« Lançada versão 2.0 do NetBSD | Main | Sidebars - o poder das barras laterais »

sábado, 11 de dezembro de 2004

Gerando arquivos PDF a partir de impressões de rede com o Samba e o smbprngenpdf

Tarcísio Carvalho Espínola (tarcisio@centec.org.br) escreve: "Na empresa onde trabalho, usamos o Samba como servidor de arquivos e impressão executado sobre o SUSE Linux. Recentemente fizemos a atualização para a versão 3.0.9 e quando estava an... (Ler na íntegra)

Continua o Tarcísio: "Para configurar nossa impressora pdf (PDF-Printer), inicialmente precisaremos configurá-la no arquivo smb.conf, não é necessário reiniciar o Samba.

[PDF-Printer]
comment = Impressora de Arquivos PDF
path = /tmp
printable = Yes
print command = /usr/bin/smbprngenpdf -J '%J' -c %c -s %s -u '%u' -z %z

Para quem utiliza outra distribuição, basta copiar o script para um determinado diretório e modificar o caminho do comando listado acima. Testei também com o RedHat e tudo funcionou perfeitamente.

O segundo passo é a configuração as estações. No Windows, devemos acessar o servidor Samba através do Ambiente de Rede e clicar com o botão direito no ícone da impressora PDF-Printer, que já deve estar acessível, caso não esteja logue-se novamente no PDC. Se estiver trabalhando com o Windows 9x clique em instalar, se for o 2000/XP clique em contectar-se, e siga os procedimentos normais de instalação de uma impressora em rede. Mais a frente será perguntado qual o drive da impressora deve ser instalado, escolha a impressora Apple Color LW 12/660 PS. Podemos utilizar qualquer impressora do tipo PostScript.

Após a terminada a instalação, basta utilizar esta impressora nas estações para que sejam geradas impressões em arquivos PDF. Por padrão, os arquivos ficarão armazenados na pasta PDF que será criada automaticamente no compartilhamento home do usuário no servidor Linux. O Interessante é que quaisquer aplicações nas estações poderão fazer uso desta impressora."

Publicado por brain às 12:27

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de alguém () em 11/12 15:17

Muito legal essa dica, eu não conhecia.

Valeu !!!!

» Comentário de Wconserta () em 11/12 19:58

na distro mandrake linux 10 e 10.1 tambem vem com este scripsó que com outro nome (pdf-printer)

eu fiz um teste e funcina legal no cl 10, mais lembrando que tem que esta instalado os programas gv, xpdf, samba, e as dependencias para que o script funcione

» Comentário de hamacker () em 13/12 10:32

Para mim não foi nenhuma novidade, tenho um servidor de arquivos Redhat 7.2 e ainda samba 2 e já contava com tais recursos, na realidade, nao é um recurso da distro e sim do samba de poder mencionar um script que receberá um arquivo raw da estacao entao com um script usando o ghostscript converte para PDF. Tem muitos artigos por aí na internet.
Com o uso compartilhamento printers$ dá até para colocar os drivers Apple Laser (ou outro PostScript) no linux e as estacoes copiam o driver da rede. Quem tiver a necessidade de PDFs de alta qualidade (sim, as vezes o driver da Apple geram impressoes de baixa qualidade e as vezes monocromaticas) usem o driver postscrit da adobe, que pode ser obtido do proprio site da adobe. Os drivers da HP LaserJet 5P/5MP Postscript (que ja vem com o windows) também são muito bons, mas ainda o PS da adobe é o melhor.

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.