« Versão beta do programa para declaração do IR 2005 disponível para testes | Main | Gerando arquivos PDF a partir de impressões de rede com o Samba e o smbprngenpdf »

dezembro 11, 2004

Lançada versão 2.0 do NetBSD

Rafael Peregrino da Silva (rperegrino@linuxmagazine.com.br) enviou este link e acrescentou: "O projeto NetBSD lançou a versão 2.0 da sua distribuição Unix, que traz, entre outras novidades, melhorias no desempenho do sistema de arquivos e do gerenciamento de memória, além de suporte para novas plataformas de hardware. Atualmente, o NetBSD roda em 54 plataformas diferentes. Detalhes sobre as modificações podem ser vistos no changelog do projeto. A relação de plataformas de hardware suportadas, bem como a documentação do sistema – contendo uma visão geral dos aplicativos disponíveis para NetBSD e uma descrição do seu sistema de gerenciamento de pacotes – podem ser encontradas no site do projeto."

"As novidades mais importantes da nova versão são, com certeza, o suporte a POSIX “threads” (fluxos de execução isolados implementados de acordo com o padrão POSIX) em todas as plataformas e o suporte a multiprocessamento simétrico (SMP) em algumas delas, tais como i386, SPARC e PowerPC. Adicionalmente, o sistema está disponível agora para a arquitetura AMD64 (Opteron), para a qual também há suporte a SMP. Para outras plataformas, como por exemplo sistemas Alpha e VAX, o suporte a SMP que já existia foi aprimorado. A partir de agora o NetBSD dispõe de suporte a ACPI e a gerenciamento de potência em algumas arquiteturas. Além disso, de acordo com os desenvolvedores, a emulação Linux foi melhorada. O NetBSD é um Unix “poliglota em hardware”: não há nenhum outro sistema estruturado como Unix (incluindo aí o Linux) neste planeta que tenha sido portado para tantas plataformas de hardware diferentes. O sistema, cujo foco de desenvolvimento é (adivinhe) a portabilidade, tem suas origens na linhagem do 4.4BSDLite2, assim como o FreeBSD e o OpenBSD, que têm por foco o desempenho e a segurança, respectivamente. Distribuições estáveis do sistema para diversas plataformas de hardware podem ser obtidas no site do projeto na forma de código-fonte ou binário. Variantes instáveis para plataformas adicionais também podem ser encontradas no mesmo local. Todas essas versões, para cada plataforma isoladamente, podem ser baixadas via BitTorrent."

Indicar por e-mail esta notícia | Publicado em dezembro 11, 2004 12:02 PM

Comentários dos leitores

»Comentário de: Kid X () em 11/12 22:29: Mas este não é um site sobre Linux? ...

»Comentário de: Arnaldo Carvalho de Melo () em 12/12 00:57: Sobre a afirmação "não há nenhum outro sis...

»Comentário de: Adilson Oliveira () em 12/12 01:34: Bela lembrança Acme. E a lista está ...

»Comentário de: Kid X () em 12/12 01:52: Será que existe algum processador open-sou...

»Comentário de: vigia () em 12/12 15:39: Linux, BSDs...somos todos parte de uma gra...

»Comentário de: vigia () em 12/12 15:42: Kid X, O movimento open source é u...

»Comentário de: Adilson Oliveira () em 13/12 02:36: "vigia", ninguem está "manifestando ódio" ...

»Comentário de: madcow () em 13/12 21:28: Mas qui o bixim é bom isso é... melhor até...

»Comentário de: vigia () em 14/12 01:43: Comentei o que o Kid X sugeriu, mas há sim...

Envie seu comentário

Após conhecer os Termos de Uso, basta ir ao formulário de comentários desta notícia e enviar a sua opinião.