Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

CEO da Nokia diz que por lá tudo é possível, até usar o Android como plataforma

Tags: pos-pc

Via bgr.com:

Em uma entrevista ao El Pais, o CEO da Nokia Stephen Elop disse que, embora a empresa continue completamente comprometida tanto à Microsoft quanto ao Windows Phone, a companhia está sempre avaliando suas opções para aparelhos futuros, incluindo usar o Android como plataforma. A frase "hoje estamos comprometidos e satisfeitos com a Microsoft, mas tudo é possível" consta na transcrição que li, bem como a menção específica ao Android. Menções ao Meego e ao Symbian eu não localizei, entretanto.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Associação OpenMandriva foi aprovada oficialmente

Tags: distribuicoes

Enviado por um leitor anônimo:

“Charles-H. Schulz postou a notícia de que a associação "OpenMandriva está agora totalmente incorporada e funcional" e ele está muito animado com a notícia.

Mas o entusiasmo Schulz é justificado. Este marco oficial torna o OpenMandriva um projeto comunitário. Como disse Schulz em diversas ocasiões, a OpenMandriva "é agora legalmente independente e totalmente autônoma".

Schulz explica no blog da Mandriva SA, "A Associação OpenMandriva é uma ONG francesa (" Associação de loi 1901 "), que será responsável por representar a comunidade OpenMandriva, para canalizar e atrair recursos e colaboradores."

O objetivo declarado da associação é facilitar a criação, melhoria, promoção e distribuição de software livre e de código aberto em geral, e em particular projetos da OpenMandriva, promover a livre troca de conhecimento e acesso de todos aos software e seu desenvolvimento para uso pessoal, comercial, uso educacional, científico.

Em seu blog pessoal, Schulz disse claramente, "O que isto significa é nada menos do que notável: Estamos testemunhando (e, em alguns casos, como o meu, na verdade estamos trabalhando) a transformação de uma comunidade dividida por História e anos de legado para uma comunidade, independente, assertiva e crescente. " Ele disse OpenMandriva está agora no "jogo real". Seguindo as pegadas da Mageia, Schulz diz, "deve ser um sinal claro de que o caminho que está tomando agora é o caminho certo. Eu, pelo menos acredito que 2013 será o ano OpenMandriva pode subir e brilhar."

Minha frase favorita de todos eles resume de forma sucinta, "fundamentalmente, estamos livres."

O novo site da OpenMandriva está vindo de forma lenta mas segura. Ele é construído com Drupal e terá pelo menos nove traduções. A única mensagem publicada atualmente diz, "objetivo é agregar toda a informação que se encontra dispersa por diversos lugares aqui (openmandriva.org), este será o domínio da Associação OpenMandriva.".” [referência: ostatic.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Visão Computacional - Reconhecendo objetos na plataforma Linux via webcam

Tags: aplicacoes

Enviado por Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) (alessandrofariaΘnetitec·com·br):

“Dispositivos de vídeo-captura ganham inteligência em função de algoritmos de visão computacional.

Para tratar deste assunto, tal segmento demanda conhecimentos matemáticos, domínio com rotinas de processamentos de imagens e sólidos fundamentos sobre manipulação da API V4L2. Neste documento, veremos como utilizar todos estes conceitos com soluções Open Source. No meu ponto de vista, o código fonte deste projeto serve como fonte de aprendizado para quem deseja se aventurar nesta área.” [referência: vivaolinux.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Migrando do WordPress para o Octopress (com Disqus no Amazon S3)

Tags: aplicacoes

Enviado por Elton Minetto (eminettoΘgmail·com):

“Eu mantenho um site pessoal desde meados de 2003 e nesse tempo venho usando o Wordpress como plataforma. Ele sempre foi uma boa opção, mas um detalhe vinha me deixando nervoso nos últimos tempos: eu passava mais tempo formatando os textos, imagens e códigos do que realmente escrevendo o texto.

Recentemente descobri o Markdown para realizar as marcações e gostei muito. Nesse site eu usei uma solução um pouco diferente: Octopress, Google Analytics, Disqus e Amazon S3.

Nesse post vou comentar sobre o processo de migração e as ferramentas usadas” [referência: eltonminetto.net]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Futuro: 7 previsões para o Linux em 2013

Tags: comunidade

Jonathan Corbet, que mantém o LWN.net há quase tanto tempo quanto eu mantenho o BR-Linux (o site dele vai fazer 15 anos este ano) arriscou uma série de previsões para o Linux em 2013, das quais destaco algumas, com comentários meus:

  • Secure boot: conseguir permitir que usuários finais rodem distribuições Linux a partir das suas mídias de instalação gerais, sem instruções ou procedimentos diferenciados para máquinas específicas, vai se revelar um problema maior do que já parecia no ano passado, e o problema dos hardwares fechados vai ficar mais evidente, especialmente em plataformas não-x86.
  • Regulamentação: ameaças como legislações draconianas de controle de comunicações ou uso de sistemas e os problemas já existentes com patentes de software continuarão evoluindo no sentido oposto ao que desejaríamos.
  • Kernel: O Linux 3.12 vai sair em 20 de novembro de 2013.
  • Basta: a comunidade vai continuar na tendência de não tolerar comportamentos indesejados, mesmo que venham de seus membros mais destacados. Alguns conflitos ocorridos quando quem "se passa" for chamado às falas poderão ser desagradáveis, mas o resultado final pode ser uma convivência geral mais amistosa e inclusiva. O recente exemplo das razões pelas quais mantenedores de componentes de pacotes do GNU abandonaram suas atividades no projeto é mencionado como suporte à ideia de que pode ser hora de mudar a gestão na FSF e no próprio GNU, mantendo o bom doutor Richard Stallman como seu líder filosófico que abre mão do seu controle vitalício das atividades administrativas.
  • Integração vertical: sistemas tendendo a maior controle centralizado do design e desenvolvimento dos componentes mais visíveis por parte de uma organização centralizada terão mais destaque em relação aos que se concentram em agregar componentes desenvolvidos externamente. Alguns nomes mencionados: GNOME OS, Firefox OS, Ubuntu, Android.
  • Wayland: Alguma distribuição vai lançar uma versão baseada neste possível sucessor do X Window System, e será uma experiência dolorosa.
  • Hardware: Várias novas plataformas baseadas em Linux chegarão ao mercado neste ano, incluindo aparelhos com o Firefox OS, com o Sailfish, Tizen, o tablet KDE, possivelmente alguns produtos com o Ubuntu e mais, o que não quer dizer que todas elas se sairão bem no mercado.

Eu acho que ele se saiu bem nos palpites, vamos acompanhar ao longo do ano!

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Raspberry Pi: Guia rápido para novos usuários

Tags: pos-pc

Alex Bain publicou um guia rápido para quem recenetemente colocou as mãos em um Raspberry Pi. O guia é direto e curto, e inclui links para download dos softwares mencionados, bem como sequências de criação da imagem de boot, configuração da rede WiFi, atualização online do sistema operacional e mais.

(via alexbain.github.com - “RaspberryPi Quickstart - alexba.in”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

70 dias após o prazo: Fedora 18 agora ficou para meados de janeiro

Tags: distribuicoes

Para surpresa dos fãs que já haviam iniciado a contagem regressiva para o lançamento adiado para amanhã (8 de janeiro), os desenvolvedores optaram por adiar mais uma vez a data prevista, que agora passou a ser 15 de janeiro, acumulando 70 dias de atraso em relação à data inicialmente programada pelo projeto.

O motivo é usar o tempo extra para trabalhar em alguns bugs da categoria Blocker, ainda presentes no software. (via h-online.com - “Fedora 18 now delayed until mid-January - The H Open: News and Features”)

Enviado por Cleiton Lima (espacoliberdadeΘespacoliberdade·blog·br):

“Jaroslav Reznik, gerente de lançamentos da comunidade Fedora, fez na noite desta Quinta-Feira o anúncio que nenhum usuário da distro gostaria de ler: o lançamento foi adiado por mais uma semana.

Já virou rotina: toda reunião Go/Non-Go do Fedora 18 tem o mesmo resultado: lançamento adiado. E o motivo também é conhecido de todos, pois permanece o mesmo que motivou os últimos adiamentos: o novo Anaconda.

A lista do time de Controle de Qualidade (QA) da distro tem 8 blocker bugs aceitos, os que impedem o lançamento da versão, e mais 4 propostos. A notícia ruim é que o quadro que gerou os outros atrasos se repete: a maioria esmagadora dos bugs envolve o novo instalador da distro ou a ferramenta de atualização da versão anterior (17) para a futura estável (18).” [referência: espacoliberdade.blog.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Wikipedia continua a perder editores, e a culpa seria de suas próprias tentativas de aumentar a qualidade

Tags: comunidade

Os autores do estudo afirmaram que a Wikipedia está sendo prejudicado pelas suas próprias regras projetadas para melhorar a qualidade. Segundo eles, mudou de "a enciclopédia que qualquer um pode editar" para "a enciclopédia que qualquer um que entende as regras socializa, se atreve a encarar o muro impessoal do repúdio semiautomático e ainda assim quer contribuir voluntariamente com sua energia e em seu tempo livre e pode editar".

Via info.abril.com.br:

O Wikipedia, um dos maiores sites do mundo, está perdendo editores em língua inglesa, o que reduz sua força como fonte eletrônica de conhecimento, revela um estudo.

A pesquisa, chefiada por Aaron Halfaker, da Universidade de Minnesota, descobriu que o número de "colaboradores" ou editores voluntários diminuiu de 56.000 em 2007 para 35.000 no final de 2012.

(...) "As diversas mudanças realizadas pela comunidade Wikipedia para melhorar a qualidade e a consistência frente ao crescimento maciço da participação ironicamente reduziram o crescimento que estavam desenhados para gerir", escreveu o pesquisador na semana passada na publicação American Behavioral Scientist.

(...) Os pesquisadores afirmam que enquanto o Wikipedia tentou extirpar os editores menos competentes, suas regras também desanimaram os "recém-chegados deseáveis" que se desmotivam quando suas contribuições atrasam.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Ubuntu-BR-SC faz campanha para adquirir Galaxy Nexus para testar o Ubuntu para celulares

Tags: distribuicoes

Enviado por Julian Fernandes (julianfernandesΘubuntu·com):

“Com o recente lançamento do Ubuntu para celulares, o time do blog Ubuntu-BR-SC foi atrás de um Galaxy Nexus, primeiro aparelho homologado pela Canonical para rodar essa versão do sistema operacional laranja.

O time ainda não conseguiu fazer a compra do aparelho, então estamos pedindo a ajuda de vocês, leitores. Que tal dar uma ajudinha? Uma doação de R$ 1,00 pode fazer toda a diferença.” [referência: ubuntubrsc.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Últimas vagas disponíveis para o curso Teste de Invasão em Redes e Sistemas EAD

Tags: curso, nota-de-anunciante-do-br-linux

Enviado por Priscila Pereira (academiaΘclavis·com·br):

“Estão disponíveis poucas vagas para a próxima turma do curso Teste de Invasão em Redes e Sistemas EAD. Este treinamento é ideal para profissionais que querem determinar a postura de segurança de uma empresa e identificar potenciais problemas em processos e ativos críticos de seu negócio. Dessa forma, sua empresa poderá tomar decisões e alocar recursos para segurança baseando-se na situação real de seus sistemas e processos, enxergando o ambiente real por trás das estatísticas.

O curso Teste de Invasão em Redes e Sistemas EAD conta com um investimento de 12 parcelas de R$78,37 no cartão de crédito. Este é um dos cursos que fazem parte da Formação de 100 horas – Auditor em Teste de Invasão da Academia Clavis Segurança da Informação.

Que tal aproveitar a oportunidade e verificar as avaliações das últimas 3 turmas deste mesmo curso? A Academia Clavis tem por postura publicar a avaliação de cada turma executada. Veja aqui a avaliação deste mesmo curso de pentest de junho de 2012 (avaliação média de 9,17) e janeiro de 2012 (avaliação média de 9,34). Você pode também avaliar todas as últimas avaliações de todos os recentes cursos aqui.” [referência: clavis.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Blog da FSF Europa diz que o SDK do Android passou a ser proprietário

Tags: desenvolvedores, pos-pc

O post publicado em um dos blogs mantidos pela turma da FSFE analisa aqueles novos termos de licenciamento que noticiamos em novembro e que proíbem explicitamente a criação de SDKs derivados do SDK do Android (em si composto por ferramentas livres como o Eclipse, mais um emulador baseado no QEMU e vários outros componentes que permitem desenvolver para o sistema), juntamente ao fato de que agora existe a exigência de concordância com os termos antes de usar o sistema (ao contrário do que ocorre em licenças como a GPL, por exemplo, que explicitamente dispensa a concordância por parte dos usuários, para não conflitar com o que a FSF chama de "a liberdade 0").

A conclusão foi colocada em destaque no post de lá: o SDK do Android agora é proprietário, e já há um fork feito pelo projeto Replicant, a partir da última versão do SDK antes da adoção da nova licença.

Quando houve a mudança dos termos, o IDG/PC World tentou contato repetidamente com o Google para obter maiores esclarecimentos, mas não obteve resposta.

Enviado por Patola (patolaΘgmail·com):

“Os novos termos do SDK do Android agora incluem exigências de não copiar ou fazer trabalhos derivados. Na notícia da Slashdot também é mostrado que o Replicant, um fork livre do Android, disponibilizou a versão 4.0 de seu SDK - baseada no SDK do Android mais recente sem esses termos - com licença livre.

De repente a opção de programar pro Ubuntu mobile ficou muito mais atrativa…” [referência: yro.slashdot.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Trailer do documentário sobre Software Livre baseado no livro Software Wars

Tags: comunidade

Um aspecto pitoresco do filme é que o autor declarou que não irá entrevistar Richard Stallman devido às suas exigências, incluindo objeções a que o filme seja disponibilizado em Blu-Ray, questões de nomenclatura, etc. Mas isso não impedirá que o movimento Software Livre seja mencionado: Bradley Kuhn, que foi da FSF, será entrevistado, e permitirá assim que aspectos como copyleft sejam apresentados e explicados.

Enviado por Marcelo Soares Souza (marceloΘjuntadados·org):

“Software Wars é um documentário em desenvolvimento por Keith Curtis, baseado no livro de 2009 de mesmo nome. Este demonstra como o Software Livre e de código-fonte aberto podem ajudar o nosso mundo a se tornar um lugar melhor para viver (e conviver), demonstrando as possibilidade disponíveis para todos nós, as vantagens de se abandonar sistema proprietários de código-fonte fechado e de se trabalhar juntos por uma sociedade de tecnologia aberta, livre, economicamente viável e socialmente justa.” [referência: ]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Driver open source Nouveau agora suporta aceleração 3D em todas as placas NVidia GeForce

Tags: comunidade

O driver open source Nouveau é desenvolvido independentemente, sem apoio da NVidia (lembra do gesto do Linus Torvalds?), e agora suporta aceleração 3D em toda a linha de GPUs GeForce.

Até recentemente, em GPUs como a GT 520, 520M, 520MX e 610M, o suporte do driver open source Nouveau só funcionava com um procedimento manual por parte do usuário, que precisava obter os firmwares no driver proprietário da NVidia e configurá-los no driver open source.

Na virada do ano isso mudou, com a inclusão por Linus Torvalds de uma atualização do driver, submetida por um desenvolvedor da Red Hat. A atualização já inclui tudo o que é necessário para o suporte aos modelos que faltavam, mas vale mencionar que há diferenças no nível de suporte a alguns modelos: há situações de suporte parcial, sem explorar todo o desempenho da GPU ou sem reduzir a velocidade das ventoinhas para reduzir o ruído quando a temperatura estiver baixa, por exemplo. (via h-online.com - “Open source Linux driver supports 3D acceleration with all GeForce GPUs - The H Open: News and Features”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

FreeBSD 9.1

Tags: lancamento

Enviado por Marcelo Soares Souza (marceloΘjuntadados·org):

“O projeto FreeBSD disponibilizou oficialmente a versão 9.1 do sistema operacional derivado do Unix BSD. Ao mesmo tempo, a iniciativa de captação de recursos passou a meta de US$500,000 e atualmente tem US$684,905 arrecadado; mais de US$250,000 disto vieram de um doador anonimo.

O FreeBSD 9.1 é a primeira grande atualização da série 9.x; O FreeBSD 9.0 foi lançado em Janeiro de 2012. Esta atualização predominantemente traz melhorias de estabilidade e performance do sistema operacional. Este, no entanto, introduz um grande número de funcionalidades tais como um novo driver Intel GPU com suporte ao gerenciador de memória GEM/KMS, o framework de I/O de pacotes netmap, melhorias do projeto Illumos para o ZFS e um subsistema de emulação de dispositivos de disco e processador, CTL (CAM Target Layer).

Outra adições incluem suporte para devfs, nullfs, zfs e suporte a configuração no jails FreeBSD, suporte estendido a locale e suporte a extensões AVX FPU no kernel. O KDE foi atualizado para a versão 4.8.4 e o compilador LLVM e Clang foram atualizados para a versão 3.1. Uma nova pilha C++ foi adicionado com suporte ao C++11 no libc++. O Tmpfs também foi promovido e não mais é uma implementação experimental.

Drivers adicionados incluem oce e sfxge (drivers para placas Ethernet 10Gb tais como Emulex OneConnect e placas baseadas nos controlador SolarFlare SFC9000), um driver Xen e Highpoint RocketRaid 27xx. Para mais detalhes sobre atualizações, mudanças e correções no FreeBSD 9.1, veja a lista de mudanças e a errata. FreeBSD 9.1 esta disponível para sistemas 64-bit e 32-bit x86, ia64, PowerPC e PowerPC64 e 64-bit SPARC.

[freebsd.org/…]” [referência: ]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

2013: o ano do novo OS para smartphone

Tags: pos-pc

O Henrique Martin, do Ztop, analisa o que parece estar a caminho do mercado de smartphones ao longo do ano (ou no começo do ano que vem). Tem muita coisa ainda na esfera dos planos e intenções, e veremos se os usuários terão interesse no que Sailfish, Ubuntu, Firefox e Tizen poderão lhes oferecer, e as propostas estão detalhadas no artigo do link a seguir.

Via ztop.com.br:

Android e iOS ganham companhia em 2013 para disputar o mercado de smartphones mundial. Além do Windows Phone 8, já nas lojas, e do vindouro BlackBerry 10 (no fim de janeiro), esse vai ser o ano do “velho novo” dar as caras para tentar ser o terceiro cavalo na longa corrida por vendas, lucro e desenvolvedores.

No páreo, Sailfish, Ubuntu, Firefox e Tizen – com dois deles ressuscitando o velho e bom MeeGo/Maemo.

1) Tizen: Era (...)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]