« Retrospectiva BR-Linux 2004, módulo 2: Março e Abril | Main | Entrevista com Sergio Amadeu sobre Software Livre no governo federal »

segunda-feira, 20 de dezembro de 2004

Favoritos da Comunidade Livre brasileira em 2004

A eleição dos Favoritos da comunidade Linux brasileira ocorreu ao longo das últimas duas semanas no site BR-Linux.org, que há 8 anos reúne a comunidade Linux brasileira sem distinções de origem, nível técnico ou preferências por versões específica... (Ler na íntegra)

O sorteio de brindes

Tradicionalmente o BR-Linux oferece brindes em suas promoções para estimular a participação da comunidade, e ao longo desta votação as negociações com empresas da comunidade como a Livraria Tempo Real, a LinuxMall, a Brasil Hosting e a Linux Magazine sobre a disponibilização de brindes para os votantes avançaram bastante. Como no ano passado, o próprio BR-Linux ofereceu parte dos brindes, e as empresas complementaram. Os brindes formam um bom presente de fim de ano para a comunidade: são R$ 450,00 em livros, 5 assinaturas da Linux Magazine, 3 hospedagens gratuitas de website e mais uma série de camisetas, bonés, chaveiros, canetas, adesivos, canecas e outros itens da LinuxMall, todos com o tema do software livre. E você já pode consultar a lista dos sorteados.


Os resultados da votação

Os percentuais de cada categoria são computados apenas entre os votos daquela categoria, e não sobre o total geral de votos. Os comentários expressam apenas a minha opinião pessoal. Todos são bem-vindos para comentar os resultados das categorias que mais chamaram sua atenção, usando o formulário no final desta página. Vamos aos vencedores:

Ferramenta de Administração do sistema (951 votos): Venceu o webmin (36%), seguido pelo recém transformado em software livre YaST e pelo Linuxconf. As menções honrosas vão para a dupla vi/vim (que ficou entre os 10 mais votados) e para a grande variedade de editores e shells mencionados.

Ferramenta de Segurança (1048 votos): Ganhou o iptables (43%), seguido pelo snort e nmap.

Servidor de Banco de Dados (1366 votos): Se estivesse concorrendo para prefeito, o MySQL ganharia no primeiro turno, com 59%. Em seguida vieram PostgreSQL e um empate técnico entre Firebird e Oracle.

Visualizador de Vídeo (1395 votos): Mplayer (48%), Xine e Kaffeine

Programa de Audio (MP3 e similares) (1483 votos): O xmms foi campeão absoluto, com 68%. O kaffeine veio em segundo, e audacity e amarok vieram logo atrás, em empate técnico.

Editor de textos (1582 votos): Os campeões são da mesma família: vi em primeiro (22%) e vim (16%). Logo após, kedit e kate.

Navegador web (1643 votos): O Firefox ganhou fácil, com 69%. Seu primo Mozilla veio em segundo, seguido pelo Konqueror. As posições do primeiro e segundo colocados se inverteram em relação ao resultado de 2003.

Programa de mensagens instantâneas (1458 votos): Gaim foi o campeão (32%), seguido por kopete e amsn. O Licq, campeão em 2003, nem foi chamado ao pódio em 2004.

Cliente de e-mail (1436 votos): Thunderbird (33%), seguido por Evolution e Kmail.

Agregador RSS (472 votos): Ganharam as ferramentas genéricas. O campeão absoluto foi o Firefox (20%), seguido por Thunderbird e Evolution. As ferramentas específicas surgem logo após, na seqüência: liferea, thinfeeder, sage e knewsticker.

Aplicação P2P (1190 votos): O BitTorrent foi o campeão com 11%, seguido por um pelotão da família mule: amule, emule e xmule. O Kazaa, campeão do ano anterior, mal foi mencionado.

Ambiente Gráfico (1586 votos): O KDE também garantiria uma vitória em primeiro turno: 55% de preferência. Na seqüência, GNOME, Fluxbox e XFce.

Ferramenta de Desenvolvimento (1079 votos): Esta foi uma categoria com grande dispersão. Eclipse (24%), gcc e kdevelop foram os mais votados. Em 2003, o campeão havia sido o Kylix, e o Eclipse ocupou o segundo lugar.

Linguagem de programação (1377 votos): Outra categoria dispersa: Java (22%), PHP (20%), C (17%), Python (9%), C++ (8%), Perl (2%). A ordem do pódio se inverteu em relação a 2003, quando ganharam C, PHP e Java.

Editor gráfico (1252 votos): O Gimp foi quase hegemônico, com 75%. Inkscape e Sodipodi receberam votos.

Jogo (893 votos): Esta foi a categoria com maior dispersão, em que o vencedor teve menor percentual: Frozen Bubble (6%). Em seguida, Doom 3 e Enemy Territory. O Frozen Bubble foi campeão também no ano anterior.

Suíte Office (1493 votos): O Openoffice.org é o campeão indiscutível, com 87%. O Koffice e o Staroffice vieram na seqüência.

Distribuição desktop (1580 votos): Esta categoria merece uma listagem mais detalhada:
1 - Slackware (16%)
2 - Debian
3 - Kurumin
4 - Conectiva
5 - Mandrake
6 - Fedora
7 - SUSE
8 - Gentoo
9 - Ubuntu
10 - Kalango
Identifiquei diversos outros projetos nacionais que receberam votos, incluindo (da mais votada até a menos votada): Debian-br-CDD, Famelix, Libertas, Insigne, Big Linux, Under, Komain, Jerry e Freedows. No ano anterior, o pódio foi ocupado por Kurumin, Mandrake e Slackware.

Distribuição para servidor (1372 votos): Eis o ranking:
1 - Debian (26%)
2 - Slackware
3 - Conectiva
4 - SUSE
5 - Gentoo
6 - Fedora
7 - Red Hat
8 - Mandrake

Evento da comunidade (707 votos): Ganhou o FISL (26%), seguido pelo CONISLI e o Just Java.

Grupo de usuários ou organização livre nacional (877 votos): O campeão foi o GUS-BR (9%), seguido pelo Portal Java e Debian BR

Site nacional (1290 votos): Como no ano passado, esta categoria merece uma lista com links:
- BR-Linux - hors concours
- Viva o Linux (25%)
- UnderLinux (9%)
- Dicas-L
- Guia do Hardware
- CIPSGA

Site internacional (1041 votos): Ganhou o Slashdot, com 20%, seguido por Sourceforge e Linux.org

Personalidade da comunidade livre nacional (1016 votos): O campeão foi Carlos Morimoto (19%), autor do Kurumin. Seguiram Marcelo Tosatti e Sérgio Amadeu.

Personalidade da comunidade livre internacional (944 votos): A margem de Linus Torvalds foi estreita: ele teve 27% dos votos. Seguiram Richard Stallman e John maddog Hall. Repetiu-se o pódio do ano anterior.

Fórum web ou lista de e-mail (985 votos): Eis a lista:
- Fórum BR-Linux - hors-concours
- Dicas-L (8%)
- Portal Java
- Lista Linux-BR

Livro sobre software livre (577 votos): O vencedor foi o voto em branco, com mais da metade da votação! Entre os válidos, ganhou o Entendendo e dominando o Linux (7%), seguido por Certificação Linux e Guia Foca Linux

Revista que acompanha a comunidade livre (937 votos): Ganhou a Linux Magazine (60%), seguida pela Java Magazine e pela Revista do Linux, que está muito bem colocada para uma publicação que deixou de ser publicada em fevereiro!

Parabéns a todos os eleitos e a cada um que contribui de alguma forma para o avanço do Software Livre!

Publicado por brain às 21:49

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Mandark () em 20/12 22:05

Parabéns em especial ao site Viva o Linux.

» Comentário de credo () em 20/12 22:37

Nossa mãe, Jerry é a distribuição do Blanes que não vai ser de livre distribuição assim como o blanes 2004 que vai ser fechado... e ainda foi citado entre os favoritos ...

» Comentário de hahaha () em 20/12 22:47

hahaha.... slackware como a melhor distro de desktop, realmente o povo sacaneou esta votação

» Comentário de Augusto Campos () em 20/12 22:55

Eu acredito que a presença do Slackware como o mais votado indica que mais votantes preferem o Slackware em seus desktops. Acredito também que não importa qual a distribuição que ficasse em primeiro lugar, sempre haveria algum troll para tentar desmerecer.

» Comentário de Henrique Paiva () em 20/12 23:22

Mas seria interessante um avaliação do resultado do slackware com relação ao ano passado. Como o que faz uma distro ser mais ou menos votada com a diferença de apenas 1 ano.
O que voces acham? Ou o br-linux.org ganhou muitos visitantes usuarios de slackware, ou alguma coisa fez que com as pessoas deixassem de usar outras distros.

» Comentário de Pierre () em 20/12 23:22

Mais uma vez o Postgresql em segundo, apesar de gostar do mysql, mas acho o Postgresql muito bom.
Vamos tentar o ano que vem. sem desmerecer a escolha mas acho Postgresql, Firebird e Oracle superiores ao MySql.
O ano passado qual foi a distribuição vencedora? Foi o Kurumin? Este ano o slackware mostrou a força dos slacks, eu particularmente imaginei que fosse o Conectiva 10.
No quesito personalidade do ano, em 2003 votei no Morimoto, mas este ano meu voto foi do Aurelio.
Quanto ao browser a locomotiva Firefox era uma barbada e venceu com muita propriedade.
Mas enfim, um trabalho muito legal do Augusto Campos, um abraço a todos da Comunidade e parabéns pela participação.
Que em 2005 estejamos mais fortes e com muito mais participantes.

» Comentário de charles () em 20/12 23:32

Me assustei quando fui abrir o link para "Viva o Linux" e "UnderLinux" abriu o site www.microsoft.com . O link está repetindo o http (http://http//www.vivaolinux.com.br).
Estou no momento usando o WINXP SP2 e o Firefox. Com o IE, apresenta "A página não pode ser exibida"
Alguém mais pode testar...

» Comentário de Andre Magoo () em 20/12 23:38

Confirmado... aqui também tá abrindo o site da Microsoft. Estou com Firefox 1 e Slackware 10...

» Comentário de Guilherme Steilein () em 20/12 23:48

Apesar do Slackware não ser o Linux mais fácil de instalar/configurar ele é um excelente Desktop, você precisa claro de um pouco de experiência para deixa-lo redondo mas depois de tudo ajustado (o que também não é um bicho de sete cabeças) fica muito bom! estável e rápido. É dificil encontrar uma distro tão robusta e rápida, sem falar que é uma maravilha pq é dificil algum programa apresentar problemas ao ser compilado. E outra coisa fascinante são os seus scripts simples e com boas dicas, mesmo se você não tem conhecimento com as descrições é fácil alterar os arquivos de configuração.

Meu irmão é completamente newba em Linux, tem uma verdadeira carroça (Penti 166 MMX, com 64 de RAM) e roda o Slack 8.1 + KDE 3.0 que é uma beleza, claro eu fiz todas as configurações necessárias.

» Comentário de Augusto Campos () em 20/12 23:56

Corrigi os links errados, obrigado.

» Comentário de ¢arnage () em 21/12 00:04

Eu sou usuário de Slackware tanto para desktop como para servidores e gostei de ver o resultado, eu concordo com o Guilherme, realmente foi necessário mexer um pouco para deixar o Slackware redondo para todos aqui de casa, mas depois do feito ele não me dá problema em nada.

Slackware forever e Vida longa ao Patrick !!!

¢

» Comentário de CWagner () em 21/12 00:27

É muito difícil, para quem está acostumado a ficar clicando em botões e ícones o tempo todo, imaginar que alguém, principalmente um leigo, possa ser capaz de personalizar uma distribuição como o slackware.

Parabéns aos Slackers pelo resultado da pesquisa e gostaria de aproveitar e parabenizar o Patrick Volkerding pelo excelente trabalho que tem feito todos esses anos.

A todos um Feliz Natal.

» Comentário de Rei () em 21/12 00:28

"Vamos tentar o ano que vem. sem desmerecer a escolha mas acho Postgresql, Firebird e Oracle superiores ao MySql."

Vc pode achar meu amigo, mas a realidade nao condiz com seu pensamento.

Mysql e Oracle estao em nivel de igualdade, ja o firebird e postgresql estao um pouco mais abaixo.

» Comentário de Pierre () em 21/12 00:41

Rey,

Sem criar flames, pois eu expressei só uma opinião pessoal. A depender da aplicação Oracle, Firebird e Postgresql são mais indicados que o MySql.
Isto não tira o mérito do MySql nem a sua escolha pela maior parte dos votantes.
Mas você foi infeliz neste comentário tanto quanto eu possa ter sido no meu.

"Mysql e Oracle estao em nivel de igualdade, ja o firebird e postgresql estao um pouco mais abaixo."
O Oracle com certeza esta a anos luz do MySql. E na minha opinião o Postgresql é mais completo que o MySql, mas com certeza em determinadas aplicações o MySql pode ser a melhor solução também.
Mas foi só uma opinião, o poster não se refere a este assunto.
O importante foi a escolha da comunidade.
Um grande abraço.


» Comentário de Fábio Berbert de Paula () em 21/12 04:11

Parabéns Augusto, não só pela seriedade e representatividade da pesquisa, mas também pelos seus esforços e contribuições para a comunidade. Você mantém o site que na minha opinião é a referência nacional de Linux "in Brazil". Sua atitude tornar seu site "café-com-leite" no formulário da pesquisa foi nobre, admiro o altruísmo com o qual você toca o barco, nunca fazendo questão de ter reconhecimento ou recompensas pessoais.

Gostaria de parabenizar também o Carlos Morimoto, que pelo segundo ano consecutivo foi vencedor do título de personalidade do ano.

Outros que merecem todo o destaque também são os mantenedores de projetos/sites brasileiros. Muita gente doa sangue pela causa do software livre e claro, devido a extensa lista de sites de qualidade que temos, seus nomes acabaram por não aparecer na lista dos favoritos. Enfim, fora o povo da UnderLinux (dobrou o percentual de popularidade, uau!), Dicas-L, GDH, CIPSGA, muita gente boa merece ser citada por aí: LinuxSecurity, LinuxDicas, NotíciasLinux, DicasLinux, APLinux, LinuxHard, LinuxIT, LinuxClube, RootLinux, LinuxRapido, LinuxAjuda, Slackware-Brasil, pontoBR, SlackwareNaVeia, o povo da LinuxChix, SlackwareZine, DebianZine, SoftwareLivre.org, OpenOffice.org.br, etc.

Com relação às personalidades digo o mesmo, mas nessa lista nem me arrisco a citar nomes, pois a lista é bem maior que a de sites! :)

Por fim, fiquei muito feliz em ver o Viva o Linux na lista dos favoritos nacionais. Participo e ajudo manter essa comunidade que em 2004 cresceu demais. Pra quem quiser saber um pouco mais sobre a trajetória desse projeto, seguindo a linha das "retrospectivas", aí vai o link para a retrospectiva de seu curto período de tempo (2003/2004):
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1917


[]'s,
Fábio

» Comentário de Douglas Augusto () em 21/12 04:21

> Mas seria interessante um avaliação do resultado do slackware com relação ao ano passado. Como o que faz uma distro ser mais ou menos votada com a diferença de apenas 1 ano.
> O que voces acham? Ou o br-linux.org ganhou muitos visitantes usuarios de slackware, ou alguma coisa fez que com as pessoas deixassem de usar outras distros.

Ano passado, segundo o Augusto Campos, a ordem era: Kurumin, Mandrake e Slackware. O Kurumin, após a declaração do Morimoto dizendo não ter tempo para trabalho "integral" no projeto, parece ter perdido parte do fôlego --além disso outras boas distribuições nacionais (liveCD ou não) surgiram nesse interim. O Mandrake pode por algum motivo ter perdido o interesse dos usuários brasileiros, talvez porque outras distribuições surgiram com também tamanha facilidade de instalação/uso. Daí decorre que o Slackware, anteriormente na terceira posição, passou a assumir a primeira.

Mas, claro, isto é apenas uma especulação.

» Comentário de Marcelo V. Lima () em 21/12 08:09

Olha o Gentoo em 5 lugar como melhor distro pra servidor, quantos anos o gentoo tem? 4 aninhos ;) ainda eh uma criança perdo das demais ... Ano que vem quem sabe nao esta entre os tres primeiros

» Comentário de Fernando () em 21/12 08:15

Morimoto com personalidade nacional? Kurumin em terceiro lugar? Jerry?
Vamos pensar antes de escrever as coisas, melhor, vamos pensar antes de usar as coisas.

» Comentário de Flavio () em 21/12 08:26

Claro, Slackware disparado a melhor distro...
O resultado mais justo..
E tb o gimp que já está pronto pra disputar com os gigantes de outras plataformas...

Feliz Natal

» Comentário de troll () em 21/12 08:33

Poutz... mysql em pé de igualdade com o Oracle?
a pessoa que falou isso com certeza não usou um dos dois! Ou os dois...

» Comentário de Buick Sk () em 21/12 08:56

Novamente

Devemos parabenizar o árduo trabalho do Augusto Campos em coletar toda esta informação.

E lembrando como matemático que 99.999% das estatística não representam a realidade... (isto é sátira de matemático e Estatistico)

Certamente o questionamento do Slackware sendo eleito como o 1. em Desktop, aponta um dado interessante...

O que imagino é que a maior parte dos usuários de Slackware apontaram ele como melhor como Desktop e como Servidor.

Já quem adota uma outro Distro como Desktop deve ter apontado o Debian como melhor para servidor, além de fatos que alguns Live-CDs são baseados nesta distro. Isto pode ter levado a este valor de 26% para o Debian em se tratando de Servidor e o Slack ter mantido os seus 16% no Desktop.

E acho que a comunidade como um todo deve ficar muito feliz em ver as distros free sendo melhor aprecida pela comunidade brasileira. Só falta o Gentoo pular umas 2 posições... e bola para frente. ;)

Buick Sk


» Comentário de CWagner () em 21/12 09:11

Acho que não compete a nós criticar os resultados, visto que os mesmos refletem, em sua maioria, a visão pessoal de cada participante da pesquisa, e não necessariamente uma análise técnica detalhada.

Aos "descontentes" creio que vale o convite para organizar os devidos benchmarks e comparativos entre as distros e aplicativos para nos proporcionar um resultado que considerem mais justo.

» Comentário de Henrique Ruiz Poyatos Neto () em 21/12 09:26

Só para desfazer uma injustiça : A distribuição Jerry do Blanes e equipe, não vai ser fechada.

Tratará de um disto que possui seu gerenciador de janelas em licença mista (parte na licença anterior do QVWM, parte em uma licença própria que a equipe está desenvolvendo, derivada de licença livre).

Antes de criticar, lembrar que vários outros software livres que usamos (Mozilla, OpenOffice.org) também possuem licença própria.

» Comentário de Daniel () em 21/12 09:35

O mySQL estar em primneiro lugar deveria ser observado com tristeza. Mostra o desconhecimento que o pessoal tem sobre banco de dados e o comodismo das pessoas.

Explico.. Desconhecimento pq o mysql não possui muito das características ACID, ou as possui sobre tais condições especificas, de um tipo de tabela.

Comodismo pq o motivo do mysql estar assim em destaque (ainda) é que veio sempre prontinho pra funcionar no PHP e tem instalador "NEXT, NEXT" para windows. Uma deficiencia do PostgreSQL(PG).

Mesmo o mito de performance já foi derrubado, o mysql só é melhor q o PG quando usado com pequeno número d consultas simultâneas.

E pode saber que na área de BD na universidade, o mysql nem mesmo um SGBD é considerado, por faltar tanta coisa que se espera de um tipo de software desses. Quanto a licensa dele, eu não vou entrar em detalhes pois não conheço direito. Mas sempre ouço falar que é livre somente em alguns casos.

Quem quer SGBD(e não banquinho) usa PostgreSQL, se não precisar de tudo que ele tem, usa Firebird que também é muito bom. Existe ainda o SQLite, que é ótimo para um banco "embutido". E era isso.

Não é questão de gosto, comparem as características... Ou digam.. "Prefiro o mysql pq prefiro, simpatizo mais". É um "argumento" muito melhor :)

» Comentário de Pierre () em 21/12 09:39

Eu concordo com o CWagner. Apesar de cada um ter sua preferencia pessoal, o que importa é o resultado final e a participação que cada um teve para escolher os melhores do ano.
O comentario sobre os resultados é normal!!! Afinal todo mundo tem um pouco de paixao pela tecnologia que usa(rs).


» Comentário de Cadu () em 21/12 09:51

"O mySQL estar em primneiro lugar deveria ser observado com tristeza. Mostra o desconhecimento que o pessoal tem sobre banco de dados e o comodismo das pessoas."

Ou mostra que para a maioria das aplicações ele é suficiente.

» Comentário de depassagem () em 21/12 09:52

Será que só eu votei no gmail como melhor cliente de email para linux :)?

» Comentário de Gandalf_Cinzento () em 21/12 10:06

uá, mas o gmail é um webmail. naum um cliente né?

» Comentário de Augusto Campos () em 21/12 10:06

> Não é questão de gosto, comparem as
> características... Ou digam.. "Prefiro o XXXX
> pq prefiro, simpatizo mais". É um "argumento"
> muito melhor :)

Neste caso específico, não há necessidade de argumentação. A única pergunta que foi feita aos votantes foi qual a sua opção favorita. Ninguém precisou explicar a razão. No caso do item que você questiona, mais de 50% apontaram como favorita uma ferramenta para a qual você aponta que existem opções superiores. Sem dúvida isto deve ter algum significado, mas não necessariamente é o que você apontou.

» Comentário de Squidy () em 21/12 10:08

Meus parabéns Augusto.

É sempre bom ver iniciativas como esta mostrando resultados como estes...
Lembramos a todos que estão criticando alguns itens da votação, esta é uma pesquisa dos "Favoritos" do ano de 2004 como o próprio nome da pesquisa diz. E não uma avaliação dos "Melhores", como muitos aqui estão ressaltando.

Foi de muito agrado visualizar o resultado da distro pra desktop apontando o Slackware em 1º lugar. Realmente mostra que a comunidade slack-users está cada vez mais presente.

Mais uma vez, estamos todos de parabéns. A comunidade, que se mostrou interessada e participativa. E ao BR-Linux, que teve a excelente iniciativa de realizar a pesquisa.

» Comentário de Rafael Goulart () em 21/12 10:16

Em relação ao eterno flame MySQL x PostGres (e agora também x Firebird) acho importante tecer alguns comentários:

1) Banco de dados não é pra qualquer um. Programação também não é pra qualquer um. Mas as pessoas precisam colocar aplicativos baseados em banco de dados para funcionar, em especial num servidor Web, e precisam de algo rápido e simples de pôr para rodar. E acho que aí está a grande força do MySQL: ele é mais simples de colocar em funcionamente e administrar.
Pensemos máquina fotográfica. Se a preferida de um site sobre fotografia for uma daquelas "yashicas" é porque as pessoas não sabem nada sobre fotografia? É e não é: elas não sabiam e aprenderam um pouco com sua "yashica" e pode chegar ou não a ponto de terem necessidades maiores que os recursos dela.
O MySQL não é uma "yashica". Mas tem, sem dúvida, menos recursos que seus colegas, mas o que faz, o faz muito bem, e muito rápido, e de maneira simples. Não segue todos os paradigmas de banco de dados (nem o ANSI92), mas nenhum segue, também.

2) Comparar o MySQL com o Oracle é uma insanidade. O Oracle é mais do que um SGDB: é quase uma plataforma de desenvolvimento. E nisso também difere do Postgres e do Firebird.

3) Pelas minhas palavras dá para perceber que sou do "time" do MySQL, mas não me vejam com ressalvas, por favor. Já desenvolvi com o PostGres e com o Firebird. Ambos são robustos e eficientes, e hoje já tem mais maturidade em recursos que o MySQL ainda está por lançar. Mas, no meu dia a dia, o MySQL é tudo que necessito - com sobras e mais sobras. Mas nunca, nunca deixo de cogitar o uso de outros quando encaro um projeto maior - e vejo que ainda não tive necessidade de utilizar recursos que não tem nele, mesmo sentindo uma falta imensa da facilidade de uma view ou de subqueries. Ultimamente tenho trabalho sob a perspectiva de aplicações multibanco, então deve-se deixar de lado muitos recursos sob risco de incompatibilidade. Stored Procedures nem pensar: quem aguenta aprender uma linguagem diferente para cada banco? Já bastam as sutis diferenças de sintaxes SQL...

4) De tudo, vejo um defeito realmente grave no MySQL: ele aceita algumas sintaxes pouco rígidas, o que vicia o desenvolvedor mal.

5) Por último, apenas para que vejam que não sou extremista, um professor me pediu uma opinião sobre que banco de dados utilizar para uma disciplina de banco de dados numa faculdade. Dei-lhe duas opções (ambiente Windows): MySQL e Firebird. Dei-lhe minha sugestão: "se for basico, basicão, o MySQL é mais amigável; se quiser mostrar um conjunto mais completo e com características encontradas em bancos de dados comerciais, use o Firebird. Agora, com os dois você estará passando excelentes ferramentas a um custo zero para seus alunos."

Abraços...

» Comentário de Mandark () em 21/12 10:37

Se um software é melhor ou pior é muito pessoal. Software bom é aquele que atende as necessidades.

» Comentário de henrique paiva () em 21/12 11:00

O fato do MySql ficar em primeiro não quer dizer que é melhor ou pior que algum outro BD. Significa apenas que ele é o favorito e os usuários estão satisfeitos com ele.

» Comentário de Daniel () em 21/12 11:11

"Ou mostra que para a maioria das aplicações ele é suficiente."

Cadu: Aí eu concordo, suficiente é o termo mais adequado. Embora eu ache que não seja o que foi respondido :/ .

"No caso do item que você questiona, mais de 50% apontaram como favorita uma ferramenta para a qual você aponta que existem opções superiores. Sem dúvida isto deve ter algum significado, mas não necessariamente é o que você apontou."

Augusto: O problema é que geralmente na hora de dizer o "favorito" as pessoas automaticamente dizem o que acham "melhor", e nem sempre para seu caso específico.


Rafael Goulart:

Item 1: Concordo com a analogia da "Yashica". Mas a dificuldade de instalar o PostgreSQL(que seria o meu "time") é um mito que tem de ser quebrado. Uma lida rápida no arquivo "INSTALL" sempre foi suficiente. E nessa época de gerenciadores de pacotes...

Item 2: Concordo plenamente.

Item 3: Só comentando...Também sei que estamos num tempo que não se pode se ligar muito a uma tecnologia para criarmos sistemas o mais independente possíveis de uma tecnologia. Mas sempre fico pensando em qtos recursos perdemos, como o exemplo de não usar Stored procedures (exemplo básico). Mas isso é um capítulo a parte.

Nos Ítens 4 e 5 acho que tu entra em uma pequena contradição, já comentei a respeito de aprender/praticar SQL usando o mySQL. Acho contra-producente e até nociso, cria vícios. Ele tem muita modificação quanto ao padrão (de 92). O Firebird ou o PG seriam melhores.

Mas é aquela coisa, a gente meio se apaixona pelo que escolhe. Acho que cada um tem de ser feliz ocm o que escolhe, só falei pq realemente acho q as vezes as pessoas perdem tempo com algumas escolhas. Eu inclusive em outros casos.

Mas é isso aí, paz pessoal ;)

» Comentário de CWagner () em 21/12 11:30

Acho que o tipo de usuários que se deram ao "trabalho" de responder à pesquisa não deve ser considerada ingênua a ponto de não saber distinguir entre o que é o melhor e o que é o seu favorito.

Creio que boa parte dos envolvidos na pesquisa saberia dizer qual o seu hardware favorito e qual o melhor, ou no caso, qual ferramenta de software.

Aliás, acho que pode ser matéria para outra pesquisa: quais ferramentas você considera a melhor (o que não significa, necessariamente que seja para todos), e quais as suas favoritas?

Veja que por mais que não seja o desejo do pesquisador, o resultado será subjetivo, a não ser que ele queira direcionar a sua pesquisa para determinado resultado. Mas aí a pesquisa não teria nenhuma credibilidade. Alías, seria bem parecida com os comparativos da M$. :P

Mas esse é o meu ponto de vista, pessoal e intransferível, e gostaria que fosse, no mínimo respeitado.

» Comentário de Trolloló () em 21/12 11:31

Sinceramente acho que botar o "Morimoto Maremoto" como personalidade do ano é realmente na minha opinião de humilde Troll uma burrice. O cara está "cag*do e andando" para a comunidade. Putz tem nego que é que nem mulher de malandro, gosta de apanhar.

Agora Slack rulez !

ARRRROOOOUUUUTTTT ! A comida tava boa !

» Comentário de Henrique Vicente () em 21/12 11:41

Sou usuário do slackware apesar de preferir o jeito que o debian é desenvolvido..
com certeza dá um certo trabalho colocar esse sistema para um leigo usar, digo deixar bem user-friendly.. na minha opnião para servidor prefiro ao debian, depois ao slackware... e para desktop no meu caso eu poderia escolher entre mandrake ou slackware dependendo da minha vontade de mexer nas coisas no momento, etc... então votei em mandrake poque acho o mais indicado para usuários novos que se aventurem em instalar ou mesmo que outra pessoa instalou mas não tem um "técnico" disponível.. ou queira administrar o sistema soziho sem necessitar de aprender a mexer em configuraćões em "arquivos textos", por terminal..

» Comentário de Paulo César () em 21/12 11:58

Sobre a vantagem do Mysql,

acredito q boa parte desta vantagem se da devido não por aplicações comercias desenvolvidas utilizando este sgdb, não que o Mysql seja melhor ou pior q X Sgbd, mas sim pelas grande qtde ferramentas administrativas q se integram com ele com uma enorme facilidade como eh o caso do PHP-NUKE XOOPS SNORT POSTFIX SQUIRELMAIL enfim acredito que este tenha sido o grande triunfo do Mysql não q os outros sgdbs não se integrem a estes tipos de aplicações, mais sim por ser mais comum de encontrar essas ferramentas usando o mysql por ser um tando mais simples do que outros sgdbs existentes

-
[]'s

Paulo

» Comentário de Mandark () em 21/12 12:31

Windows é o favorito dos usuários, mas todos sabemos que Linux é o melhor.

Esta é a diferença entre favorito e melhor.

:P

» Comentário de Gustavo Ribeiro () em 21/12 12:35

Queria deixar um porém...o Java não é uma linguagem livre, apesar de todo seu poder. Acho que os desenvolvedores livres tem que repensar naquilo em que programam.

» Comentário de jreis () em 21/12 12:39

ora bolas, slackware eh uma das mais flexiveis distribuicoes, a mais customizavel .. se eu injoo do debian, volto pro slack porque nele me sinto mais "em casa" :)

» Comentário de pedr0 () em 21/12 12:46

vou ter q concordar com o troll sobre o morimoto .

e quanto ao slackware ser complicado , sinceramente eu nao acho nao , eu usava fedora core, um dia resolvi baixar as isos do slack e instalar, po, nao li nem help ... a unica coisa q deu um pouquinho de trabalho foi o xorg . mas mesmo assim , nada demais . E olha q eu ja tinha tentado instalar o debian antes e tinha desistido no meio ...

» Comentário de RICARDO RABELO MOTA () em 21/12 12:52

É bom lembrar que o Maradona já foi escolhido como o melhor jogador do mundo, em uma eleição pela internet promovida pela FIFA. Claro que, tratando-se de FIFA, acho marmelada. Mas no caso da votação supra citada, tenho certeza que um usuário comum, desses de desktop que está iniciando no linux agora, não participou. Para participar da comunidade, tem que ter não somente vontade de utilizar um sistema ou outro, uma distro ou outra. É necessário ter vontade de transformar, querer aprender coisas novas.

» Comentário de Trolloló () em 21/12 12:52

E complementando, o Morimoto Maremoto já devia ter calçado as sandálias da humildade há muito tempo...

Novamente : Slackware Rulez ! É a melhor distro atualmente !!!

» Comentário de pedr0 () em 21/12 12:59

AHEuAHEuAHE ... pode crer q sim trollolo!!

» Comentário de Kid X () em 21/12 13:14

Troló, muita gente não concorda pelo Slackware ser a melhor distro para desktop, ou a melhor distro em geral!
Eu uso Slackware desde 9.1 (nossa, qto tempo :P, mas eu sou novato), e às vezes eu defendo o Slack com os dentes, pois é uma distro "tradicionalista" e competente. Já foi a época dos RPMs, mas te digo que Debian e Gentoo vem melhorando bem...

» Comentário de bogus () em 21/12 13:17

Uma curiosidade é que entre os ambientes gráficos o KDE tem preferência da maioria absoluta, o que não se reflete na preferência pelas aplicações.

» Comentário de Trolloló () em 21/12 13:21

Kid X,

Tenho ouvido excelentes comentários do Gentoo e do Debian, mas este humilde Troll ainda não pode experimentar as duas...

De qq maneira o que é legal é que distros realmente livres foram reconhecidas, não aquela pizza de mussarela passada do freedowns que tentaram/tentam empurrar goela abaixo do povo.

Só de me lembrar deste troço, o pobre Troll fica enjoado ! Arrrooouuttt !

» Comentário de Franklin Samir () em 21/12 13:58

Apenas uma correção sobre o comentário do Gustavo Ribeiro: Java não é uma linguagem, é uma especificação. E, esta especificação é livre.
O que não é livre é a implementação da Sun. Existem muitas outras implementações, sendo várias livres. Infelizmente as implementações livres ainda não implementam 100% da especificação.
Ao contrário do q foi dito, os programadores de sistema Open-source em Java, não tem com o que se preocupar, a Sun não tem como tornar Java proprietária, pois java é regida por uma comunidade, o Java community Process(JCP). www.jcp.org
Os desenvolvedores deveriam pensar em contribuir com uma implementação de JVM livre, para que ela atinja 100% da especificação, isto sim!!!

ps. Fico muito feliz de ver o Portal Java aparecendo aqui!!!
Abraços,

» Comentário de Thiago () em 21/12 14:16

Eu até agora não consegui baixar o slack, entro no site e não acho nenhum arquivo .iso, so torrent, mas torrent é lento de doer. Tentei entrar em linuxiso.org mas metade da arquivo nao encontrado e outra metade nao passa de 10k/s, e acho chega a 100.

Alguém me da uma ajuda onde conseguir?

» Comentário de Tauren () em 21/12 14:35

Thiago tenta no www.superdownloads.com.br/linux la deve ter varios mirros para baixar o slackware 10. falow

» Comentário de pedr0 () em 21/12 14:37

thiago,
ftp://ftp.slackwarebrasil.org/pub/linux/slackware/

» Comentário de Mingo () em 21/12 14:44

Ref ao resultado do slackware acho mais do que justo, este ano baixei e instalei o slack 10, ficou ótimo, consegui facilmente configurar ele, claro eu sou um PowerUser, mesmo assim já havia instalado outras versões e não havia gostado, estava dando muito trabalho configurar, mas esta versão 10 foi muito fácil, tanto que meu primo que é um iniciante tbm conseguiu configurar facilmente...o slack 10 evoluiu muito e esta bem mais fácil de instalar e usar...

Acho que outro motivo foi que o pessoal quer distribuições realmente livres o que com certeza assegura sua evolução acho que dá p/ perceber isso , na votação.

Valeu pela pesquisa...

» Comentário de Ahab () em 21/12 15:19

Não tem nada de tão difícil assim no Slackware, vai...

"./configure;make;make install" um milhão de vezes não é lá muito difícil. Fora que o instalador gráfico é até bem aprumadinho. Mas que bom que o Slack ainda é bastante utilizado, comecei no Linux com ele e além do mais tem toda uma representatividade "histórica". Palmas pra ele, e o Gentoo avançou bastante. Ótimo isso.

Parabéns ao Augusto pela pesquisa.

» Comentário de Kid X () em 21/12 15:37

O KDE é o passaporte para o desktop.
:-P

» Comentário de Matheus Villela () em 21/12 15:43

Poxa, sou usuário assíduo do Opera desde os betas da versão 7, acho que coisa de dois anos ou pouco mais.

Não consigo usar o Firefox por mais de meia hora que me dá raiva(e olha que tenho total preferência por GTK a QT), no entanto votei no Firefox porque com certeza ele foi o navegador do ano, nem sei se um dia vou usar Firefox como navegador padrão, gostaria muito que uma nova alternativa open source aparecesse, de preferência com uma engine reescrita do zero, pois meu maior problema é com a Gecko mas é inegável que o FF está ajudando e muito pra que no futuro a WEB seja melhor, nem que seja forçando a MS a lançar o IE7 pra XP e isso é muito bom.

Sobre outras... votei no MYSQL mesmo, nunca usei outro BD que não fosse ele e nunca me deixou na mão pro que precisei, não acompanho os "melhores do ano" no campo de banco de dados, certos pontos da votação acabam pendendo pro lado do gosto do usuário/utilização de mercado mesmo, isso é normal, aposto que pouquíssimas pessoas que votaram acompanham realmente o "mercado" de _todas_ as categorias, então acaba sendo normal.

Na questão da distro votei no Gentoo, é a única que usei no ano mesmo, mas esperava que distros como "Unbutu" e "Arch Linux" aparecessem nas votações, talvez algo como "Distro revelação" fosse legal.

Outras que senti falta foram os editores de texto "Nedit" e "Scite", o WM Enlightenment que ficou muito mais "smooth" com a versão DR16.7.1 e o DR17 que está apavorando(quem tiver tempo pra pegar as biliotecas e o WM no CVS o faça que vale a pena mesmo ainda não estando muito bom pro uso diário). Foi legal ver o XFCE4 entre os melhores, é só fazerem um gerenciador de arquivos melhor pra ele(o XFFM é horrível convenhamos) que vai se tornar mais popular ainda, o instalador que fizeram po último release está show de bola, muito bom mesmo, instalei peor ele como usuário comum e ocorreu tudo 100%, outros "ambientes gráficos" poderiam seguir essa linha de instalador como alternativa. Além do que é bom ver algo como RC que compila perfeitamente, diferente dos outros aê com releases "premeditados".


Acho que fui o único a votar que não sabia que tava concorrendo a brindes :P

» Comentário de Adilson Oliveira () em 21/12 15:56

Uma coisa curiosa que eu notei, assim como o Matheus Villela, foi a boa colocação do XFCE.
Eu sou usuário KDE de carteirinha mas estou com o XFCE4 RC2 rodando aqui faz algum tempo e não tenho do que reclamar. Depois de alguns ajustes ficou ideal pro meu gosto. Leve e prático.
Realmente o XFFM é sofrível mas como eu não uso este tipo de programa (sou um viciado no mc :) ) não me faz falta. E sem contar que nada me impede de lançar um konqueror no meio, se for o caso :)
Vive la liberté :)

» Comentário de Henrique Vicente () em 21/12 17:03

» Comentário de Mandark (200.195.3.xxx) em 21/12 12:31

Windows é o favorito dos usuários, mas todos sabemos que Linux é o melhor.

Esta é a diferença entre favorito e melhor.

:P

Cara, não se trata de ser complicado, mas tem gente que não tem interesse em saber como funciona o X mas quer instalar usar o computador e para isso tem que instalar uma distribuićão, ou alguém sem paciência(feito eu) e pronto, não é que seja complicado, é que no Slackware você precisa ao menos se dedicar mais que no Mandrake por exemplo, não venham me falar de servidores gigantes ou seus desktops :), estou falando de alguém que quer usar algo user-friendly-desde-a-instalaćão e pronto :)

Ricardo Rabelo Mota, não é para todo mundo aprender a parte técnica não, se não você não encontraria mergulhadores, flautistas, pianistas.. só iria encontrar técnicos em computadores, que chatisse né? tem gente que quer usar só por usar ué :) você gosta de computador, gosta? que bom! mas eu mesmo já notei que tou mais p/ física que p/ ficar configurando computador, por isso hoje se eu fosse instalar algo não iria procurar uma distribuićão para administradores de sistemas e sim para "usuário comum" :)


Mingo, o slackware não é 100% livre basta lembrar que o flash, java machine da Sun e o aquele pacote que vem inclusive com o pico não são livres. Cara, pode ser fácil de instalar, mas eu juro que depois de instalar e resetar o computador eu fiquei perdido porque a tela de se logar era um terminal :) Além que apesar de explicar ele não explica tão bem que danado é formatar, que danado é journaling system... já na instalação, de toddo modo pelo que eu sei o slackware não foi desenvolvido para usuário comuns então para mim ele está bom para o "público" que ele pretende atingir. Ahab, quem vai ter idéia de digitar ./configure; make; make install? :P meu amigo, existe interface gráfica para o que? e além do mais fazendo isso no slackware sem criar pacotes se você for atualizando as coisas depois.. com certeza o seu computador vai ficar um depósito de coisas velhas inutilizaddas :) hehehe
Obs: O KDE tem uma ferramenta para a instalaćão de pacotes rpm... .deb e também do slackware :), mas eu nunca uso ela, mas aconselho-a(porém não é por isso que vou mudar a minha opnião como o mandrake, por exemplo, ser uma distribuićão melhor para usuários que apenas queiram usar o computador no fim de semana :)

sou viciado em KDE também..

» Comentário de ¢arnage () em 21/12 18:31

Henrique Vicente,
o meu voto foi para o Slackware não porque ele é facinho de instalar/configurar e sim porque depois de isso feito ele é estavél e rápido mais do que qualquer distro que eu conheço(veja bem, que eu conheço) ... e pode ter certeza meu amigo que usuário que gosta tudo mastigado não vai sequer querer instalar o Mandrake.

apenas minha opinião,
falow.

¢

» Comentário de CWagner () em 21/12 18:40

Legal, tiraram o Slack pra palito.

É bem feito pra um sistema mantido basicamente por uma pessoa e que esteve com sérios problemas de saúde ultimamente.

Apesar de não ser o foco da discussão, acho o Slack, assim como todas as distros interessantes, já usei o Slack quando estava iniciando em Linux e aprendi muito com ele.

Henrique Vicente, o caso não é que deva existir apenas profissionais em informática, Deus nos livre, mas é que existem muitos outros profissionais, inclusive empresários, que não sabem, e têm raiva de quem sabe informática. Por isso a nossa profissão está do jeito que está: Qualquer um que sabe ler e tem coordenação motora suficiente para clicar em um ícone acaba metendo o bedelho na área. E o pior é que, geralmente, os profissionais de informática não têm força de decisão estratégica dentro das companhias, ou mesmo nos setores públicos, e quando isso acontece, o cara é tachado de ideologista porque quer ver a coisa funcinoando da mameira certa, e não da maneira que "tem que ser".

Mas isso é só um desabafo de um técnico em Informática, o que eu posso saber sobre tomar decisões estratégicas, se o meu lugar é na frente de um monitor, digitando comandos para que o chefe possa ler os seus e-mails e os outros funcionários possam navegar na Internet e jogar paciência?

Desculpem, prometo que será o último post off-topic.

» Comentário de monteiro () em 21/12 19:48

Vcs nao imaginam como estou gostando destas discussoes sobre as diferentes distros. Sou um defensor ferrenho da filosofia do Software Livre, se for com codigo livre melhor. As varias distros acabam agradando uma maior gama de usuarios: meus dois filhos usam Kurumin (bunitim, facim). Eu prefiro o Slack velho de guerra, pois desenvolvo e preciso de estabilidade. Jah vi gente adorar o Mandrake pelo "ar" Window$.
Com toda essa diversidade de fauna e flora, precisamos mesmo de distribuicoes que atraiam a atencao e satisfacam mais e mais usuarios, o que gera possibilidade de trabalho para o comunidade de software livre em um efeito cascata.

» Comentário de Eu () em 21/12 20:51

"É bem feito pra um sistema mantido basicamente por uma pessoa"

Uma pessoa? Só o Mozilla, que vem no Slackware, tem centenas de desenvolvedores mantendo-o. O KDE também, o Gnome também, etc, etc, etc.

Quando alguém fala que o sistema é mantido por uma pessoa parece que tudo o que vem no CD foi desenvolvido e é mantido por essa pessoa.

O correto é dizer que o Slackware é empacotado basicamente por uma pessoa.

» Comentário de Lucas (Focus) () em 21/12 21:17

Legal ver o Ubuntu em 9º :-) Pra uma distro tão nova já tá ganhando um espaço.. Espero que ano que vem esteja entre as primeiras :-)

» Comentário de Trolloló () em 21/12 21:19

O único Linux mantido por um cara era o Kurumin do Morimoto Maremoto, e ele não guentou o tranco e pediu arrego !

O Slack não é feito só pelo Patrick, tem um monte de colaborador, vide a turma do GUS !!!

Slack rulez !

» Comentário de CWagner () em 21/12 21:21

Ô mala, eu estava flando sobre a distro, e não sobre os milhares de aplicativos que vêm nela.

Pára de ser radical em relação ao ponto de vista dos outros e vê se manera nas tuas colocações. Acho que por aqui não tem mais nenhuma criança que tem que saber a diferença entre as distros, que um sistema como o OpenOffice não é construído apenas por uma pessoa, que Papai Noel não existe (ops. desculpe, você não sabia disso? :)...

Por favor, vai procurar o que fazer, em vez de ficar corrigindo o meu ponto de vista, ou de qualquer outro que você ache estar errado.

Se quiser me corrigir faça-o diretamente através de e-mail, se tiver coragem.

Nem todos precisamos usar os mesmos óculos que você usa. Cada um tem um ponto de vista, pode não ser exatamente o mesmo que você tem, mas isso deve, acima de tudo, ser respeitado.

» Comentário de Eu () em 21/12 21:55

Veja o Kurumin, por exemplo. Eu conheço algumas pessoas que nunca tinham usado Linux, e baixaram o Kurumim, que também "era feito por uma pessoa só". Essas pessoas, por algum momento, acharam que tudo aquilo que eles estavam vendo tinham sido feito por uma pessoa só. Para um usuário de Windows, não é normal pensar em kernel, interface gráfica, aplicativos básicos como partes separadas. Para eles é uma coisa só, e esse tipo de frase ("mantido por uma pessoa só") favorece esse tipo de confusão. (não em mim, nem em você, mas em pessoas que não sabem o que é o KDE, não sabem o que é o OpenOffice nem o que é o Mozilla Firefox, e estão vendo tudo aquilo pela primeira vez)

Esse fato, de uma pessoa que achou que tudo o que estava no Kurumin tinha sido feito por uma pessoa só É VERÍDICO, não é uma simples manifestação do meu ponto de vista radical. (que eu sei que eu tenho)

» Comentário de Henrique Vicente () em 21/12 21:58

Que vontade de destruir Eu,
mas tudo bem.. eu perdoo, é claro que ele entendeu CWarner, ele apenas estava querendo ser um troll charmoso.. a la mauricinho boy? não sei. (indireta para um amigo que vai entrar aqui hoje :)

¢arnage, concordo que é um sistema estável mas ACHO que isso não é exclusividade dele.. acho que faz parte da maior parte de softwares livres considerados estáveis, e consequentemente, de seus "pacotes", vulgarmente chamado de distribuićões (por hj chega né? hehehe :P)
não posso falar ao certo porque só tive um contato maior com o debian(mas por falta de conhecimento, receio e estar sem condicoes de sequer usar a Internet como meio de ajuda não aproveitei), slackware, kurumin e uma variacao do kurumin que prefiro não citar o nome porque deixou de existir de ser variacao do kurumin para ser uma distribuicao baseada no debian (certo trolls de plantão! kurumin é baseado no knoppix que é baseado no debian, mas vocês me entenderam).

» Comentário de Trolloló () em 21/12 22:00

>Ô mala, eu estava flando sobre a distro, e não sobre os milhares de aplicativos que vêm nela.

NNNOOOOOOOOSSSSSSAAAAAAAAA que rapaz nervoso ! Ele de repente deixou aflorar o lado sensível dele !!! Ficou irritadissímo !

Este educado Troll vai apenas dizer ruma coisa : cara vai tomar um Skoll, vc está muito tenso, ansioso, etc...

Assim você vai ficar menos chateado com alguns pontos de vista...

Tô com fome !

» Comentário de Trolloló () em 21/12 22:05

>Que vontade de destruir Eu,
>mas tudo bem.. eu perdoo, é claro que ele entendeu >CWarner, ele apenas estava querendo ser um troll >charmoso.. a la mauricinho boy? não sei. (indireta >para um amigo que vai entrar aqui hoje :)

HHHUUUUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMMM, já entendi tudo, estes rapazes...

Sinceramente "Eu", acho que esta galera está querendo uma amizade ou algo mais...

Povo estranho este, este inocente Troll não está acostumado com estas coisas...

» Comentário de CWagner () em 21/12 22:08

Ficou sentido no lugar do teu colega troll, Trallalá?

Pois coloco aqui uma sugestão para a pesquisa do ano que vem: Qual o seu Troll preferido? Aquele que você sequer agüenta ver o nick nos posts? Aquele do qual não se aproveitam sequer as vogais dos comentários?

Premiação: 1 par de Avaianas de Pau e uma Bombequicha, pra combinar com seus comentários afloreados.

» Comentário de Leandro S. dos Santos () em 21/12 22:09

Nossa, isso aqui está cada vez pior.

Francamente, entrar para ver se tem algum comentário interessante e dar de cara com isso é o fim.

» Comentário de Trolloló () em 21/12 22:13

"Avaiana de pau, eu amo avaina de pau puquê, bate nas quiança, ensina as quiança..."

A CWagner este meu comentário floreado e sensível, foi inspirado em vc ó criatura rancorosa...

Acho que esta sua reação me permite fazer uma pesquisa aqui off topic :

O CWagner esta assim pq :

a) TPM;
b) Brigou com o namorado;
c) Quer aparecer;
d) Quer alimentar os pobres e famintos Trolls.
e) Todas as anteriores.

Quanto a eleição de Troll da Linux-BR vamos lançar a campanha ? Mas só podem votar as pessoas estressadas como vc... :**********************

O troll tá gostando !!!!

» Comentário de CWagner () em 21/12 22:13

Realmente Leandro.

Geralmente os primeiros comentários são aproveitáveis, o show começa apenas quando alguns trolls que acham que têm a lente da verdade em suas mãos começam a ler os posts dos outros.

Mas fazer o quê? Quem fala o que quer ouve (ou no nosso caso, lê) o que não quer.

Mais uma vez peço desculpas aos demais colegas do site, acho que por hoje basta. Já comi troll demais.

ARRRROOOUUTTTT... lá vai o pé de um!

» Comentário de Trolloló () em 21/12 22:19

Nossa um devorador de Trolls!

Não conhecia esta espécie... PQP ! Adorei a "lente da verdade", demonstrou uma erudição única. Nossa este rapaz tem futuro.

Se ele continuar assim, daqui a pouco vai estar escrevendo pra jornal e revista. Cara como dizia Nelson Rodrigues, você realmente é uma "peça", uma "bola".

Nunca tinha me divertido tanto com alguém babaca o suficiente para responder as minhas provocações...

AHAHAHAHAHAHAHAH ! Que idiota, discutindo com um Troll ! AHAHAHAHAHAHAHAHAHAH !

Anda que eu ainda tô com fome é devorador !

» Comentário de Trolloló () em 21/12 22:21

>Nossa, isso aqui está cada vez pior.

>Francamente, entrar para ver se tem algum >comentário interessante e dar de cara com isso é o >fim.

Leandro,

Ora que Melhora ! AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH !

» Comentário de Eu () em 21/12 23:07

Direto do favoritos da comunidadede, 2005:

Troll favorito:

- Augusto Campos (42%)
- Linus Torvalds (23%)
- Richard Stallman (22%)
- CWagner (10%)
- Outros (3%)

Sobre o Augusto Campos não são necessários comentários.

Sobre o Linus, leiam a entrevista sobre o Solaris, e vejam se ele é ou não é troll. (tentem manter uma opinião não tendenciosa, se é que isso é possível).

Sobre o Stallman, sem comentários. (Silêncio! Eu quero ler meus emails)

Sobre o CWagner, blá-blá-blá, Maranhão, estado mais pobre do país, blá-blá-blá. Meu amigo, se o seu estado é o mais pobre do país, é por que os habitantes daí não foram tão competentes em ganhar dinheiro quanto os habitantes dos outros estados. Pare de chorar, os outros não tem culpa.

Nos outros, entro Eu, o Trolóló, o Patola, o Gregório, e todos os outros trolls que todos amam.

» Comentário de Trolloló () em 21/12 23:51

Faço as palavras do "EU" as minhas !

O CWagner ou será WC ??? Não é do Maranhão que veio o Sarney ? HUHUHUHUHUHUHUHUHUH !

CW, beijos em suas nádegas brancas (que são minhas...)

:**********************************************

» Comentário de Trolloló () em 21/12 23:55

Vou dormir amanhã contiuamos esta alegre tertúlia...

PS: Não esqueçam dos presentes dos seus amados Trolls neste Natal...

» Comentário de Douglas Augusto () em 22/12 02:48

Dos meus votos, foram eleitos: Iptables, Mplayer, Xmms, Vim, Gimp, OpenOffice, Debian (dist. servidor) e "Viva o Linux".

» Comentário de CWagner () em 22/12 09:05

Pelos últimos comentários dos maiores representantes dessa nova fauna flutuante há pouco tempo denominada aqui no BR-Linux, podemos notar o quanto é possível tentar manter um diálogo amigável sobre qualquer assunto.

Ataques pessoais, críticas sobre opiniões pessoais, desprezo pelas condições sociais de comunidades inteiras... Creio que para criaturas dessa espécie, nada é mais importante que o próprio umbigo: centro do universo.

Meu caro, "Eu". Vindo de pessoas(?!?!?) como você, a classificação de Troll é mais do que um elogio. Visto que parece não concordar com nada do que escrevo aqui. Me agrada o fato de que sequer preciso trocar palavras contigo. Se achas que um povo por si só tem competência para ganhar dinheiro é porque não te interessa coisas insignificantes como política e sociologia, temas mínimos para uma criatura tão esclarecida que tem muito trabalho a fazer aqui no BR-Linux, corrigir os posts dos outros, polemizar assuntos fora de tópico, atacar personagens e usuários. Bem típico.

Trolloló, se não sabes de onde veio o Bigodudo, então deves ser muito novo.

Criança, quando saires das fraldas passe por aqui para uma conversa um pouco mais séria. Aí então poderias ver e, principalmente, entender por que a região Nordeste apesar do nosso povo humilde, belezas e riquezas naturais e riquezas, na sua maioria é miserável.

Mas vamos lá, apesar de todos os entraves que essa vida nos trás, vamos sobrevivendo. Não graças a criaturas como vocês, que têm coisas mais importantes a fazer, como talvez ficar jogando CS. Façam como boa parte dos polítiqueiros de plantão: alcancem seus objetivos, aumentem os seus ganhos e nos esqueçam. Porque graças a Deus não precisamos da "ajuda" de vocês, ou sequer de vossa preciosa atenção.

Aos que se sentiram ofendidos, desculpem o flame desse último post.

A todos, inclusive, e principalmente, aos desafetos, desejo um Feliz Natal e um 2005 repleto de Alegrias e Sucesso; que suas aspirações sejam alcançadas; que tudo de bom lhes seja reservado deste ponto em diante e que toda a benção de Deus reacaia sobre vocês e seus entes queridos.

» Comentário de Troll () em 22/12 10:04


Hehehehe, acho que agora eu entendo o que aconteceu.

O Morimoto veio aqui dizer que iria parar com o desenvolvimento do Kurumin para pararem de encher o saco dele.

Como os trolls que reclamam da vida não acessam a página do Kurumin nem o forum para ver o que tá acontecendo, ele pode continuar desenvolvendo em paz enquando os trolls acham que o Kurumin acabou.

Vão ler:
http://kurumin.com.br/
http://kurumin.com.br/fdev
http://www.guiadohardware.net/kurumin/change-log/
http://www.guiadohardware.net/livros/kurumin/

» Comentário de Animal-X® () em 22/12 11:28

Uso Slackware desde a versão 3.0 e vou usar por um bom tempo, apesar de já estar pensando em trocar de vez para o Gentoo, foi muitas tentativas mas ainda não acertei com o danado.
Parabéns e Feliz Natal a todos...

PS: só eu votei no Enemy Territory?

» Comentário de Troll () em 22/12 13:58

Eu sou gay e daí ?!

» Comentário de felco () em 22/12 14:39

Pensei que o Gentoo nao ia nem aparecer por aqui, fiquei surpreso ja que o pessoal idolatra o Slackware(que respeito muitissimo[sem ironia]).
Espero que galera continue dando essa chance para o Gentoo!

felco
USE="-X"

» Comentário de Ricardo Carvalho () em 22/12 14:46

Ninguém votou no Brian Behlendorf e no pessoal do projeto Apache, se não fosse eles o Linux não passaria de um projeto universitário até hoje e seria o Minix 3.0, com a diferença de ter kernel monolítico. Antes que alguns reclamem do que falei, se não fosse o Apache o Linux nunca teria tido uma aplicação de peso para uso comercial num ambiente que estava em franca expansão (a Internet) com vantagens sobre a concorrência como preço, segurança e velocidade, Sendmail e Bind deram suporte para Linux muito tempo depois do Apache HTTPD.

» Comentário de Augusto Campos () em 22/12 15:12

Ricardo: votaram neles sim.

» Comentário de Ricardo Carvalho () em 22/12 15:23

Obrigado por tirar minha dúvida Augusto, pensava que ninguém tinha votado nele até porque é pouco na comunidade, creio que ou votei nele ou no Eric Raymond. :P

E vivas a Apache Software Foundation.

» Comentário de eternity () em 22/12 16:23

uso MySQL ha' tempos e o considero bom. alias MySQL, PHP e Apache sao um combinacao perfeita. Vale lembrar que nossa causa nao e' por preco e sim por LIBERDADE. lembre-se de que e' por isso que os codigos sao abertos, portanto se voce acha o ORACLE melhor, programe e compile suas melhorias.

» Comentário de Pierre () em 22/12 16:26

Augusto,

Não tem um relatorio com os votos de cada categoria? Por exemplo:
Slackware: 300 votos
Conectiva: 15 votos.

Só por curiosidade mesmo!!

» Comentário de Augusto Campos () em 22/12 16:53

Não, só os vencedores mesmo

» Comentário de Ricardo Carvalho () em 22/12 16:58

Opa, escrevi elado (como diria o Cebolinha).

Onde se lê: "Obrigado por tirar minha dúvida Augusto, pensava que ninguém tinha votado nele até porque é pouco na comunidade, creio que ou votei nele ou no Eric Raymond. :P"

O correto é:

Obrigado por tirar minha dúvida Augusto, pensava que ninguém tinha votado nele até porque é pouco conhecido da comunidade no Brasil, creio que ou votei nele ou no Eric Raymond. :P

» Comentário de monteiro () em 22/12 19:49

Novidade interessante para programadores: sempre usei Glade com c++, mas estou imensamente surpreso com os resultados de uma IDE para Linux: Gambas. A linguagem, por incrivel que pareca, eh Basic. Mais incrivel ainda, funciona mesmo. Faz acesso facilimo a Mysql e Postgres e vem com inumeros exemplos funcionais e com codigo fonte disponivel, passando por players de video e acesso a banco de dados. A url eh: gambas.sourceforge.net/
Uma curiosidade: o compilador gera um executavel unico que pode rodar em maquinas sem necessidade de bibliotecas adicionais.

» Comentário de leonardoav () em 23/12 02:44

Achei justo a distro Slackware ser favorita. Embora não seja uma distro para noobs, ela tem uma comunidade forte (GUS-BR), uma excelente zine (Slackzine), uma gama de bons sites especializados, fora a sua tradicional estabidade. Aqui em casa o Slack 10 funcionou redondinho (estava usando o slack 8.1 e eu estava tendo problemas com bibliotecas defasadas). Ainda não tive a oportunidade de usar o Gentoo, que está ganhando uma boa fama.

Quanto ao MySQL x Postgres, creio que o mysql
recebeu bastante votos devido a trinca Mysql + Apache + PHP, que possui bastante adeptos.

Estranhei o KDE ganhar de lavada, embora tenha excelentes aplicativos e esteja mais leve que antes, não creio que o KDE tenha toda essa simpatia pelos usuários.

Por enquanto e isso e até mais

» Comentário de vjr () em 23/12 17:50

Primeiramente parabens ao Augusto Campos por tudo que tem feito pela comunidade linux!

So queria deixar tres comentários:

- Eh uma pena que algumas pessoas baixem tanto o nivel sobre pontos de vistas de outras pessoas. Acho que as criticas "construtivas" sao excelentes para o crescimento de qq coisa, mas defender com unhas e dentes algo, acho que ja eh besteira;

- Mas olhem o lado positivo disso tudo: quando no Windows poderiamos discutir qual software gratuito seria melhor que o outro? Se tem tanta gente usando tantas Sistemas e Aplicativos diferentes, eh sinal que o Linux e o Software livre nao sao uma utopia. Eh o presente e o futuro. Sera q no Windows poderiamos escolher "Windows A" x "Windows B" x "Windows Y" ??? Jamais !

- Quanto a pesquisa, nao tenho a minima duvida de sua seriedade. Votou nela quem quis. Se alguem gostaria de compartilhar a opiniao, teve a oportunidade; quem nao gostou, ano que vem tem mais.

Vejo tudo isso com bons olhos.

Feliz Natal e Feliz Ano Novo a Todos !!!

E Viva o Linux !!!

» Comentário de Eu () em 23/12 19:05

Sera q no Windows poderiamos escolher "Windows A" x "Windows B" x "Windows Y" ??? Jamais !


Ahhnnn, Windows 2000, Windows XP, Windows 2003? Versões Home, Professinal e Enterprise?

» Comentário de bogus () em 24/12 02:57

Eu,

acho que o vjr se referia mais a liberdade de escolhas: independência de fornecedor; diversidade das aplicações; modularidade do sistema; comprometimento com especificações abertas ou padrões. Enfim, o oposto da fidelidade por imposição, característico do economês "vendor lock-in".

Definitivamente, não se trata da simples escolha entre versões ou funcionalidades oferecidas, mas em maior grau de preferências pessoais. Por outro lado, o provável é que este comentário seja uma completa perda de tempo, já que tu, esclarecido que és, tens plena consciência disso e apenas não resististe ao impulso de discordar por discordar.

» Comentário de Victor () em 25/12 08:34

Vi ganhando do Vim? não faz sentido! quem voto no vi o fez porque não conhecia o vim. E quem usa tanto o vi ao ponto de não conhecer o vim? hehe

» Comentário de Goku () em 25/12 11:50

O Firefox realmente cresceu muito mas eu ainda prefiro o Mozilla, o qual eu uso já faz um bom tempo, agora o Thunderbird realmente é bom, e mereceu, quanto ao MySQL acho que foi o mais votado pela maioria das pessoas o utilizarem, e o acham essencial para suas aplicações, afinal nem todo mundo sabe ORACLE né =)

Quanto ao Slackware como distro Desktop do ano, achei realmente uma surpresa, tá certo que ele não é tão dificil quanto pensam, apenas alguns ajustes e fica fácil para qualquer um, eu jurava de pé juntos que quem levaria seria o Mandrake ou Conectiva. E pra servidor o Debian, não vou opinar muito, pois nunca o usei, pretendo um dia. Mas ai sim eu usaria Slackware, por ser mais "Customizável".

Abraços, e bela pesquisa

=)

» Comentário de Waldir Borba Junior () em 25/12 21:27

Pena que nao entraram a familia BSD.

» Comentário de Renato G. D. () em 25/12 21:32

É, parabéns mais uma vez ao BR-Linux pela pesquisa.

No site oficial do MPlayer(http://www.mplayerhq.hu) eles estão mencionando a colocação deste maravilhoso player aqui nesta votação.

Que beleza!!

Feliz natal a todos.

» Comentário de Augusto Campos () em 25/12 21:51

Legal!

» Comentário de Kazuo () em 25/12 22:12

Putz acabei nem votando..mas adorei o Slack em primeiro...Slack foi minha primeira e atual distro..logo depois de sair do Win, sem saber nada, e vou dizer este mito de q Slack e dificil de instalar é furado...requer um pouco de paciencia, mas depois o sistema fica perfeito...

» Comentário de Dom () em 26/12 15:24

achei pequeno o espaço de comentários na tela...

» Comentário de CWagner () em 26/12 16:12

É isso aí, Augusto.

Geralmente os esforços são mais bem vistos por quem é de fora.

Parabéns pela nota no site do mplayer, e que todos tenham um 2005 repleto de realizações.

Abraços,

Carlos Wagner - São Luís/MA.

» Comentário de Artur Arocha () em 26/12 22:49

Fiquei muito surpreso ao ver que tudo que é relacionado ao Slackware está com alta votação... até o grupo de usuários GUS foi campeão...

No mínimo deixa dúvidas...

Não tenha nada contra slack e quem use slack, no entanto o trabalho das distros brasileiras está exelente, não deixando nada a dever para distros importadas, além de ter muita coisa traduzida para o português, que é o que importa realmente para nós.

» Comentário de Augusto Campos () em 26/12 23:44

Se você tiver alguma dúvida, exponha, quem sabe alguém poderá explicar.

» Comentário de Ricardo E. () em 27/12 03:25

Sobre bancos de dados, lamento poucas pessoas terem acesso ou conhecimento sobre o Maxdb (Antigo SapDB). Já utilizei em aplicações parcialmente pesadas (+-100Gb de dados) e o único SGBD Livre que aguentou o tranco foi o SapDB... Testei postgres, mysql, firebird, db2 e Oracle. Fora os 2 últimos (caro$) o único que teve performance aceitável foi o SapDB...
Mas para "web-based" o mysql é a escolha natural pela facilidade de uso,instalação e manutenção...

» Comentário de Gustavo Noronha Silva () em 28/12 02:31

Tem em algum lugar os votos 'raw', sem processamento? Eu acho que seria uma boa ter dados completos, inclusive dos menos votados em cada categoria.

» Comentário de Augusto Campos () em 28/12 10:39

Não, Gustavo. O próprio anúncio da pesquisa já avisava que iam ser divulgados apenas os vencedores de cada categoria. Pessoalmente não vejo como poderia fazer algum bem divulgar os menos votados de todas as categorias.

» Comentário de Ricardo Salveti () em 29/12 01:59

Eh galerinha, slack is the best!

» Comentário de mre () em 29/12 18:11

Eu fui um dos que votei para Slackware para Desktop, e daí se meu desktop consiste em Mutt, Links, Vim???

we will prevail

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.