Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade

Para a Reuters, nova lei visa colocar ´ordem´ na web brasileira

Trechos da cobertura internacional distribuída pela agência Reuters:

Via info.abril.com.br:

O Brasil está prestes a lançar sua primeira lei contra crimes na Internet, em um esforço para proteger a lucrativa expansão do sistema bancário e do comércio eletrônico no país.

Mas especialistas em segurança alertam que as penalidades são ainda muito suaves para resolver um problema que custa cerca de 700 milhões de dólares por ano para a indústria financeira local, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A partir de abril, os hackers brasileiros que agora aparecem em vídeos no YouTube cantando "o funk do cartão clonado" e que trafegam descaradamente com informações roubadas, correm o risco de pegar entre três meses e dois anos de prisão.

(...) Além de encarecer as operações bancárias, o roubo online ameaça o crescimento explosivo do comércio eletrônico no Brasil, um negócio de 12 bilhões de dólares anuais, que recentemente atraiu a Amazon.com.

Especialistas dizem que o Brasil finalmente está se movendo na direção certa, mas advertem que não há soluções imediatas para o maior ciberespaço da América Latina.

"As coisas realmente começam a mudar quando os criminosos veem que acontecem prisões", disse Limor Kessem, uma analista de segurança online da RSA, unidade da EMC Corp, em Tel Aviv. "A lei é boa, mas as pessoas precisam ver ação", argumentou.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados

Comentário de Job em 27/02/2013 às 11:42:57

Prisões? Só se forem os pequenos. Certos grupos grandes do crime online, em especial Lojas que não entregam. Tem seus atos imunes a investigações, pois seus líderes tem altas ligações. Há grupos atuando no Brasil a mais de 15 anos, com centenas até milhares de BOs, denuncias, etc. Mas, são completamente ignorados, pois são realizados por pessoas com muito poder.

Comentário de Bozo em 27/02/2013 às 11:53:48

Não consigo entender a lógica de leis que visam proteger os bancos, se você rouba um pouco de quem rouba muito você deve ser duramente penalizado?

Comentário de Capetalismo em 27/02/2013 às 12:31:05

Lei pra proteger os bancos?hahahhahahaha

Comentário de Geremias Tunn em 27/02/2013 às 13:13:21

@Job e não se esqueça dos esquadrões de Pés Grandes Ninjas que fazema segurança e silenciam todos que denunciam este esquema que é claro, uma subdivisão dos Illuminati.

Comentário de Gilberto Gil em 27/02/2013 às 13:33:33

Essa lei não vai mudar nada com relação às fraudes. Elas já eram enquadráveis no atual Código Penal, inclusive com penas bem mais duras. Se não havia prisões dessas pessoas antes, por que haveria agora?

Comentário de Capetalismo em 27/02/2013 às 15:49:13

Lei...Iluminatti...que porra é essa?

Comentário de HeDC em 28/02/2013 às 10:03:40

PRECISA de novas leis? Roubo é roubo, seja fora como dentro da Internet. Clonagem de cartão idem... coisa de legislador brasileiro que adora bur(r)ocracia ao extremo. Bastaria se cumprir MESMO a legislação existente. Mas como estamos nesse país "a coisa" fica basicamente na mesma em muitos casos.