« Retrospectiva 2004 do BR-Linux: Janeiro a 23 de Dezembro | Main | Feliz Natal! »

dezembro 24, 2004

O que muda no BR-Linux em 2005

O BR-Linux está completando seu oitavo ano de operação contínua, e como em 2004 (quando introduzimos o novo layout branco no início do ano), este mês de janeiro deverá trazer algumas mudanças.

Embora a audiência do BR-Linux tenha crescido muito (só em 2004, o número de visitantes diários cresceu mais de 100%), o site continua sendo gerenciado por mim da mesma forma de 1996: como se fosse meu site pessoal, ou um blog de tecnologia e software livre. Mesmo assim, mantenho o hábito de fazer uma consulta aos leitores para saber sua opinião quando estou prestes a realizar alguma mudança mais profunda.

Veja abaixo, portanto, algumas idéias de mudanças para 2005, e mande sua opinião (o quanto antes!) para o e-mail upgrade @ br-linux.org. Não haverá respostas individuais aos e-mails, mas todos serão lidos. No início de janeiro, dependendo da quantidade de respostas obtidas, publicarei uma resposta coletiva e abrirei a discussão aqui mesmo na área de notícias, antes de colocar as mudanças em prática.

A área de notícias

A área de notícias é a capa do BR-Linux, e também o seu conteúdo mais procurado. Naturalmente, é também a área para a qual recebo maior volume de conteúdo produzido pela comunidade e também a que ocupa a maior fatia do tempo que dedico à manutenção do site. Ela deverá continuar com suas características atuais, embora eu pretenda acrescentar algum tipo de facilidade aos leitores que não visitam o site todos os dias, mas gostam de acompanhar as notícias mesmo assim. Como? Ainda não sei, mas com a ajuda de vocês não tenho dúvidas de que terei alguma idéia interessante.

As notícias publicadas, e a redação dada a elas, tende a incluir alguma carga editorial. Este componente da "receita" do BR-Linux é (juntamente com a política em relação a comentários) um diferencial bastante claro em relação a outros sites que cobrem a cena livre brasileira - tanto os que procuram manter o distanciamento jornalístico, quanto os que se colorem de posicionamento editorial diferente do nosso. Entretanto, há uma questão importante no que diz respeito ao posicionamento editorial: a oportunidade de enviar sugestões de notícia, com a redação que se desejar, é oferecida a absolutamente todos os leitores, assim como o direito de publicar seu posicionamento ou enviar uma resposta. Portanto, aqui renovo o convite: se você deseja expor o seu ponto de vista, ou o de sua agfremiação, no BR-Linux, envie sugestões de notícias! Se elas forem selecionadas para publicação, procuro preservar a redação original dos leitores sempre que possível. Mas não prometo deixar de acrescentar meu próprio complemento ao final do texto, demarcando adequadamente o que é de sua autoria e o que foi acrescentado por mim.

Isto leva a outra questão: o volume de notícias sobre Linux e software livre tem aumentado muito, e como conseqüência o número de contribuições dos leitores sugerindo publicação de notícias que lhes atraíram a atençao em outros websites tem aumentado também. Isto é ótimo, e espero que a tendência continue, mas há uma conseqüência natural: parte das contribuições dos leitores acabam deixando de ser publicadas, para evitar a presença de mais do que 12 a 15 noticias por dia. Pretendo lidar com esta situação de duas maneiras: escrevendo um tutorial sobre como escrever uma sugestão de notícia com maior chance de publicação, e (possivelmente) criando alguma alternativa de "repescagem" das notícias que não puderam ser publicadas a cada dia. Sugestões sobre como um sistema destes poderia funcionar são bem-vindas!


A torcida adversária, e a administração de comentários

O fenômeno da participação ativa de membros (anônimos ou não) da comunidade que, em maior ou menor grau, "torcem contra" o Linux ou o BR-Linux, ou que procuram sistematicamente iniciar discussões fora do tema original, não é novo, tendo começado a se manifestar em maior grau no BR-Linux em 2003.

O ruído (no nosso caso, as discussões fora do tópico) tende a crescer naturalmente conforme aumenta o número de participantes em uma comunidade. Pessoas que torcem contra também são um fenômeno natural.

O espaço de comentários das notícias do BR-Linux permite a livre manifestação, e deverá continuar permitindo. Mas a qualidade das discussões depende em grande parte de vocês. Infelizmente, tem sido muito mais frequente a presença de comentários para manifestar discordância em relação a algum fato ou ponto de vista, do que para acrescentar algum fato ou ponto de vista novo, ou para manifestar concordância.

De minha parte, com a mudança do CMS (veja abaixo), pretendo procurar alguma maneira de acrescentar o recurso de classificação de comentários. Não é minha intenção implantar moderação (estilo Slashdot) ou censura (melhor não citar exemplos), mas gostaria de poder permitir que os leitores classificassem os comentários, e esta classificação fosse exibida junto aos mesmos. Se o CMS selecionado não apresentar este recurso, talvez eu recorra à moderação pública (estilo Slashdot), ou talvez mantenha o estilo atual. Não pretendo oferecer a possibilidade de registro de usuários, nem oferecer áreas "exclusivas para usuários registrados", mas gostaria de ouvir argumentos a favor deste tipo de recurso (se houver).

Mas exemplos nacionais e internacionais demonstram que a solução para o fenômeno social da degeneração de discussões com grande número de participantes não é uma questão tecnológica, mas sim de atitude. Procuro fazer minha parte para oferecer um ambiente tecnológico aberto e sem restrições, mas depende de cada um de nós a presença de comentários que acrescentem informações, para diluir ao máximo os que dizem que faltou alguma coisa na iniciativa, só seria bom se fosse com a distribuição X, ou só funcionaria bem se fosse com o SGBD Y. Porque eles não vão sumir.

Mudança de CMS

Há 3 anos eu pergunto periodicamente aos leitores se conhecem algum CMS com suporte aos recursos em uso no BR-Linux, mas com armazenamento sem recorrer a gerenciadores de bancos de dados externos (como o MySQL ou o PostgreSQL), para poder substituir o Movable Type. O tempo passou, e os motivos que me levavam a não poder depender de armazenamento "tradicional" não existem mais. Assim, gostaria de receber sugestões de CMS com suporte a templates, não exigindo esforço extraordinário de customização, oferecendo os recursos atualmente disponíveis no BR-Linux e livres. Levem em conta também os recursos mencionados acima, sobre os comentários. Esta mudança em particular não deverá ocorrer anets de fevereiro, portanto tenham calma ;-)

A newsletter

A newsletter semanal vai continuar existindo, mas será cada vez mais um complemento do website, e não uma alternativa a ele. Assim, não haverá esforço extraordinário para incluir nela conteúdo que não tenha saído previamente no site. Haverá, cada vez mais, recursos para os leitores que não podem ou não desejam ver o site todos os dias, mas querem ficar informados do que acontece no mundo Linux.

Sobre as entrevistas: quando comecei a publicá-las periodicamente, sentia falta deste tipo de conteúdo sobre a comunidade livre brasileira. Agora que há outros sites oferecendo este serviço, vou me concentrar nos outros conteúdos.

Sobre a codificação de caracteres: o padrão Unicode tem vantagens inegáveis em relação à codificação ISO-8859-x, mais difundida. Ele permanece, portanto. E continuarei dando alternativas para quem depende de programas de e-mail antigos, ou de webmails sem suporte a UTF-8.

A área de tutoriais

A área de tutoriais do BR-Linux é a mais antiga do site, tendo surgido em uma época em que havia carência de documentação original em português sobre Linux. Ela foi sobrevivendo, aos trancos, conforme o site se convertia em um difusor de notícias, mas a sua desaceleração é clara. Assim, ao reconhecer que hoje não existe mais a antiga carência de locais para publicar artigos e tutoriais originais em português, e percebendo que o último tutorial na área foi publicado há quase 2 meses, e que é cada vez mais frequente a publicação de tutoriais na área de notícias, tomei a decisão de congelar esta área do site. Talvez no futuro ela retorne, mas espero que não haja necessidade.

Quando ocorrer o congelamento (deve ser no início de janeiro de 2005), vou disponibilizar um pequeno guia sobre como enviar artigos e tutoriais originais para publicação na área de notícias do BR-Linux, e vou indicar outro site nacional como o destino ideal para os tutoriais que não mais puderem ser publicados aqui. Os tutoriais já publicados permanecerão disponíveis, claro.

Se você enviou material para publicação a partir de agosto, e ele ainda não foi publicado, escreva para upgrade @ br-linux.org para que possamos verificar como acelerar esta publicação antes do congelamento definitivo.

Entrando em contato

Sua opinião sobre os temas acima, ou sobre outras sugestões ou comentários relativos ao BR-Linux, é mais do que bem-vinda. Escreva para upgrade @ br-linux.org e manifeste-a! Não posso prometer responder a todas as mensagens, mas garanto que todas serão lidas com atenção e consideradas.

Indicar por e-mail esta notícia | Publicado em dezembro 24, 2004 07:26 PM