« Torvalds, Widenius e Lerdorf contra as patentes de software | Main | Folha: Firefox continua "marcha" e abocanha mais mercado do Explorer »

terça-feira, 23 de novembro de 2004

Conhecendo o Damn Small Linux

O Damn Small Linux, ja mencionado anteriormente aqui no BR-Linux, pertence à categoria dos CDs bootáveis para uso edesktop, mas... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 20:43

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Victor Zucarino () em 24/11 08:08

Essa mini-distro é mt interessante. Vc pode ter sim um ambiente legal em apenas 50Mb e o Damn é a maior prova disso. Eu cheguei a instalar em uma estação e modifiquei um pouco o ambiente p/ ficar mais "bonito", modificando principalmente os ícones e tema do FluxBox. Instalei depois alguns pacotes a mais. Abraço!

» Comentário de flaviothunder () em 24/11 08:45

Estou desenvolvendo um projeto na empresa e a base do sistema operacional é o DamnSmall Linux, coloquei ele numa flash de 128MB (com um monte de alterações) e funciona legal, para sistemas de baixo poder de processamento parece legal.

Sucesso

» Comentário de Sergio () em 24/11 10:31

Na empresa onde trabalho nós já temos umas 40 estaçoes utilizando o DSL junto ao rdesktop, é uma otima opçao para transformar antigos equipamentos com somente 32MB de RAM em terminais do nosso servidor.

» Comentário de Helvécio Guimarães () em 24/11 12:54

Quando vejo estas mini-distro surge uma dúvida:

Se em pouco espaço (50 Mb) temos um SO funcional, porque outros sistemas ocupam tanto espaço ??

SDS
Helvécio

» Comentário de Augusto Campos () em 24/11 13:31

Ela é especialmente preparada para ocupar pouco espaço. São removidas as características opcionais, são removidos arquivos que fariam parte dos pacotes, e várias outras características. Algumas destas distribuições pequenas (e é o caso do Damn Small Linux) permitem a posterior adição facilitada de pacotes adicionais, outras não.

É uma questão de escolha: ao escolher uma distribuição, você pode privilegiar o espaço ocupado, a licença adotada, a flexibilidade, a freqencia de lançamento de atualizações, ou qualquer outra característica que lhe interesse. Após definir quais os itens a avaliar, você pode selecionar a que melhor pontua neles. Mas dificilmente uma única distribuição terá como reunir todas as vantagens.

» Comentário de Ricardo Rabelo Mota () em 24/11 13:48

As distros são feitas por seres humanos. Portanto, dificilmente agradará a todos, pois cada um tem um gosto particular. Para mim, por exemplo, seria difícil trabalhar com esta distro, pois gosto muito do kde. Instalar ele na unha não é tarefa muito simples e agradável. Além do mais, tenho que configurar o meu modem. Para isso preciso do kernel-source. Também a minha impressora, que tem o driver disponível em rpm. E assim por diante. Mas para máquinas com pouco poder de processamento é realmente uma boa.

» Comentário de Paulo Zambon () em 24/11 17:19

Só para lembrar, temos o Dizinha Linux que é (quase) parecido, em termos de tamanho, filosofia e tudo mais do Damn.

http://www.dizinha.cjb.net/

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.