DrupalCamp São Paulo, em abril

evento

Enviado por Leandro Nunes (leandroΘnunesweb·com):

“Nos dias 19 e 20 de abril de 2013, acontecerá o maior evento de Drupal do Brasil. Com conteúdos variados para iniciantes e para programadores experientes, e também para empresários e empreendedores. Você poderá conhecer mais da tecnologia que mais cresce no mundo open source, e se tornar um rockstar do Drupal.

Contará com cases de sucesso dentro de instituições públicas e privadas, e também haverá discussões de empreendedorismo e negócios.

A chamada de palestras está aberta, venha contribuir e também aprender com os maiores nomes de drupal do brasil e da américa latina. O evento terá um custo de inscrição de R$ 80,00, e contará com material de apoio. Datas: 19 e 20 de Abril Local: IME-USP Rua do Matão 1010 – Butantã – São Paulo – SP Site: http://2013.drupalcampsp.com.br

Apoio: USP IME-USP CSLL-USP” [referência: 2013.drupalcampsp.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 20/03/2013

V.Office disponibiliza treinamentos em programação a partir deste sábado (23)

curso, nota-de-anunciante-do-br-linux

Enviado por Cris (cristineΘdialetto·com·br):

“A V.Office, empresa especializada em redes, telefonia e treinamentos de TI, oferece três cursos a serem iniciados em 23 de março: Academia do Programador, Academia Java e Academia Web Developer.

No treinamento Academia do Programador, os alunos aprendem a desenvolver softwares, desde o básico até a prática. Não há necessidade de experiência na área. O curso acontece todos os sábados das 9 horas às 18 horas. Na Academia Java, os profissionais podem atuar com essa tecnologia, que possui um mercado em franco crescimento. O treinamento também acontece aos sábados das 9 horas às 18 horas.

Já a Academia Web Developer é específica para profissionais de TI que já atuam com a plataforma Java - programadores, arquitetos, analistas e gerentes técnicos - e desejam conhecer e trabalhar com recursos web da Java Enterprise Edition (Java EE). O curso acontece aos sábados, das 9 horas às 18 horas e há, ainda, uma turma de segunda a quarta-feira, que inicia dia 25 de março, das 18h30 às 22h30.” [referência: voffice.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 20/03/2013

Castálio Podcast: Everaldo Canuto - Toca do Canuto

comunidade

Enviado por Og Maciel (omacielΘogmaciel·com):

“Eu conheci o Everaldo em uma tarde super calorenta durante a abertura do evento GUADEC nas Ilhas Canárias. O mais interessante foi que não demorou mais que um dia para que nossa amizade se tornasse igual aquelas amizades que fazemos quando criança… aquelas pessoas que não importa o tempo ou a distância, você sempre fica feliz de encontrar e bater um papo!

O Everaldo teve uma das oportunidades que eu sempre sonhei em ter: trabalhar lado a lado com o Miguel de Icaza, um dos fundadores do Projeto GNOME, figura quase que mitológica do mundo do software livre e hoje empresário com várias companhias de sucesso em seu histórico! Ele também trabalhava com a tecnologia .NET numa época quando qualquer coisa que fosse remotamente relacianada à Microsoft era motivo para perseguição e "trollage" pelos apoiadores mais zelosos do Linux. Durante grande parte de nosso bate-papo, conversamos sobre como que ele foi parar na Novell trabalhando para a equipe do Miguel, como era o dia-a-dia lidando com o sentimento anti- Microsoft, quais tecnologias ele recomenda para quem está começando a trabalhar na área de TI, o "problema" do Java, e sobre seu mais novo projeto,Toca do Canuto.” [referência: bit.ly]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 20/03/2013

Curso de C online e gratuito

desenvolvedores

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“O site C Progressivo é um portal voltado exclusivamente ao ensino da linguagem de programação C. O serviço é totalmente online, gratuito e não é necessário clicar em nada ou fazer qualquer tipo de cadastro para ter acesso ao curso. O site é dividido em seções, que são dividias em capítulos, como se fosse um livro.

O site C Progressivo é, na verdade, uma apostila digital, com aulas, exemplos de códigos bem comentados, exercícios propostos, exercícios resolvidos e comentados, criação de jogos e aplicativos úteis.

Embora seja voltado para os iniciantes na linguagem, por apresentar conteúdo em uma forma simples, didática e com muitos exemplos, pode ser usado como referência para programadores em C, por ter todo seu conteúdo bem dividido.

Quem for totalmente iniciante em programação, poderá acessar a seção Comece a Programar, do site base Programação Progressiva, para saber o que é programação, linguagens de programação, para quê servem, onde são usadas e outras informações do tipo.” [referência: revista.espiritolivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 20/03/2013

pulp: modelando problemas de programação linear com python

desenvolvedores

Enviado por Thiago Ribeiro (ribeiro·itΘgmail·com):

“Compartilhando um pequeno artigo de como utilizar o pulp para modelar problemas de programação linear com python.” [referência: thiagoribeiro.wordpress.com]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 20/03/2013

RS: Curso de Quaizer - Software Open Source e Uso Livre para Help Desk e Service Desk

anuncio, curso

Enviado por Roberto Cohen (roberto·cohenΘquaizer·com):

“O primeiro curso de administração do Quaizer acontece dias 25 e 26 de março em Porto Alegre. É uma oportunidade única para alavancar seus conhecimentos na ferramenta, não perdendo tempo no processo de tenta-adivinha-funciona-etc.

Por dois dias você investe R$ 499,00. Aliás, você não, sua empresa é quem deve pagar sua inscrição, pois é a principal beneficiada, até por que NÃO GASTARÁ NADA pelo software. Basta baixar e usar. E a relação custo-benefício desses R$ 499,00 é gigantesca.

Aqui tem um flyer do curso para imprimir e mostrar ao diretor: [conta.cc/…] Acelerem-se pois, como dizemos nos pampas, cavalo encilhado não passa duas vezes. Inscrições 51.3321-2566 curso @ quaizer . com” [referência: forum.quaizer.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 20/03/2013

Python Software Foundation consegue acordo para encerrar disputa pela marca Python na Europa

comunidade

A boa notícia chega um mês após o apelo da Fundação Python para evitar o registro da marca Python por uma empresa europeia que estava prestes a usá-la como identificação de uma linha de serviços on-line, e ter o direito a associá-la a qualquer software, serviço ou servidor referente a computadores em seu continente.

Não há grandes detalhes publicados sobre como foi a negociação, mas a empresa renunciou a continuar usando a marca, bem como a registrá-la – e ainda veio a público comemorar o resultado da negociação, que considerou como rápida e amigável.

Para compreender o contexto, entretanto, vale destacar que a Fundação Python jamais havia solicitado o registro da marca na Europa, e que a empresa em questão era dona do domínio python.co.uk há mais de uma década. (via pyfound.blogspot.com.br - “Python Software Foundation News: Python Software Foundation Reaches Settlement, Ends Trademark Dispute”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/03/2013

Malware 'NotCompatible' registra 20 mil infecções por dia no Android

pos-pc

Via idgnow.uol.com.br:

O malware “NotCompatible”, desenvolvido para infectar dispositivos Android e transfomá-los em proxies involuntários, está mostrando um aumento inesperado de atividade, de acordo com a companhia de segurança móvel Lookout. 

O software malicioso é essencialmente um proxy de Internet simples, que se passa por uma atualização do sistema operacional para fazer com que usuários desavisados o instalem. O objetivo parece ser obter acesso a redes privadas por meio dos dispositivos Android. O nome do malware é proveniente de seu servidor de comando e controle, chamado notcompatibleapp.eu.

“Na última semana, o número de detecções do NotCompatible aumentou em mais de 20 mil por dia”, escreveu o pesquisador Tim Strazzere, que afirma que o programa passou muito tempo despercebido desde que foi descoberto, em maio de 2012. (...) Dependendo da versão do sistema operacional do Google e do navegador, pode surgir ou não um aviso de download. (...)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/03/2013

Debian: Dando uma recauchutada no Squeeze

distribuicoes

Enviado por Lex Aleksandre (debianmaniacoΘgmail·com):

“Que tal poder contar com pacotes mais recentes no seu Debian Squeeze de uma maneira prática e eficiente? Nesse artigo descrevemos como aproveitar os repositórios do SolusOS para deixar o Squeeze bem atual enquanto o Wheezy não é lançado de vez.” [referência: debianmaniaco.blogspot.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/03/2013

Usuários planejam encaminhar lei do ODF em Santa Catarina

governos

Enviado por Klaibson Ribeiro (klaibsonΘgmail·com):

“Membros da comunidade de Software Livre e LibreOffice de Santa Catarina estão se movimentando para a criação do projeto da “Lei ODF”, já aprovada nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

A comunidade catarinense de Software Livre foi recepcionada pelos assessores da Dep. Estadual Luciane Carminatti que aceitaram muito bem a idéia do projeto. A Deputada assumiu o compromisso de disseminar o conhecimento sobre projeto junto aos demais deputados, para que o mesmo receba parecer favorável no momento da aprovação. Esse, processo de conhecimento e convencimento, demandará da comunidade de Software Livre o acompanhamento, orientação e disseminação. Para que isso ocorra, estamos informando primeiro toda a comunidade de Software Livre, da possiblidade de criação dessa lei. Em seguida, realizaremos debates tanto na Alesc, para dar conhecimento aos deputados sobre o propósito da lei, quanto nos próximos eventos, (DFD, Flisol, Solisc, Consegi e Latinoware), para melhor discutir o projeto com a comunidade.

Você pode baixar uma cópia do projeto de lei no blog www.libreofficeparaleigos.com” [referência: libreofficeparaleigos.com]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/03/2013

Vídeo do Webinar 16 disponível: “Ataques de Força Bruta – Método Dicionário, Híbridos e Rainbow Tables”

nota-de-anunciante-do-br-linux

Enviado por Carim Fernandes (contatoΘseginfo·com·br):

“Está disponível o vídeo do webinar #16 da Clavis Segurança da Informação. O tema deste webinar foi “Ataques de Força Bruta – Método Dicionário, Híbridos e Rainbow Tables”.

Durante o webinar foram apresentadas técnicas de recuperação de credenciais e ataques do tipo “tentativa e erro” com alvos locais e remotos abrangendo os seguintes tipo de ataques: Força bruta, Dicionário, Híbridos e Rainbow Tables. Os participantes observaram o uso de ferramentas para avaliação da força das senhas utilizadas por usuários de um dado sistema e conformidade com políticas de senha. Foram analisados também os riscos associados a utilização de senhas fracas e que impacto que a descoberta de uma senha fraca pode causar a sistemas, infraestrutura e organização como um todo.

E que tal conhecer agora a Formação Auditor em Teste de Invasão de 100 horas da Academia Clavis Segurança da Informação? ;)” [referência: blog.clavis.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/03/2013

Mandriva quer concorrer com Microsoft no segmento de pequenas e médias empresas

mercado

A matéria no Muktware inclui declarações de um representante da empresa explicando os diferenciais positivos que a Mandriva acredita ter para concorrer neste mercado.

Enviado por Cleiton Lima (cleitoncflΘyahoo·com·br):

“Depois de tempos muitos difíceis para os fãs do Mandriva, que chegou a gerar o Mageia como tentativa dos desenvolvedores de manterem a distro viva a companhia por trás da distro tem um plano comercial concreto em mãos e ele não é nada simples: enfrentar a Microsoft no mercado de pequenos e médios negócios.

O nicho que está sendo focado tem uma característica bem interessante: diferente das grandes empresas, nesse nicho as decisões são tomadas normalmente pelo único dono/responsável pelo negócio e estes de uma forma geral não são experts em informática. Como grandes empresas tem dificuldades para oferecerem um bom serviço e soluções Linux mais avançadas, como o Red Hat Enterprise Linux e o Debian por exemplo, estão fora do nível de conhecimento desse usuário, o mesmo acaba utilizando os serviços da Microsoft, que geram despesas com licenças, manutenção de segurança e tudo mais.

A grande dificuldade do pessoal do Mandriva nesse mercado será eliminar o “ponto fraco” do RHEL para esse tipo de usuário que é o uso da linha de comando. O principal desafio da versão comercial da distro para servidores será fazer com que esse usuário tenha ferramentas gráficas práticas, simples e estáveis para realizar as tarefas que normalmente precisariam da linha de comando.” [referência: cleitonlima.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/03/2013

Half-Life 2: Deathmatch para Linux chega à Steam

aplicacoes

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“A parte multiplayer do Half-Life 2, um dos títulos de maior sucesso online nos últimos 10 anos, foi liberado no Steam para GNU/Linux.

Half-Life 2: Deathmatch não é o seu jogo multiplayer mediano e Valve percebeu isso desde o início. É por isso que podem ser adquiridos separadamente no Steam para Linux, sem a sua base de 2 jogo, Half-Life.

A parte multiplayer do Half-Life 2 é um dos jogos online mais populares e que tem mantido uma base de jogadores forte, mesmo tendo sido lançado em 2007.” [referência: revista.espiritolivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/03/2013

Nota Fiscal Eletrônica open source: e-Nota

aplicacoes, governos

Via dicas-l.com.br:

O e-Nota é um sistema informatizado para emissão de Notas Fiscais Eletrônicas de Serviços, visando a modernização da Gestão Tributária de ISS/ISSQN. O e-Nota foi desenvolvido para auxiliar o fiscal de ISS da Prefeitura, bem como interagir com o contribuinte de ISS e o tomador de serviços. Além de contar com ferramenta de fácil utilização para gestão das informações pertinentes a emissão de NFe de Serviços.

A Nota fiscal Eletrônica substitui a emissão de nota fiscal em papel, objetivando a modernização da gestão tributária, aumentando a arrecadação do seu município sem o aumento de alíquotas.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/03/2013

GameMaker:Studio pode exportar aplicativos prontos para a Ubuntu Software Center

desenvolvedores, distribuicoes

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Gamemaker: Studio, um conjunto de softwares destinado a novatos e experientes profissionais de desenvolvimento de jogos, recebeu um add-on específico para GNU/Linux no Steam.

A Valve é conhecida principalmente como um cliente de jogos, mas ela também fornece softwares através do serviço de distribuição digital. Gamemaker: Studio cai bem nessa categoria e seus desenvolvedores acabam de lançar um DLC, embora a sigla não tem sido utilizada fora da indústria de jogos.

O DLC é chamado GameMaker: Studio Linux e requer o GameMaker: Studio para executar. Segundo os desenvolvedores, este DLC irá tornar mais fácil para publicar jogos para o Ubuntu Software Center.

O projeto pode ser exportado como um aplicativo para o Ubuntu Software Center, pronto e tudo a partir de uma base de código, com o toque de um botão.” [referência: revista.espiritolivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/03/2013