Debian foi aceito no GSoC 2013

distribuicoes

Enviado por Albino B Neto (binoanbΘgmail·com):

“O projeto Debian foi aceito no Google Summer of Code, evento realizado pelo Google. O Debian está com chamadas para mentores para o GSoC: [lists.debian.org/…] Link do Debian no evento: [google-melange.com/…]

Sobre o evento (tradução livre): Google Summer of Code é um programa global que oferece bolsas de estudantes para escrever código para projetos de código aberto. Temos trabalhado com a comunidade open source para identificar e financiar projetos interessantes para o próximo verão. identi.ca/debian” [referência: debian.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 11/04/2013

Vaga para desenvolvedores de frontend

anuncio, emprego

Enviado por Mauricio Piacentini (piacentiniΘkde·org):

“A 2Mundos, empresa com foco em jogos e educação, está contratando profissionais junior e senior de desenvolvimento de frontend. Para trabalho em São Paulo - SP, região do Bixiga. Horário flexível.

Foco em Javascript (jquery/backbone/bootstrap), e conhecimentos desejáveis em PHP, Mongo, MySQL.

Nossa plataforma de entrega é Linux e AWS. Bônus para os candidatos que tiverem familiaridade com Phonegap, Android e iOS. Bônus em dobro para quem tem participação ativa em projetos de software livre.

Contratação inicial PJ, salário compatível com a qualificação. Projeto com duração de 6 a 8 meses, com possibilidade de extensão e incorporação à equipe permanente.

Se alguém tem interesse, ou puder divulgar a quem possa ter, favor encaminhar currículum para jobs@2mundos.net”

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 11/04/2013

Melhorando o desempenho do Linux, sem desabilitar nada

administracao

Enviado por Vinícius Muniz (vmunizmΘgmail·com):

“Escrevi umas dicas de como optimizar seu linux independente ele qual seja, para obter uma melhor performance, inclui alterações de partições, instalação de gerenciadores de log, alterações de swap, entre outras coisas, baseando se em experiências das quais tive com servidores e desktops. Você pode conferir aqui, http://viniciusmuniz.com/melhorando-a-performance-do-linux/” [referência: viniciusmuniz.com]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 11/04/2013

Pesquisa tenta identificar a razão das pequenas e médias não utilizarem software livre

mercado

Enviado por Sandro Venezuela (sandroΘlinux2business·com·br):

“A Linux2Business está realizando uma pesquisa para identificar alguns problemas que são comuns nas pequenas e médias empresas, quanto ao uso de soluções de software livre para gestão integrada (ERP), cadastro dos clientes (CRM), gerenciamento do site (CMS) e presença na Internet.

O questionário é curto e não tomará mais do que 5 minutos do seu tempo e você estará ajudando a divulgar ainda mais o software livre nas pequenas e médias empresas.

Gostaríamos da sua opinião. Para responder à pesquisa acesse: [linux2business.com.br/…]” [referência: linux2business.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 11/04/2013

Novo cliente para Linux da ferramenta de colaboração em equipe HipChat

aplicacoes

Enviado por Edivaldo (edivaldobezerraΘgmail·com):

“O programa de mensagens instantâneas focado em equipes e ferramenta de colaboração HipChat, está novamente disponível para usuários do Linux. Só que diferente da versão anterior, dessa vez ele não exige mais a presença do Adobe Air para funcionar. O aplicativo é feito feito pela empresa de desenvolvimento de software Atlassian, ele permite que equipes com vários membros espalhados por todo escritório, cidade ou pelo mundo, possam se comunicar, planejar, compartilhar e realizar reuniões juntos. Entre as principais características do HipChat se destacam: Salas de chat persistentes; 1-to-1 Messaging; Histórico completo de bate-papo; Acesso para visitantes; Compartilhamento de arquivos” [referência: edivaldobrito.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 11/04/2013

FLISOL Concórdia e Chapecó com Inscrições Abertas

evento

Enviado por Jackson Laskoski (falecomΘjack·eti·br):

“Pela primeira vez teremos uma edição do FLISOL - Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre, tanto em Concórdia quanto Chapecó, no Oeste Catarinense. Os eventos estão sendo organizados pelo OeSC-Livre em parceria com instituições de ensino superior em cada cidade. O FLISOL acontece nos dias 26 e 27/04 em Concórdia e no dia 27/04 em Chapecó.

Para saber mais, acesse os sites dos respectivos eventos e participe. As inscrições são gratuitas!” [referência: jack.eti.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 11/04/2013

Chamada de Trabalhos para o PGBR2013

evento

Enviado por Albino B Neto (binoanbΘgmail·com):

“Está aberto a chamada de trabalho para a Conferência Brasileira PostgreSQL 2013.

Formatos que devem ser apresentados: Palestras, Palestras regulares, Tutoriais, Palestras avançadas (Hacker Talks), Apresentações curtas (Ligthning Talks) e Painéis acadêmicos.

Saiba mais sobre o evento: [pgbr.postgresql.org.br/…]” [referência: pgbr.postgresql.org.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 11/04/2013

Campinas: Treinamento Zabbix aos sábados em maio

anuncio, curso

Enviado por Miguel Di Ciurcio Filho (miguelΘinstruct·com·br):

“Inscrições abertas para o treinamento Monitoramento de Redes com Zabbix em maio aos sábados.

O treinamento é presencial. Para mais informações entre em contato pelo telefone (19) 4062-9235 ou pelo email contato@instruct.com.br” [referência: instruct.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 11/04/2013

Curso vSphere 5.1 On-Line

anuncio, curso

Enviado por Paulo Camargo (pauloΘlinuxclass·com·br):

“Curso de VMware vSphere Enterprise 5.1 nos dias 17, 18 e 19 de Abril On-Line. Curso rápido e prático que transfere aos participantes a fundamentação para desenho e implementação de projetos de Virtualização utilizando o produto VMware ESXi e vCenter Server (vSphere Enterprise 5.1).

Instrutor oficial certificado VCP 5 DV, atualize-se com os novos recursos como Virtual Machine Replication, Backup Appliance, Data Protector e VSA.

Informações no site www.linuxclass.com.br, inscrições pelo e-mail linuxclass@linuxclass.com.br ou pelo telefone (11) 4063-6634. (06 Vagas Disponíveis). Data: 17, 18 e 19 de Abril de 2013 – On-line.” [referência: linuxclass.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 11/04/2013

Entrevista: Mário Marchetti, da Oracle, destaca importância dos Sistemas Linux

mercado

Enviado por Ricardo Ferreira Costa (linuxdescomplicadoΘgmail·com):

“Mario Marchetti, diretor de Vendas de Linux e Virtualização da Oracle para a América Latina, comenta sobre os diferenciais e benefícios da adoção das soluções Oracle Linux e Virtualização, que ajudam as organizações a aprimorar seus negócios.” [referência: linuxdescomplicado.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 11/04/2013

UE: Nokia, Microsoft e Oracle acusam Google de usar monopólio do Android a favor de seus serviços

bino

Essa é interessante: o grupo da Microsoft, empresa que ganha uma parte da receita de venda de boa parte dos dispositivos com Android vendidos no mundo, acusa o produto de abusar de posição dominante no mercado para privilegiar os serviços de busca do Google.

Via idgnow.uol.com.br:

O grupo FairSearch, cujos membros incluem Microsoft, Nokia e Oracle, entrou com uma queixa junto da Comissão Europeia contra o Google e Android, dizendo que a empresa está usando o sistema operacional como um cavalo de Tróia para enganar parceiros e monopolizar o mercado móvel.

O Android tornou-se o sistema operacional dominante em unidades vendidas, com 70% do mercado no quarto trimestre, de acordo com a Strategy Analytics. O Google agora está usando esse domínio para bloquear a concorrência no setor móvel, diz a FairSearch.

A maneira como o Google oferece ferramentas como Mapas e YouTube nos smartphones colocam em "desvantagem outros fornecedores, e posiciona o Android no controle dos dados dos consumidores", enquanto a "distribuição predatória do Android abaixo do custo torna difícil para outros fornecedores de sistemas operacionais recuperar investimentos ao concorrer com a plataforma dominante", diz comunicado do grupo.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 10/04/2013

Novidades do Ubuntu Touch e Firefox OS

pos-pc

Enviado por Daigo Asuka (openwebosbrΘgmail·com):

“Canonical e Mozilla continuam divulgando novidades quanto a seus sistemas operacionais mobile.

11 aplicativos essenciais para o Ubuntu Touch, entre eles está: calculadora, relógio, tempo, etc. Todos devem chegar a versão alfa em meados de Maio/2013. Apesar da euforia inicial e da Rom liberada recentemente, só teremos gadgets com uma versão minimamente usável do Ubuntu por volta de Outubro.

Já do lado do Firefox OS, foi anunciado um sistema baseado na API do JavaScript que introduz pagamentos digitais por meio de aplicativos web além de permitir a cobrança direta por parte das operadoras e suporte a vários provedores de pagamento.

Para aqueles que estão aguardando o workshop virtual para desenvolver APPs em HTML5, podem dar uma conferida numa rápida explicação de como funcionam as 3 camadas do FFOS: Gonk, Gecko e Gaia.” [referência: openapps.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 10/04/2013

Mozilla ignora chororô e prepara bloqueio de anúncios para o Firefox 22

aplicacoes

Via idgnow.uol.com.br:

A Mozilla adicionou um bloqueio automático de cookies de terceiros em uma versão preview do Firefox 22. A iniciativa colocará o recurso nas mãos da maioria dos usuários no final de junho e a empresa em rota de colisão com a indústria de anúncios online.

Grupos comerciais de publicidade criticaram o novo bloqueio, chamando-o de "perigoso e altamente preocupante", sob a justificativa de que usuários do Firefox iriam ver mais anúncios online como um resultado.

Na sexta-feira (5/4), o defensor da privacidade que criou o código de bloqueio disse que o liberou no canal Aurora. "A nova política de cookies para o Firefox migrou para Aurora!", tuitou Jonathan Mayer, um estudante de pós-graduação em ciência da computação e direito na Universidade de Stanford.

(...) A configuração padrão não bloqueará todos os cookies e impedirá qualquer rastreamento - em discussões internas, a Mozilla reconheceu que era um bloqueio parcial, mas foi projetada para reduzir a "explosão" de rastreamento comportamental na web.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 10/04/2013

OpenMandriva: instalação atrasa

mercado

Um dos elementos do plano de implantação da OpenMandriva, a organização comunitária apoiada pela Mandriva SA para a continuidade da distribuição, é a instalação de sua presença na web.

Embora o plano fosse que ela estivesse no ar no final de março, a infraestrutura necessária ainda não está configurada, e segundo a cobertura do OStatic parece haver dúvida sobre o que deve ir ao ar: primeiro foi instalado o CMS Drupal, depois teve início a instalação do WordPress para atuar como complemento mas, dependendo da fonte, o WordPress também é descrito como substituto ao Drupal no servidor. Outros softwares previstos são o SPIP, MediaWiki e Vanilla.

O planejamento foi afetado por um acidente sofrido por um dos integrantes da equipe, e por compromissos pessoais de outro. Mas não há o que temer: o grupo responsável já fez uma reunião de emergência e declarou que o plano original será cumprido. Mas nenhuma estimativa de nova data para o completamento foi divulgada. (via ostatic.com - “OpenMandriva Delayed, Mageia Releases Beta”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 10/04/2013

As ISOs LiveCD e LiveDVD da Mageia 3 beta 4 já estão disponíveis

distribuicoes

Enviado por macxi (emebipeΘyahoo·com·br):

“As ISOs LiveCD e LiveDVD para Mageia 3 beta 4 já estão disponíveis. Todos estão convidados a testar e reportar os erros no Bugzilla Mageia . Os testes e a caça aos bugs são muito importantes e irão contribuir para fazer a Mageia ficar cada vez melhor

Para quem for instalar a partir de um LiveCD ou LiveDVD, lembramos para instalar os repositórios a partir do Centro de Controle Mageia, pois há um erro conhecido que não instala os repositórios automáticamente. Para instalar manualmente os repositórios ver dicas aqui .

Em caso de dúvidas, ver as dicas de instalação da Mageia com a mída LiveCD ou com a mídia LiveDVD” [referência: blog.mageia.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 10/04/2013