« O que muda no BR-Linux em 2005 | Main | Guia rápido para um servidor Debian com Tomcat e SISC Scheme »

sexta-feira, 24 de dezembro de 2004

Feliz Natal!

Hoje é véspera de Natal, e após uma semana de muito conteúdo original e inédito, o br-linux vai sofrer um renice para que o autor possa aumentar a prioridade de outros pro... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 21:04

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de jcarlos () em 24/12 22:18

Gostaria de desejar um feliz natal a todos da comunidade e agradecer ao Augusto e comunidade por mais um ano de BR-Linux.org =)
E que venham muitos outros anos!

» Comentário de carlos roberto () em 24/12 22:27

HO HO HO FELIZ NATAL !!!

Ótimo natal a todos do br-linux e um próspero ano novo.

» Comentário de Ricardo Carvalho () em 25/12 00:15

Eu fui encarregado de garantir a segurança dos servidores da empresa onde trabalho, com um extra de me pagarem 150% a mais a hora :D
Feliz Natal a todos e um próspero ano novo (neste eu ganharei 250% a mais por hora)

» Comentário de Eu () em 25/12 03:17

Embora já seja dia 25, feliz natal a todos, inclusive aos trolls, e aos responsáveis pela sua alimentação.

» Comentário de Kid X () em 25/12 05:31

E temos que agradecer ao Papai Noel por ele ter ajudado a criar o Kernel Linux! (bem, foi o que Torvalds afirmou em uma entrevista esse ano... hehe...)
E como presente de natal, temos a nova versão do Kernel Linux-2.6.10 e o MPlayer-1.0pre6 com um grande ChangeLog!

Boas Festas!

» Comentário de Henrique Vicente () em 25/12 13:14

Cuidado pessoal,
papai noel não é bonzinho não.. ele criou o kernel para tentar levarnos para o mal caminho... você não vê isso? Ele está sempre em shoppings, lojas... e raramente aparece em um lugar onde há criancinhas que necessitam de alguém... ele é capitalista... fica se aproveitando do aniversário de Jesus para ganhar dinheiro..
feliz Natal, inclusive aos trolls.. que Jesus ilumine vocês, principalmente os trolls.. :)

» Comentário de Kalashinikov () em 25/12 15:11

Conheci este site através da revista LinuxMagazine.
E considero um bom portal de notícias, mas como tudo na vida, o site pode ser melhorado, tipo ensinando os visitantes a instalarem e configurarem ferramentas no Linux, tal como deveria ter tópicos fixos sobre programação, tipo como instalar, e configurar ex. php, apache e mysql.este apenas um exemplo, poderia ter um semelhante para cada linguagem, Banco de dados , atualizações enfim seria um site de apoio aos que estão migrando para linux pudessem sanar as dúvidas. Uma dúvida frequente em diversos fórums é "Como atualizar o Kernel", deveria ser explicado, este tópico deveria ter a contribuição dos usuários, pois como sabemos a árvores de diretórios sofrem algumas diferenças de uma distribuição para outra. Então os que usam a distribuição "xyz" poderiam ajudar quem usa a mesma distro, sei que alguns passos são idênticos para todas as distros, mas algumas coisas mudam.

Acho que com esses tópicos escritos de forma que qualquer possa implantar, e usar todas as funcionalidades dos softwares livres nos proporcionam.

» Comentário de jcarlos () em 25/12 16:49

Na verdade este site já contém este tipo de conteúdo, Kalashinikov. Verifique no topo da página principal a opção "Tutoriais".

» Comentário de Augusto Campos () em 25/12 18:14

Kalashinikov, quando você escrever materiais como os que você mencionou, não deixe de me enviar o link de onde eles forem publicados, para que eu possa noticiar!

» Comentário de Alan Kelon () em 26/12 03:23


É engraçado como o povo pensa que os administradores dos sites têm essas obrigações... E tem mais, tem que ser em apenas um site, tudo organizadinho e fácil de achar, em outras palavras, para não ter trabalho nenhum :P

Procurem no Google ou escrevam os seus tutorias.

» Comentário de Augusto Campos () em 26/12 10:58

Todos são bem-vindos para enviar links para conteúdo de sua autoria sobre software livre que tenham publicado. Vivemos em uma comunidade, e ela avança sempre que cada um tenta preencher as lacunas que identifica. A lacuna que eu tento preencher com o BR-Linux é a da divulgação de informação. Felizmente há quem tente preencher as de tutoriais também. Mas a minha sugestão para quem gostaria de ver determinados materiais publicados aqui no BR-Linux é que os disponibilizem e me mandem o link.

É irreal pensar que eu tenho os meios para desenvolver (ou promover o desenvolvimento de) tutoriais sobre todos os assuntos que interessam a todas as classes de usuários. Escrevo tutoriais de vez em quando, mas procuro fazer minha parte em prol do Linux disseminando as iniciativas de documentação que chegam ao meu conhecimento.

Se cada um dos leitores resolvesse publicar um artigo, tutorial ou dica sobre um assunto de seu conhecimento a cada semestre, teríamos um fluxo de informação quase contínuo. Que tal colocar esta proposta nas suas resoluções de ano novo? Escreva um pequeno tutorial sobre um assunto que você domine, publique-o e mande para cá o link! Assim teremos todos um Feliz 2005 ;-)

» Comentário de Andretti () em 26/12 12:59

Pessoal,

O br-linux foi citado na página do mplayer (www.mplayerhq.hu). Vejam só:

------------------
2004.12.22, Wednesday :: Brazilian Free Community Award 2004
posted by Diego

Today seems to be award day... We were just notified that MPlayer has won another award, this time from the Brazilian Linux community at br-linux.org, the "Favoritos da Comunidade Livre brasileira em 2004" (Favourites of the Brazilian Free Community in 2004) in the category "Visualizador de Vídeo" (Video Player) with 1395 votes (48%), follow by xine and Kaffeine. If you understand Portuguese you can read the details on the award page.
--------------------

» Comentário de Eu () em 26/12 16:17

Pessoal, precisamos lembrar que o mplayer não é software livre.

» Comentário de Andretti () em 26/12 17:12

Eu. Acho que vc está enganado. O mplayer é licenciado sob a GPL. É só conferir no site dele: http://www.mplayerhq.hu/homepage/design7/info.html

--------------------
License

MPlayer is available under the GNU General Public License v2.
--------------------

» Comentário de Eu () em 26/12 18:21

O problema não é a licença dele, e sim o fato dele inclui código roubado de bibliotecas de decodificação de vídeo não-livres. É por isso que ele não pode ser incluido nas principais distribuições, que levam as licenças a sério.

» Comentário de Henrique Vicente () em 26/12 18:35

Eu, não é assim.
No arquivo de instalaćão dele ele não possui essas coisas, porém, como sabemos na própria página dele podemos baixar tais plugins ai realmente não-livres para podermos assistir alguns formatos..

» Comentário de Augusto Campos () em 26/12 19:38

O MPlayer é um software livre e licenciado sob a GPL. Existem questões sobre a licença dele sim, mas a causa principal não é o suporte (opcional e sem inclusão de arquivos no pacote "oficial") a recursos obtidos em softwares de código fechado.

Vou usar o Debian como exemplo, porque a política de inclusão de pacotes dele (desconsiderando a árvore non-free) é bem restritiva com relação a licenciamento. Especificamente, o que impedia o mplayer de ser incluído no Debian era a ausência de um arquivo LICENSE no pacote e também a ausência de comentários indicando alterações em determinados arquivos obtidos de terceiros, licenciados sob a GPL. Esta marcação é obrigatória de acordo com a cláusula 2a da GPL. E uma edição deste ano do Debian Weekly News informou que estas situações já foram resolvidas, o que remove os obstáculos conhecidos para que se inclua este software na distribuição.

No caso do Fedora, me parece que a não-inclusão não tem relacionamento com licenciamento e copyright, mas sim com patentes. E tudo indica que o mplayer infringe patentes mesmo, assim como a maioria (senão todos) dos softwares livres que tocam MP3 (http://en.wikipedia.org/wiki/Mp3#Licensing_and_patent_issues). O que faz com que diversos players multimídia sejam excluídos ou parcialmente desabilitados nesta distribuição, e é também uma boa razão para adotar mais e mais o formato Ogg Vorbis.

O Mplayer suporta a obtenção de recursos (como codecs de formatos proprietários, por exemplo) obtidos em DLLs proprietárias, entretanto estas DLLs não fazem parte do pacote que é distribuído pelos autores. Não sei dizer se isto é bom ou é ruim, mas este suporte não torna o Mplayer não-livre (exceto, é claro, se alguém empacotar as DLLs em conjunto com o pacote principal). Eu prefiro não usá-las.

» Comentário de Eu () em 26/12 22:25

Bom, então os desenvolvedores do Debian devem ser todos Trolls: http://www.debian.org/devel/wnpp/unable-to-package

(vejam qual é o 4o software da lista)

» Comentário de Augusto Campos () em 26/12 22:59

Os problemas com a licença e com patentes mencionados no link estão descritos acima, e não fazem do mplayer um software não-livre. E o link não diz nada sobre o mplayer incluir algum código roubado...

» Comentário de FatTux () em 26/12 23:27

Meio atrasado, mas vai assim mesmo:

FELIZ NATAL A TODOS HO HO HO! :)

[]s

» Comentário de Tux Nerd () em 27/12 02:16

Linus Torlvads, Happy!!!

36 years !!!

12/27/1969 *

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.