« Versão beta do programa para declaração do IR 2005 disponível para testes | Main | Gerando arquivos PDF a partir de impressões de rede com o Samba e o smbprngenpdf »

sábado, 11 de dezembro de 2004

Lançada versão 2.0 do NetBSD

Rafael Peregrino da Silva (rperegrino@linuxmagazine.com.br) enviou este link e acrescentou: "O projeto NetBSD lançou a <a target=... (Ler na íntegra)

"As novidades mais importantes da nova versão são, com certeza, o suporte a POSIX “threads” (fluxos de execução isolados implementados de acordo com o padrão POSIX) em todas as plataformas e o suporte a multiprocessamento simétrico (SMP) em algumas delas, tais como i386, SPARC e PowerPC. Adicionalmente, o sistema está disponível agora para a arquitetura AMD64 (Opteron), para a qual também há suporte a SMP. Para outras plataformas, como por exemplo sistemas Alpha e VAX, o suporte a SMP que já existia foi aprimorado. A partir de agora o NetBSD dispõe de suporte a ACPI e a gerenciamento de potência em algumas arquiteturas. Além disso, de acordo com os desenvolvedores, a emulação Linux foi melhorada. O NetBSD é um Unix “poliglota em hardware”: não há nenhum outro sistema estruturado como Unix (incluindo aí o Linux) neste planeta que tenha sido portado para tantas plataformas de hardware diferentes. O sistema, cujo foco de desenvolvimento é (adivinhe) a portabilidade, tem suas origens na linhagem do 4.4BSDLite2, assim como o FreeBSD e o OpenBSD, que têm por foco o desempenho e a segurança, respectivamente. Distribuições estáveis do sistema para diversas plataformas de hardware podem ser obtidas no site do projeto na forma de código-fonte ou binário. Variantes instáveis para plataformas adicionais também podem ser encontradas no mesmo local. Todas essas versões, para cada plataforma isoladamente, podem ser baixadas via BitTorrent."

Publicado por brain às 12:02

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Kid X () em 11/12 22:29

Mas este não é um site sobre Linux?
Por quê a notícia de BSD?
Eu achava que BSD e Linux se odiassem......

» Comentário de Arnaldo Carvalho de Melo () em 12/12 00:57

Sobre a afirmação "não há nenhum outro sistema estruturado como Unix (incluindo aí o Linux) neste planeta que tenha sido portado para tantas plataformas de hardware diferentes":

http://www.wil.cx/matthew/netbsd_vs_linux.html

» Comentário de Adilson Oliveira () em 12/12 01:34

Bela lembrança Acme.
E a lista está desatualizada. Tem pelo menos mais uns 2 ou 3 outros processadores obscuros usados em embedded systems que rodam linux. De cabeça só me lembro do Leon.

» Comentário de Kid X () em 12/12 01:52

Será que existe algum processador open-source?
E os processadores são escritos em Assembler?

» Comentário de vigia () em 12/12 15:39

Linux, BSDs...somos todos parte de uma grande família Unix open source, devemos evitar e desprezar manifestações de ódio entre nós

» Comentário de vigia () em 12/12 15:42

Kid X,

O movimento open source é uma nova onda (plagiando Alvin Tofler), não há volta...=)
Sim. Há hardware open source: http://opencores.org/

Bons estudos

» Comentário de Adilson Oliveira () em 13/12 02:36

"vigia", ninguem está "manifestando ódio" (pesado isso, não?) por ninguem. O Acme apontou uma falha no texto e eu complementei.

» Comentário de madcow () em 13/12 21:28

Mas qui o bixim é bom isso é... melhor até que muita distro linux pé-di-cachorro...

» Comentário de vigia () em 14/12 01:43

Comentei o que o Kid X sugeriu, mas há sim preconceitos infelizes dentro da comunidade Linux.

"Slackware é tosco"
"Debian não funciona"
"Mandrake é pra moças"
"Red Hat é podre"

Já ouvi isso de muitas pessoas (todas diferentes é claro)

Cada vez que isso acontece...Bill Gates gargalha no inferno...

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.