Webcast Tutorial: Vale a pena migrar para Cloud? Quando e como fazer?

evento, nota-de-anunciante-do-br-linux

Enviado por Diego Silva (diego·silvaΘ4linux·com·br):

“Na próxima quarta-feira, dia 22/05/2013, das 20 às 20h30min, acontecerá mais uma edição do Webcast Tutorial da 4Linux.

O tema, desta vez, é Cloud Computing: um modelo de arquitetura que utiliza recursos computacionais distribuídos para entregar serviços. Saber quando utilizar estes recursos, de forma eficiente, traz uma enorme flexibilidade para sua infraestrutura e permite que se escale dinamicamente conforme a demanda cresce.” [referência: 4linux.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 22/05/2013

HowTo Online - Curso de Nagios, Nagvis, Check_mk

curso, nota-de-anunciante-do-br-linux

Enviado por Bruno Odon (admΘbrunoodon·com·br):

“Novo curso de online Nagios do projeto HowTo Online. O conteúdo está maior e melhor agora: Instalação do Nagios via repositório APT; Instalação do Nagios via pacote em código-fonte (pacotes “tar.gz”); Inclusão/configuração de hosts e serviços (período de monitoria, contatos em caso de incidentes, intervalos de alertas, etc..); Configuração de contatos de e-mail para notificações; Criação de templates (perfis) de monitoria; Instalação de plugins do Nagios; NRPE; Nagvis (uso de Mapas e Diagramas de rede) - NOVO; Check_mk - NOVO; Envio de alarmes por SMS - NOVO; Hierarquia de alarmes-NOVO; Criação de plugins do agente NRPE com uso de Shell Script; Implementação do monitoria em servidores Linux e Windows. Os interessados devem enviar e-mail pada adm@brunoodon.com.br para realizar a inscrição” [referência: brunoodon.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 22/05/2013

Inscrições estão abertas para o PGBR2013

evento

Enviado por Albino B Neto (binoanbΘgmail·com):

“O maior evento de PostgreSQL do Brasil, organizado pela comunidade brasileira. As inscrições já estão abertas, faça já a sua! Twitter: @postgresqlbr [pgbr.postgresql.org.br/…]” [referência: pgbr.postgresql.org.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 22/05/2013

US$ 512: Jolla lança primeiro smartphone com seu sucessor do MeeGo

pos-pc

Via info.abril.com.br:

O smartphone Jolla, o primeiro rodando o sistema Sailfish, foi anunciado hoje por US$ 512 e deve chegar ao mercado no final deste ano.

A plataforma open-source Sailfish foi criada por ex-funcionários da Nokia, que tentaram resgatar o sistema MeeGo, mas após tentativas frustradas criaram a startup Jolla em 2012, apostando em uma plataforma aberta.

O Jolla – se pronuncia “yo-la” – é o nome da empresa finlandesa e do novo smartphone. O dispositivo possui tela de 4,5 polegadas, processador de dois núcleos, 16GB de armazenagem (expansível por cartão microSD), suporte a rede 4G e câmera de 8 megapixels.

A carcaça do aparelho é bastante similar aos da Nokia, com diversas opções de cores.

O sistema Sailfish também suporta a instalação de alguns aplicativos desenvolvidos para a plataforma Android. Não há detalhes de como isso irá funcionar, mas na prática os usuários poderão baixar apps da Play Store e os desenvolvedores Android terão facilidade para converter seus programas para o Sailfish.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 21/05/2013

"Descuido": European Privacy Association não lembrou de revelar que tem apoio do Google, Microsoft e Yahoo

privacidade

Um diretor da EPA "alegou que a não inclusão das empresas no Registro de Transparência foi um descuido" – apesar de ter sido informado há 4 meses da obigatoriedade de divulgar e não ter feito nada para corrigir. "A Google não quis comentar o assunto. A Microsoft disse não ter nenhum comentário imediato a fazer e os responsáveis da Yahoo não estavam disponíveis para comentar."

Via computerworld.uol.com.br:

Depois de ser acusada de falta de transparência por uma entidade independente, a European Privacy Association (EPA) confirmou que Google, Microsoft e Yahoo estão entre seus apoiadores.

O Corporate Europe Observatory (CEO), que trabalha para expor o acesso privilegiado na União Europeia à elaboração de políticas, denunciou na última quinta-feira, 16/5, que a EPA representa os interesses da indústria no debate sobre a proteção de dados na Europa, mesmo que não tenha registrado abertamente nenhum apoio corporativo no “Registro de Transparência” da UE.

O registro, que é gerido pelo Parlamento Europeu e pela Comissão Europeia, exige que todos os signatários divulguem os seus interesses, objetivos ou metas e, quando aplicável, os clientes que representam.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 21/05/2013

Agendando comandos com at no linux

comunidade

Enviado por Vinícius Muniz (vmunizmΘgmail·com):

“Escrevi umas dicas de como agendar comandos que não se repetem, sem utilização da cron. Fazendo uso do comando do linux "at", neste post há exemplos da utilização do comando, como listar os comandos a serem executados ainda, como agendar, e deletar. Da uma conferida: http://viniciusmuniz.com/agendando-comando-at-linux/” [referência: viniciusmuniz.com]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 21/05/2013

Videocast 34 – Primeiros passos no Ubuntu – Vídeo 3

distribuicoes

Enviado por Ivan Brasil Fuzzer (ivanΘfuzzer·com·br):

“Neste terceiro vídeo da séria “Primeiros passos no Ubuntu”, mostramos como é a instalação do sistema em dual boot com o Windows 7. Não mostramos nenhuma configuração mais avançada para não confundir, apenas ajudar quem está começando.” [referência: ubuntero.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 21/05/2013

Webminar de ZABBIX em português

evento

Enviado por André Déo (andredeoΘgmail·com):

“WEBINAR de ZABBIX em PT_BR ministrado pelo Luciano da Unirede, ele é o Instrutor da Certificação Oficial e conhece muito da ferramenta, cadastro gratuito em: www.zabbix.com/webinars.php

Para quem quer conhecer a ferramenta essa é a oportunidade!” [referência: zabbix.com]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 21/05/2013

Manjaro Linux ganhou mais um novo mirror no Brasil

distribuicoes

Enviado por Holmes (holmes_holmesΘlive·com):

“Agora o Manjaro Linux tem um outro servidor no Brasil. Esse está localizado na Unicamp, dentro do Las (Laboratório de Administração e Segurança de Sistema), que agora passou a ser chamado de Lasca (Laboratório de Segurança e Criptografia).

[las.ic.unicamp.br/…]

Gostaria de agradecer as pessoas envolvidas nesse processo de obtenção e criação do novo servidor brasileiro do Manjaro Linux. Acredito que vai ser muito bom esse novo servidor no Brasil, pois o da UnB já estava ficando saturado de acessibilidade. Digo isto porque os nossos vizinhos sul-americanos (países da América do Sul) também usam esse servidor. A partir de agora os servidores da UnB e da Unicamp irão dividir o processamento da distribuição.” [referência: manjaro-linux.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 21/05/2013

Curso Online Servidores de monitoramento/inventário com Zabbix e OCS Server

anuncio, curso

Enviado por Paulo Oliveira (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br):

“Entre os dias 27/05 a 04/06/2013, de 2a a 6a feira de 20h as 22h, acontecerá o curso Online Servidores de monitoramento/inventário com Zabbix e OCS Server.

Neste curso, abordaremos a instalação completa de um Servidor de Monitoramento utilizando o Zabbix, passando desde a sua história e instalação até componentes mais avançados como triggers, actions, criação de templates, etc.

Maiores informações, treinamento@linuxsolutions.com.br.” [referência: escolalinux.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 21/05/2013

Como resolver o erro no VirtualBox após atualização do Ubuntu

aplicacoes, distribuicoes

Enviado por Pedro Delfino (pedro·delfino3Θgmail·com):

“Sempre que eu atualizo o meu Ubuntu o VirtualBox para de funcionar. Essa foi o titulo do email que eu recebi. Por esse motivo eu resolvi fazer esse pequeno tutorial para resolver o problema.

Quando eu digo pequeno tutorial é porque ele realmente é pequeno, visto que para resolver o problema do VirtulBox no Ubuntu precisamos instalar dois pacotes.” [referência: e-tinet.com]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 21/05/2013

Desenvolvedor do Kubuntu comenta os efeitos da adoção do Mir pela Canonical

distribuicoes

Enviado por Cláudio Novais (ubuntuedΘgmail·com):

“A briga entre Canonical/Mir e as outras distribuições Linux que derivam do Ubuntu começou desde o momento em que o servidor gráfico foi anunciado. Desta vez, Martin Graesslin, da equipe do Kubuntu, fez um post em seu blog pessoal sobre a utilização do Mir na distribuição do Ubuntu com o KDE como ambiente de trabalho padrão e a descrição de toda a conversa que a equipe do Kubuntu teve sobre isto. Ao lermos o post, devemos levar em conta que não é um usuário qualquer falando sobre a Canonical ou o Mir.

Martin é um desenvolvedor e está por dentro do assunto de uma flavor oficial do Ubuntu (Kubuntu). O Ubuntu é uma distribuição que é amada e odiada por muitos usuários, principalmente porque ele é livre para qualquer alteração. Ao lermos atentamente este texto, veremos que isto pode mudar em breve e a instalação do KDE e do GNOME-Shell podem ser prejudicadas e afetadas pelo novo anúncio da Canonical: o Mir.

Por exemplo, perante o rumo dos vários ambientes gráficos, podemos claramente concluir que a troca de ambiente gráfico quando do login irá acabar por desaparecer, pelo menos entre Unity e os outros.” [referência: ubuntued.info]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 20/05/2013

Suporte técnico: Quaizer, herdeiro do Ocomon, será apresentado dia 22 de maio [atualizado com resposta do autor do Ocomon]

aplicacoes

Enviado por Roberto Cohen (roberto·cohenΘquaizer·com):

“Ocomon foi o primeiro software nacional de uso livre e código aberto para suporte técnico. Naquela época, um período que vivia apenas de licenciamento proprietário, um grupo de profissionais apresentou ao mercado uma experiência totalmente nova.

Quaizer quer mostrar que tal esforço valeu a pena!

Herdando a coragem daqueles técnicos, a SIAL lança uma plataforma revolucionária de uso livre e com código aberto que permite gerenciar incidentes, requisições e problemas, manter base de conhecimento com acesso restrito por perfil, modificar telas de consultas e a estrutura de dados, administrar e programar eventos e muito, muito mais…

Dia 22 de maio, 4a-feira, 09:00-12:00, no Espaço Maestro - Rua Maestro Cardim, 1.170, São Paulo/SP.

Os participantes receberão 3 livros sobre a temática.” [referência: eventos.sial.com.br]

Atualização: Franque Custódio, autor do Ocomon, enviou um esclarecimento:

“Como o próprio site do Ocomon (ocomonphp.sourceforge.net) diz, eu criei este software em 2002 para ser utilziado como sistema de help desk do centro de informática do Unilasalle (Canoas-RS).

Depois de um tempo, como não sou desenvolvedor/programdor (trabalho com suporte em S.O. Unix) e desiludido com o ambiente do software livre no Brasil, abandonei o desenvolvimento do Ocomon e o deixei a cargo do meu amigo Flávio Ribeiro, na época chefe do setor de informática do Unilasalle.

O Flávio manteve o Ocomon com algumas atualizações até o ano passado, mas acho que acabou abandonando também.

Não tenho nada contra o Quaizer e o senhor Cohen, só acho estranho alguém se dizer "herdeiro" do Ocomon. Me parece mais uma jogada de marketing para tentar atrair os órfãos do Ocomon.

Nunca tive nenhum interesse financeiro no Ocomon, e realmente nunca ganhei nem um centavo com ele. O motivo do meu abandono do software foi a falta de apoio da comunidade. Na época em que trabalhei com o Ocomon não recebi nem um linha de código de ajuda no seu desenvolvimento, mas apesar dos milhares de downloads e dos vários emails pedindo funcionalidades novas.

Buenas, que seja. O Ocomon realmente está parado. Mas seria interessante que a comunidade de software livre brasileira parasse para pensar no que houve de errado com esse software, que aparenta ter feito grande sucesso, para ter sido abandonado. Pq não temos grandes projetos de software livre brasileiro com vida longa? Será que somos, mesmo, uma comunidade?”

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 20/05/2013

Lançado Mageia 3 Final, em homenagem à memória de Eugeni Dodonov

distribuicoes

Enviado por Otto Sá (ottosaΘgmail·com):

“Pessoal, O lançamento da Mageia 3 é dedicado à memória de Eugeni Dodonov. Citação:

“Todos estão convidados a baixar a Mageia 3. Para quem quiser dicas para instalar a Mageia 3 DVD tradicional, ver aqui e para quem quiser dicas para instalar a Mageia 3 LiveCD ou LiveDVD, ver aqui e ver aqui. A Mageia 3 vem com várias atualizações e melhorias, as principais são o KDE 4.10.2, GNOME 3.6, Xfce 4.10, Libreoffice 4.0.2, Steam para linux! Além de RPM (4.11) e urpmi, Kernel 3.8, systemd 195, GRUB é o bootloader padrão; GRUB2 está disponível para testar, e grupos de pacotes remodelados para instalação. Saiba mais, lendo as Notas de Lançamento e para saber dos erros conhecidos, ler a Errata.

Conheça mais sobre os pacotes da Mageia 3, veja o Mageia App DB e veja também a lista completa de aplicativos novos e atualizados no Mageia 3 e todos os pacotes novos (destacados em verde). Participe! Esperamos você no IRC na freenode, listas de discussão e fóruns O lançamento da Mageia 3 é dedicado à memória de Eugeni Dodonov”. Fonte: Macxi em [mageiadobrasil.com.br/…] Suporte do Mageia do Brasil em [mageiadobrasil.com.br/…]” [referência: mageiadobrasil.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 20/05/2013

Servidor Web LibreOffice

aplicacoes

Enviado por Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) (alessandrofariaΘnetitec·com·br):

“Estou quase terminando o Artigo para o Viva O Linux sobre o LibreOffice para Android e Web, mas não consegui deixar de disponibilizar outro vídeo demonstrando o recurso desta ferramenta.” [referência: ]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 20/05/2013