« Bolsa de Nova Iorque adere a handhelds interligados a servidores Linux | Main | Favoritos da Comunidade Livre brasileira em 2004 »

dezembro 20, 2004

Retrospectiva BR-Linux 2004, módulo 2: Março e Abril

Conforme anunciado ontem, o BR-Linux está publicando a versão preliminar da retrospectiva de 2004 na forma modular: 2 meses a cada 2 dias. O objetivo é que os leitores possam enviar (pelo e-mail retro2004@br-linux.org - todas as mensagens serão lidas, mas não haverá resposta individual) suas sugestões sobre eventuais notícias que deveriam estar na retrospectiva e não estão, ou complementar/corrigir a descrição de algum evento. Há duas regras para estas contribuições: elas devem necessariamemte vir acompanhadas de link para a cobertura do BR-Linux para a notícia (no caso de uma inclusão), e todas as contribuições devem ser enviadas para o e-mail acima - deixem os comentários para quem quiser relembrar as notícias e de fato comentá-las.

Hoje publicamos a versão inicial da retrospectiva de Março e Abril. Não deixem de acompanhar as publicações dos demais meses, ao longo desta semana, e veja também o módulo de ontem.

Março: MandrakeSoft sai da concordata, e a dança do Java

2 de março: Fim do desenvolvimento do FreeS/WAN - Administradores de VPNs em todo o mundo lamentaram. "A notícia do término do desenvolvimento do projeto FreeS/WAN saiu no Slashdot, e a carta completa dos desenvolvedores para a comunidade pode ser lida no site oficial."

2 de março: Os contrastes da cobertura da imprensa sobre o suporte ao Software Livre no Governo Federal - Uma interessante análise do contraste entre duas matérias em periódicos de expressão nacional sobre a adoção do software livre pelo governo federal.

"Nós do Comitê Técnico de Implementação de Software Livre no governo federal continuamos planejando, executando e fomentando sua utilização, além do necessário apoio aos órgãos que assim o fazem. Inclusive da Secretaria da Receita Federal que, além do programa de IR, executa um projeto em software livre muito mais abrangente, como Squid nas diversas regionais, Open Office em estações de trabalho, nova Intranet a partir do Open Source, IDS Snort em diversos pólos da SRF, ReceitaNetWeb em multiplataforma, a nova versão do sítio da SRF em padrões W3C que operam em qualquer browser. Ações que representam apenas o início desse trabalho, não o término." (trecho do relatório analisando os contrastes da cobertura da imprensa sobre o suporte ao Software Livre no Governo Federal)

3 de março: Doando Material sobre Software Livre para o Ensino Médio - Começou a Campanha Nacional de Material sobre Software Livre para as Escolas do Ensino Médio (antigo Segundo Grau), iniciativa do br-linux.org que encontrou intensa adesão de membros da comunidade.

5 de março: Macromedia testará suporte ao Linux para o Flash MX e outras ferramentas - "A Macromedia experimentará suporte ao Linux, lançando versões de suas ferramentas de desenvolvimento que funcionem neste sistema. Inicialmente eles rodarão através do Wine." Alguém viu?

5 de março: Reportagem da BBC: "O Brasil ama o Linux"

11 de março: SCO: Confirmação oficial do envolvimento da MS abala ainda mais o castelo de cartas da SCO - A BusinessWeek confirmou o que todos suspeitávamos mas não tínhamos como comprovar: a Microsoft participou ativamente na negociação que levou o fundo Baystar a participar do investimento de US$ 50 milhões na SCO em 2003.

O que sugere a quem deseja aprender ou se informar sobre Linux? Sugiro muita pesquisa, leitura e não ter medo de perguntar desde que as 2 primeiras sugestões já tenham sido honradas. A maioria das dúvidas que surgirem provavelmente já foram elucidadas e as soluções encontram-se documentadas e disponíveis, muitas vezes, livremente na própria Internet, basta ter paciência e saber procurar. O Software Livre em geral possui um "call-center" bem maior do que se pode imaginar..." (Renato Murilo Langona, em entrevista ao BR-Linux em fevereiro de 2004)


15 de março: Disponível o IRPF2004 para Linux - "Já está disponível no site da Receita Federal o programa para declaração de Imposto de Renda para pessoa Física para Linux."

18 de março: Sun resiste à proposta de abertura do código fonte do Java feita pela IBM

19 de março: Novell vai abrir o código do gerenciador YaST da SUSE - O YaST, ferramenta de administração integrada utilizada na distribuição SUSE Linux e suas derivadas, era reconhecido como um software de qualidade, mas sua licença restritiva até então impedia a redistribuição comercial e o uso por outras distribuições e desenvolvedores independentes.

24 de março: GIMP 2.0 lançado - "Depois de mais de três anos sem uma versão estável com grandes novidades, o Software Livre da GNU para manipulação de imagens - o GIMP - teve hoje sua versão 2.0 oficialmente lançada. Neste momento os mirrors estão sendo atualizados."

25 de março: Sun responde: nada de Java open source - Após semanas de controvérsia, surge uma resposta direta, e vinda do CEO da Sun, Scott McNealy. Segundo ele, não teremos a abertura do código da linguagem Java, pois no seu entender isto não resolveria nenhuma situação a mais.

26 de março: Documento da MS comparando MS Office com OpenOffice 1.1 - "A Microsoft publicou um guia comparativo entre o MS Office e o OpenOffice 1.1 e está enviando a seus clientes. O mais cômico é que o documento foi feito no QuarkExpress e o pdf gerado pelo Acrobat num Mac..."

31 de março: Saiu a lista dos projetos nacionais de Software Livre que receberão financiamento da FINEP - "O processo como um todo merece o aplauso da comunidade do software livre, não apenas pelo resultado alcançado (ou seja, dinheiro público investido na pesquisa e desenvolvimento de software livre), mas também pelo expressivo número de inscrições (eu soube que havia até o temor de não haver nenhum interessado em receber este financiamento - e acabaram se inscrevendo 267 projetos), e pelo respeito e atenção demonstrado a todos nós com a inclusão na banca de duas pessoas mais ligadas ao dia-a-dia da comunidade do que às tradicionais atividades de pesquisa acadêmica e outros atributos típicos de componentes de bancas de avaliação desta categoria: eu e o Rubens Queiroz de Almeida (da lista Dicas-L)."

31 de março: Mandrakesoft sai da concordata - Boa notícia para os fãs da distribuição francesa: Segundo este comunicado, a Mandrakesoft teve seu plano de recuperação aprovado pela Justiça de seu país, e saiu da situação concordatária na qual se encontrava há mais de um ano.


Abril: BR-Linux na Isto É, e o minueto da Sun

1 de abril: Lançado o Gnome 2.6.0

5 de abril: Sun, em reestruturação, diz que porta ainda está aberta para a idéia do Java open source - A Sun, com receio de perder o apoio dos desenvolvedores que compartilham os ideais do Software Livre, deu uma resposta dizendo que apesar de não aceitar a idéia de imediato, ela não está fechada e continua ouvindo os argumentos da IBM.

6 de abril: Sun perde vice-presidente após anúncio do acordo com a MS - Após o anúncio do acordo entre a Sun e a Microsoft, algo inesperado ocorreu: Rich Green, vice-presidente de plataformas de desenvolvimento da Sun e uma das principais vozes a favor da tecnologia Java na empresa, pediu demissão.

6 de abril: Em 12 meses, 5 ministérios só usarão Linux - O anúncio veio do Palácio do Planalto, e faltam só 4 meses.

7 de abril: X.Org lança nova versão do X11R6 - Anúncio da nova fundação X.org em relação ao lançamento do X11R6.7, versão do X Window System criada a partir de um fork do XFree86 anterior à mudança de licença rejeitada por grande parcela da comunidade.

8 de abril: CEO da Sun anuncia que não irá abandonar o código aberto. Mas o "The Economist" pensa diferente. - O CEO da Sun anunciou que sua empresa não vai abandonar a política de apoiar o código aberto mesmo após o pacto com a Microsoft. Ao mesmo tempo, a análise do pacto Sun-Microsoft publicada pelo prestigiado The Economist lança uma luz completamente diferente sobre o assunto, ao lembrar que a Sun e a Microsoft são as únicas grandes empresas do mercado de informática contribuindo financeiramente para a campanha da SCO contra o Linux.

10 de abril: Novo Fedora Core 2 inclui mudanças do governo norte-americano - "O Fedora Core 2 test 2 vem com Gnome 2.5 e também com o novo 2.6, além é claro do KDE 3.2.1. A novidade fica por conta da especificação SELinux"

O SELinux (Security Enhanced Linux) é uma criação da NSA (Agência de Segurança Nacional norte-americana), organização governamental mais conhecida dos fãs do seriado Arquivo X (onde seus agentes geralmente eram caracterizados como pessoas que defendiam segredos que o povo não deveria conhecer) do que dos administradores de sistemas. Segundo seu FAQ oficial, o SELinux é uma alteração (de código aberto e classificada como protótipo) do kernel do Linux com o objetivo de acrescentar algumas características adicionais de segurança, principalmente MAC (Mandatory Access Controls), inclusive permitindo o uso de controle de acesso baseado em papéis desempenhados (Role-Based Access Control) no Linux da mesma forma que ocorre em sistemas operacionais de maior porte e considerados seguros sob o ponto de vista governamental, militar, bancário e outros.

10 de abril: Folha: Luis Nassif critica o incentivo ao software livre - "Luís Nassif, sempre equilibrado colunista da Folha, coloca em sua coluna de hoje visões sobre a adoção do software livre pelo governo federal." Seguiu-se acalorada discussão nos comentários, com participação do próprio Luís Nassif.

12 de abril: Revista Isto É dedica 7 páginas ao software livre no Brasil - A revista Isto É dedicou 7 páginas de sua edição impressa ao software livre, com destaque (e foto de página inteira) para o BR-Linux.

13 de abril: Richard Stallman escreve sobre "A armadilha Java" - "O site do Projeto Software Livre Brasil está disponibilizando um texto muito interessante sobre a produção de softwares livres em ambiente/linguagens não-livres, de Richard Stallman"

13 de abril: Saiu a lista das escolas que receberão doações da nossa campanha - Divulgada a lista das escolas contempladas com doações da Campanha Nacional de Material sobre Software Livre para as Escolas do Ensino Médio, promovida pelo BR-Linux.

Quais as características que diferenciam um bom site ou publicação sobre software livre? Conteúdo e simplicidade. A aparência é totalmente irrelevante. Quanto mais frufrus, mais difícil encontrar o que se procura. No caso dos sites, Javascript, Flash, GIF animado e outras distrações só atrapalham, pois sempre o que estou procurando é TEXTO, informação. O site deve ter uma ferramenta de busca categorizada e já ter na página principal todos os links mais importantes. URLs curtas também ajudam na hora de copiar e colar e passar aos amigos, de preferência que cada notícia tenha um número, decorável. A possibilidade do visitante colocar comentários nas notícias e artigos também enriquece muito o conteúdo. (Aurélio Jargas, em entrevista ao BR-Linux)


16 de abril: STF suspende lei gaúcha que prioriza contratação de software livre pelo Estado - "O Supremo Tribunal Federal deferiu hoje (15/4) liminar em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3059) que suspendeu os efeitos de Lei do Rio Grande do Sul."

17 de abril: Fundo que investiu na SCO quer seus US$ 20 milhões de volta - O fundo BayStar notificou a SCO de que ela violou o acordo através do qual foi realizado um investimento de US$ 20 milhões pelo fundo na companhia no ano anterior.

21 de abril: Livro Free Culture, de Lawrence Lessig

21 de abril: Microsoft contrata o vendedor que a derrotou na Europa - Em uma manobra surpreendente, a Microsoft contratou o vendedor que convenceu Munique a usar Linux nos seus 14000 computadores, substituindo o Windows.

26 de abril: Brasileiro apresentará trabalho no Ottawa Linux Symposium deste ano - "O autor da façanha é Arnaldo Carvalho de Melo, conhecido da comunidade Linux como acme e um dos fundadores da Conectiva (onde atualmente atua como Consultor Sênior). O trabalho dele é entitulado "TCPfying the Poor Cousins", e fala sobre o trabalho que ele vem fazendo para permitir que os demais protocolos (os "primos pobres" do TCP) usem código originalmente escrito para o IPv4/IPv6, facilitando a manutenção do kernel e com diversos efeitos colaterais interessantes, inclusive a economia de mais de 600 bytes a cada socket UDP que é aberto no mundo (por máquinas que usem suas modificações, é claro)."

26 de abril: Carlos Morimoto convida: "Participe do desenvolvimento do Kurumin 3.0"

26 de abril: eWeek compara OpenOffice e Office 2003 - Longo artigo da eWeek compara o OpenOffice ao seu maior concorrente, com conclusões interessantes sobre a disponibilidade de recursos e a viabilidade econômica, considerando todos os aspectos do TCO.

27 de abril: SUSE 9.1 lançado internacionalmente

28 de abril: Lançado Gentoo 2004.1

30 de abril: Lançado o Kalango 2.0

Indicar por e-mail esta notícia | Publicado em dezembro 20, 2004 09:44 PM

Comentários dos leitores

»Comentário de: Vagner () em 21/12 12:34: Esqueceram do Lançamento do Litrix linux m...

»Comentário de: Augusto Campos () em 21/12 13:14: Vagner: não, não "esqueceram". Você leu a ...

Envie seu comentário

Após conhecer os Termos de Uso, basta ir ao formulário de comentários desta notícia e enviar a sua opinião.