Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

ODPC: Lançado o Ubuntu Builder 2.4.0

Tags: distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Foi lançado a versão 2.4.0 do Ubuntu Builder. Esta versão traz o suporte para o Ubuntu 13.04 (Raring Ringtail) e descarta o suporte o Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx) e 11.10 (Oneiric Ocelot).

Ubuntu Builder é um ferramenta útil para quer construir uma distribuição baseada em Ubuntu GNU / Linux. É uma ferramenta simples para criar sua própria distribuição, que permite baixar, extrair, personalizar de várias maneiras e reconstruir as imagens do Ubuntu. Você pode personalizar imagens ISO de desktop i386 e amd64.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

50 milhões de downloads do Apache OpenOffice

Tags: aplicacoes

Enviado por Albino B Neto (binoanbΘgmail·com):

“O projeto Apache OpenOffice conseguiu um marco com mais de 50 milhões de downloads da versão 3.4. Veja os gráficos: [openoffice.org/…] Estamos em fazes de testes - QA, para a grande nova versão do Apache OpenOffice 4.0. Leia a notícia no blog da AOO: [blogs.apache.org/…] ” [referência: openoffice.org]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

SDK do Ubuntu poderá estar usável em outubro, a tempo para a versão 13.10

Tags: desenvolvedores, distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Falando durante uma sessão no Ubuntu Developer Summit nessa terça-feira (14), Florian Boucault da equipe do Ubuntu SDK, anunciou que o produto poderá estar completo o suficiente para a maioria das aplicações em outubro, a tempo para o lançamento do Ubuntu 13.10 (Saucy Salamander).

O Ubuntu SDK permitirá que os desenvolvedores usem o mesmo código base para criar aplicativos para Ubuntu rodando em celulares, tablets e desktops.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Sinais, UNIX e Linguagem C

Tags: desenvolvedores

Enviado por Angelito M. Goulart (ange·sapΘhotmail·com):

“Sinais são mensagens enviadas a um programa em execução. Por exemplo, quando usamos o comando kill, na verdade estamos enviando um sinal ao programa alvo. Veja alguns detalhes, e um breve exemplo de como tratá-los nos seus programas em C, no link a seguir.” [referência: angelitomg.com]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Internet móvel no Brasil precisa melhorar qualidade, diz presidente da CDI

Tags: conectividade, inclusao-digital

Via computerworld.uol.com.br:

Os dados divulgados hoje (16/05) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o acesso à internet e o uso de celulares no Brasil são motivo de comemoração, segundo o fundador do Comitê de Democratização da Informática (CDI), Rodrigo Baggio. Para ele, o maior desafio do Brasil, entretanto, é alcançar a qualidade desse acesso.

“Em três anos a inclusão digital vai acontecer por meio de smartphones, mas as empresas, as ONGs [organizações não governamentais] e governos devem investir em energia e fortalecer ações de inclusão digital para garantir o uso qualitativo a essas camadas menos favorecidas e em áreas longe dos centros urbanos”, defendeu o especialista, ao lembrar que em alguns municípios brasileiros o acesso à internet e a cobertura de operadoras de telefonia celular são muito restritos.

Baggio lembrou que essas tecnologias também devem servir como ferramenta de desenvolvimento econômico e social do país.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

2 vídeos que mostram o Unity-Next com o servidor gráfico Mir (em desktop e smartphone)

Tags: distribuicoes

Enviado por Cláudio Novais (ubuntuedΘgmail·com):

“Durante esta semana da UDS é previsível que sejam apresentadas coisas interessantes sobre o que se espera do Ubuntu. No mínimo ideias e metas aparecem sem nas UDS (Ubuntu Developer Summit).

Esta semana, Jono Bacon (e não só!) apresentaram dois vídeos interessantes que mostram o Unity Next a funcionar com o servidor gráfico MIR também desenvolvimento pela Canonical.

Um dos vídeos mostra o Unity a funcionar de forma 100% fluida num Mac com "resolução de retina" e com apenas uma placa Intel HD 4400. No outro vídeo pode-se ver o Unity também com o MIR, mas num Galaxy Nexus.” [referência: ubuntued.info]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Começam inscrições para estandes de 2 pessoas dos grupos de usuários no FISL

Tags: evento

Via softwarelivre.org:

A participação consiste em trazer sua turma e ocupar um espaço nobre, dentro da feira do evento, para expor também as suas ideias e bandeiras, trocar experiências e conquistar novos aliados. E tudo isso foi dito para convidar você para estar conosco também. Qual é a sua turma? Inscreva seu grupo de usuários até o dia 5 de junho, as vagas são limitadas.

Cada grupo selecionado recebe um estande no qual dois de seus membros deverão sempre estar presentes (revezamento!), para atender as demandas do público e também da imprensa. Afinal, que vitrine melhor para alcançar o objetivo comum a todos os GUs?

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Instalando a barra Cairo Dock no Ubuntu 13.04

Tags: aplicacoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Para quem gosta da barra do Mac OS X, existe uma opção parecida para Linux. Ela se chama Cairo Dock e hoje iremos ver como instalar no Ubuntu.

Cairo-Dock é uma barra bonita, rápida e personalizável para ambientes desktop. Você pode vê-la como uma boa alternativa ou complemento para o Unity, Gnome-Shell, painel do Xfce, painel do KDE e outros ambientes.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Monitorando terminal com TTYREC

Tags: aplicacoes

Enviado por Ricardo Pinheiro (ricardoΘmundotibrasil·com·br):

“O Ttyrec é um pacote livre utilizado para gravar tudo que for feito no terminal como se fosse um arquivo de vídeo. Explicar a instalação e o funcionamento do Ttyrec para uso corporativo ou em casa, fazendo com que tudo que for digitado no teclado seja capturado e enviado por e-mail, mantendo um histórico de cada usuário.” [referência: mundotibrasil.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Livro diagramado com LibreOffice e Ghostscript

Tags: aplicacoes

Enviado por bebeto_maya (artedeagradoΘgmail·com):

“Pessoal, tive o prazer de diagramar e arte-finalizar (para impressão e e-book), o livro "Projeto Didático para a construção de documentários", a ser lançado pela UFPE. Esta obra foi um desafio, porque sofri com o desestímulo que todo designer adepto de soluções livres acaba enfrentando na sua labuta diária, onde soluções Adobe são quase totalitárias em todos os setores da arte gráfica (da concepção, a diagramação e finalização).

Ela segue licenciada pela Creative Commons, a pedido dos professores autores (Dr. Rui G. M. Mesquita et al.) e trata dos aspectos sociais e políticos da construção de documentários, o que pode casar como uma luva para a turma que lida com software livre voltado a fins de engajamento em documentários e vídeos. O download pode ser feito no link abaixo.

A solução passou pela edição de fotos e diagramação da capa em Gimp, conversão para CMYK em Ghostscript e edição do miolo em LibreOffice 4.0, para posterior conversão em Grayscale também no Ghostscript.Também geramos arquivos PSD (Photoshop) no Gimp. No final, por questões de tempo, tivemos que mixar a capa no Acrobat e gerar o e-book. Porém 90%~95% de nosso trabalho foi realizado em soluções Opensource. O destaque fica por conta do Ghostscript, onde utilizei dois scripts simples para conversão RGB-CMYK, RGB-Grayscale. Tudo muito rápido, sem perda de produtividade.

Os pontos positivos no uso destas soluções Open Source foram: Redução de custo (4 ou 5 licenças da Adobe são para "barões"), as excelentes ferramentas de diagramação do Libre Office 4.0 (especialmente as primitivas geométricas), a praticidade em trabalhar com camadas no Gimp, o fantástico Ghostscript e os baixos requisitos de hardware. Os pontos negativos: dificuldade com os perfis de cores, falta de suporte nativo a CMYK no Gimp e a impossibilidade de lidar com o Scribus, ainda muito imaturo para conteúdo longo. Conclusão: Mesclado a soluções proprietárias, é possível reduzir drasticamente o custo em Desktop Publishing, utilizando Open Source.” [referência: butuca.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Junho: Firefox OS Game Hackathon em São Paulo

Tags: evento

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“A Telefônica Vivo e a Mozilla promovem em junho o Firefox OS Game Hackathon, primeiro evento de games para Firefox OS do país, onde os participantes poderão desenvolver jogos para o sistema operacional e concorrer a prêmios.

O evento acontecerá em São Paulo, nos dias 8 e 9 de junho. Os participantes poderão assistir a palestras, entre elas, “Apps are boring; Games are fun” (Aplicativos são chatos, jogos são divertidos), ministrada por Matthew Riley MacPherson (conhecido como TOFUMATT), desenvolvedor da Mozilla. Ele irá detalhar as ferramentas, truques, erros comuns e tecnologias necessárias para desenvolver jogos em plataformas abertas.

O evento terá, ainda, com uma edição do Firefox OS Hackathon, com duração de 24 horas, com diversas atividades surpresas. Com divisão por categoria profissional e amadora, o concurso estimulará os participantes a desenvolver games para o sistema Firefox OS. Os três melhores games de ambas as categorias irão ganhar tablets e smartphones, entre outros prêmios.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

O melhor da PHP Conference Brasil 2012 em Porto Alegre-RS

Tags: evento

Enviado por Anderson Oliveira de Paula (andersonopΘtemporealeventos·com·br):

“O Seminário de PHP 2013 acontecerá na cidade de Porto Alegre-RS dia 8 de junho, sábado, das 9h00 às 18h00.

Em sua oitava edição o evento espera contar com aproximadamente 200 participantes, entre eles: Coordenadores, Gerentes de Projetos e Desenvolvedores PHP.

Com a programação selecionada do melhor que aconteceu na PHP Conference Brasil 2012, o evento terá as seguintes palestras:

- PHP além do ambiente LAMP, por Thiago Paes

- Engenharia social - A doce arte de hackear mentes!, por Rafael Jaques

- PHP Sob Ataque - Técnicas de Programação Defensiva!, por Rafael Jaques

- PHPT - Teste para o PHP, por Ivan Rosolen

- Traits no PHP 5.4: muito além da herança, por Flávio Lisboa

- Criando aplicações RESTful com Zend Framework 2, por Elton Minetto

Mais Informações e Inscrições no site do evento” [referência: temporealeventos.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Vulnerabilidade local no kernel Linux

Tags: administracao, kernel

Atualizações do kernel de várias das distribuições populares devem estar saindo do forno, e vale a pena aplicá-las: um bug que esteve presente entre as versões 2.6.37 e 3.9 foi corrigido já há algum tempo, mas não era considerado uma falha de segurança - só que agora foi demonstrado (via um exploit) que o mesmo bug permite que um usuário local alcance privilégio de root, e o tratamento muda de figura.

A vulnerabilidade foi denominada CVE-2013-2094 e, além dos kernels 2.6.37 a 3.9, também pode afetar os kernels 2.6.32 do RHEL6 e distribuições derivadas (como o CentOS), porque a Red Hat fez backport. (via lwn.net - “Local root vulnerability in the kernel [LWN.net]”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Debian 7.0 Wheezy: novos recursos em destaque

Tags: distribuicoes

O Linux.com publicou um interessante artigo destacando uma série de novidades do recém-lançado Debian 7.0 Wheezy em relação às versões anteriores desta distribuição.

O texto é longo e recomendo a leitura completa a partir do link a seguir, mas destaco alguns itens que me chamaram a atenção: multiarch (com melhor coexistência entre bibliotecas de 32 e 64 bits), suporte ao ARMv7 e IBM System Z, init com suporte ao clássico System V, systemd e upstart, e a adoção do LibreOffice. (via linux.com - “Debian 7.0 Wheezy: New Features You Need to Know About | Linux.com”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Ordem Executiva: governo dos EUA adota dados abertos como política geral

Tags: governos

A Casa Branca publicou, na semana passada, uma Ordem Executiva determinando que a partir de agora o método default para a coleta e disseminação de dados pelo governo precisa ser aberto e legível por máquinas.

No documento, o Presidente dos EUA destaca que a abertura no governo fortalece a democracia, promove a prestação de serviços eficientes e efetivos ao público, e contribui para o crescimento econômico.

A ordem estabelece um cronograma para que vários agentes do Estado cumpram a sua parte em estabelecer e implementar uma política de dados abertos que inclua a atenção e salvaguardas relacionadas a privacidade, confidencialidade e segurança nacional. (via opensource.com - “Executive Order for open data | opensource.com”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]