrutura atras. Nao sao amadores, e caso algum dia eles vejam o linux como algo rentavel, vao abraça-lo e sair dizendo que amam o pinguim

» Comentário de SS_Sputnik () em 02/01 21:28

Concordo contigo, Dreams, mas o que não entendo é que hoje a base linux instalada já iguala ou supera a de Mac e veja a diferença entre o catálogo de games para os dois. Melhor, compare com o Mac de 2 anos atrás. Provavelmente o parque de Linux hoje é o dobro do de Mac de 2 anos atrás e procure ver quantos games o Mac tinha em 2002, ou 2000, ou 1998!!
Há algo de podre no Reino da Dinamarca que impede que mesmo que um dia o Linux consiga 10% do mercado de desktops, pouco se invista em softwares fechados para essa plataforma. E sabe o que está errado??? A mentalidade do Linuxista que quer tudo "de graça". Tudo de código aberto. E sabe quando uma empresa como a EA vai abrir codigo de seus jogos? nunquinha!!! Enquanto a mentalidade não mudar, nada mudará.

» Comentário de Ricardo Carvalho () em 02/01 21:49

Pobre dos funcionários da EA, já trabalham demais, se a EA decidir portar todos os seus jogos eles (os funcionários) vão se dar mal.

» Comentário de José Colzani () em 02/01 22:10

Bom, eu sempre tive o seguinte raciocinio :

Acho eu que no minimo, chutando bem baixo mesmo, 50% dos windows e pirata. Ao inves do cara pagar a licensa do windows, e depois gastar com mais jogos, poderia economizar em um SO gratuito, e gastar o tanto que gastaria no Windows em jogos.

Talves esse raciocinio nao fique bem pra usuarios domesticos onde tudo e pirata mesmo, mas imagina para as Lan Houses !!! Muito mais jogos, muito mais seguranca, 100% Linux !

Acho que a EA e outros deveria pensar assim, ja que duvido que o maior lucro deles venham de usuarios domesticos, pelo menos nao no Brasil.

Abracos,....

» Comentário de Ark () em 02/01 22:12

SS_Sputnik: vc colocou bem a questão. A mentalidade do "tudo de grátis" é o que pega. Além disso, os altíssimos custos envolvidos em lançar um jogo de ponta, atual, tornam inviável fazer um jogo open source ou free.
E não me venham mostrar aqueles jogos open/free com gráficos do primeiro StarCraft e dizer que "rox".

» Comentário de zé do caixão () em 02/01 22:16

A Loki games era especializada em portar jogos para linux. Ela acabou quebrando em 2001, por que não dava lucro. Isso já dá uma idéia do que a EA pode esperar portando seus jogos para linux.

» Comentário de Augusto Campos () em 02/01 22:36

Eu acredito que seja realmente difícil encontrar um modelo de negócios viável para jogos baseados em conteúdo e distribuídos como software livre, e tenho dúvidas se o tamanho do mercado de usuários de Linux poderia oferecer lucratividade a quem ofereça hoje (e sistematicamente) jogos baseados em conteúdo rodando em plataforma Linux, ainda que como software proprietário.

Mas não acho que dê para se basear no fechamento de uma empresa em 2001 para dizer o que a EA pode esperar em 2005.

» Comentário de Alexandre Oliveira () em 02/01 22:50

A petição é ingênua sim, é até mal escrita, mas ainda assim acho que merece apoio, até porque senão gera o efeito inverso. Se a própria comunidade linux diz que não quer jogos, eles nunca vão sair, nem pela EA nem por outras empresas.
Querer que a EA comece a fazer jogos sob licenças livres seria uma loucura, é algo completamente impensável, mas portabilidade para uma plataforma que está em crescimento já é bem diferente. Poderia seguir o exemplo da ID, que lançou o Doom 3 para Linux. O fato da EA usar DirectX complica muito realmente, mas não impede que ela venha a adotar outras tecnologias no futuro se chegar a conclusão de que vale a pena.
Quanto a mentalidade de querer "tudo de graça, tudo aberto", ela realmente existe, mas já aprendeu a conviver com vários programas proprietários para Linux. Muita gente critica e vai sempre continuar criticando os programas proprietários, mas isso não impede que as empresas mantenham os seus negócios e lucrem com isso. Num mercado completamente abalado pela pirataria atingir mais público pagante é muito bom.

» Comentário de Eduardo Costa Lisboa () em 03/01 00:06

Também acho a petição ingênua, ainda mais sabendo a imensa diferença de mercado entre Windows e Linux.

- Linux não é uma coisa só. Há muita bagunça no mundo livre e cada distribuição tem suas próprias regras. E, como há muitas clone, então temos um conjunto de regras comum, mas não há um padrão único
- Linux não tem apoio da grande massa produtora de hardware. E digo hardware de qualidade. Mesmo NVIDIA e ATI ainda não produzem drivers tão bons e estáveis.
- Linux não dá lucros. Pelo menos não da maneira como o Windows dá. Não é fácil perceber que o Linux é um estranho no mundo capitalista de hoje, ainda mais para quem não o conhece a fundo.
- Linux não tem padrão de uso do vídeo. Pode parecer estranho, mas acho isso uma limitação técnica. Existem a clanlib, svgalib e talvez outras que eu não conheça, mas não há um padrão gráfico de uso do Linux sem ser via servidor X, algo que, por mais revolucionário e útil que pareça, não é tão animador quando se trata de trabalhar com gráficos, sejam 2D ou 3D, locais.
- E, por último, talvez até mesmo a velocidade com que os softwares livres evoluem possa ser um impecilho às empresas produtoras de jogos; talvez isto faça com que se desanimem de tentar produzir algo para Linux.

» Comentário de FatTux () em 03/01 02:22

Acho que um maior porte de games pro Linux é uma questão de tempo, mas ainda temos uma boa e uma má notícia...

Boa notícia: o desenvolvimento de um game pro Windows custa caro, mas a maior parte deste dinheiro é usada no desenvolvimento do programa em si e da arte (design, filmes, músicas e sons) e publicidade. Uma vez desenvolvido e testado pro Windows, portar o jogo para outras plataformas deve requerer uma quantidade muito menor de homens-hora e portanto custar muito menos. Basta planejar o desenvolvimento com um mínimo de portabilidade em mente.

Má notícia: o problema não é o Linux, mas sim o fato de os dois OS rodarem em PC. O que acontece hoje é que a imensa maioria dos usuários domésticos de Linux também usa Windows (OEM ou pirata mesmo) no esquema dual-boot e, desta forma, o usuário Linuxista vai acabar mesmo comprando a versão para Windows. Já o pessoal do Macintosh não pode fazer isso, e como o mercado existe, os jogos acabam sendo portados para o Mac.

O mercado para Linux até existe, mas a presença universal do Windows no ambiente doméstico realmente "rouba" este mercado. Basta dar um boot, carregar o Windows e jogar.

No dia em que uma quantidade expressiva de usuários domésticos realmente apagar o Windows de suas máquinas, a situação vai mudar rapidamente. Mas acho mais fácil a cobra aprender a fumar do que isso acontecer...

» Comentário de Kid X () em 03/01 06:21

"- Linux não tem padrão de uso do vídeo. Pode parecer estranho, mas acho isso uma limitação técnica. Existem a clanlib, svgalib e talvez outras que eu não conheça, mas não há um padrão gráfico de uso do Linux sem ser via servidor X, algo que, por mais revolucionário e útil que pareça, não é tão animador quando se trata de trabalhar com gráficos, sejam 2D ou 3D, locais."

Eduardo, o próprio Linus Torvalds já disse que o Linux precisa de um padrão de gráficos, com a base OpenGL (3D) e a interface X apenas para aplicativos 2D.
E sabe quando ele disse isso? No começo de 2004! Já fez um ano. E sabe quantas linhas já escreveram para este projeto?! Nenhuma!
É a competência dos desenvolvedores de SL! E como disseram, o Linux talvez esteje pronto para o Desktop no mínimo daqui a 10 anos! (2015)
Passa rapidinho, não é?!

» Comentário de SS_Sputnik () em 03/01 07:12

Zé do caixao, bem lembrada sua colocação sobre a Loki. Ainda tenho um cds com jogos demos da mesma. Sempre achei revolucionária a Loki que em meados de 2000 portava jogos muito bem. Como sou viciado em Heroes of Might Magic, sempre fui obrigado a deixar uma partição rwindows de 500mb so pra esse intuito. Confesso que meu HoMM3 é pirata mas garanto a você que se a Loki não tivesse fechado as portas e tivesse portado o HoMM4 eu compraria com certeza. Na época do lancamento do HoMM3 só não comprei pq não tinha hardware que suportasse o jogo.

» Comentário de Ark () em 03/01 08:08

FatTux: no Slashdot saiu um artigo falando exatamente isso que você falou: portar não é tecnicamente difícil. Os problemas são os outros apontados acima.

» Comentário de bebeto_maya () em 03/01 08:13

__Ah!A EA vai portar seus Games para Linux.E eu vou acertar na sena e comer a gostosa da Angelina Jolie.Que vai suplicar pelo meu amor e eu vou dizer que não posso pois já estou comprometido com a Gisele. . .E tem mais, a MS vai aconselhar:"Nossos produtos não são tão bons, se possível use Linux!".O problema é que nessas alturas Linus Torvalds fecha o código do Linux e Richard Stallman declara a falência da GPL!

__A petição é rídicula!Se fosse um Flash, software para o qual há um grande mercado em Linux, eu ficaria calado. . .Mas para joguinhos da EA. que coloca as mães dos senhores executivos nuas como líderes de torcida, só para vender mais games!Tenham Santa Paciência!

» Comentário de PSi666 () em 03/01 09:04

Isso não é ingenuidade. A ID lança seus produtos para Linux, porque outras empresas não podem lançar também?

Falta é vontade, somente isso...

» Comentário de Miguel Filho () em 03/01 10:07

Muita gente sempre fala da Id como exemplo de suporte ao Linux. Mas, a Id porta os jogos dela pra Linux, por que isso garante a ela mais $$$.
Como? Oras, a Id vive de vender licensas comerciais de seus engines! Então ela diz: tenho um engine que roda em Win32, Linux e Mac. É mais um atratativo para o licensiamento do engine. Existem mais de 15 títulos com engine do Quake3. Cada licensa comercial não sai por menos de 100.000 dólares. Acha exagero, o próprio John Carmak dá a dica:

"and it would be poor form to make the source public a few months after a company paid hundreds of thousands of dollars for full rights to it."

http://www.armadilloaerospace.com/n.x/johnc/Recent%20Updates

» Comentário de Augusto Campos () em 03/01 10:13

Miguel, a petição que o Alexandre Oliveira encaminhou é justamente para que sejam lançados jogos comercialmente para Linux. Acho que o fato de a Id ganhar dinheiro lançando suas versões para Linux (o que eu não sei se é fato) é um argumento a favor da petição, e não um ponto contrário.

» Comentário de Rodolfo () em 03/01 11:01

Aos usuários Linux:
Seriam bem vindos os jogos para Linux, mas o principal uso do Linux é e sempre vai ser trabalho.
No meu caso uso o Windows para jogar e o Linux para acessar bancos, e-mail e digitar textos.

» Comentário de Webmarlin () em 03/01 11:12

É a velha história da andorinha só que não faz verão. Todos os sonhos realizados começaram com ingenuidade e romantismo. Se tal petição é assim, não importa, o que importa é que é uma iniciativa. Iniciativa, aliás, que vc que criticou não teve. Alguém tem que começar, não é mesmo? Atenção se conquista abrindo a boca.

» Comentário de Masteck () em 03/01 11:21

Creio que a fatia de mercado de games para Linux está parada, sendo um tremendo filão para empresas de games.

As empresas que tiverem visão a médio e longo prazo certamente tirarão o melhor proveito.

Sendo assim, quanto tempo demorarão para perceberem isso ?

» Comentário de SS_Sputnik () em 03/01 11:58

Acho que não há vitrine melhor que a transgaming. A partir do momento que ela começar a dar lucro de verdade as empresas notarão o filão que estão perdendo.

» Comentário de Fernando () em 03/01 12:07

So acho que a petição deveria ser encaminhada com CC para :
Atari
Valve
Actvision
Ubisoft
Vivendi
etc.etc
Isto ativa a concorrencia.
Senao correremos o risco de a EA se transformar em um novo monopolio.

O que me causa espanto é o fato de esses jogos serem portados, até que com relativa facilitadade para outras plataformas (PS2, GBA, Xbox, GCube, etc) e ainda se utilizarem de OpenSource (OpenGL) para gerar MODELs, os motores dos servidores e outros modulos (apenas para citar).
Como esses desenvolvimentos sao feitos por camadas, depois ligandos-os as devidas APIs, especificas para cada plataforma, nao creio que o porte para Linux nao seja feito por dificuldades tecnicas, mas sim pressao do poder economico.
Aqueles que "temem" a atual ascenção do Linux, sabem exatamente o poder que a portabilização de jogos tem na conquista de mercado.

Fernando

» Comentário de Elessar () em 03/01 12:09

546 assinaturas e contando.....

» Comentário de hamacker () em 03/01 14:52

Os jogos são portados facilmente para os videogames porque sao produzidos primariamente num computador com a aquisição dum KIT de quem vende o videogame.

Vai saber o PS2 (que tem linux dentro) tem seus jogos desenvolvidos numa workstation Intel c/ Windows.

Então essa conversa de que é dificil produzir para linux não deve ter razão técnica. Alias, se produzido corretamente para linux, o jogo poderia estar disponivel em forma de LiveCD.

Talvez a razão seja comercial, mas pensando em licencas, também seria + barato para linux, uma vez que não haveria necessidade de licenciamento com a empresa que desenvolve o video-game ou acordos para usar o DirectX.

Não poderia ser receio ou medo ? Ou o fato das maiores empresas de jogos serem americanas e japonesas estarem mais afinados com um modelo de negócios capitalista e o linux não ter um responsável legal para processar ?

Sei lá, é conjecturação demais pro meu gosto. :P

» Comentário de Bode () em 03/01 14:54

586 e contando... eu fui lá e assinei!
Pode parecer pouco, mas é alguma coisa.
Eu possuo 2 pacotes completos de Neverwinter Nights (um pra mim, outro para o meu irmão) originais. Só comprei por causa da possibilidade de jogar no LINUX. Tudo bem que rola uma certa "burocracia" para instalar o jogo no LINUX, mas o jogo roda NATIVO.
E outra, tenho uma GeForce FX5900XT que roda este jogo muito melhor no LINUX do que no WinXP.
Quem vai falar agora que LINUX não é bom para jogos? Que isso gente!!!
Olha o exemplo de DOOM3, Unreal, Return to Castle of Wolfenstain, todos, sem exceção rodam melhor no meu LINUX do que no Windows.
É só questão de tempo e de pressão dos Gamers. Quem tá saindo na frente vai beber agua limpa!

» Comentário de depassagem () em 03/01 15:55

A melhor maneira de incentivar o lançamento de novos jogos para linux é comprando os que estão à venda. Eu, por exemplo comprei o simcity 3000 e estou encomendando o railroad tycoon e o tux racer (a versão comercial).

Mas, na minha opinião, o modelo comercial de jogos para linux deveria mudar. O ideal seria uma loja on-line funcionando de maneira compatível com os apt-get/urpmi/yum/synaptic da vida. Como implementar isso, eu não sei, mas quem o fizer vai ganhar uns bons trocados.

» Comentário de MillionPeople () em 03/01 16:41

Talvez não seja o problema de quebrar a empresa por desenvolver para linux. Talvez haja acordos de cláusula de exclusividade com a Microsoft para desenvolver utilizando o DirectX.
Não seria a hora das empresas adotarem o OpenGL? E todas as placas gráficas também darem suporte ao OpenGL?

» Comentário de santo () em 03/01 17:55

Uma análise critica

Eu não sei se existe algum tipo de acordo entre a MS e os desenvolvedores de jogos.
O que eu sei como programador é que a API do directx ( espcialmente direct draw e direct 3d) são bem mais simples e faceis de se utilizar do que a api do opengl e somente isto sem acordo nenhum já é um atrativo para o desenvolvedor de game, depois a grande maioria dos jogadores (aques que realmente vão comprar o jogo) estão no windows ai desenvolver um jogo multiplataforma dobrando os custos para concorrer em um restinho de menos de 1% do mercado acaba virando um elefante brando para qualquer empresa de games.
Outra coisa que nem todo mundo sabe é que a MS tem prometido a todos que vai tomar medidas para evitar a pirataria no windows (e não apenas do windows) e esta promessa enche os olhos de qualquer desenvolvedor de software propietario e naturalmente o desencoraja a desenvolver para o linux.
Este é um dos problemas ainda tem aquela situação de mal estar que a comunidade sempre cria em torno de grandes projetos propietarios no linux, sem falar no terrorismo tecno-capital que é feito em torno destes projetos que começa com um projeto de uma versão livre(nada contra somente relatando) e o desencorajamento geral em utilizar aquele produto, não quero ser troll mas pensem comigo estas coisas realmente aconteçem e desencorajam qualquer empresario do setor de software propietario e por outro lado com a MS prometendo acabar com a pirataria não fica dificil deduzir para qual plataforma estes empresarios vão fazer seus produtos sejam eles softwares utilitarios ou games.

Quanto ao abaixo assinado tem-se que pensar em duas coisa 1) a plataforma linux e 2) o software livre, por que uma parceiria software livre-propietrario no linux é muito positiva para o linux mas com certeza enfraquece o softwarwe livre aonde ele é mais importante que é na sua filosofia.

» Comentário de Webmarlin () em 03/01 17:55

Uma idéia, que não sei se seria viável, é uma EA da vida criar uma espécie de TuXbox (como o Xbox), para rodar seus games, com a opção de vc poder rodar o Linux para trabalho, com porta paralela, USB e tudo o que tem direito. Seria apenas um PC com uma aparência mais underground. Isso iria atrair os gamers de plantão. É só fazer um bom marketing e de repente o que vai aparecer de gente migrando para Linux depois... É só uma idéia, tá? Os sabe-tudo de plantão me desculpem se falem alguma besteira.

» Comentário de tOsta () em 03/01 17:55

eu acho q primeiro o Linux tem q chegar a uma maturidade q ele ainda não tem. Para uma softhouse desenvolver jogos pra Linux ainda não é viável, muito trabalho pouco retorno.

ainda espero um versão enlatada do linux ( não me entendam mal, não estou dizendo com código fechado nem comercial ) uma versão q seja objetiva e com estrutura forte o suficiente pra virar padrão. em vez dos caras ficarem correndo q nem loucos atrás de novos 'kernel´s' poderiam perder mais tempo em padronizar estruturação de diretórios, sistemas de arquivos e formatação, fazendo com o q já existe pra Linux rode 'redondamente'

- não estaria mais disponível 2389469782548256478623874 métodos de formatação c um bom e q funciona já é suficiente e com certeza é o q todos nós queremos.

- Abaixo a frescuras de estruturas de pastas! Linux de fulano tem pastas assim, Linux de outrano com pastas diferentes. tendo padrões facilita pra todos e as softhouses agradeceriam.

- Administradores de pacotes! Malditos administradores de pacotes! Seria possível existir um só? A la highlander?!?

- Pra que 2189375215437527849823 de navegadores c um bom basta? Pra que 3289476127834 de 'explorers' c todos eles vão chegar a nossos arquivos? Pra q 93826409283649862 editores de textos c tudo q queremos é no fim enviar nossos textos corrigidinhos e com sucesso. Pra q 3829649782369478 players de vídeos c tudo q queremos e assistir nossos vídeos e não nos degladiar com milhares de softwares e codecs dos quais você não faz a mínima idéia qual é o melhor você só quer ver seu vídeo.

Acho q resolvendo esses probleminhas já ajudaria muito e incentivaria as softhouses a olhar com outros olhos nosso querido SO livre. Parando de ver ele como moleque q quer atazanar a vida da M$. E q quem busca o Linux não busca só pq ele é uma 'alternativa grátis' mas sim, pq ele é bom.

Chega de milhares de opções bizarras! O Software é livre sim, mas pq dar liberdade o suficiente desnecessária dando margem para erros e coisas fúteis?

Eu amo Linux d verdade. Tenho uma máquina só pra Linux em casa. Não acho legal pedir para softhouses fazerem jogos pra Linux antes de amadurecer muito a idéia do que é o Linux.

Eu tive um sonho, sonhei com uma lata, e dentro dela rodava Linux. Um SO forte e livre, tão consistente q não era qquer mané q podia abalar suas estruturas.

Comprei 5 titulos nesse mês q passou:

halflife 2
vampire - bloodlines
warcraft 3 + frozenthrone ( híbrido, comprei pro meu mac )
need underground 2
007 everything or nothing ( game cube )

O prazer seria muito maior se pudesse compra-los pra Linux.

Opensource stuffs – free you, free me.

assinada - numero 624 - meio viado.

» Comentário de Manoel Pinho () em 03/01 18:58

Eu não sei porque fazer jogos para linux, aliás, jogos multiplataforma é uma má idéia para as produtoras de games. Afinal, por maior que o mercado de PC/Windows seja grande, o filé-mignon do mercado ainda são os consoles (PS2, X-box, etc). Se o game usa exclusivamente Direct X ele vai perder o mercado do PS 2, que é bastante expressivo ou então terá que cirar uma versão para este console reescrevendo uma boa parte do código.

As software-houses inteligentes (como a ID Software) já fazem jogos multiplataforma, que podem usar OpenGL ou DirectX. Assim, podem praticamente lançar versões para PC/windows, PC/linux, Mac e consoles simultaneamente.

Se o mercado de linux sozinho não compensar o esforço de fazer games multiplataforma, o de linux + Mac + PS 2 já é suficiente para as software-houses reverem seus conceitos e pensarem em engines multiplataforma.

O que falta mesmo é um projeto opensource grandioso (do porte de um Mozilla ou OpenOffice) para criar um toolkit completo para jogos multiplataforma, que envolvesse as tecnologias OpenGL, OpenAL (http://www.openal.org/ , o "OpenGL" do áudio), SDL, X.org e etc), de preferência com API idêntica ou similar ao DirectX.

Além do mais, apoiando o linux como plataforma para jogos ficaria muito mais fácil criar um console novo. A Sony poderia fazer um PS 3 que, além de console, poderia ser usado como multimedia center (bastaria usar linux, mplayer e cia) e/ou computador para crianças ou para inclusão digital.

» Comentário de Manoel Pinho () em 03/01 19:01

Êta confusão. Trocar no comentário anterior

"Eu não sei porque fazer jogos para linux, aliás, jogos multiplataforma é uma má idéia para as produtoras de games."

por

"Eu não sei porque não fazer jogos para linux, aliás, jogos multiplataforma é uma boa idéia para as produtoras de games."

» Comentário de bebeto_maya () em 03/01 19:13

__Bom talvez Live_CDs sejam uma boa idéia. . .O grande problema é a falta de suporte para todos os modelos de placas 3d do mercado.Assim se você tem 1% de usuários usando Linux e exclui daí os que não têm placa 3d compATÍVEL, vai ter quase ninguém!

__Live-CDs com drivers Nvidia e ATI seriam ótimos para jogos. E essa é a vantagem do Software Livre para desenvolvedores. É muito flexível, você desenvolve soluções onde o Linux é o meio e não o fim propriamente dito!

» Comentário de Ark () em 03/01 22:47

Sim, a ID lançou Doom II pra Linux. Mas sem suporte as ATIs (acho que agora isso foi corrigido).

» Comentário de SS_Sputnik () em 04/01 08:35

eu postei isso ontem:

» Comentário de SS_Sputnik (200.181.8.xxx) em 03/01 11:58

Acho que não há vitrine melhor que a transgaming. A partir do momento que ela começar a dar lucro de verdade as empresas notarão o filão que estão perdendo.

e hoje vi no site da Transgaming:
"TransGaming Technologies Ranks 20th in the Fifth Annual PROFIT HOT 50 "
http://www.transgaming.com/coolstuff.php

EXCELENTE SINAL!!!

» Comentário de Bode () em 04/01 09:28

santo disse,

"..., depois a grande maioria dos jogadores (aques que realmente vão comprar o jogo) estão no windows ai desenvolver um jogo multiplataforma dobrando os custos para concorrer em um restinho de menos de 1% do mercado acaba virando um elefante brando para qualquer empresa de games.
Outra coisa que nem todo mundo sabe é que a MS tem prometido a todos que vai tomar medidas para evitar a pirataria no windows (e não apenas do windows)..."

Mas, santo, pense da seguinte forma: Há uma tendência ou até certo "modismo" dos usuários Windows se interessarem pelo Linux depois de utilizarem o Mozilla ou Open Office em seu SO. Se estes usuários, que são os que "compram" o jogo tiverem a possibilidade de rodá-lo no Linux, muito provavelmente ele não voltará a usar Windows.

Pra que usar um SO e ter que se preocupar em apagar ADWARE, ser invadido, reiniciar a cada nova instalação de qq coisa, ser coberto de BUG a cada novo service pack e ainda ter que pagar caro por isso, se tudo o que este usuário quer é JOGAR ONLINE?

Os jogos que eu gosto de jogar, já rodam nativamente para LINUX, por isso não preciso do Windows pra nada. Mas ele está lá no meu HD, alternativo e inanimado, até o momento do despertar, quando uma fabricante de jogos lançar uma coisa legal sem porte pra LINUX.

A questão do "quem vem primeiro, o ovo ou a galinha". As empresas não desenvolvem pq não tem ninguem pra comprar jogo pra Linux ou ninguem compra pq as desenvolvedoras não desenvolvem?

Não sou programador profissional, mas acredito que portar um jogo não seja um bicho de 7 cabeças que encareça o produto... Aliás, não lembro onde, mas li que alguns jogos são desenvolvido PRIMEIRAMENTE em Linux (tipo Return of Wolfeinstain).

Acredito que também serve para encorajar as desenvolvedoras, comprar jogos de quem desenvolve para Linux e REGISTRA-LOS, preenchendo a ficha que vem no jogo e informando o SO que vc usa.

Sobre a Microsoft x Pirataria... Há tempos ouvimos esta história (ou "estória" como antigamente, pra ficar mais parecido com uma fábula)! :-)

» Comentário de tOsta () em 04/01 12:52

wine, wine x ( transgaming ) e outros... Sao emuladores! ( blerg! ) todos nos sabemos do potencial do linux e nao queremos q ele seja um simples emulador ( ugh! ) de programas feitos pra pretolífera M$! Cade a personalidade do penguim? e tudo q emulado nao tem 100% de aproveitamento seja de hardware como d software tambem, todos sabemos disso...

Abaixo aos emuladores! Sim aos renderizadores brutos e a hardwares propicios!

» Comentário de CWagner () em 04/01 13:30

tOsta, esses números que você mencionou (sei que são fictícios :), só representam a disponibilidade de programadores e desenvolvedores em resolver problemas sem se preocupar com coisas tipo ganhar milhões de dólares só pra escutar mp3 no micro. E além do mais, se estamos falando de usuários finais, quem define o que eles usam, ou pelos menos indica quais programas usar, são os profissionais de informática, a quem eles recorrem em casos de dificuldades.

No caso dos jogos existem várias ferramentas, APIs e bibliotecas de desenvolvimento boas, tanto para Linux quento para Windows, o que acho que falta é interesse em desenvolver, e mesmo o que não existir pode ser criado. Existem muitos programadores por aí que podem escrever pelo menos dez linhas de código por dia.

Muitos dos jogos utilizam estações de trabalho e ferramentas UNIX para criar os objetos do jogo, cada empresa decide que engine usará para a dinâmica do mesmo: OpenGL, DirectX? O problema é utilizar todo o poder das placas de vídeo, se o OpenGL não tem todas as funções que o DirectX tem, estas podem ser implementadas em outra versão. Se os fabricantes de jogos investissem ou contribuissem para o desenvolvimento do OpenGL e do X, ou outro renderizador gráfico, teríamos um outro cenário.

Mas estamos falando de uma tecnologia de uma das empresas mais lobbystas do mundo, que antigamente fazia pressão junto às fabricantes dos equipamentos, e que por conta de uma estratégia criminosa tomou conta do mercado. Hoje a M$ pode fazer o que quiser, inclusive videogames, que todo mundo vai atrás.

Quanto à qualidade do Linux,não vejo porque colocar a culpa no sistema operacional, já que os fabricantes de hardware podem ter acesso gratuito a todas essas ferramentas e ao próprio kernel para desenvolver seus drivers. Todos eles são escritos em C ou assembly, se eles não sabem programar nessas lingugens podem muito bem contratar um dos programadores do kernel para lhes ensinar. Com certeza seria um investimento muito pequeno comparado ao lucro que eles podem ter.

Na verdade o que falta a muitos, inclusive a muitos de nós, é visão para enxergar além do nosso próprio monitor.

» Comentário de SS_Sputnik () em 04/01 13:42

Tosta, vc leu meu ultimo post sem ler o primeiro a que me referi nele. Releia antes de jogar pedra.
Eu quis dizer que O FATO DE A TRANSGAMING COMECAR A GANHAR DINHEIRO COM "EMULAÇÃO" VAI MOSTRAR AS SOFTHOUSES O QUANTO ELAS ESTÃO PERDENDO, pois jogo nativo sempre será melhor que emulado e se alguem ganha amulando jogos é porque mais gente teria se o jogo fosse nativo.

» Comentário de The Darkness () em 04/01 13:49

Realmente este é um tema polêmico e que acaba provocando discuções intermináveis.
Acho que realmente o LINUX ainda esta no meio do caminho para uma padronização que quando chegar irá facilitar muito a vida de todos e permitir que as empresas invistam mais nesse filão.
Mas do jeito que está hoje, já é possível começar.
Acho que as empresas de jogos estão dormindo no ponto, pois a desculpa de que existem poucos usuários para os jogos em LINUX não pode ser nunca utilizada por eles. É a indústria de jogos que alavanca a indústria da micro informática. O dia em que houverem jogos para LINUX existirão usuários.
Eu mesmo sou um exemplo, utilizo LINUX em casa para tudo e tenho que usar Windows para jogar.
É um tédio, pois não posso dar uma jogadinha para relaxar enquanto penso naquele programa maldito que não compila direito.
E dizer também que falta suporte é errado, pois as indústrias de jogos são quem alavamcam as de hardware, no momento que elas disserem queremos drivers para suas placas rodando em LINUX os fabricantes irão fazer.

» Comentário de santo () em 04/01 15:03

Bode

Eu não acho que exista este modismo eu acho que alguns usuários tem curiosidade de conhecer o que é o linux. Mas eles logo perdem o interesse ao não encontrarem as mesma facilidades do windows.

Quanto aos problemas do ADWARES eu ouvi uma vez uma frase bem interessante que traduz o pensamento do usuário não profissional de informática esta frase é do tempo do sasser.
"Se o meu micro não ficasse desligando toda hora tanto faz tirar este virús"

E quando se vê que usuários windows ficam em média mais de 1 ano sem atualizar seus SO fica claro que segurança não é o argumento chave para fazer o usuário se interessar pelo linux.

eu já ouvi dizer que partes dos jogos são feitas no linux mas não em PCs e sim em estções gráficas RISCs com o blender(por exemplo) isto não quer dizer que o codigo do binário do jogo foi feito primeiro para linux.

» Comentário de Kid X () em 04/01 16:11

A ELECTRONIC ARTS NÃO VAI PERDER O SEU TEMPO LANÇANDO OS SEUS BELOS JOGOS PARA ESSE SISTEMA OPERACIONAL DIFÍCIL QUE QUASE NINGUÉM USA!
PAREM DE SONHAR COM O IMPOSSÍVEL!!!!!
SONHEM COM CONTOS DE FADAS QUE É MUITO MELHOR E MAIS REAL!!!!!!!!!!!

ACABOU!!!!!!!!!

» Comentário de CWagner () em 04/01 20:29

Aê, Kid_X!

Se todos que ouviram esse tipo de frase obedecessem, não teríamos sequer eletricidade, quanto mais computadores, carros e muito menos Linux.

Na verdade aguns espíritos se alimentam de desafios como estes para criar algo no lugar de desânimo.

Não quer ajudar? Sem problema, às vezes você ajuda, mesmo com críticas como essas.

Pode até ser que a EA não produza jogos para Linux, mas quem sabe outras SoftwareHouses se interessem, ou quem sabe surja uma nova que tenha interesse em se aventurar, e talvez criar uma nova API tão fácil de trabalhar quanto as já existentes?

Quem sabe?

» Comentário de Manoel Pinho () em 04/01 20:45

"A ELECTRONIC ARTS NÃO VAI PERDER O SEU TEMPO LANÇANDO OS SEUS BELOS JOGOS PARA ESSE SISTEMA OPERACIONAL DIFÍCIL QUE QUASE NINGUÉM USA!"

Ninguém usa ??!! Pelo jeito você deve ser uma criança muito pequena que acredita em Papai Noel, Saci Pererê, Drácula, SCO e Bill Gates...

Se você acha o linux difícil demais para o seu intelecto por favor não venha ser um troll aqui. Faça isso no fórum do Baboo, que é o lugar adequado para FUD anti-linux.

» Comentário de tOsta () em 04/01 20:54

não joguei pedra não! não me entendam mal! e muito menos falei mal do Linux! longe disso...

Só não acho boa a idéia de emulação, o direct x do tio bill é o capeta renderizando jogos e tirando o máximo das plaquetas d cilício disponíveis hoje no mercado para nos meros consumidores gamemaníacos, portanto o Linux teria q ter uma solução viável e alternativa de renderização ( seja open gl ou qquer outra ) pra trazer joguinhos pra gente jogar! pq o q todo mundo quer é jogar sem lags, então q seja feita a minha, a sua, a nossa vontade! como ? não sei... só q ficar sempre na bota de alguém tentando 'emular' suas atitudes não é bacana. A jornada pode ser a maior do mundo, mas começa sempre com um simples passo, já dizia o velho uisqueiro.

Qto a falar mal do Linux, de maneira alguma eu o fiz, foi só uma alucinação, somente um sonho um devaneio com um Linux enlatado, fechado, seguro de si e q não precisa c adaptar toda e qquer porcaria de software que lançam por aí só pra ser bem 'quisto' na galera. Sei q milhares de pessoas cheias de boas intensões trabalham horas de seus já lotados dias em cima de um projeto sem fins lucrativos... mas volto a falar foi só um sonho e acho q as softhouses gostariam mais do 'Linux dos sonhos'.

Linux tem que crescer , amadurecer e ver o mundo como ele é, não como uma moleque pseudo-anarco-punk, Linux tem q ver o mundo favorecendo o mercado de jogos hardware e software q queiram migrar pra plataforma e não criar barreiras éticas e comerciais.

O ´santo´ tá certo, o q manda e a bufunfa! Mesmo nós q buscamos não ser escravos da Tio Bill M$ Inc., seres inteligentes, queremos softwares fáceis de serem manuseados e não nauseados com suas artimanhas de zero pra cá e um pra lá.

Não entendam mal, e não estou falando q isso é certo ou errado, só estou querendo dizer q um pequeno amadurecimento e organização de software seria muito bem vinda =).

Linux tá no caminho e é do bem, vamos continuar fazendo e pra q por conseqüência dos fatos eles venham até nos.

» Comentário de bebeto_maya () em 05/01 02:07

KidX. . .

"A ELECTRONIC ARTS NÃO VAI PERDER O SEU TEMPO LANÇANDO OS SEUS BELOS JOGOS PARA ESSE SISTEMA OPERACIONAL DIFÍCIL QUE QUASE NINGUÉM USA!
PAREM DE SONHAR COM O IMPOSSÍVEL!!!!!
SONHEM COM CONTOS DE FADAS QUE É MUITO MELHOR E MAIS REAL!!!!!!!!!!!

ACABOU!!!!!!!!!"

Show do milhão

Silvio___

__Agora, você tem a chance de ganhar R$ 2,00 e não sair daqui com um "pé na bunda", lá vai a pergunta:"Quanto é a Raiz quadrada de 4?

kidX___
__Ih, Silvio essa tá díficil, hein?

» Comentário de Mauro Xavier () em 11/01 00:37

Bom, a EA é uma empresa predatória e que vê lucros, então creio que é uma questão de tempo o Linux apresentar uma fatia interessante para ter jogos portados. Vejam bem, dizer que não dá certo isso é chamar a Epic Megagames e a ID de burras, pois seus jogos estão portados para o Linux e apresentam exatamente a mesma performance que o Windows.

O problema é a plataforma DirectX, que começou no mercado de forma tímida e hoje se tornou uma grande plataforma para os programadores criarem grandes jogos com uma compatibilidade aceitável, onde os drivers das placas de vídeo (apesar de às vezes falhos) são praticamente obrigados a ter o suporte ao DirectX, incluindo também as placas de som e até mesmo joysticks, sem isso praticamente perdem o mercado.
Half-Life 2, com o seu engine Source, não dá mais suporte a OpenGL como era no engine anterior, usa-se o Direct X, e ainda por cima a versatilidade é tanta que se pode optar pelas versões 7, 8 ou 9 do DiretX para abranger uma compatibilidade maior com as placas do mercado. E vejam, é um jogo razoavelmente leve e pode ser jogado em muitos micros de 2 anos atrás... Vou agora contrapor com o OpenGL, que sempre fui fã, mas vejam que muitos jogos estão passando para DirectX, e o OpenGL seria a solução natural para manter os jogos multiplataforma, ao menos entre Windows e Linux...
...Mas enfim ainda não entendo, pois se tem jogos multiplataforma da EA que são lançados simultaneamente para PC, Xbox, Game Cube e PS2, sendo que alguns desses hardwares apresentam camadas de programação complexas e incompatíveis entre sí, como a portagem é feita tão rápida?? Simples, o lucro está garantido... Então acho que o Linux ainda não é um foco de lucro para a EA, e quando for, haverá jogos nativos para ele também.

Obs.: Não estou falando mal do Linux, afinal, sou proprietário da Lan House Criativa, 100% movida a Linux fundada em setembro de 2003. Vejam em www.portalcriativa.com.br

Obrigado.

» Comentário de Hugo () em 15/01 02:45

No dia em que todos os fabricantes de hardware produzirem drivers de qualidades para linux a seus produtos quem sabe isso pode começar a mudar.

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