« Lançada versão 2.0 do NetBSD | Main | Sidebars - o poder das barras laterais »

dezembro 11, 2004

Gerando arquivos PDF a partir de impressões de rede com o Samba e o smbprngenpdf

Tarcísio Carvalho Espínola (tarcisio@centec.org.br) escreve: "Na empresa onde trabalho, usamos o Samba como servidor de arquivos e impressão executado sobre o SUSE Linux. Recentemente fizemos a atualização para a versão 3.0.9 e quando estava analisando os arquivos desta nova versão encontrei um script bastante interessante desenvolvido pelo pessoal da SUSE e distribuído através da licença GPL. Através deste script é possível implementar no servidor de arquivos, no nosso caso um PDC Linux, uma impressora capaz de gerar arquivos PDF para os usuários da rede. O script chama-se smbprngenpdf e está localizado no diretório /usr/bin da distribuição SuSE.

Veja abaixo como reproduzir esta configuração, e um link para o download do script.

Continua o Tarcísio: "Para configurar nossa impressora pdf (PDF-Printer), inicialmente precisaremos configurá-la no arquivo smb.conf, não é necessário reiniciar o Samba.

[PDF-Printer]
comment = Impressora de Arquivos PDF
path = /tmp
printable = Yes
print command = /usr/bin/smbprngenpdf -J '%J' -c %c -s %s -u '%u' -z %z

Para quem utiliza outra distribuição, basta copiar o script para um determinado diretório e modificar o caminho do comando listado acima. Testei também com o RedHat e tudo funcionou perfeitamente.

O segundo passo é a configuração as estações. No Windows, devemos acessar o servidor Samba através do Ambiente de Rede e clicar com o botão direito no ícone da impressora PDF-Printer, que já deve estar acessível, caso não esteja logue-se novamente no PDC. Se estiver trabalhando com o Windows 9x clique em instalar, se for o 2000/XP clique em contectar-se, e siga os procedimentos normais de instalação de uma impressora em rede. Mais a frente será perguntado qual o drive da impressora deve ser instalado, escolha a impressora Apple Color LW 12/660 PS. Podemos utilizar qualquer impressora do tipo PostScript.

Após a terminada a instalação, basta utilizar esta impressora nas estações para que sejam geradas impressões em arquivos PDF. Por padrão, os arquivos ficarão armazenados na pasta PDF que será criada automaticamente no compartilhamento home do usuário no servidor Linux. O Interessante é que quaisquer aplicações nas estações poderão fazer uso desta impressora."

Indicar por e-mail esta notícia | Publicado em dezembro 11, 2004 12:27 PM

Comentários dos leitores

»Comentário de: alguém () em 11/12 15:17: Muito legal essa dica, eu não conhecia.</p...

»Comentário de: Wconserta () em 11/12 19:58: na distro mandrake linux 10 e 10.1 tambem ...

»Comentário de: hamacker () em 13/12 10:32: Para mim não foi nenhuma novidade, tenho u...

Envie seu comentário

Após conhecer os Termos de Uso, basta ir ao formulário de comentários desta notícia e enviar a sua opinião.